Zagi THL (Thermal Hand Launch) Vídeo, Projeto, Medidas Pág1.

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
Marcos Quito
membro
Mensagens: 2062
Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:04 am
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por Marcos Quito »

PARABÉNS !!
Cara esse planeco tá voando muito !
Eu acho que não encontrei as specs dele - env, corda, peso, e o perfil.

Excelente planeio !
Lembro que vc já levou a alula neste mesmo estacionamento e não dá para comparar a performance.
Uma asa tipo zagi é f.... muito boa de planeio.
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
Avatar do usuário
Jorge Eloi de Almeida
membro
Mensagens: 591
Registrado em: Sáb Fev 25, 2006 5:50 pm
Localização: São João del Rei,MG uai

Mensagem por Jorge Eloi de Almeida »

Maravilha de asa planadora,as especificações serão publicadas? Parabens!
A mente cria,o corpo constrói e a fé remenda!!
72710 - zagi 1,20m caseira - tucano"Shorts",padrão da RAF - Funder n'lightining - P-51d Mustang.
Avatar do usuário
alexandre lopes
membro
Mensagens: 1647
Registrado em: Seg Abr 05, 2010 5:35 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP
Contato:

Mensagem por alexandre lopes »

[quote:a16033c617="Marcos Quito"]PARABÉNS !!
Cara esse planeco tá voando muito !
Eu acho que não encontrei as specs dele - env, corda, peso, e o perfil.

Excelente planeio !
Lembro que vc já levou a alula neste mesmo estacionamento e não dá para comparar a performance.
Uma asa tipo zagi é f.... muito boa de planeio.[/quote:a16033c617]

Obrigado Quito, um elogio seu dá um gás a mais, para continuar as construções de modelos simples para Dlg/Hlg.

Esse planador é o que se pode chamar de asa mágica, está rendendo muito em voo.

Foi neste estacionamento mesmo, que fiz alguns testes com as alulas. Essa asa de longe, rende muito mais, cansa menos no lançamento, e é super fácil de manobrar.

Hoje com o vento sul na casa dos 5 km/h, nesta inclinação de 3 metros do estacionamento, consegui um efeito rampa e entrei em várias bolhas termais. :D

Gravei vários vídeos subindo nas bolhas termais no lançamento hlg, era uma bolha atrás da outra. Foi uma experiencia incrível os testes de hoje, que pena que éram apenas bolhas, térmica forte não apareceu nenhuma. :shock:

Tirei alguns print screen do google earth e site de tempo, para colocar os dados sobre inclinação de terreno, velocidade do vento e diferença entre mínima e máxima na temperatura.

A ideia é levantar o máximo de dados possíveis, para que outras pessoas possam usar essas referencias, para adaptar locais de voos com essas características em suas cidades.

Todos voando com a mesma carga alar, e condições mencionadas acima, é certeza de se beneficiarem deste efeito rampa para conseguir fazer bons voos lançados no estilo hlg.

Vou detalhar o projeto sim, amanhã passo as medidas. Pretendo comercializar alguns kits, mas também quero deixar o projeto aberto, para que qualquer um possa construir sua asa.

:!: A única informação que não pretendo passar é a do perfil usado. Explico o porque?! :wink:

Gostaria muito de criar aqui no e-voo um "Hand Launch Glider Contest", com vários construtores usando perfis diferentes poderíamos comparar resultados.

Com os dados de enflechamento, corda e elevons que irei informar, fica fácil conseguir o balanceamento de cg com dois servos de 5g, bateria 9g e receptor 4g. Isso usando depron 4mm nacional, para construção de elevons e winglets.

De noite subo o vídeo no youtube, tenho certeza que irá gostar do que vai ver. :D

Abraço.
Na teoria, não existe diferença entre teoria e prática; mas na prática, existe.
Avatar do usuário
alexandre lopes
membro
Mensagens: 1647
Registrado em: Seg Abr 05, 2010 5:35 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP
Contato:

Mensagem por alexandre lopes »

[quote:b62e832f27="Jorge Eloi de Almeida"]Maravilha de asa planadora,as especificações serão publicadas? Parabens![/quote:b62e832f27]

Valeu Jorge!

Amanhã anoto as medidas da asa e posto no tópico. Está saindo um vídeo novo dos testes de hoje, se achou esses dois primeiros testes bons ...

