Fly Fly Fox 3 metros

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.

Moderador: Alvaro Sala

alexandrepalhynha
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Mensagempor alexandrepalhynha » 13 Abr 2011 12:49

ai meu estomago! aquele looop negativo me deixou zonzo.
acompanhei os testes de resistencia durante o desenvolvimento do P1 planador nacional produzido em SJCampos.... envergaram a asa ate quebrar, e olha que foi muito peso.
alguem ja viu o video de um que despedaça em flutter?

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jorge
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Mensagempor jorge » 13 Abr 2011 19:53

Sem querer tumultuar o tópico, alguem possui a planta do swift ou fox com o desenho de suas cavernas (fuselagem). j.abarbosa@ig.com.br para futura montagem de um desses de 3 METROS!

desculpa ai Campolina depois eu retiro
:oops:


Abs

Jorge

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harpia
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Mensagempor harpia » 13 Abr 2011 20:08

[quote:42564443ef="jorge"]Sem querer tumultuar o tópico, alguem possui a planta do swift ou fox com o desenho de suas cavernas (fuselagem). j.abarbosa@ig.com.br para futura montagem de um desses de 3 METROS!

desculpa ai Campolina depois eu retiro
:oops:


Abs

Jorge[/quote:42564443ef]

Jorge.

Segue o link onde eu postei uma imagem em três vistas do FOX. Eu usei este desenho na época para fazer o plug do Fox.
É uma imagem em três vistas com projeção das cavernas. Dá pra editar no Corel e desenhá-las facilmente.


https://picasaweb.google.com/114628352750662420425/Fox?feat=directlink
Edson

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Mensagempor Campolina » 13 Abr 2011 21:40

[quote:aa125160a4="jorge"]Sem querer tumultuar o tópico, alguem possui a planta do swift ou fox com o desenho de suas cavernas (fuselagem). j.abarbosa@ig.com.br para futura montagem de um desses de 3 METROS!

desculpa ai Campolina depois eu retiro
:oops:


Abs

Jorge[/quote:aa125160a4]

Que isso Jorge, não existe necessidade de retirar nada.
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Mensagempor jorge » 13 Abr 2011 22:08

Grande harpia,
Obrigado pela orientação porque até então, só tinha encontrado um tópico com fotos de uma planta e Campolina então fica ai caso alguém precise.


abs/ todos

Jorge


Obs. Campolina manda ve no bichano ai porque estou louco p/ ver ele voando :shock:
Anexos
essafox.jpg
essafox.jpg (36.45 KiB) Exibido 11593 vezes
detesto Itaipuaçú.....................

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Mensagempor harpia » 14 Abr 2011 03:48

[quote:2d1ff0aa79="jorge"]Grande harpia,
Obrigado pela orientação porque até então, só tinha encontrado um tópico com fotos de uma planta e Campolina então fica ai caso alguém precise.


abs/ todos

Jorge[/quote:2d1ff0aa79]

Eu procurei muito por uma planta em DXF do Fox mas é muito difícil achar, o que achei foi essa imagem em três vistas.
Edson

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Mensagempor jorge » 14 Abr 2011 23:09

harpia vou lhe confeçar as plantas mais difíceis dos acrobáticos que eu conheço
Fox MDM1, swift s-1 e Habichit DFS já fiz a procura mais de 200 vezes e nada mais dei uma sorte com Habicht. :twisted:

abs


Jorge :wink:

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Mensagempor Campolina » 27 Mai 2011 20:16

Depois de algum tempo a montagem segue lentamente.

Inicialmente gostaria de corrigir a informação sobre o recuo das asas. Ao contrário da informação anterior, o recuo é de 20mm (não 35mm). Resolvi que vou montar com essa asa mesmo até para avaliar o vôo e caso não goste, depois podemos fazer outra asa mais escala. A dúvida agora em relação às asas é se instalo os airbrakes ou não.

