Zagi - Dúvida no pouso

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
Davidson de Sousa
membro
Mensagens: 117
Registrado em: Qui Set 01, 2011 10:51 am
Localização: Belo Horizonte/MG

Zagi - Dúvida no pouso

Mensagem por Davidson de Sousa »

Pessoal bom dia,

Estou construindo uma zagi e me apareceu uma dúvida:

Para as asas sem trem de pouso, quais as dicas vocês podem me passar quando for pousar no chão/grama e não danificar a hélice (ou até mesmo montante, eixo)?
Fatalmente a hélice deverá esbarrar no chão. O segredo seria "apenas" pousar com o motor desligado?

Obrigado,
O importante na decolagem é começar a se concentrar para o pouso... Educação é um princípio...
Avatar do usuário
Everton de Castro
membro
Mensagens: 1982
Registrado em: Sáb Mar 28, 2009 11:34 pm
Localização: Iguatu - CE

Mensagem por Everton de Castro »

Eu não uso propsaver nem folding e até agora uso a mesma hélice na minha zagi noturna, e olha que é só pouso em chão de terra não plana.
O que a minha tem a mais é uma pecinha de nylon embaixo, em cada ponta da zagi (que não sei o nome), mas só para não arrancar os Leds no pouso rss.
Só fazer o que o Sandman disse, pouse planando devagar.
Avatar do usuário
Davidson de Sousa
membro
Mensagens: 117
Registrado em: Qui Set 01, 2011 10:51 am
Localização: Belo Horizonte/MG

Mensagem por Davidson de Sousa »

Caros Sand e Everton,

Obrigado por responderem.
Pois é... quase ninguem "reclama" de perder hélice ou danificar algo no pouso. Me veio isso na cabeça. Mas sem dúvida descer sem motor facilita demais... até pra pegar na mão se for o caso...

Valeu e abraços!
Avatar do usuário
Arthur S. de Almeida
membro
Mensagens: 327
Registrado em: Ter Jul 05, 2011 11:37 pm
Localização: Foz do Iguaçu, PR

Mensagem por Arthur S. de Almeida »

Use salva helice, faz 1 anos que só voo zagis até hoje nunca quebrei uma helice porem ele ja desarmou umas 6 vezes.

Se o motor tiver parado ou rodando, normalmente quando voce pousa a helice bate no chao e roda, ficando em uma posiçao que não oferece perigo de quebra.

Sempre procure pousar em algum matinho mais alto, e coloque o motor em algum montante mais alto, assim:
[img:9636931517]http://www.justgofly.com/images/400DF/400DF_IBenitex_Zagi4.jpg[/img:9636931517]

Se tiver MUITA necessidade de reduzir o arrasto pode tentar um motor embutido:

http://knw.com.br/Loja/product_info.php/cPath/28/products_id/207
Avatar do usuário
Davidson de Sousa
membro
Mensagens: 117
Registrado em: Qui Set 01, 2011 10:51 am
Localização: Belo Horizonte/MG

Mensagem por Davidson de Sousa »

Boa Arthur,

Até que arrasto não deve ser o meu problema... a dúvida era somente sobre o risco da hélice soltar, quebrar, empenar eixo do motor, etc...
Imagino, como relatou, que a hélice tende a ficar na posição horizontal quando ocorre o choque com o chão... mas descendo sem motor já é uma segurança à mais...

Obrigado pela ajuda...

Abraço,
Avatar do usuário
osvaldoljunior
membro
Mensagens: 1906
Registrado em: Sex Ago 17, 2007 12:44 pm
Localização: São paulo, SP - 25 anos

Mensagem por osvaldoljunior »

Programe o freio do motor para o fraco ou medio, normalmente quando venho pra pouso ela ja vem meio que ailhada com a asa conforme mostra a foto a cima, alem disto eu gosto de usar wingles que tambem vao pra baixo da asa, alem de ajudarem a proteger a helice levantando um pouco a assa atras, parece que as curvas ficam mais certinhas!!
Avatar do usuário
Davidson de Sousa
membro
Mensagens: 117
Registrado em: Qui Set 01, 2011 10:51 am
Localização: Belo Horizonte/MG

Mensagem por Davidson de Sousa »

Osvaldo,

Legal essa idéia de "descer" um pouco os winglets, usando-os como "apoio" na hora do pouso.
Mas será que não interfere na estabilidade da asa em vôo?
Avatar do usuário
Marcos Quito
membro
Mensagens: 2062
Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:04 am
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por Marcos Quito »

Nao existe problema, voe tranquilo, pouse tranquilo, nada acontece.
Avatar do usuário
Davidson de Sousa
membro
Mensagens: 117
Registrado em: Qui Set 01, 2011 10:51 am
Localização: Belo Horizonte/MG

Mensagem por Davidson de Sousa »

Obrigado pessoal,

Estou terminando e logo estará no ar...

Abraços!!!
Avatar do usuário
osvaldoljunior
membro
Mensagens: 1906
Registrado em: Sex Ago 17, 2007 12:44 pm
Localização: São paulo, SP - 25 anos

Mensagem por osvaldoljunior »

Então eu acho ate que ela fica até mais certinha nas curvas com eles pra baixo... os não sei lhe dizer qual dos jeitos fica melhor o winglet, só sei que gostei assim..
Responder