asa termal ( ou moto-asa termal?) alguém já tentou?

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
david loos
membro
Mensagens: 1144
Registrado em: Qua Jun 29, 2005 7:21 pm
Localização: Brusque SC

asa termal ( ou moto-asa termal?) alguém já tentou?

Mensagem por david loos »

boa noite,

este final de semana ganhei de presente de do michael aqui do fórum uma zagi feita meio que no "olhômetro", usando um perfil "olhômetro" e 120 cm de envergadura.

eu vi a zagi dele voando, usando o mesmo perfil porém um pouco menor, 90cm de envergadura... aí notei que ela tem um exelente planeio, e por esta minha ser um pouco maior e ter um pouco mais de sustentação, pensei em fazê-la para uso termal, porém aqui em Brusque é meio difícil de achar uma encosta legal para vôo e eu também não tenho muita prática com zagi´s, pensei em colocar um motor suficiente para mantê-la em vôo até uma certa altura e depois tentar pegar alguma térmica...

alguém já tentou algo deste tipo?

na zagi dele ele usava bateria de 2200 mAH e um 2822 com hélice de 7", achei que poderia fazer com uma bateria de 1200 mAH, e um motor talvez mais econômico e pouco mais fraco...
PP5 WLU"
Avatar do usuário
Carrascal
membro
Mensagens: 497
Registrado em: Dom Nov 23, 2008 10:39 pm
Localização: São João del Rei - MG

Mensagem por Carrascal »

David, meu primeiro aero foi uma zagi que comprei há uns dois anos e ainda tá firme e forte até hoje. Nos últimos tempos venho me interessando cada vez mais pelos planadores. Não faz muito tempo que peguei minha primeira térmica e ainda tô engatinhando na coisa.
Achei curioso seu post pois, justamente neste último fim de semana, eu estava voando com minha zagi (que é motorizada e tem tb 1,20m) e resolvi tentar procurar as térmicas com ela, coisa que eu nunca havia feito, pois antes do interesse pelos planadores nem passava pela minha cabeça ficar voando devagar procurando térmicas... Cara, e não é que a zagi emplacou uma bela de uma térmica! Ficou só no planeio, sem motor, e foi lá pro alto até quase sumir de vista! Diante disso, apesar de minha pouca experiência, posso de afirmar com certeza que a zagi dá conta do recado! Uma coisa, no primeiro vôo, quando pegou a térmica, usei uma bateria de 1300mAH, mais leve. Já no segundo vôo usei uma de 2200, não sei se foi coincidência, mas o peso a mais fez bastante diferença. Na segunda tentativa eu cheguei até a entrar em uma térmica (eu e mais 3 urubus que sumiram lá pro céu igual a foguete), mas o máximo que consegui foi ficar me sustentando sem ganhar altitude quase nenhuma. Talvez tenha sido inexperiência minha, mas acho que o peso da bateria contribuiu também. Eu já estou com uma menorzinha aqui, de 1000mAH, pra próxima tentativa.
Aproveitando seu post, eu queria tirar uma dúvida com a turma veterana. Para o vôo termal faria muita diferença tentar usar uma folding na zagi (se é que dá pra se fazer isso) ou pelo fato da corrente ser ascendente isso não teria tanta importância?
Bons vôos com sua asa David! Pode ter certeza que ou no planeio ou acelerando com um motor é um aero que vicia!
Grande abraço!
Avatar do usuário
serginho_la
membro
Mensagens: 629
Registrado em: Sáb Nov 20, 2010 3:39 pm
Localização: São Pedro/SP - 25

Mensagem por serginho_la »

Falou em térmica eu estou no meio para dar pitacos, rs.

Tenho certeza que uma Zagi de 120cm motorizada pode pegar térmica de boa, usando motor Emax 2822 que é bem leve, se for hélice folding melhor ainda, com peso final na faixa de 500-550g vai ser excelente termal.

Já peguei térmica com minha Zagi de 120cm planadora ( sem motor ) com uma GoPro (110g) nela e subiu quase o mesmo que a de meu primo na mesma configuração sem camera. O peso dela varia entre 450g com a gopro e 410g sem camera.

Entretanto esse fim de semana ficou pronta minha primeira Zagi motorizada, fiz ela para velocidade, laminei fibra de vidro em todo bordo de ataque ( 80g só de fibra ) e usei motor Tower Pro 2409-12T, hélice APC-E 7x6 e bateria 3S 2200mAh, peso total da criança de 700g com 50g de lastro para acertar o CG.

