Novo projeto : Plank termal - Iron Light.

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
Marcos Quito
membro
Mensagens: 2062
Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:04 am
Localização: São Carlos - SP

Novo projeto : Plank termal - Iron Light.

Mensagem por Marcos Quito »

Novo projeto no forno.

Definitivamente para iniciantes.
Uma plank BWB é um modelo indestrutível e fácil de voar !

Um termal (meeeeesmo), entelado com papel. (mão-de-vaca), vou usar depron de bandejinha para as nervuras e papel de seda para entelar.
1200mm envergadura.

Algumas imagens abaixo.

Antes que o Yamin pergunte, sim sim, tem longarina, é que desenhar em 3D é f@%$a prá xuxú !!

Bordo de ataque, longarinas em P3.
Bordo de fuga e leme em Depron 5mm.

Perfil PW1211.

Ainda vou conseguir desenhar o cockpit, isto é questão de honra.... :oops:

Está sem nome ainda.

http://voodecolina.blogspot.com/
Anexos
bwb entelado.jpg
bwb entelado.jpg (25.39 KiB) Exibido 13481 vezes
bwb entelado2.jpg
bwb entelado2.jpg (15.32 KiB) Exibido 13481 vezes
bwb entelado3.jpg
bwb entelado3.jpg (17.56 KiB) Exibido 13481 vezes
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
Avatar do usuário
Marcio
membro
Mensagens: 670
Registrado em: Qui Dez 02, 2004 7:02 pm

Mensagem por Marcio »

Belo desenho Marcos, vai ficar muito leve, que peso vc estima?

Sugestão: pode entelar com aquele plástico fininho de embalar alimento, como é o nome mesmo? Eu já ví gente usando o plástico e cola de bastão para entelar.

Vai precisar fazer uma plataforma para bateria e receptor, já pensou onde vai ficar.

Vai colocando a construção para a gente acompanhar.
Avatar do usuário
MacCross
membro
Mensagens: 633
Registrado em: Dom Dez 07, 2008 8:32 pm
Localização: Santana de Parnaíba, SP

Mensagem por MacCross »

Oi Marcos

Projeto interessante, vou ficar de olho.
Enquanto procurava informação sobre o PW1211, descobri isto:
[url]http://www.v0id.at/downloads/Airfoils_and_planks.pdf[/url]
Achei legal e instrutivo.
Abrç
Avatar do usuário
Marcos Quito
membro
Mensagens: 2062
Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:04 am
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por Marcos Quito »

[quote:d55c9f147e="Marcio"]Belo desenho Marcos, vai ficar muito leve, que peso vc estima?

Sugestão: pode entelar com aquele plástico fininho de embalar alimento, como é o nome mesmo? Eu já ví gente usando o plástico e cola de bastão para entelar.

Vai precisar fazer uma plataforma para bateria e receptor, já pensou onde vai ficar.

Vai colocando a construção para a gente acompanhar.[/quote:d55c9f147e]

Olá Márcio !
Peso ainda não tenho estimado pois ainda estou em dúvida se 1200 ou 1500mm de envergadura. Mas vai ser bem leve mesmo.

Só não gosto daquele plástico porque não dá estrutura, ele é mole.
O papel estica e dá resistência.

Então o desenho é pobre, porque é em 3D, difícil de fazer tudo.
Mas creio que da raiz até a primeira nervura, vai ser tudo isopor P3.

As longarinas são assim :
Isopor P3 e com uma cobertura só sobre ela de papel kraft, aquele marrom.

........



MacCross, SUPER BOM o artigo, nossa, muito completo mesmo, muito legal !
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
edfarina
membro
Mensagens: 222
Registrado em: Sáb Dez 27, 2003 12:14 am
Localização: Porto Alegre, RS
Contato:

Mensagem por edfarina »

[quote:b00fba576b="MacCross"]Oi Marcos

Projeto interessante, vou ficar de olho.
Enquanto procurava informação sobre o PW1211, descobri isto:
[url]http://www.v0id.at/downloads/Airfoils_and_planks.pdf[/url]
Achei legal e instrutivo.
Abrç[/quote:b00fba576b]

Marcos, como está no PDF que o MacCross postou, o [b:b00fba576b]PW1211[/b:b00fba576b], [u:b00fba576b]não é reto em baixo[/u:b00fba576b], e é um [b:b00fba576b]Perfil Reflex[/b:b00fba576b]...
Atente para estes detalhes, senão vais ter uma asinha suicida (mergulhadora)... difícil de voar...

Perfis retos em baixo são Super-Instáveis... para voar bem, apenas sem vento e com um bom diedro... pois com vento, você mais briga com o aero, do que vôa. hehehe
abraços,
Elton D. Farina
edfarina g mail
Viamão RS
Avatar do usuário
Marcio
membro
Mensagens: 670
Registrado em: Qui Dez 02, 2004 7:02 pm

Mensagem por Marcio »

Marcos,

Já entendi que o desenho é apenas conceitual porem notei um pequeno "ressalto" na ponta da asa, o que é aquilo, pretende fazer mesmo ou é só charme, ou vc pretende fazer DLG com ele :lol: :lol: .
Avatar do usuário
Marcos Quito
membro
Mensagens: 2062
Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:04 am
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por Marcos Quito »

[quote:821c78a2c7="edfarina"]
Marcos, como está no PDF que o MacCross postou, o [b:821c78a2c7]PW1211[/b:821c78a2c7], [u:821c78a2c7]não é reto em baixo[/u:821c78a2c7], e é um [b:821c78a2c7]Perfil Reflex[/b:821c78a2c7]...
Atente para estes detalhes, senão vais ter uma asinha suicida (mergulhadora)... difícil de voar...

