Zagi THL (Thermal Hand Launch) Vídeo, Projeto, Medidas Pág1.

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
alexandre lopes
membro
Mensagens: 1647
Registrado em: Seg Abr 05, 2010 5:35 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP
Contato:

Mensagem por alexandre lopes »

[quote:e079684e9c="Luis Filipe"]Grande Alexandre, excelente projeto me inspirou... hehehe
Estive olhando na HK, tinha pensado em pegar um daqueles sistemas All-in-one mais os servos não possuem muita força, mais seriam uma boa se funcionassem...[/quote:e079684e9c]

Luis,

Monta com servos de 5g que fica muito bom, só utilizar um receptor 5g e bateria 15g.

Uma asa hlg de 1M, com 100g fica excelente.

[quote:e079684e9c="Luiz Pacheco"]Pessoal, estou com 3 chapas de depron de 5mm aqui aguardando algum modelinho, será que rola fazer com esse depron e envergadura de 1,00m ou 1,20, perfil kfm2 e servos 9g(os que tenho disponível no momento)?
PS: Cebolinha, como ficou a sua, voou legal?[/quote:e079684e9c]

Pacheco,

Para servos de 9g, iria em uma versão de 120cm. Fica muito bom!

Se a proposta é fazer em depron, esses dias encontrei um projeto muito legal, que pode lhe interessar.

[img:e079684e9c]http://img62.imageshack.us/img62/7717/alulaplan2.jpg[/img:e079684e9c]

[yt]Fi3gTVsxks0[/yt]
Na teoria, não existe diferença entre teoria e prática; mas na prática, existe.
Avatar do usuário
Luiz Pacheco
membro
Mensagens: 512
Registrado em: Dom Jan 27, 2008 6:51 pm
Localização: Itu/SP

Mensagem por Luiz Pacheco »

Oi Alexandre, engraçado que não recebí notificação da sua resposta no email e entrei aqui só pra checar. Então, há algum tempo atras fiz uma alula em depron mas tive muitos problemas para acertar o cg dela, acho que por ser pequena sei lá, e acabei abandonando o projeto. Minha intenção era realmente montar algo com 1,00 ou 1,20 de envergadura, pra tentar brincar um pouco em alguns morrinhos que tem aqui na minha cidade, mas teria que ser bem termal mesmo. Acho que vou acabar mandando cortar as asas ou eu mesmo tentarei cortar e deixarei o depron para outros projetos, é que com ele fica mais fácil, mas acredito que bem menos aerodinâmico.
Abçs e parabéns pelo projeto, beeemm legal.
Avatar do usuário
Luiz Pacheco
membro
Mensagens: 512
Registrado em: Dom Jan 27, 2008 6:51 pm
Localização: Itu/SP

Mensagem por Luiz Pacheco »

Alexandre, baixei o profili aqui agora pra tentar fazer o perfil e não estou conseguindo achar onde informar a espessura, que é de 9,85% correto? Só achei em milímetros. Saberia me ajudar? Gerei um perfil aqui agora, com corda de 25 cm mas acho que ficou muito grosso, está com 2,5cm na parte mais espessa, não está certo isso não né?
Avatar do usuário
alexandre lopes
membro
Mensagens: 1647
Registrado em: Seg Abr 05, 2010 5:35 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP
Contato:

Mensagem por alexandre lopes »

^ Luiz,

Uma versão kfm2, deve voar bem em qualquer morro que dê lift. Para lançar no plano tem que ficar bem levinha para flutuar.

Se a ideia é uma asa termal, é melhor cortar uma asa com perfil mh45~46...

Sobre a espessura do perfil, a parte mais espessa fica com 20mm. Baixei o .dat e mandei direto para a cnc, na época não cheguei a usar o profili.

Se for construir com 1 metro de envergadura, não deixe passar das 130g... Se for 120cm, até 260g fica muito termal.

