MINIMOA RC 28% (PROJETO CONCLUIDO)

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.

Moderador: Alvaro Sala

FLAVIÃO
membro

MINIMOA RC 28% (PROJETO CONCLUIDO)

Mensagempor FLAVIÃO » 06 Jul 2011 18:05

:lol: :lol: :lol:

Ola amigos!

Conforme já comentei em meus outros post (FAFNIR e FLAMINGO) estou iniciando a construção de mais um projeto de grandes proporções.

Trata-se do MINIMOA projeto de Chris Willians com envergadura de 4,90 metros e peso na decolagem em torno de 8,00Kg.

Possivelmente tambem vou eletrificar esse projeto tendo a dificuldade de reboque para essa categoria de planadores. De certa forma a eletrificação descontenta os mais ortodoxos na construção de modelos em escala, porem, tras muitos beneficios para quem gosta de voar sempre e em diversos locais.

Hoje estou postando apenas fotos para referencia de como sera o modelo apesar de ser um voador muito popular entre os planadoristas.

Então vejamos

Editado pela última vez por FLAVIÃO em 04 Jun 2015 14:19, em um total de 1 vez.

sdbruder
membro
Contato:

Mensagempor sdbruder » 06 Jul 2011 18:14

bonito que só esse planador, essa asa 'gaivota' é espetacular. o minimoa original tem ailerons?

a1a_terabyte
membro

Mensagempor a1a_terabyte » 06 Jul 2011 18:35

[quote:ce39cd2772="sdbruder"]bonito que só esse planador, essa asa 'gaivota' é espetacular. o minimoa original tem ailerons?[/quote:ce39cd2772]

Se o Flávio me permite responder:

Uma imagem é melhor que um longo texto, projeto original:

http://www.retroplane.net/minimoahist/3vues.gif

Aqui apesar da língua:

http://www.retroplane.net/minimoahist/minimoahist.htm

Muita coisa

http://www.retroplane.net/html/minimoa-br.htm

para quem quiser ler um pouco

Tera

Jair Venturi
membro

Mensagempor Jair Venturi » 06 Jul 2011 18:37

tem ailerons sim o original
Att.
Jair Venturi Junior

jorge
membro

Mensagempor jorge » 06 Jul 2011 22:45

Ai Flavio vai vira sócio do Chris Willians!!!!! kkkkk

to :shock:, parabéns por mais essa.

abs

Jorge

Lambreta
membro
Contato:

Mensagempor Lambreta » 07 Jul 2011 00:33

Flaviao.

Eu li eletrificar??????

Tem um pessoal aí em SP que faz reboque freqüentemente.

Conhece o pessoal que voa em Mairinque.
Marco Aurélio
SD-10G/F3J Supra/DG808S 4m/Condor 3m/DLG Steigeisen... e uma zag
Site: planabh

Ricardo.Sanchez
membro

Mensagempor Ricardo.Sanchez » 07 Jul 2011 16:01

[quote:145bb377df="a1a_terabyte"]

Uma imagem é melhor que um longo texto

[/quote:145bb377df]

Concordo plenamente ala_terabyte,

[yt]xNpQKHAG_bQ[/yt]

Flavião,
Parabéns pela escolha do projeto e sucesso na construção.

Estou acompanhando.
Tô que nem o caiçara Angeloso: BATEU É PONTO.
Mesmo que seja de ponta de asa numa pedra. Na pedra? Valeu, é ponto!

FLAVIÃO
membro

Mensagempor FLAVIÃO » 07 Jul 2011 18:07

Ola amigos!

Ulala, que frio do cão aqui em Sampa. Mais um dia sem progressão do FLAMINGO. O dia começou cinzento e com garoa e um frio da peste. mas a gente acha as coisas pra fazer e posso afirmar que obtive sucesso mesmo com o frio.

Quero agradecer o prestigio que tenho recebido de voceis que tem postado informações importantes sobre os projetos que tenho escolhido.

Gosto de construir nessa escala de 1X3,5. São modelos bonitos e exclusivos (pelo menos aqui no Brasil) e minha escolha, aparentemente, são bons voadores como podem ser vistos nos videos que aqui são postados.