Comecei fazendo a janela para a saída da linkagem do profundor que será com um pushrod. O estabilizador horizontal é fixado por dois parafusos, mas os parafusos não apoiam no chapeamento do dorso, mas num compensado no meio do perfil. No entanto o orifício para a passagem do parafuso no profundor é muito grande para o parafuso fornecido. Foi necessária a substituição por um parafuso de maior diâmetro com o alargamento do orifício na fuselagem e produção de nova rosca. Dentro da fuselagem existe uma base reforçada para a fixação, mas o parafuso forçou a emenda da superfície e formou uma trinca. Por garantia colei novamente a emenda com epoxy.


[img:cf615224a9]http://www.ventonacara.com.br/fx10.jpg[/img:cf615224a9]

[img:cf615224a9]http://www.ventonacara.com.br/fx11.jpg[/img:cf615224a9]

[img:cf615224a9]http://www.ventonacara.com.br/fx12.jpg[/img:cf615224a9]


Para a fixação do canopi utilizei uma trava tradicional. Existiam alguns problemas com a espessura da borda da fuselagem e a altura da trava e para funcionar corretamente a trava precisou ser modificada. Infelizmente não fotografei a modificação pois foi um processo de tentativa e erro mas o resultado final me agradou.


[img:cf615224a9]http://www.ventonacara.com.br/fx13.jpg[/img:cf615224a9]

[img:cf615224a9]http://www.ventonacara.com.br/fx16.jpg[/img:cf615224a9]

[img:cf615224a9]http://www.ventonacara.com.br/fx17.jpg[/img:cf615224a9]

[img:cf615224a9]http://www.ventonacara.com.br/fx14.jpg[/img:cf615224a9]

[img:cf615224a9]http://www.ventonacara.com.br/fx15.jpg[/img:cf615224a9]
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Mensagempor Campolina » 28 Jun 2011 18:43

Um mês depois consegui finalizar a eletrônica. Como já dito anteriormente o comando do profundor foi feito com um pushrod de nylon e servo standard. Como vai ser montado e desmontado todo dia, na extremidade da cauda instalei uma clevis de metal e na extremidade do servo um “E-Z conector” para facilitar a operação no campo.

[img:bd3eb58add]http://www.ventonacara.com.br/fx18.jpg[/img:bd3eb58add]

[img:bd3eb58add]http://www.ventonacara.com.br/fx19.jpg[/img:bd3eb58add]

No leme utilizei o sistema de horn regulável, mas achei a madeira muito macia, cedendo um pouco ao ajustar a tensão dos cabos. Coloquei então porcas e arruelas ajustando firme para tentar distribuir a tensão e estabilizar o parafuso que atravessa o leme. O leme do Fox tem muita amplitude de comando e o cabo acaba roçando um pouco na fuselagem no final do curso. Substitui as dobradiças de fibra do kit por dobradiças de pino.

[img:bd3eb58add]http://www.ventonacara.com.br/fx26.jpg[/img:bd3eb58add]

Os servos das asas foram colados diretamente no chapeado, pelo pouco espaço disponível especialmente nos ailerons. Nos ailerons utilizei dois MKS DS 450 e nos flaps dois Turnigy 555. O MKS tem 10mm e por pouco não fica mais alto que o chapeado. As sedes dos servos já vem cortadas de fábrica e precisaram ser muito próximas das dobradiças. Como eu gosto de utilizar o sistema de clevis duplas, não consegui que os horns fossem instalados na posição mais indicada, ficando o orifício fora do eixo da dobradiça. Poderia ter sido resolvido com um Z Bend ou com conectores tipo “E-Z", mas não gosto de nenhuma das duas opções.

[img:bd3eb58add]http://www.ventonacara.com.br/fx27.jpg[/img:bd3eb58add]

[img:bd3eb58add]http://www.ventonacara.com.br/fx28.jpg[/img:bd3eb58add]


Para a conexão elétrica da asa com a fuselagem utilizei um conector de 6 pinos. Não uso soldas. Instalo os terminais de conectores de servos nos fios que por sua vez são instalados no conector de 6 pinos. Cada terminal é isolado com termorretrátil individual e um termorretrátil maior mantém todo o conjunto no lugar.