Aguarde o terceiro teste, com trim e cg melhor ajustados! :wink:

Abraço.
Na teoria, não existe diferença entre teoria e prática; mas na prática, existe.
Avatar do usuário
thi_cesar
membro
Mensagens: 643
Registrado em: Seg Mar 06, 2006 10:39 am
Localização: Mauá - SP

Mensagem por thi_cesar »

Voa muito em Alexandre!!!

Quando vai começar a vender uns cortes destas asinha hein??

Abraço.
Thiago
Avatar do usuário
alexandre lopes
membro
Mensagens: 1647
Registrado em: Seg Abr 05, 2010 5:35 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP
Contato:

Mensagem por alexandre lopes »

[quote:10bb7eb354="thi_cesar"]Voa muito em Alexandre!!!

Quando vai começar a vender uns cortes destas asinha hein??

Abraço.
Thiago[/quote:10bb7eb354]

Thiago,

Estou testando bastante a asa antes de comercializar, meu compromisso não é só oferecer um produto, mas sim, uma experiência única de pilotar um planador termal de alta performance.

Dentro de 7 dias devo estar anunciando nos classificados do fórum, se quiser, pode reservar por mp.

Abraço.
Na teoria, não existe diferença entre teoria e prática; mas na prática, existe.
Avatar do usuário
alexandre lopes
membro
Mensagens: 1647
Registrado em: Seg Abr 05, 2010 5:35 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP
Contato:

Mensagem por alexandre lopes »

Há quase 1 ano atrás, havia comentado no tópico das alulas a possibilidade de pegar térmicas de baixa altitude em estacionamentos.

Se o planador for realmente eficiente, o asfalto aquecido quando recebe o vento dissipa essas bolhas termais.

Existe um estudo sobre ilha de calor neste link >> http://www.dicionario.pro.br/dicionario/index.php/Ilha_de_calor

No teste de hoje, foi possível comprovar que voar com carga alar de 5.6g/dm2 em estacionamentos, é garantia de brincar com essas bolhas.

A inclinação do terreno é de 3 metros segundo o google earth, com o vento de frente (sul) cria o efeito de rampa para conseguir uma altitude melhor no lançamento de mão.

[b:07b336896c]ZAGI HLG 5.6g/dm2 "Magic Wing" - Launching in a thermal bubble.[/b:07b336896c]

[yt]zITuMoImDeM[/yt]

[img:07b336896c]http://img254.imageshack.us/img254/8195/magicwingcentroregional.jpg[/img:07b336896c]
Avatar do usuário
rafakrav
membro
Mensagens: 7810
Registrado em: Dom Jun 06, 2010 6:50 pm
Localização: Joinville, Santa Catarina,18

Mensagem por rafakrav »

Ficou 10! Mas ainda dava para segurar mais uns segundos no primeiro arremeço! Rsrs :D
Avatar do usuário
KKArioKA
membro
Mensagens: 814
Registrado em: Qui Dez 08, 2011 1:15 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Mensagem por KKArioKA »

reserva 1 pra mim alexandre .... espero que o preço seja na faixa heheh

minha alula quebrou a asa no 20º lançamento ....
Avatar do usuário
osvaldoljunior
membro
Mensagens: 1906
Registrado em: Sex Ago 17, 2007 12:44 pm
Localização: São paulo, SP - 25 anos

Mensagem por osvaldoljunior »

Motivado por este tópico tentei uma experiencia de asa hlg no mesmo estilo, so que fiz de deprom, no estilo em que você dobra o deprom pra obter o perfil, o resultado foi uma zagi de 1,2m pesando cerca de 250 gramas (precisei de muito lastro) com poucos comandos (fiz os ailerons pequenos demais) e quase sem flutuação (o perfil ficou fino).
Como o perfil de deprom não tem o formato final igual o das zagis, isso ficou por conta dos ailerons cabrados, oque prejudicou ainda mais a asa com arrasto.
Já comecei fazendo sabendo que tinha tudo pra dar errado, mas mesmo assim sempre quis testar esse tipo de construção, acho que se eu aumentar os ailerons e motorizar talvez de pra salvar a asa, ou talvez testar ela no lift de pirapora (acho que vou tentar dar esta chance antes de colocar motor), mas faltou realmente um perfil mais grosso, ela corta muito o vento e vai embora...
Bem tai minha experiencia frustada, afinal também aprendemos dos erros!
Responder