DG1000 da Fly-Fly

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
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Lambreta
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Mensagem por Lambreta »

ops... Lugar! Lugar é 10 rss

de fato esse flap original não faz milagre.

Você pude subir mais os ailerons, mas cuidado: vai matar o roll caso precise no pouso.
gilenordd
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Mensagem por gilenordd »

Apenas atualizando...
O meu DG1000 sofreu um acidente... hehehe... mas se mostrou muuuuuito forte!
Estava no mesmo local do vídeo, vinha a favor do vento, curvando pra aproar o vento e entrar no lift novamente, o planador estolou de ponta de asa feio mesmo, não tive altura pra recuperar, caiu de bico. A sorte é que a areia era bem fofa, absorvendo o impacto. Quebrou apenas o canopi, empenou a baioneta e machucou o bordo de fuga da asa direita, onde sai o pino de fixação.
Como todo acidente deve gerar um aprendizado: Acho que devo usar um pouco de aileron diferencial... mas o estranho é que ele estolou pra dentro da curva.
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KKArioKA
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Mensagem por KKArioKA »

posso estar falando o obvio mas sempre bom relembrar ...

use mais leme e aileron PRA FORA da curva de forma a achatá-la ..... esse stall e classico em planador fazendo curva so de aileron com vento de cauda.
gilenordd
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Mensagem por gilenordd »

É o meu primeiro planador escala/crítico, já tive outros mais mansos (tipo spirit)... então o óbvio não é tão óbvio pra mim... hehehe... não sabia dessa de fazer mais curva com leme. Então leme pra curva e aileron pro outro lado pra não dar muito bank?
Se tiver mais dicas óbvias, pode mandar!

Valew!
kaffofo
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Mensagem por kaffofo »

Pessoal comprei um na asas eletricas gostaria de saber se ele vem completo ou vou precisar comprar motor alguem poderia me passar uma lista de peças que devo comprar ja que o as que vem no kit não são as melhores
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Carlos Gonçalves
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Mensagem por Carlos Gonçalves »

[quote:952a7879f8="kaffofo"]Pessoal comprei um na asas eletricas gostaria de saber se ele vem completo ou vou precisar comprar motor alguem poderia me passar uma lista de peças que devo comprar ja que o as que vem no kit não são as melhores[/quote:952a7879f8]

Você comprou o planador e nem sabe se ele vem com equipamento??? Caramba! rsrsrs

Se você comprou a versão "Electric" (com motor), já vi um voando com o seguinte equipamento:

- Motor Turnigy 3542 1250kv
- Bateria Lipo Nanotech 3s 260mAh
- ESC 60A
- 5 Servos Turnigy MG90S
- 1 Servo Futaba 3003 (leme)

É interessante trocar os horns por aqueles usados em aeros glow, e as dobradiças do leme também.

A forma de fixação da asa e do canopy podem ser melhoradas, mas a princípio pode deixar do jeito que vem no kit. As rodas (no caso do ASK-21 que é o modelo que comprei) são ruins e quebram em poucos pousos. O ideal é trocá-las também.

Abraços!
Carlos Gonçalves
Extra 260 35% Hangar 9 - Viper 500 Pylon - Planador Nick 2m - Calmato 40 Trainer - Shock Flyer Yak 54 - Futaba 14SG
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Pedroguilherme
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Mensagem por Pedroguilherme »

[quote:eb255cde4f="Lambreta"][quote:eb255cde4f="gilenordd"]Ví no tópico do Spirit que vc citou as mixagens que vc usa:

Differential
Coordination
Reflex
Flaperon
Camber
Crow
Flight Modes

Poderia dar uma aula sobre elas, ou seria melhor abrir um tópico específico?[/quote:eb255cde4f]

Em algum lugar eu já disse, acho que foi no post do phoenix ou iniciando dos planadores, mas mando de novo:

Differential = aileron da asa externa da curva sobe menos, pois o raio é maior. Isso evita que a asa externa gere mais arrasto que a interna, evitando que ele derrape. Sugiro 30%

Coordination = ai acionar ailerons, leme vira. Evita a guinada reversa. Escala não sei, mas pus 35% no meu DG e ficou tinindo de bão. Cada avião tem o seu.