É como o Tera já falou, mais vale uma imagem do que mil projetos, opa, palavras, então vou dar continuidade nessa empreitada e muitas outras construções virão.

Nesse projeto vou procurar ser um pouco mais didatico nas fotos, mostrando um pouco mais de detalhes para melhor acompanhamento de todos.

Chega de PAPO e vamos as imagens:

Planta muito bem estudada para que as coisas entrem na cabeça e possamos ter uma visão espacial do projeto nos detalhes e nos finalmentes.

Recorte a planta e retire todos os dezenhos.

Apare as beiradas e

cole em folhas de papel sulfite e tire duas xerox de cada folha montada. Tem que ser xerox com toner, não pode ser ploter com jato de tinta para poder ser transferida a imagem para a madeira

Depois de copiadas, recorte novamente dos dezenhos e chegou a hora de transferir para a madeira.

Com a face virada para a madeira use uma estopa embebida em thinner que o toner existente na cópia xerografica sera transferido para a madeira.

Veja como fica.

Hora de começar a cortar a lenha e dar inicio a construção.

A fuselagem com as cavernas que cortei ja foram coladas e já estão secando.

Amanhã tem mais.

Um abraço a todos

FLAVIÃO

Editado pela última vez por FLAVIÃO em 04 Jun 2015 14:26, em um total de 1 vez.

Carrascal
membro

Mensagempor Carrascal » 07 Jul 2011 19:15

Coisa linda esse vídeo! Agora, é pra lá de impressionante ver a sua habilidade e rapidez em construção Flavião! Parabens!

Marcos Quito
membro

Mensagempor Marcos Quito » 07 Jul 2011 22:06

Flavião, parabéns pelo belo trabalho.
Agora, acho que não vi a resposta :

Onde é que vc está voando estas maravilhas ? Quero ir ver !!
Ou, como dizia um amigo meu, você vai dominar o mundo?? tá fazendo um exército !?!? :shock: :shock:
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!

Ricardo.Sanchez
membro

Mensagempor Ricardo.Sanchez » 08 Jul 2011 01:16

[quote:5244292fb4="Lambreta"]

Tem um pessoal aí em SP que faz reboque freqüentemente.

Conhece o pessoal que voa em Mairinque.[/quote:5244292fb4]

Fala Lambreta,

Conheço a pista do Aerobello, mas fica em São Roque, este clube é show.
[url]http://www.aerobello.com.br/[/url]

Se você souber o nome deste local em Mairinque passe o endereço,
podemos convencer o Flavião de voar lá, assim teremos a oportunidade
de passar algumas horas "babando" num destes modelão que o Flavio
vem construindo.

Flavião, tendo oportunidade faça um convite no "vamos voar",
com certeza o pessoal aparece sim.

Quem não quer ver um FAFNIR... um MINIMOA... um FLAMINGO bonitão
e maravilhosamente bem construido planando sobre a cabeça?

-- Eu quero.

A coisa aqui tá ficando muito bom. :lol: :lol: :lol:

Tô que nem o caiçara Angeloso: BATEU É PONTO.

Mesmo que seja de ponta de asa numa pedra. Na pedra? Valeu, é ponto!

AndersonSP
membro

Mensagempor AndersonSP » 08 Jul 2011 12:32

estou extremamente ansioso pra ver essa construção do grande mestre.
É exatamente isso que eu chamo de aeromodelo tenho atém vergonha dos meus "isoporsentos".
Grande Abraço.

FLAVIÃO
membro

Mensagempor FLAVIÃO » 08 Jul 2011 17:42

Ola Amigos, é só alegria e vamos que vamos.

Ontem mostrei o inicio da construção do MINIMOA e tenho que admitir que quando iniciei o estudo da planta, achei que esse projeto seria alguma coisa complicada.

Não tem nada de complicado e é muito simples a construção, muito mais que os outro que construi.

Podem acreditar no que digo, caso contrario a fuselagem não estaria no ponto em que se encontra. Vejam as fotos logo abaixo.