Perfis retos em baixo são Super-Instáveis... para voar bem, apenas sem vento e com um bom diedro... pois com vento, você mais briga com o aero, do que vôa. hehehe[/quote:821c78a2c7]

Olá Edfarina,

Não tem problema de engano não.
Quando digo que vou usar tal perfil, é porque vou usá-lo mesmo, não vou chutar o desenho. Não tenho uma CNC, mas imprimo o perfil, recorto e desenho sobre o depron e depois corto.

Este é o princípio da "ciência", né, a gente escreve, e executa aquilo que escreveu, ou o mais próximo possível. Chutar não.

Agora vc dizer que perfil plano-convexo não é estável, não enfrenta vento, não procede, é uma questão de ajuste.

1. Perfil plano-convexo realmente não é para asa voadora, é para modelo convencional (com profundor).

2. Não precisa diedro para enfrentar vento ou ficar estável. Basta colocar o modelo no CG, e se ele não enfrentar o vento vc aumenta sua velocidade aumentando ou o peso ou picando. Aumentar o peso significa colocar chumbo no CG (e não no nariz).

3. Para asas voadoras usar perfil simétrico ou perfis feitos para asa, como a linhagem PW.
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
Avatar do usuário
Marcos Quito
membro
Mensagens: 2062
Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:04 am
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por Marcos Quito »

[quote:e8966613b0="Marcio"]Marcos,

Já entendi que o desenho é apenas conceitual porem notei um pequeno "ressalto" na ponta da asa, o que é aquilo, pretende fazer mesmo ou é só charme, ou vc pretende fazer DLG com ele :lol: :lol: .[/quote:e8966613b0]

Márcio, aquilo é o último perfil, como eu já tinha desenhado, coloquei, mas acho que ele não vai existir, vai acabar só no depron reto mesmo.

Bem que eu queria fazer DLG, mas esse cara não vai resistir... fora que eu não domino esta prática !
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
Avatar do usuário
Marcos Quito
membro
Mensagens: 2062
Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:04 am
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por Marcos Quito »

Aproveitando o tópico, só um vídeo que achei muito legal.

Fora a paixão pelo KA6, o vídeo dá um exemplo de rendimento do "planadorzinho"...

Eu tinha pensado em dizer que era uma ilustração de um bom ângulo de planeio, mas desisti.

Conceitualmente uma passada destas não é exemplo de ângulo de planeio, porque ninguém disse a velocidade que o cara estava (é óbvio que ele não está próximo do stall, pois ele não perde altura). Ele devia estar num gás bem bom, abriu o freio para pousar, mas desistiu e resolveu aproveitar.

Vejam aí, no mínimo é lindo !! :lol: :lol:

http://www.youtube.com/watch?v=dCMFg8aMOQs
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
edfarina
membro
Mensagens: 222
Registrado em: Sáb Dez 27, 2003 12:14 am
Localização: Porto Alegre, RS
Contato:

Mensagem por edfarina »

[quote:2daaec9d60="MARCOS QUITO"][quote:2daaec9d60="edfarina"]
Marcos, como está no PDF que o MacCross postou, o [b:2daaec9d60]PW1211[/b:2daaec9d60], [u:2daaec9d60]não é reto em baixo[/u:2daaec9d60], e é um [b:2daaec9d60]Perfil Reflex[/b:2daaec9d60]...
Atente para estes detalhes, senão vais ter uma asinha suicida (mergulhadora)... difícil de voar...

Perfis retos em baixo são Super-Instáveis... para voar bem, apenas sem vento e com um bom diedro... pois com vento, você mais briga com o aero, do que vôa. hehehe[/quote:2daaec9d60]

Olá Edfarina,

Não tem problema de engano não.
Quando digo que vou usar tal perfil, é porque vou usá-lo mesmo, não vou chutar o desenho. Não tenho uma CNC, mas imprimo o perfil, recorto e desenho sobre o depron e depois corto.

Este é o princípio da "ciência", né, a gente escreve, e executa aquilo que escreveu, ou o mais próximo possível. Chutar não.

Agora vc dizer que perfil plano-convexo não é estável, não enfrenta vento, não procede, é uma questão de ajuste.

1. Perfil plano-convexo realmente não é para asa voadora, é para modelo convencional (com profundor).

2. Não precisa diedro para enfrentar vento ou ficar estável. Basta colocar o modelo no CG, e se ele não enfrentar o vento vc aumenta sua velocidade aumentando ou o peso ou picando. Aumentar o peso significa colocar chumbo no CG (e não no nariz).

3. Para asas voadoras usar perfil simétrico ou perfis feitos para asa, como a linhagem PW.[/quote:2daaec9d60]

Não... creio que você não me entendeu...

Pelo teu desenho (3D), [b:2daaec9d60]eu tive a errada impressão de que ias deixar reto em baixo...[/b:2daaec9d60] usando do perfil somente a parte de cima (cambra superior)...

E quando eu falei de perfil [b:2daaec9d60]reto em baixo, falei reto mesmo[/b:2daaec9d60]... sem respeitar o Bordo de Ataque, fazendo-o muito afilado.

Este perfil que citei (esta no D.B. da U.I.U.C.), é conhecido como [b:2daaec9d60]Super Instável[/b:2daaec9d60].

Perfis plano convexos, não são retos realmente na cambra inferior (parte de baixo)...
Apenas foram [b:2daaec9d60]convencionados[/b:2daaec9d60] [u:2daaec9d60]Plano Convexos[/u:2daaec9d60].

Eu corto bastante asa com o Clark-YH, que é um Plano Convexo, e ele não tem nada de reto em baixo... :wink:
abraços,
Elton D. Farina
edfarina g mail
Viamão RS
Responder