Reflex = ao cabrar, ailerons/flaps baixam (pouco, coisa de 3mm no batente do stick). Não se aplica para picar.

Flaperon = flaps se comportam como ailerons. Coloque os flaps com 50% do comando do ailerons, motivo: quando mais próximo da rais da asa, menos comando tem que ter senão freia ao invés de rolar.

Camber = "variação" do perfil da asa, alterando o flaperon (vide flighmodes)

Crow = ou butterfly, flaps baixam, ailerons sobem, profundor pica para compensar.
Em escalas é aplicado não como freio (pense em freio como PARAR) mas como speedbreaks (assim como spoilers), ou seja, impedem o ganho de velocidade ao perder altitude.
Na prática, o flap é que freia! Os ailerons sobem para estabilizar a asa, mas sobe pouco (~3 graus ou nada). Se subir demais, o planador cai pois vc mata a asa. Se subir muito, vc perde controle de rolagem e isso num pouso é tenso. Geralmente sobe-se pouco ou nada, o pouco aumena a velocidade do perfil e faz com que os ailerons atuem melhor (necessidade no pouso).
Em escalas, como a corda da asa é estreita, cuidado ao baixar os flaps muito, pois acaba matando a seção da asa, melhor testar aos poucos (60 graus.. e vai aumentando). Como os flaps fazem o nariz subir, é necessário picar o profundor pra manter a cauda alta, estabilizando a fuse. Quanto picar? test-drive! Comece com 5 graus nos flaps down, e teste isso alto, lá em cima, por favor! Péssima ideia testar vindo pro pouso (vai que ter quem cabrar ou picar pra corrigir...).


Flight Modes (vide camber, huhuhu. loop mode on).


Tá.. com os cambers vc faz os flightmodes. Siguinifica baixar ou subir os flaperons, uniformes ou não (vai do projeto). O camber varia poucos graus.. num DLG pra vc ter idéia é 1mm pra cima.. 2 para baixo.. coisa assim. Basicamente, os tipos:

- cruise/normal/default = asa normal, em seu perfil normal, para voo cruzeiro, quando a velocidade absoluta (aquela no vento, claro) está na faixa de cruzeiro do perfil.
- speed = camber pra cima reduz a curva do perfil, ie, menos arrasto, e maior velocidade que resulta em menor sustenção. Enquanto como que compensa a queda? Correndo! A velocidade alta compensa a perda de altitude.
- thermal = camber pra baixo, aumentando a curvatura, aumentando a sustentação. Pelo próprio nome já diz que é usado em térmicas. Ou quando a velocidade é baixa e quer aumentar o stall (também chamado de landing mode).

Ainda sim há lanching mode, específico para decolagens (digamos que é uma variação mais agressiva do thermal para escalas ou f3x, e variação do speed para DLGs).

Algumas categorias usam 2 tipos de speed... launch no vento e sem vento... thermal 1..2..3.. enfim.. cada um inventando moda, mas as vezes funcionais.

Tá.. agora desce do cavalo e cai na real ehehhee

Nos escalas pequenos (sim, DG1000 tem 18m, o da flyfly é 15%, digamos que 4m seriam escalas médios para planadores (~22 a 28%)) esse treco de flighmode não muda muito o voo, pois o efeito dele é pouco perceptível.

Sugiro colocar camber thermal e cruise somente. Thermal pouquinho.. 2 graus e vai testando pra ver se muda alto (sinceramente acho que não faz muita diferença, se fosse um Paritech ou Let, ai sim).

Differential = importante, digamos obrigatõrio num escala.

Coordination = pra pouso é ruim, pois as vezes precisa somente corrigir uma rolagem por conta do vento sem tirar a fuse do eixo da pista. Se pude no seu rádio ponha uma chave pra habilitar ou não.. dai vindo pro pouso vc tira.


Reflex = pode ter, mais perigoso pois num pré-stoll, ao acionar, vc pode acabar de jogar no chão. 2 graus somente.