[img:bd3eb58add]http://www.ventonacara.com.br/fx20.jpg[/img:bd3eb58add]

[img:bd3eb58add]http://www.ventonacara.com.br/fx21.jpg[/img:bd3eb58add]

[img:bd3eb58add]http://www.ventonacara.com.br/fx22.jpg[/img:bd3eb58add]

O restante da eletrônica é composta por um receptor Futaba R6008HS, uma bateria Hyperion G3 de 2200 e um SBEC Turnigy de 5A.

[img:bd3eb58add]http://www.ventonacara.com.br/fx23.jpg[/img:bd3eb58add]

[img:bd3eb58add]http://www.ventonacara.com.br/fx24.jpg[/img:bd3eb58add]

[img:bd3eb58add]http://www.ventonacara.com.br/fx25.jpg[/img:bd3eb58add]
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Mensagempor Lambreta » 02 Jul 2011 02:33

Naquela caverna, a primeira, que tem um furinho no meio, não vai nada não?

Um tubo de aço com um gancho... Pra passar uma linha que fica presa em outro aeromodelo.. Hein hein hein???? :shock: :shock: :shock: :shock:

Estréia chegando. Semana que vem já começaremos a jogar barranco a baixo :lol:
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Mensagempor Campolina » 02 Jul 2011 07:30

Vai nada, é um colineiro nato! (o planador ou eu :roll: ). Aquele buraquinho já ta cheio de chumbo colado com epoxy. Além disso se fosse rebocar teria de substituir o trem dianteiro pois o que vem nele é sem dúvida apenas decorativo.

Na verdade, uma coisa que vem me preocupando é que em nenhum lugar, nenhum fórum no mundo tem qualquer coisa falando nesse planador. No RCG tem um tópico que morreu sem nenhum relato de montagem ou vôo. Vídeo que eu saiba só tem aquele chinês voando na colina com motor no teto que não dá pra saber se o motor esta ajudando ou não.

Não se espera que seja um termal, mas mesmo o comportamento dele na colina é um mistério. Se alguém tiver alguma informação do modelo por favor compartilhe.

O planador está práticamente pronto. A bolha foi colada com fita dupla face 3M. Muito prático e muito seguro. Uma coisa que foi uma surpresa foi a quantidade de peso para acertar o CG no ponto recomendado pelo fabricante. Pegou apenas 240g, pouco mais do que precisei no meu DD que é um 1:8. O peso final ficou em torno dos 3Kg mas preciso conferir o peso exato ainda numa balança mais precisa do que a que utilizei.

Falta agora terminar detalhes decorativos e a configuração no rádio e se o vento ajudar, jogamos ele semana que vem.
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Mensagempor Lambreta » 02 Jul 2011 08:58

No RC Universe não tem nada?
Posta no que morreu lá pedindo ajuda e abre um novo. Vai que uma luz aparece.
E outra: Asas importou quantos? Somente dois?

Quem mandou gostar de planador difícil de voar, tem que se ferrar mesmo :lol:

Ainda te arrasto pro lado negro da força.
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Mensagempor Marcos Quito » 02 Jul 2011 11:23

[quote:a7e2c33427="MacCross"]Não comprei ( ainda ).
Estou tentando decidir qual com 3 ou 4 metros.
Estou atrás de um Vector III.

