Fly Fly Fox 3 metros

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.

Moderador: Alvaro Sala

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Fly Fly Fox 3 metros

Mensagempor Campolina » 06 Abr 2011 20:03

Eu também adquiri nessa importação do Asas um Fox de 3 metros!

Esse era um dos meus objetivos no hobby, ter um Fox entre 3 e 4 metros. Adoro o modelo, é um dos planadores mais bonitos dentre os Full Scale e ainda é um acrobático puro.

Já tenho um Fox de 1,6 metros do Harpia que me dá muita alegria, mas um modelo grande apresenta outros desafios.

A escala é 1:4,7 o que o torna bem mais impressionante do que possam sugerir os seus 3 metros de envergadura, uma vez que é um biplace acrobático. A fuselagem é bruta! Ainda não conferi mas parece que é bem fiel à escala ou bem próximo disso.

As asas tem o belíssimo formato característico do modelo, com forte redução da corda para a ponta. A baioneta é de carbono maciço de 550x16mm! Possuem flaps, ao contrário do escala cheia, mas que pela deflexão não vão ajudar em nada no pouso, pelo menos não como Crow.
Tenho um airbrake de 250x16mm que posso instalar. O tamanho estaria adequado?

Vem com praticamente todo o hardware necessário fora os eletrônicos mas ainda não desembalei para conferir a qualidade. A base do canopi parece bem frágil e não sei se vai durar muito tempo, mas a bolha é boa.

Agora é só montar e ver o comportamento em vôo na colina!

[img:5842802396]http://www.ventonacara.com.br/foxfly.jpg[/img:5842802396]
Fox 1.6m, Dorado RCRCM 2.36m, Duo Discus 2.5m, Fox 3.0m, DG 1000 3.7m, ASW20 4.0m, DLG XP 4.5. Futaba 8FG.
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Mensagempor Lambreta » 06 Abr 2011 20:20

Atualize sua assinatura :lol:

Solução para os flaps. Também adoratei no meu DG.

http://www.rcgroups.com/forums/attachment.php?attachmentid=3906566

Caso contrário é spoiler nele.

Sinceramente como seu foco é encosta o crow ficará melhor que o spoiler para controle do pouso.
Marco Aurélio
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Mensagempor MacCross » 06 Abr 2011 21:49

Parabens pelo modelo.
Quanto pesa agora?
Aqui:
[url]http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1288894&highlight=fox+flyfly[/url]

Diz que :
Fuselagem 915g
Asas 933g
Wing Carbon Rod 168g
Estabilizador 177g
Canopy 118g
Pecinhas 145g

Total (sem rádio, sem peso no nariz) 2456g, bem acima dos 1700 a 1900g anunciados (peso para voo).

E tambem diz que a área alar medida é de 54dm2 e não 50dm2

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Mensagempor Campolina » 06 Abr 2011 22:22

Marco, não gostei dessa modificação, principalmente pelo aspecto estético. Acho que vou tentar os airbrakes (não spoilers :lol: ).

MacCross, não pesei mas é realmente impossível esse peso indicado. Muito provavelmente erro de digitação dos chineses, deveria ser 2700 a 2900g, bem mais realista. Mesmo se for rebocado e sendo um escala, não é por conceito um planador "termal". Seu objetivo é inércia e manobrabilidade.

Não tem o enflexamento negativo nas asas do "full Scale" :x
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Mensagempor Blumm » 06 Abr 2011 23:00

Boooohh!!!
Sou fanatico pelo fox!!
=]]]]
pena esses erros nas asas, tanto na proporção das superficies quanto na fidelidade do enflexamento.
Gostaria de comprar somente a fuselagem e fazer as asas!

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Mensagempor Lambreta » 07 Abr 2011 00:42

[quote:9b231bf12e="Blumm"]Boooohh!!!
Sou fanatico pelo fox!!
=]]]]
pena esses erros nas asas, tanto na proporção das superficies quanto na fidelidade do enflexamento.
Gostaria de comprar somente a fuselagem e fazer as asas![/quote:9b231bf12e]

Poderá, sem breve!