Flaperon = obrigatório. (por favor, se vier falar em cabo y num rádio desse deleto o post, alias, mando deletar hehehe)

Camber = cruise, thermal

Crow = corta na posta da asa é pequena demais. deixe os ailerons retos.

Flight Modes = vide camber.


Não sei se viram no post da construção do meu 808S, mas eu troquei os flaps e coloquei fulldown, ou seja, baixam 90 graus!

Porque fiz isso: todos os vídeos que vi dele pousando, a grande maioria rebocado, com os flaps originais (que baixam 45 graus somente) ele corria a pista toda.. flutuava demais. E como voaria com ele inicialmente na encosta, que apesar de ter uma área excelente pra pouso nao é pra boeing, fiquei com medo de passar direto.. arrependi, pois ele pousa tranquilo na área que tenho, e os flaps fulldown praticamente jogam ele no chão.
Enfim.. tinha que tentar.

Aqui a turma tem um 1000 e o ASW28 comprado na asas, e tenho certeza que seus flaps também baixam os ~45 graus. Tá bom demais, talvez nem precise.

Se não me enganho tudo que foi dito vc faz com o RDS8000, excelente rádio.
Talvez a chave do coord nao tenha como.

Se puder, baixe o manual do SD10G, lá antes de explicar como faz no rádio ele explica o que é a função. É aprendizado.

Qualquer dúvida, manda aqui! Manda por MP não pois a sua dúvida pode ser solução para outros.[/quote:eb255cde4f]

Lambreta eu que to iniciando no mundo desse tipo de planador ... (ate ja cv com vc no face...) pra esse caso ae somente rxs acima de 7ch correto ?
um projeto de cada vez =]
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Lambreta
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Mensagem por Lambreta »

Bom.. se o planador tem 6 canais (2 flaps 2 ailerons 1 leme 1 prof) tudo isso se aplica perfeitamente.

Se não tem flaps, muda o freio somente. O resto se faz, mas sem participação dos flaps, claro.

Se tem motor (7ch) nos rádios mais novos também não muda nada (põe motor na chave e pronto). Nos rádios mais antigos as vezes complica... mas se é antigo nem sempre é possível fazer isso tudo.

Respondi sua pergunta?
Marco Aurélio
SD-10G/F3J Supra/DG808S 4m/Condor 3m/DLG Steigeisen... e uma zag
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HoverloW
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Mensagem por HoverloW »

Pessoal, preciso de uma ajuda.

Existe alguma foto do sistema pull pull do leme desse avião? Mas eu preciso ver lá no leme, mostrando os cabos até quando eles entram no avião.

Minha dúvida é q o leme e os horns ficam muito próximos dos buracos por onde a linkagem entra. Mas o cabo pull pull demanda um monte de coisas para funcionar, como os crimp rings, os thread couplers e o próprio Link.

Tudo isso vai um espaço que não cabe entre o horn e o furo e eu não estou conseguindo imaginar outra forma de usar o pull pull.

Obrigado.

Eduardo.
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Leandro_Foltran
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Mensagem por Leandro_Foltran »

Não....

Voando planador, Edu !

" Até tu, Brutus ! "

kkkkk

Seguinte, os planadores da Fly-Fly são relativamente mal projetados e construídos, o preço pelos menos é bom !

Montei um FOX de 3m e tive que fazer um belo up-grade. Para vc ter idéia, tive que corrigir imperfeições na asa, corrigir flaps/ailerons, montar a caixa de servos, re-entelar as asas e grupo de estabilizadores, troquei toda a lincagem e barras de comando...

O problema é que o projeto inicial utiliza dois arames de aço 2mm com comando pull-pull (???).

A saída é usar horns pequenos e não usar o adaptador rosqueado + horn - padrão Du-Bro/Sullivan.

Vc pode usar uma barra 3mm passante fixada com porcas e orelhas ( mesmas usadas em ailerons ) ou fixar dois horns de carbono pré-fabricados ( colados com epóxi ) ligados diretamente no cabo de aço. Essa é a solução mais simples !

abs
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