Olha aí, é retinho mesmo:

[url]http://www.airliners.net/photo/Marganski-MDM-1-Fox/1082569/L/[/url]
[url]http://www.airliners.net/photo/Marganski-MDM-1-Long/1103373/L/&sid=b50fe9c681aa420d8531b3b1c19cd02b[/url]
[url]http://www.airliners.net/photo/Untitled-%28Innsbrucker-Segelflieger/Zaklad-Romontow-MDM-1/1133977/L/[/url]

Só por curiosidade repara a asa envergando com g positivo e negativo e o fluxo laminar descolando
[yt]1nP0CyiAZJA&feature=player_embedded[/yt][/quote:a7e2c33427]


Impressionante o stoll classeXX aos 1:06.
(eu só conhecia stoll I, II e III, mas este de andar para trás, é demais !!!
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!

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Mensagempor Lambreta » 02 Jul 2011 11:43

[quote:296e6c452e="MARCOS QUITO"]


Impressionante o stoll classeXX aos 1:06.
(eu só conhecia stoll I, II e III, mas este de andar para trás, é demais !!![/quote:296e6c452e]

é pq vc ainda não viu ele fazer a Cobra de Pugachev :)
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Mensagempor Campolina » 02 Jul 2011 22:59

Falha minha, acabei indo procurar de novo e tem um topico de maio com um relato de vôo do Fox Flyfly. http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1432522
Segundo o relato voou muito bem mas com vento de 43mph! Destes não tem por aqui. Continua sem paramatro para uma condição mais normal.

Não esperava a questão do CG que ele recuou para 90mm. Vamos repensar...
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Mensagempor Campolina » 05 Jul 2011 13:27

Terminado, decorado e configurado. Agora só esperar a condição certa para estreiar.

Detalhe da rodinha de espuma do kit sofrendo com o peso do planador...

[img:a541deb394]http://www.ventonacara.com.br/fx29.jpg[/img:a541deb394]



[img:a541deb394]http://www.ventonacara.com.br/fx30.jpg[/img:a541deb394]

[img:a541deb394]http://www.ventonacara.com.br/fx31.jpg[/img:a541deb394]

[img:a541deb394]http://www.ventonacara.com.br/fx32.jpg[/img:a541deb394]
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Mensagempor MacCross » 05 Jul 2011 21:39

Nooooooooooooooooooooooooooooooosssaaaaaaaaaaaaaaa!
Babando aqui!
Tb quero!

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Mensagempor Campolina » 09 Jul 2011 22:12

O voo de estréia do Fox foi hoje.

Induzido pelo tópico no RCGroups, mantive o CG para esse primeiro vôo exatamente no ponto recomendado pelo manual. Logo na saída mostrou tendência de cauda mas como a condição do vento no momento era boa foi possível ganhar um pouco de altura enquanto tentava corrigir na trimagem. No entanto o modelo voava mais lento do que o esperado e pedia constante ação no profundor, levantando o nariz em qualquer alívio. Penetrava pouco e logo começou a perder altura.

Essa tendência de cauda foi agravada possivelmente pela má avaliação das condições de vento e foi preciso efetuar um pouso de emergência com vento de cauda na face da encosta numa área onde é menos inclinada. O problema é que no caminho existia um arbusto, daqueles que apresentam forte campo magnético, e o bordo de ataque da asa esquerda foi danificado perto da raiz.

De qualquer forma no pouco tempo que voou foi possível realizar algumas curvas em situação crítica e não apresentou más tendências, apenas a perda de eficiência pela atitude do modelo em vôo. Acredito que depois de reparado e o CG corrigido, apresentará um vôo eficiente e estável.

[img:0d5210014e]http://www.ventonacara.com.br/fx33.jpg[/img:0d5210014e]

[img:0d5210014e]http://www.ventonacara.com.br/fx34.jpg[/img:0d5210014e]

[img:0d5210014e]http://www.ventonacara.com.br/fx35.jpg[/img:0d5210014e]

[img:0d5210014e]http://www.ventonacara.com.br/fx36.jpg[/img:0d5210014e]

[img:0d5210014e]http://www.ventonacara.com.br/fx37.jpg[/img:0d5210014e]

[img:0d5210014e]http://www.ventonacara.com.br/fx38.jpg[/img:0d5210014e]

[img:0d5210014e]http://www.ventonacara.com.br/fx39.jpg[/img:0d5210014e]

[img:0d5210014e]http://www.ventonacara.com.br/fx40.jpg[/img:0d5210014e]
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Mensagempor sdbruder » 09 Jul 2011 22:43

que dó ver essa asa quebrada assim! Bola pra frente, conserta e bom próximo vôo!