Made in Belzonte ;)
Marco Aurélio

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Mensagempor Lambreta » 07 Abr 2011 00:43

[quote:62ac170064="Campolina"]Marco, não gostei dessa modificação, principalmente pelo aspecto estético. Acho que vou tentar os airbrakes (não spoilers :lol: ).
[/quote:62ac170064]

Também acho. Estou relutando em instalar spoilers no meu mas futuramente falei (o trabalho para fazer isso que desanima).
Marco Aurélio

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Mensagempor Blumm » 07 Abr 2011 00:59

[quote:cd427af98b="Lambreta"][quote:cd427af98b="Blumm"]Boooohh!!!
Sou fanatico pelo fox!!
=]]]]
pena esses erros nas asas, tanto na proporção das superficies quanto na fidelidade do enflexamento.
Gostaria de comprar somente a fuselagem e fazer as asas![/quote:cd427af98b]

Poderá, sem breve!

Made in Belzonte ;)[/quote:cd427af98b]

Se eu entendi certo, gostei!! =]
Aurora 9 - Terminator II - SalAz - Sami Racer V2 - Passer-X

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Mensagempor Lambreta » 07 Abr 2011 01:09

[quote:e08677b287="Blumm"][quote:e08677b287="Lambreta"][quote:e08677b287="Blumm"]Boooohh!!!
Sou fanatico pelo fox!!
=]]]]
pena esses erros nas asas, tanto na proporção das superficies quanto na fidelidade do enflexamento.
Gostaria de comprar somente a fuselagem e fazer as asas![/quote:e08677b287]

Poderá, sem breve!

Made in Belzonte ;)[/quote:e08677b287]

Se eu entendi certo, gostei!! =][/quote:e08677b287]

Vc não é bobo não :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Aguarde :wink:
Marco Aurélio

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Mensagempor MacCross » 07 Abr 2011 15:22

[quote:def946194d="Campolina"]Marco, não gostei dessa modificação, principalmente pelo aspecto estético. Acho que vou tentar os airbrakes (não spoilers :lol: ).[/quote:def946194d]

Realmente bonito não fica, mas deve ser bem mais eficiente para flap.

Vou usar isto pra esconder o gap:

[url]http://www.nesail.com/detail.php?productID=1152[/url]

[img:def946194d]http://i802.photobucket.com/albums/yy309/MacCross/gapseal.jpg[/img:def946194d]

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Mensagempor Blumm » 07 Abr 2011 15:53

Minha dica é refazer toda a superficie móvel, aumentando a tomanho de aileron e diminuir o tamanho do flap para o restante. Assim fica na escala e instalando a dobradiça do flap de maneira adequada, ou então nem colocar flaps e instalar spoilers, deixando bem escala e provavelmente mais adequado para voo. Acho que o modelo merece essa atenção!
Eu faria isso!

=]

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Mensagempor jorge » 08 Abr 2011 17:00

http://www.rc-network.de/magazin/artikel_04/art_04-0040/art_04-0040-07.html


Bom pessoal este endereço para alguns adesivos dos modelos

Parabéns pelo modelo

abs

Jorge :D

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Mensagempor Lambreta » 08 Abr 2011 17:20

[quote:81a124a316="jorge"]http://www.rc-network.de/magazin/artikel_04/art_04-0040/art_04-0040-07.html


Bom pessoal este endereço para alguns adesivos dos modelos

Parabéns pelo modelo

abs

Jorge :D[/quote:81a124a316]

Excelente link!
Marco Aurélio

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Mensagempor jorge » 08 Abr 2011 20:30

Agora só peso uma coisa para todos que estão montando modelos em escala, caprichem na cabine, ela é a alma do modelo em escala, sem ela é mais um planador qualquer, nos temos vários exemplos pela NET.



abs/ todos


Jorge :D

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Mensagempor Campolina » 08 Abr 2011 21:58

Hoje tive tempo de dar uma olhada mais detalhada no Kit.
O meu veio faltando os arames do push-pull. Não vou nem reclamar pois provavelmente iria ser substituído por um sistema de cabos. Não gosto também da instalação do servo do profundor no próprio profundor. Além de esteticamente desagradável, acho que posso tirar peso da cauda usando um pushrod. Tenho um Sullivan que gosto muito e vou ver se a distância é suficiente.
Se for utilizar desta forma vou ter de fazer um buraquinho considerável na cauda estreita.

[img:b866468e11]http://www.ventonacara.com.br/fx1.jpg[/img:b866468e11]

Apesar de eu nunca ter usado, as dobradiças de folha de fibra de vidro do leme não inspiram confiança e acho que vou substituir também.