O segredo dessa asa é um bom ajuste dos elevons e cg, depois de algumas horas trimando a asa começa a render de verdade.
Avatar do usuário
Luiz Pacheco
membro
Mensagens: 512
Registrado em: Dom Jan 27, 2008 6:51 pm
Localização: Itu/SP

Mensagem por Luiz Pacheco »

Valeu pelas dicas Alexandre, hoje mandei arrumar minha fonte do cortadorr que tinha quebrado, amanha compro o P3 e segunda os servos de 5g, pois só tenho de 9g, aí vamos ver no que dá.
Abçs
Avatar do usuário
sgt.meirelles
membro
Mensagens: 534
Registrado em: Seg Jan 22, 2007 4:46 pm
Localização: Boa Vista - RR

Mensagem por sgt.meirelles »

[quote:229e55341b="alexandre lopes"]^ Meireless,

Nesta segunda asa, usou furos em baixo ou pino central para lançamento?

Este receptor que está usando (20g) vai ficar legal em uma versão 120cm, nas asas de 1 metro, o receptor 3ch hk é uma boa pedida.

Chegou a pescar alguma bolha térmica na trimagem?[/quote:229e55341b]

Pessoas, fiz um vídeo hoje... até que enfim! :)
Demorou, né!? rsrsr

Essa asinha do vídeo é aquela feita com P0, SEM vareta de fibra para reforço e entelada com fita de embalagem.

Alexandre, nessa também usei o esquema dos furos embaixo. Tenho que experimentar esse receptor de 3 canais e servos mais leves... estou usando os de 9g.

Ainda não pesquei nenhuma térmica, mas acho que nem o local e nem o horário era bom pra isso. Mas o vídeo está aí:

[yt]2eDgoDOEWRU[/yt]
Avatar do usuário
Luiz Pacheco
membro
Mensagens: 512
Registrado em: Dom Jan 27, 2008 6:51 pm
Localização: Itu/SP

Mensagem por Luiz Pacheco »

Pessoal, mudei meus planos: como comprei isopor P3 e minha fonte já está funcionando, vou fazer com 1,20m de envergadura e usar servos 9g mesmo, assim não preciso encomendar os de 5g, porém estou com algumas dúvidas:
- Alexandre, com 1,20 de envergadura, quais seriam as cordas ideais na raiz e na ponta da asa? E quanto ao enflexamento, quanto deverá ser? Posso manter o mesmo enflexamento usado nas asas de 1,00 metro? Andei pesquisando mas não encontrei referências específicas para asas THL.
- Meirelles, ví que é de Itu também, vou montar a minha pra tentar pegar um lift naquele descidão que tem atrás do colégio divino salvador, atrás do shopping, geralmente em dias de vento o vento vem daquela direção, e acho que alí dá pra voar um bom tempo quando tiver um ventinho, o que acha de nos encontrarmos lá qualquer dia quando terminar a minha? Parabéns pela asa, tá bem estável e voando até que bastante para um dia totalmente sem vento.
Abçs
Pacheco
Avatar do usuário
sgt.meirelles
membro
Mensagens: 534
Registrado em: Seg Jan 22, 2007 4:46 pm
Localização: Boa Vista - RR

Mensagem por sgt.meirelles »

Tá marcado Luiz! Quando terminar a sua, manda uma mp.

Vou tentar uns vôos nesse descidão. Obrigado pelo elogio e pela dica.

Boa sorte aí na construção. Se eu puder ajudar, pode chamar. ;)
Avatar do usuário
sgt.meirelles
membro
Mensagens: 534
Registrado em: Seg Jan 22, 2007 4:46 pm
Localização: Boa Vista - RR

Mensagem por sgt.meirelles »

Alexandre, o receptor de 3 canais que vc fala é esse?

http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__10625__Hobby_King_GT_2_2_4Ghz_Receiver_3Ch.html

Ele binda com o Turnigy 9x?

Valeu.
Avatar do usuário
Luiz Pacheco
membro
Mensagens: 512
Registrado em: Dom Jan 27, 2008 6:51 pm
Localização: Itu/SP

Mensagem por Luiz Pacheco »

Meirelles, com o 9X V2 binda sim, segue o link do vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=cBNrJnG9WG8

Vou usar um HK de 6 canais na minha asa, me tira uma dúvida, a sua tem 1,20 também né? Quais cordas e enflexamento vc usou? Gostei muito do resultado da sua também, incrível como ela não afunda nas curvas, vc. usou o perfil MH45 também?
Responder