No domingo estava excelente para térmicas e tentei pegar, foi difícil, térmica normal ela só mantem altura e para subir precisa de uma térmica forte, apanhei para as asas planadoras, mas mesmo assim consegui 30min de vôo sem motor com essa Zagi pesadona.

Com o Emax 2822 que é leve, acho que uma bateria de 1300mAh já acerte o CG.
Avatar do usuário
Carrascal
membro
Mensagens: 497
Registrado em: Dom Nov 23, 2008 10:39 pm
Localização: São João del Rei - MG

Mensagem por Carrascal »

Ô Serginho, eu vi o vídeo que você fez com aquela zagi com a gopro em cima e chega a ser inacreditável! Sem falar daquele monte de paraglider junto, hehe! Será que esse tower pro que vc usou é mais ou menos a mesma coisa desse turnigy que eu uso na minha ( http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idproduct=6614 )?. Se for, fica o bicho. Na minha zagi eu consigo uma vertical pra sumir de vista com esse motorzinho. Coisa de louco!
Avatar do usuário
serginho_la
membro
Mensagens: 629
Registrado em: Sáb Nov 20, 2010 3:39 pm
Localização: São Pedro/SP - 25

Mensagem por serginho_la »

Sim Carrascal é o mesmo porém TowerPro, esse Bell não tinha em estoque.
A minha asa não está com vertical ilimitada, ela está pesada por causa de fibra de vidro, rendendo 28A e 300W de potência, o motor grita que é uma beleza, com o GPS marcou 115km/h na reta e 160km/h na descida.

Na verdade eu ia colocar esse motor http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=11174
Porém não veio adaptador de hélice, o shaft é 3,17mm, está parado aqui em casa até chegar o adaptador, quando chegar eu ponho e vai dar 500W e 180km/h de pitch speed.
Avatar do usuário
Carrascal
membro
Mensagens: 497
Registrado em: Dom Nov 23, 2008 10:39 pm
Localização: São João del Rei - MG

Mensagem por Carrascal »

Eita, gostei desse turnigy 450. Deve ficar o cão na zagi!
Avatar do usuário
david loos
membro
Mensagens: 1144
Registrado em: Qua Jun 29, 2005 7:21 pm
Localização: Brusque SC

Mensagem por david loos »

bom,

já que a zagi está cortada e lixada, agora vou dar continuidade ao projeto, mas quero fazer uma zagi termal ou "moto termal" como manda as especificações, pesquisar o melhor perfil, motor, enflexamento e corda...

alguém teria alguma idéia? eu pensei em fazer uma mistura de características de planadores com a zagi, visto que eu quero uma zagi o mais "mansa" possível, e que tenha uma boa penetração no vento e que seja estável...

pensei em envergadura de 120cm e perfil clark Y, agora precisava saber das cordas e enflexamento... alguém tem alguma experiência com isso?
PP5 WLU"
Avatar do usuário
david loos
membro
Mensagens: 1144
Registrado em: Qua Jun 29, 2005 7:21 pm
Localização: Brusque SC

Mensagem por david loos »

sem querer desvirtuar o tópico, mas estava procurando aqui o programa profile que tinha na área de downloads e ele sumiu... e formatei meu pc e não tenho mais o programa... alguém sabe algum link de outro programa que posso baixar que tenha uma biblioteca de perfis?
Avatar do usuário
serginho_la
membro
Mensagens: 629
Registrado em: Sáb Nov 20, 2010 3:39 pm
Localização: São Pedro/SP - 25

Mensagem por serginho_la »

Recomendo usar o perfil Zagi12, é muito estável e termal.

Baixe o software Profili 2.

Siga este tutorial para fazer a Zagi
http://www.spsafe.com.br/downloads/manualzagi.pdf
Avatar do usuário
david loos
membro
Mensagens: 1144
Registrado em: Qua Jun 29, 2005 7:21 pm
Localização: Brusque SC

Mensagem por david loos »

muito interessante este tutorial... bem o que eu preciso... vou imprimí-lo e a próxima zagi será seguindo este tópico...

muito obrigado!


mas agora em relação ao perfil, vou usar o zagi 12 mesmo, mas por curiosidade, mudaria muita coisa usando o Clark Y? vi que o mais usado em planadores é o clark Y..

abraço
Responder