[img:b866468e11]http://www.ventonacara.com.br/fx2.jpg[/img:b866468e11]

[img:b866468e11]http://www.ventonacara.com.br/fx03.jpg[/img:b866468e11]

As rodinhas dos trens de pouso são de má qualidade, mas como vou usar o meu exclusivamente na colina, vão essas mesmo. A substituição da roda do dianteiro também é facílima, se for o caso. A do traseiro é de plástico duro.

[img:b866468e11]http://www.ventonacara.com.br/fx6.jpg[/img:b866468e11]

[img:b866468e11]http://www.ventonacara.com.br/fx04.jpg[/img:b866468e11]


As coberturas dos servos se forem utilizadas da forma como foram concebidas fazem uma protuberância de quase 5mm na superfície da asa. Se eu não conseguir adaptar de forma satisfatória serão substituídas.

[img:b866468e11]http://www.ventonacara.com.br/fx7.jpg[/img:b866468e11]


Também achei ruim o sistema de fechamento do canopi, que encaixa num parafuso protuberante na parte da frente, e é preso com elástico em um gancho de compensado na parte de trás. Vou instalar uma trava.

[img:b866468e11]http://www.ventonacara.com.br/fx05.jpg[/img:b866468e11]


De qualquer forma, mesmo se não estivessem incluídos no kit nenhum destes acessórios, já valeria a pena pela qualidade da construção e principalmente pelo preço.

Blumm, acho que vou ficar apenas com os airbrakes mesmo. Só vai deixar de ser semi escala se eu fizer outra asa e como está, os comandos são eficientes.

[img:b866468e11]http://www.ventonacara.com.br/fx8.jpg[/img:b866468e11]

Maccross o lance da área da asa, na caixa está escrito “50.40dm”, então provavelmente é mais um erro de digitação!

Jorge, nesse nem busto vou colocar. A base do canopi é muito fraquinha e pra fazer uma cabine legal precisa de muita modificação, moldar outra base pra bolha, é um biplace (são duas cabines na verdade) e esse modelo tem vários detalhes não condizentes com a escala. Tem um outro no forno (a lenha :lol: ) que esse sim vai merecer uma cabine caprichada!

Só como exemplo, se esse voar um terço deste Swift do vídeo, principalmente pelas limitações do piloto, a ausência de uma cabininha caprichada como no do vídeo nem vai ser notada. 8)

[vm]3267641[/vm]
Fox 1.6m, Dorado RCRCM 2.36m, Duo Discus 2.5m, Fox 3.0m, DG 1000 3.7m, ASW20 4.0m, DLG XP 4.5. Futaba 8FG.

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Planadores escala

Mensagempor harpia » 12 Abr 2011 19:14

Que bom saber que estão importando e vendendo planadores escala no Brasil por um preço acessível.
Eu particularmente nunca vi um planador da Fly Fly mas pela descrição são modelos bem feitos.
As asas merecem um tratamento especial se a intenção é ter um planador realmente escala. Eu não instalaria os flaps, apenas os freios e os ailerons.
Eu faria outra asa seguindo a planta do planador escala cheia com o bordo de ataque avançado (alinhado), assim o CG poderia avançar mais um pouco ficando a +- 60mm do BA.
Esse avanço da asa no projeto original visa exatamente um CG mais a frente para poder ter dois lugares, como acontece com o Duo Discus e DG1000.
Também faria uma modificação na ponta da asa deixando-a com 120mm e não 100mm para que a área da asa fique com 55 ou 56 dm², isto levando em consideração que esse planador tem 3,0m de envergadura. Se for diferente, é necessário alguém medir as cordas da asa na raiz e ponta e a envergadura de cada semi-asa e postar aqui os dados.
Edson

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Mensagempor Campolina » 12 Abr 2011 20:20

Cofirmando as medidas da semi-asa

Corda da raiz: 26,6 cm
Corda da ponta: 10,2 cm
Comprimento: 135,0 cm (sem winglets)
Os winglets acrescentam mais 8 cm no BF
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Mensagempor harpia » 12 Abr 2011 20:50

[quote:30b6a6dfed="Campolina"]Cofirmando as medidas da semi-asa

Corda da raiz: 26,6 cm
Corda da ponta: 10,2 cm
Comprimento: 135,0 cm (sem winglets)
Os winglets acrescentam mais 8 cm no BF[/quote:30b6a6dfed]

De acordo com um desenho do FOX em três vistas que tenho aqui, esse modelo está exatamente na escala 1:4 e a área da asa é de 52dm².
Então, para que fique um modelo escala bastaria fazer uma asa seguindo a planta original.
Eduardo, é possível medir o recuo da ponta da asa em relação ao perfil da raiz? Esta informação é importante para determinar a posição do CG.
Edson

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Mensagempor Campolina » 12 Abr 2011 21:13

Edson, o recuo é de 35 mm.
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Mensagempor harpia » 12 Abr 2011 21:34

[quote:06e0e3e3d9="Campolina"]Edson, o recuo é de 35 mm.[/quote:06e0e3e3d9]

O CG passa a ser 74mm do BF.