Antes das fotos quero mandar um recadinho para o AndersonSP
Graças a Deus temos ISOPOR, só assim o hobby pode ser difundido e mais pessoas puderam ter acesso. O VIRUS do aeromodelismo pega e não tem como. Um dia voce estará construindo ou montando ARF dessa categoria, logico que certos modelos somente botando a mão na massa pra se conseguir. Tenho certeza que não vai demorar muito e voce estara com um bichão desses nem que seja de isopor.

Vamos as fotos de hoje:

Depois de seca a cola, ficou a noite inteira curando, pude dar inicio ao chapeamento do nariz desse passarinho. Estou usando contraplacado de duas camadas que eu mesmo confecionei com madeira figueira branca, que é muito facil de achar no Gazometro e com custo bem acessivel, facil de lixar que é a outra grande vantagem.

O andamento do chapeado

Colei o trem de pouso

As cavernas trazeiras

Todas alinhadas e coladas

As Dianteiras

Todas coladas e alinhadas

E o chapeamento dianteiro terminado

Retirei as cavernas dianteira que serviram somente para modelar o chapeamento

E colei a caverna que servirá de apoio para o painel de instrumentos (em arco).

Deu tempo de passar a massa de poliester

Que serve para vedar os pequenos orificios que ficam durante a colagem do chapeado

E fazer a primeira lamina de vibra de vidro.

Amanhã é dia de voar e vou estar em Jundiai na pista do Parque da Cidade. Vou levar meu moto planador Bizu com 2,40 metro de envergadura e meu Bimotor Cessna 421 para descontrair.

Até segunda feira e Bons voos a todos.

FLAVIÃO

Editado pela última vez por FLAVIÃO em 04 Jun 2015 14:34, em um total de 1 vez.

FLAVIÃO
membro

Mensagempor FLAVIÃO » 11 Jul 2011 18:09

:cry:

Ola pessoal,

É com tristeza que recebemos a noticia do falecimento do grande mestre CEBOLA.
Pessoalmente não o conheci mas tive um planador de 3,20 mts que ele construiu e voava muito, mas muito mesmo. É a vida, alguns passam, outros são notados e alguns poucos ficam. O CEBOLA certamente ficará em nossa memória. Nosso pesar e nossa homenagem ao grande PROFESSOR CEBOLA.

FLAVIÃO

:cry:

FLAVIÃO
membro

Mensagempor FLAVIÃO » 11 Jul 2011 18:34

Hoje continuei no ócio do final de semana. Não fiz nada de construção, mas avancei no projeto do MINIMOA.

Ha algumas semanas atraz, num dos intervalos da construção do FLAMINGO, sentei no micro e comecei a brincar no Corel Draw e no CAD e realizei meu primeiro projeto de dezenho para cortar nervuras a laser. Depois de alguns erros (dezenha no Corel, transfere para o Cad, volta para o Corel, transfere para o Cad e blablabla......) consegui acertar o projeto.

Hoje foi o grande teste e levei os arquivos e as chapas de balsa para ver no que dava. Não é que deu certo? Eu confesso que esperava alguns erro na hora do corte, mas nem sobreposição aconteceu e saiu um corte fenomenal.

Vejam as fotos de hoje:

O corte a laser das nervuras das asas

As chapas de balsa ja cortadas

As nervuras destacadas e prontas para iniciar a construção das asas.

FLAVIÃO

Editado pela última vez por FLAVIÃO em 04 Jun 2015 14:40, em um total de 1 vez.

betocastrucci
membro

Mensagempor betocastrucci » 11 Jul 2011 19:17

Seu Flávio,

sem comentários mais esta construção, linda!
Quanto ao contraplacado, poderia explicar ao povo daqui como se faz? (para ver se eu entendi direito...)
Aonde foi feito o corte laser? Depois que descobri as vantagens do laser, cortar nervuras e cavernas à mão somente se a planta for em papel e for construir um modelo somente. E como te expliquei em Jundiaí, se for para cortar com estilete prefiro colar o papel impresso direto na balsa com cola bastão. O papel ajuda a guiar o estilete, que sempre gosta de correr nos veios da madeira. Mas não pode deixar a cola secar completamente para não ficar dificil de retirar o papel.
Avise quando for jogar os bichinhos no ar para que eu possa apreciá-los.

