Termica II - Casa Aerobras

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
Mario
membro
Mensagens: 451
Registrado em: Seg Nov 24, 2003 10:17 pm
Localização: PREENCHER A SUA LOCALIZAÇÃO

Termica II - Casa Aerobras

Mensagem por Mario »

Vou comprar um Termica II da Casa Aerobras e irei transforma-lo em eletrico RC, irei postar as fotos da contrução aqui, o equipamento sera o seguinte:

Motor: EPS 400 DS - 95g
Bateira:Polyquest 2s 1500 mAh - 64g
2 x servos pc9 - 9g
receptor tower pro - 8g
esc - Pixie 20 - ?g (alguem sabe o peso???)
total dos equips. :185 g

A helice sera uma 10x4,7, no começo dos testes, se naum ficar legal, compro um 9x7 e uma 10x8 e teste, como o quito recomendou.
Qual o peso ideal que eu devo chegar?
O kit ja vem com o papel para a entelagem?
Quanto dope eu devo comprar?diluido ou puro?
Qual a corda do termica?

Abs,
Mario
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

O Pixie20 deve pesar uns 5g.

Não sei o que mais de equipamento você tem ou o que pretende fazer nos próximos modelos, mas já que está investindo em bateria e speed, recomendo levar mais uma variável em consideração.

Com bateria 2S este motor é econômico e eficiente, e consegue puxar modelos até 0,5Kg com tranquilidade. É ótimo para longos vôos motorizados.

Mas com bateria 3S, apesar de ficar menos eficiente em aproveitamento de energia, produz um empuxo animal, suficiente para subir o Térmica quase na vertical, e depois pegar térmicas...

Se não me engano o André Yamin fez a conversão deste modelo para elétrico. Me parece que o perfil não é dos melhores, recomendo estudar um pouco o perfil antes de iniciar a montagem. De repente você modifica um pouco as nervuras e melhora a performance dele.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
Mario
membro
Mensagens: 451
Registrado em: Seg Nov 24, 2003 10:17 pm
Localização: PREENCHER A SUA LOCALIZAÇÃO

Mensagem por Mario »

A li-po de 3s sera uma aquisição futura, porque eu ja nun tenho grana nenhuma, vo gastar a que eu tenho agora pra compra o termica e pow.... vou fica zerado..XDXDO perfil axo melhor eu manter, porque eu naum tneho nenhuma esperiencia em balsa, ai eh melhor seguir o kit todo certinha pa nun te erro...

Abraços,
Mario
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Mario escreveu:A li-po de 3s sera uma aquisição futura, porque eu ja nun tenho grana nenhuma, vo gastar a que eu tenho agora pra compra o termica e pow.... vou fica zerado..XDXDO perfil axo melhor eu manter, porque eu naum tneho nenhuma esperiencia em balsa, ai eh melhor seguir o kit todo certinha pa nun te erro...

Abraços,
Mario


Beleza, com 2S deve voar legal também.

Só por curiosidade, escaneia as nervuras e posta antes de montar.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
Marcelo
membro
Mensagens: 1791
Registrado em: Ter Nov 25, 2003 1:10 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por Marcelo »

Alex , o pefil e um clark Y bem gordinho , seria legal ´´undercambiar as nervuras´´ :lol: :lol:
Mas serio , ele como planador e otimo , acho q vc iria se divertir mais como planador , apesar q pode dar certo...
O motor do slow stick e o 400 D ne ?....
Tive uma ideia........ :idea: :idea:
Avatar do usuário
Alexandre Cruz
membro
Mensagens: 1075
Registrado em: Sáb Jan 03, 2004 9:55 pm
Localização: S. Carlos 13564-002

Mensagem por Alexandre Cruz »

Ganhei um como prêmio em uma competição só que planador puro.
Voa com micro RX (300m de alcance) dois micro servos de 9g, e uma bat de 800mAh (o modelo original precisa de muito peso no nariz). Deve ter ficado umas 40g mais pesado que o võo livre e portanto é um flutuador nato. A performance (razão de planeio) não é das melhores mas como é lento e muuuito leve pega térmicas com facilidade.

Recomendo a vc reforçar o dentro da asa , pricipalmente pq vai ficar bem mais pesado que o meu e vai exigir mais da estrutura. O meu está entelado com monokote, acho que papel que vem no kit (mino) nesse caso, fica muito ruim e mais pesado.

Espero ter ajudado
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Marcelo escreveu:Alex , o pefil e um clark Y bem gordinho , seria legal ´´undercambiar as nervuras´´ :lol: :lol:
Mas serio , ele como planador e otimo , acho q vc iria se divertir mais como planador , apesar q pode dar certo...
O motor do slow stick e o 400 D ne ?....
Tive uma ideia........ :idea: :idea:


Aumentar o camber não é uma boa idéia não, isto aumenta a sustentação mas deixa ainda mais lento, e ele tem que ter velocidade no mínimo para conseguir subir até uma térmica e voar contra o vento. Se fosse para modificar o ideal seria afinar um pouco o perfil todo, deixar o bordo de fuga mais fino e diminuir o camber.

Mas com Clark-Y deve voar legal sim, não vai ter muita penetração mas vai funcionar.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
Mario
membro
Mensagens: 451
Registrado em: Seg Nov 24, 2003 10:17 pm
Localização: PREENCHER A SUA LOCALIZAÇÃO

Mensagem por Mario »

Acho q vou faze-lo motorizado, so q quero entelar com papel japones, quantas folhas eu deveria comprar para usar nesse modelo??4?
Quanto dope eu deveria comprar?diluido ou normal?
Editado pela última vez por Mario em Qua Jan 19, 2005 4:53 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Omar Grassetti
membro
Mensagens: 1994
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
Localização: sp

Mensagem por Omar Grassetti »

Mário, se for usar motor recomendo uma hélice folder que vai te dar mais planeio e não corre o risco de quebrar no pouso.
Ronaldo
membro
Mensagens: 103
Registrado em: Sex Nov 19, 2004 3:05 pm
Localização: Oasasco - SP

Mensagem por Ronaldo »

Pessoal,

Tenho um termicaII montado e estou iniciando a tranformação para elétrico, tenho um motor 350D (redução 6.6:1) tenho a helice 1047 que dá um empuxo de 314g de acordo com a gws para uma lipo 2S, será que vai dar certo?
A asa está entelada com monokote, que é um pouco mais pesado, o estabilizador sofreu um acidente e tenho que reconstrui-lo qual a medida que uso? o leme qual deve ser o tamanho?

Obrigado
Ronaldo
Responder