Se a asa for feita em escala, aumentando-se a corda na ponta para 120mm ficará com uma área total de 55dm² incluindo os winglets.
Não aumenta muito mas pelo menos fica mais escala.
Abaixo uma visão de como ficaria a asa seguindo o desenho original.

[img:06e0e3e3d9]http://img820.imageshack.us/img820/9290/foxq.jpg[/img:06e0e3e3d9]
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Mensagempor Campolina » 12 Abr 2011 21:54

O manual coloca o CG a 80mm.

De quanto seria o avanço na asa escala em relação à raiz? Você utilizaria qual perfil? Na caixa consta o eppler 205.

Se eu optar por usar essa asa da Flyfly, pelo menos por enquanto, qual seria a localização do freio? O freio de 250x16mm pode ser utilizado ou o ideal seria outra medida?
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Mensagempor MacCross » 13 Abr 2011 10:32

Bom dia Campolina

O perfil da asa do FOX (Flyfly) não é Eppler 205, é HQ 1.0/10 .Parece ser este daqui:
[url]http://www.worldofkrauss.com/foils/555[/url]

A explicação está aqui:
[url]http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1276724&highlight=flyfly+fox[/url]

[b:7fa50dac55] Post #15[/b:7fa50dac55]

Olha o Post 16 tb.

Não esqueça que quanto mais avançado ficar o CG mais lastro será necessário no bico. Olha aqui:
[url]http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1288894&highlight=flyfly+fox[/url]
Dá uma lida, é interessante, são 3 páginas. No caso [b:7fa50dac55]Post 7[/b:7fa50dac55]

Abrç

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Mensagempor harpia » 13 Abr 2011 11:13

[quote:00d98d0433="Campolina"]O manual coloca o CG a 80mm.

De quanto seria o avanço na asa escala em relação à raiz? Você utilizaria qual perfil? Na caixa consta o eppler 205.[/quote:00d98d0433]

[color=blue:00d98d0433]O avanço na verdade é o bordo de ataque ser reto, como no modelo original. O perfil eu manteria o original [/color:00d98d0433]

[quote:00d98d0433="Campolina"]Se eu optar por usar essa asa da Flyfly, pelo menos por enquanto, qual seria a localização do freio? O freio de 250x16mm pode ser utilizado ou o ideal seria outra medida?[/quote:00d98d0433]

[color=blue:00d98d0433]Eu faria uma asa de acordo com o desenho abaixo. Todavia, isso é uma opinião particular, ou seja, talvez alguém possa sugerir outra opção melhor.
Os freios são instalados a 27cm da raíz da asa.[/color:00d98d0433]

[img:00d98d0433]http://img716.imageshack.us/img716/6246/asafox3m.jpg[/img:00d98d0433]
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Mensagempor Campolina » 13 Abr 2011 11:24

MacCross, o segundo tópico eu já tinha lido mas o primeiro desconhecia, obrigado. Parece que em termos das especificações técnicas da Fly Fly nada é confiável.
Você também comprou um Fox? Sei que foram poucos modelos e dois vieram para BH.

Edson, interessante que a minha impressão visual é que existia um avanço. Obrigado pelo projeto da asa.
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Mensagempor MacCross » 13 Abr 2011 12:26

Não comprei ( ainda ).
Estou tentando decidir qual com 3 ou 4 metros.
Estou atrás de um Vector III.

Olha aí, é retinho mesmo:

[url]http://www.airliners.net/photo/Marganski-MDM-1-Fox/1082569/L/[/url]
[url]http://www.airliners.net/photo/Marganski-MDM-1-Long/1103373/L/&sid=b50fe9c681aa420d8531b3b1c19cd02b[/url]
[url]http://www.airliners.net/photo/Untitled-%28Innsbrucker-Segelflieger/Zaklad-Romontow-MDM-1/1133977/L/[/url]

Só por curiosidade repara a asa envergando com g positivo e negativo e o fluxo laminar descolando
[yt]1nP0CyiAZJA&feature=player_embedded[/yt]


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