AndersonSP
membro

Mensagempor AndersonSP » 11 Jul 2011 19:18

Boa Noite!
Flavião tudo bem?
O corte está magnifico a respeito dessa técnica de desenhar no Corel e exportar para Cad e vice versa você poderia detalhar ?
É que estou pensando em aproveitar as ferias deste ano e estou embarcando no projeto de fazer uma Fresa CNC para meu projetos.
A respeito do comentário com certeza ainda irei demorar muito para chegar em seu nível de construção mas com certeza o vírus do aeromodelismo e incurável em min.
Grande abraço e ansioso para ver os avanços.

FLAVIÃO
membro

Mensagempor FLAVIÃO » 11 Jul 2011 19:46

Ola Beto,

Como hoje não tenho o material disponivel para postar, prometo que amanhã publico passo a passo como se faz o contraplacado.

Anderson,

A grande maioria das maquinas para corte a laser de madeira são as mesmas que cortam acrilico, pet, policarbonato, e uma infinidade de outros plasticos, tambem cortão MDF e madeira e o sistema usado por essas maquinas é o Corel. As maquinas nada mais são que uma ploter com o canhão laser no lugar da cabeça de tinta e a base vasada. Os prestadores de serviços geralmente tem seus maiores clientes os fabricantes de artesanatos, montadores de luminosos, fabricantes de lustres em acrilico, brindes, trofeus e muitos outros 9pelo menos no local onde efetuo o corte). Em sua maioria utilizam o Corel para para seus dezenhos e fontes artisticas para seus produtos. Dai a utilização do Corel para o corte a Laser.
Acontece que o Corel tem suas limitações em relação ao Cad, principalmente os ajuste de escala e outras funsões existentes no Cad.
Eu particularmente não sou um expert em Corel ou Cad, mas uso os dois naquilo que sei e a coisa aconteceu.
Qualquer duvida mande-me uma MP que entrarei em contato.

FLAVIÃO.

FLAVIÃO
membro

Mensagempor FLAVIÃO » 12 Jul 2011 18:40

Ola Amigos!

Dando continuidade na montagem do MINIMOA hoje vou mostar, conforme foi pedido e para aqueles que não conhecem o processo, como se faz o contraplacado.

Aqui em Sampa as folhas de madeira podem ser encontradas dos mais diversos tipos de de madeira e tamanhos la no Gazometro, mais especificamente na rua Maria Domitilia, Paralela à Rua do Gazometro.

Não compre folhas muito largas, o ideal é entre 30 a 35 cm de largura com espessura de 0,7mm. Se procurar pode achar até de 0,5mm, vai depender do tipo de madeira.

Tem muita gente que não gosta de usar o contraplacado, eu me dei bem e não tenho reclamação. Voce pode fazer na espessura que quizer, este que vou realizar hoje, foram usadas folhas de 0,6mm e o final ficou com 1,2mm de espessura.

Vamos a montagem do contraplacado.

Escolhas as folhas e use as melhores para que fiquem do lado aparente.

Recorte pedaços de folhas na largura da que ficara aparente.

Cola branca de boa qualidade

Com uma espatula espalhe a cola em todas as folha.

Deixe secar aproximadamente por 20 minutos. Até dar a pega. Voce sabera que deu a pega quando tocar na cola e perceber que ela esta seca superficialmente.

Aqueça o ferro de passar na temperatura maxima e coloque os pedaços sobre a folha que ficara aparente, Notem que a sobreposição vai na transversal da folha aparente

Com o ferro na temperatura maxima passe sobre a folha que sera colada

Repita a operação até terminar de colar todos os pedaços.

Terminada essa operação, lixe a parte que ficara aparente

Apare as laterais com um estilete

E esta pronto o seu contraplacado com duas folhas. Voce pode continuar sobrepondo varias folhas e ir aumentando a espessura até a espessura que quizer. Serve tambem para construção de cavernas e até parede de fogo na espessura que desejar.

Evite usar folhas que estejam empenadas para obter um melhor resultado. É comum, dependendo do tipo de madeira as folhas estarem empenadas. Adquira a pratica e depois utilize as pontas empenadas.