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Mensagempor rafakrav » 09 Jul 2011 22:48

hehe... ja vi um Cap 232 aqui que abriu um buraco na asa...(não é meu, nem venham :lol:) o dono pegou fita adesiva transparente, deu umas 3 voltas na asa para tapar o buraco, jogou a eletronica para aquele lado pra compensar o peso e voltou a voar meia hora depois :lol:

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Mensagempor Campolina » 13 Jul 2011 22:37

Mais algumas fotos da lenha enviadas por um amigo.

[img:0e25524e7a]http://www.ventonacara.com.br/fx41.jpg[/img:0e25524e7a]

[img:0e25524e7a]http://www.ventonacara.com.br/fx42.jpg[/img:0e25524e7a]
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Mensagempor jorge » 13 Jul 2011 23:46

É por essa e outras que detesto arvores :evil: !!!!bola pra frente Campolina faz parte

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Mensagempor Campolina » 17 Jul 2011 00:16

Todos os meus planadores até hoje foram ARF’s e nas montagens as conferências se limitavam aos corretos alinhamentos das superfícies das asas e do estabilizador horizontal. Até por total desconhecimento nunca me preocupei com os ângulos de incidência.

Neste vôo inaugural do Fox, a impressão que tivemos foi que estaria com peso de cauda pela atitude do planador que mantinha o nariz elevado. No entanto, apesar da atitude, o planador no pouco tempo que foi voado apresentou-se estável especialmente nas curvas, o que não era esperado no caso do CG atrasado. Passei a semana com isso na cabeça e coloquei a situação hoje para os amigos de vôo. Chegando em casa resolvi conferir a incidência do estabilizador horizontal.

O problema são as dúvidas em relação a esta medida e seu resultado. Normalmente as asas tem uma incidência positiva mas isso seria também verdadeiro no Fox? Observando 3 vistas as incidências aparentam ser de zero graus. Acabei tomando o ângulo de incidência das asas como zero para referência e o profundor, que possui perfil mas não tem informação de qual seria, apresentou um bordo de fuga 5mm mais alto que o BA. Este profundor tem corda na raiz de 15,5cm.

É possível tirar alguma conclusão desta medida? Esta incidência poderia ser a responsável pela atitude do modelo? Seria recomendado zerar a incidência do estabilizador horizontal?

Na foto abaixo a linha amarela alinha no pefil da asa com incidencia zero.

[img:c8b67182df]http://www.ventonacara.com.br/decafoxp.jpg[/img:c8b67182df]

[img:c8b67182df]http://www.ventonacara.com.br/decasa.jpg[/img:c8b67182df]
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Mensagempor Patetta-MG » 17 Jul 2011 08:22

Campolina, bom dia.
Lendo o Livro de aeromodelismo, tem-se lá que o Ângulo de Incidência "É o ângulo formado pela linha de sustentação nula com a direção da corrente de ar relativa".
Desta forma, considerando a tendência que o modelo apresenta em voo nivelado de estar normalmente com o profundor alinhado horizontalmente, a asa estaria com a Incidência ligeiramente positiva, assim como o Ângulo de Ataque, que deve ser considerado.
Posso estar errado nessas considerações, mas quando leio algo a respeito, sempre me vem isso à cabeça.
Abraços.

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Mensagempor Campolina » 17 Jul 2011 10:03

Pois é, ontem dei uma estudada no assunto e nas características do perfil considerando que seja memso um HQ1.0/10. Um amigo usou as medições e achou um angulo de 2,5 graus. Se eu entendi tudo direito provavelmente está tudo certo.
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