Conversão de Zagi, novo link do projeto atualizado.

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
alexandre lopes
membro
Mensagens: 1647
Registrado em: Seg Abr 05, 2010 5:35 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP
Contato:

Conversão de Zagi, novo link do projeto atualizado.

Mensagem por alexandre lopes »

Editei o tópico com o link do projeto atualizado:

http://www.evoo.com.br/forum/viewtopic.php?t=162022



Olá turma.

Este final de semana fiquei filosofando sobre a possibilidade de converter uma Zagi para lançamentos DLG.

Essa ideia veio de encontro ao desafio lançado pelo Marcos Quito, em desenvolver um projeto simples para servir de porta de entrada ao planadorismo.

Depois de muito pensar a respeito, cheguei a conclusão de que ao invés de criar uma nova plataforma, porque não adaptar algo já existente?!

Asas zagi são encontradas em kit facilmente, custa barato e são de fácil acesso.

:idea: A ideia de converter para DLG, é justamente para qualquer pessoa poder praticar a modalidade em terreno plano, tornando a modalidade praticável em qualquer lugar.

A ideia do projeto é não usar winglets, e sim um estabilizador vertical no padrão F3k, como foi adotado no projeto Boomer EX da mountain models.

:arrow: O projeto tem tudo para dar certo, e espero que ajude a turma que não conseguiram colocar suas alulas para voar, por motivos de ineficiência no perfil Kfm ou acerto de CG.

De noite recorto a asa e atualizo o tópico.
Na teoria, não existe diferença entre teoria e prática; mas na prática, existe.
Bert
membro
Mensagens: 332
Registrado em: Qui Dez 24, 2009 4:37 pm
Localização: rio de janeiro - rj

Mensagem por Bert »

Oi, Alexandre, acho uma boa iniciativa. Vou acompanhar e espero que tenha a mesma repercursão do tópico da Zagi. Por falar nisso, a minha está um pouco parada, porque aproveitei a folga de fim-de-ano e comecei outro projeto: Gio condor motoplanador.
Sevla
membro
Mensagens: 848
Registrado em: Sex Jun 25, 2010 10:43 pm

Mensagem por Sevla »

Alexandre, existe um corte de asa que não usa winglets, ela tem um corte na ponta que substitui o winglets.

Já fiz uma dessas e voou muito bem, existe varios videos na internet, não lembro o nome agora, vou dar uma procurada e depois posto aqui, mas com certeza alguem vai lembrar antes, vou acompanhar essa construção também, boa sorte.
Sevla
membro
Mensagens: 848
Registrado em: Sex Jun 25, 2010 10:43 pm

Mensagem por Sevla »

Alexandre a zagi é essa aqui : http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=88652&postdays=&postorder=asc&start=0
Avatar do usuário
cebolinha
membro
Mensagens: 303
Registrado em: Sex Jul 08, 2011 4:40 pm
Localização: São paulo SP-Zona Sul

Mensagem por cebolinha »

Alexandre


Cara, primeiramente, gosto muito de seus projetos, acho-os muito bons, e lhe considero um ótimo aeromodelista, parabéns!

Segundo:
Zagis, são muito legais, principalmente pela praticidade. Digo isso pois hoje mesmo, montei uma, de Depron, com o perfil KFM-4, e por incrível que possa parecer voo de mais. Essa minha Zagi, decidi montá-la após diversas e fracassadas tentativas de montar um aero acrobático com o motor de 10 gramas, o fracasso foi devido ao depron aqui obtido. Na Zagi não me preocupei, puis um "tarugo" de fibra de carbono embaixo dela.

Zagis, realmente são muito versáteis, e principalmente, muito divertidas.


Vou acompanhar de perto este projeto!

P.S: Voei minha Alula onde viajei, e tinha alguns erros de projeto. Porém, ontem ao chegar de viajem, pensei no projeto, e a refiz utilizando o KFM-2, arrumei o POD, pois toda vez que ela batia quebrava o POD, fiz vários PODs lá mesmo porém não deu certo. Arrumei o tamanho do POD, e principalmente, consegui achar o CG certo para ela. Ela ta voando muito agora!!!
Depois ponho fotos dela no tópico!



Abraços
Cebolinha
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6281
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

asa + dlg = asalg
http://www.e-voo.com/google.php?cx=partner-pub-8457067728010363%3A9b2y8u-1tz3&cof=FORID%3A9&ie=ISO-8859-1&q=asalg&siteurl=www.e-voo.com%2Fforum%2Fviewtopic.php%3Ft%3D123830%26highlight%3D

Nunca consegui que minhas asalgs voassem bem em térmica, aliás eu nunca consegui em 4 tentativas que uma zagimodificada voasse bem em voo térmico, realmente é um desastre pelo peso do isopor. Na colina voa pacas e recomendo mas é outra história.
Avatar do usuário
Marcos Quito
membro
Mensagens: 2062
Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:04 am
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por Marcos Quito »

Olá Alexandre, a zagi é ótimo projeto mesmo.
Só nunca vi uma DLG - elas têm deriva pequena (leme) e nunca deu muito certo.
Mas claro, nunca vi alguém ir a fundo no tema, sempre tem um jeito.
Algo que me ocorre é fazer aquela que o pessoal do RJ voa, não me lembro o nome, algo como jet... bom é uma zagi com uma pequena fuse e leme único.
FM
membro
Mensagens: 114
Registrado em: Ter Nov 01, 2011 7:44 pm
Localização: São Paulo,SP

Mensagem por FM »

tenho conseguido pegar muita térmica o perfil zagi10... mesmo sendo motorozida....
esta com 1m e apenas 450g

chega a ser surreal a asa sendo jogada pra cima... só vejo o bico levantando ... só jogar no meio dos urubus que é diversão garantida...

talvez com o perfil MH45 ou até outro mais fino fique até melhor...
Avatar do usuário
Marcos Quito
membro
Mensagens: 2062
Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:04 am
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por Marcos Quito »

By -the-way, o meu projeto está pronto, preciso só voar para ver a m... que ficou ...

Isopor p0, molenga...
FM
membro
Mensagens: 114
Registrado em: Ter Nov 01, 2011 7:44 pm
Localização: São Paulo,SP

Mensagem por FM »

passa 2 varetas de fibra de carbono que vira uma pedra...
Responder