Zagi - Dúvida no pouso

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
favoretto
membro
Mensagens: 57
Registrado em: Qua Mai 06, 2009 11:26 pm
Localização: Goiânia, GO

Mensagem por favoretto »

Basta ter o cuidado de montar o conjunto do motor acima do nível em que a asa toca o chão. No mais, no pouso, a própria hélice tende a girar e voltar a posição original, não causando qualquer dano a nada. Zagi é só alegria.

Dê uma olhada em fotos da internet e verá como usualmente são montadas. Mas realmente não tem segredo...
Avatar do usuário
Davidson de Sousa
membro
Mensagens: 117
Registrado em: Qui Set 01, 2011 10:51 am
Localização: Belo Horizonte/MG

Mensagem por Davidson de Sousa »

Pois é Favoretto... o montante do motor está fixado sobre a asa (e não na espessura como alguns montantes). Fixei-o na junção, acho que assim não terei problema com o pouso.

Quanto aos winglets Osvaldo, estão montados passando 10mm para baixo da linha horizontal da asa. Facilitarão no pouso também...

Aproveitando... sobre a fixação do montante, vocês costumam usar algo além de cola? O meu eu fixei com cola quente... Tirei um pouco de isopor, fazendo uma "vala", passei cola e encaixei. Aparentemente está bem firme, mas estou inseguro quanto à isso. Li aqui que o pessoal às vezes passa abraçadeira, velcro...

Obrigado mais uma vez à todos!
Avatar do usuário
Arthur S. de Almeida
membro
Mensagens: 327
Registrado em: Ter Jul 05, 2011 11:37 pm
Localização: Foz do Iguaçu, PR

Mensagem por Arthur S. de Almeida »

O meu no começo colei com cola quente e enfiei um arame em formato de U com as 2 pontas atravesando o winglet e fixando-se na asa, porem na versão 2, eu só colei com cola quente, ficou bem seguro, sem problemas algum.
Avatar do usuário
Farleytufao
membro
Mensagens: 1943
Registrado em: Qua Jul 07, 2010 12:47 pm
Localização: Betim MG

Mensagem por Farleytufao »

[quote:9c33ea1cc3="Davidson de Sousa"]Pois é Favoretto... o montante do motor está fixado sobre a asa (e não na espessura como alguns montantes). Fixei-o na junção, acho que assim não terei problema com o pouso.

Quanto aos winglets Osvaldo, estão montados passando 10mm para baixo da linha horizontal da asa. Facilitarão no pouso também...

Aproveitando... sobre a fixação do montante, vocês costumam usar algo além de cola? O meu eu fixei com cola quente... Tirei um pouco de isopor, fazendo uma "vala", passei cola e encaixei. Aparentemente está bem firme, mas estou inseguro quanto à isso. Li aqui que o pessoal às vezes passa abraçadeira, velcro...

Obrigado mais uma vez à todos![/quote:9c33ea1cc3]

Esta parte do montando normalmente é muito frágil, em um poco mais abrupto costuma a arrancar o isopor da região. no meu caso, ultilizo 2 opções. Ou coloco um montante que pegue uma área maior mais em direção ao nariz da asa (igual aos montantes da By Hobby em BH, ou então faço um reforço em baixo com madeira balsa em uma área maior e atravesso no mínimo 2 parafusos ou algo para fixar o montante na madeira, em uma espécia de sanduiche!
Vejo muitos cães que latem e não mordem...
Vejo muitos que mordem e não latem...
Basicamente isso...
Avatar do usuário
Davidson de Sousa
membro
Mensagens: 117
Registrado em: Qui Set 01, 2011 10:51 am
Localização: Belo Horizonte/MG

Mensagem por Davidson de Sousa »

Essa idéia do "sanduba" é boa...

Ainda não voei com a minha, faltam alguns ajustes... fixei só com cola quente mesmo... aparentemente está bem travado... Até colocar no ar, vou repensar melhoro o travamento...
Avatar do usuário
rockbila
membro
Mensagens: 25
Registrado em: Ter Mai 05, 2009 10:35 pm

Mensagem por rockbila »

Eu uso com um prop saver e sempre procuro pousar na grama, ou alguma moita de mato. Colocar trem de pouso é um pouco complicado e acaba pesando a asa. Agora se for usar uma asa com motor de helicoptero, asas rapidas, melhor usar um spiner de parafuso, pois a rotação é muito alta e o prop saver não aguenta segurar e não tem tanto problema, pois a helice é pequena.
Avatar do usuário
LCid
membro
Mensagens: 1705
Registrado em: Sex Jun 04, 2010 11:47 pm
Localização: Santos
Contato:

Mensagem por LCid »

[yt]JFiXP2ZWZJE[/yt]
Avatar do usuário
sergio.ricardo
membro
Mensagens: 17
Registrado em: Qua Mai 22, 2013 1:04 pm
Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais

Mensagem por sergio.ricardo »

Meu caro, eu uso e recomendo colocar pedaços de EVA na parte de baixo nas pontas e no bico da asa para evitar que quando ela pousar arraste no chão,, pois isso lhe permitirá por exemplo pousar em pista de asfalto, campinhos de terra ou qualquer superficie com pouca vegetação sem arrastar a parte de baixo da asa.
Quanto ao montante do motor, se for aquele imbutido para diminuir o arrasto, cole com cola epoxi (quase infalível) e passe fita filamentosa.
Não tem erro.

Bons voos.
cuidado com suas mãos ao mexem com aeromodelos, senão as mãos de outro terão que cuidar de você...
Avatar do usuário
dbar1970
membro
Mensagens: 124
Registrado em: Seg Set 21, 2009 8:40 am
Localização: Jandaia do Sul/PR

Mensagem por dbar1970 »

Raramente danifiquei helices pousando com zagis na grama ou no chão mesmo.
Mas com o tempo fui pegando o jeito de trazer a asa para pouso e pegar na mão mesmo. Vai praticando isso que ajuda a preservar equipamento e fica bem estiloso perante os outros, kkkkk

Segue uma pegada da Alula motorizada:
http://www.youtube.com/watch?v=QjCRBvevqro&list=UUs3Gvn_1oppARdcn08CIlng&feature=c4-overview
Mais vale um péssimo dia de voos que um bom dia de trabalho...
ferrabra
membro
Mensagens: 509
Registrado em: Sáb Fev 25, 2012 12:32 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por ferrabra »

Programando o Esc para freiar quando se corta a potência a hélice normalmente pára paralela a asa porque ela recebe pouco ar bloqueado pela própria asa.
Responder