Iniciei a montagem do profundos e do estabilizador

E já comecei a utilizar o contraplacado que fiz hoje

Vejam como esta ficando

Amanhã tem mais

Um abraço a todos.

FLAVIÃO

Editado pela última vez por FLAVIÃO em 04 Jun 2015 14:50, em um total de 1 vez.

FLAVIÃO
membro

Mensagempor FLAVIÃO » 13 Jul 2011 18:17

Ola amigos!

Hoje consegui terminar o estabilizador e o profundor, agora vou começar a estruturar o mecanismo do elevador e o sistema pull pull do lema. Tenho que construir as peças e amanhã certamente as fotos estarão disponiveis.

Acompanhe como esta ficando a empenagem do modelo:

A base onde será parafusado o estabilisador

O estabilizador e o profundor na posição

Vista inferior

Editado pela última vez por FLAVIÃO em 04 Jun 2015 14:53, em um total de 1 vez.

FLAVIÃO
membro

Mensagempor FLAVIÃO » 13 Jul 2011 18:45

:lol: :?: Ola roberto.lindstaedt

Voce me perguntou algumas questões sobre a construção do MINIMOA e não estou conseguindo localizar suas perguntas.

Por favor, entre em contanto novamente via MP

betomeconi
membro

Mensagempor betomeconi » 13 Jul 2011 19:15

Olá Flávio, tudo bem?
Lindo modelo, parabéns pela escolha e pela construção!
Abraços Beto.

caracara
membro

Mensagempor caracara » 14 Jul 2011 07:40

Antes de tudo parabéns pelo belo trabalho, e, também pela velocidade na construção. Sua explicação para a confecção do contraplacado foi muito boa, já tinha ouvido falar em fazer com cola époxi, que acabei achando um pouco inviável, mas com cola branca e essa aplicação do ferro bem quente, achei extremamente interessante - Acredito que ocorra uma espécie de "vulcanização" da cola.

Somente para alertar quem for fazer a transferência dos desenhos para a madeira através de fotocópias é a de verificar se o tamanho está batendo com o original, pois uma vez fui cortar as nervuras de um pequeno planador (Gabbiano, o qual o Tera finalizou) - fiz mais ou menos 1/4 da nervuras dei uma paradinha e fiquei vendo as que já haviam sido cortadas comecei a achar que estavam pequenas demais - dito e feito o cidadão do xerox havia diminuido um pouco o tamanho do desenho.

Ainda bem que foram poucas já pensou cortar a asa toda... :cry: :cry: :cry:
Tenho a hora certa pra beber
Uma cerveja antes do almoço é muito bom pra ficar pensando melhor

FLAVIÃO
membro

Mensagempor FLAVIÃO » 15 Jul 2011 18:11

Ola amigos!

Muito bem lembrado CARACARA, todo processo xerografico existe distorção, mas na escala em que estou construindo é insignificante. Valeu a lembrança e Obrigado.

Esta semana fiquei sabendo de alguem que tambem esta construindo um MINIMOA exatamente igual ao meu. Ontem falei com ele e possivelmente ele tambem ira postar suas fotos que já faz algum tempo de ele vem construindo. Vamos aguardar as novidades.

Encerro a semana com a empenagem pronta e o mecanismo do elevador concluido, É o mesmo mecanismo que usei no FLAMINGO, porem com angulação diferente. Tem que ficar esperto pra não dar xabu nesses angulos. Esta funcionando legal.

Vamos as fotos:

O mecanismo do elvador no ponto neutro

Picado

Cabrado

Com o pushrod instalado

A empenagem completa

As dobradiças foram confeccionada em aluminio

E não é que ele esta ficando com a cara do MINIMOA?

Editado pela última vez por FLAVIÃO em 04 Jun 2015 15:01, em um total de 2 vezes.

ggelizeu
membro
Contato:

Mensagempor ggelizeu » 15 Jul 2011 19:43

Muito legal o planador , o profundor não ficaria melhor usando um sistema pull-pull com roldanas não ??mais ou menos igual a aviação real .

Foi vc que doou o motor para o Reinaldo ??Legal da sua parte, para finalizar o tucano . reconheci a oficina hehe .

Voltar para “Planadores e afins”