O Desafio F3F Brasil

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
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Campolina
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O Desafio F3F Brasil

Mensagem por Campolina »

Em 2012 realizamos dentro das atividades da Associação PlanaBH, uma prova e Pylon Racer de planadores de colina com grande sucesso. Em 2013 resolvemos sofisticar um pouco mais criando um formato de campeonato, com a realização de quatro provas que somam pontos para uma premiação total no final do ano.

As provas anteriores foram direcionadas com regulamentos próprios visando proporcionar a participação do maior número de pessoas sem a necessidade de planadores específicos à modalidade de Slope Racer, mas separando em categorias tornando a disputa mais justa.

No entanto logo percebemos que seria mais fácil utilizarmos regras e sistema de pontuação já definidas e testadas da modalidade FAI Slope Racer Glider chamada F3F. Assim porque não assumirmos logo o objetivo de desenvolver a categoria no Brasil?

Aceitamos assumir o desafio transformando e adequando a nossa Copa Pylon para o regulamento FAI, mas mantendo as categorias diferenciadas com pequenas adequações que permitiriam uma maior participação sem a necessidade de grandes investimentos em planadores de performance para quem quiser experimentar e competir no formato.

Criamos uma logo que representasse a categoria de forma abrangente, estimulando outros grupos de voo, clubes de aeromodelismo e Estados a se juntarem ao PlanaBH no desenvolvimento da categoria.

Apresentando e oferecendo a belíssima logo criada pelo amigo Leonardo Horta, gostaríamos de convidar os planadoristas de todo o Brasil a adotarem também o projeto "F3F Brasil" tornando-o um projeto verdadeiramente nacional, através da organizando provas regionais no formato FAI, ou seja, padronizadas em todos os eventos.
Com as provas regionais iremos adquirir experiência para desenvolvermos em um futuro próximo uma liga nacional regulamentada, e quem sabe evoluirmos para um Nacional Oficial reconhecido pela FAI.

As regras internacionais da FAI F3F já estão traduzidas para o português, disponível em anexo para facilitar o entendimento.

Em resumo a realização da prova é muito simples. Duas bases na borda do morro distantes 80-100 metros formam o circuito em que serão realizadas 10 pernas perfazendo uma distância total de 800–1000 metros. São corridas individuais cronometradas. Como equipamentos são necessárias apenas duas marcas de base como cones ou bandeiras, dois apitos e um cronômetro de mão. Equipamentos auxiliares para o melhor andamento dada prova seriam três comunicadores tipo "Talk About".

Colocamos-nos à disposição para compartilhar a pouca experiência que já adquirimos e nos esforçaremos inclusive para participar das provas organizadas em outros estados.

Os sócios Cristiano Athayde e Vladmir Campolina estão em fase final de desenvolvimento de um cronômetro especifico para a prova como os utilizados nas provas FAI internacionais, baseado no sistema Arduíno. Uma vez terminado e testado, o projeto será disponibilizado gratuitamente para os interessados em construir o seu, tornando o custo bem acessível. O cronômetro especifico é de simples operação e facilita muito o andamento da prova, pois controla os tempos iniciais de abertura da volta, a contagem das pernas e consequentemente o tempo final da volta.

O registro dos tempos, com a conversão automática dos pontos, pode ser realizada no site http://www.f3xvault.com/, totalmente online com qualquer dispositivo móvel (celulares, tablets, notebooks, etc.) com acesso a internet e com visualização da classificação imediata em tempo real.


Sobre as categorias:

A regra FAI não especifica características construtivas ou mínimas dos modelos a participar da modalidade, apenas características máximas, como peso máximo, área alar máxima e características do pod por questões de segurança. Desta forma uma pessoa com um Easy Glider, por exemplo, estaria apta a participar de uma prova, sem, no entanto ser competitiva em relação a moldados de performance específicos, que são relativamente caros e pouco acessíveis.

Para tornar a categoria mais atrativa, a solução foi dividir a categoria de forma não oficial. Criamos uma categoria de entrada chamada F3F Light, em que a participação esta limitada a planadores até 2 metros, com asas construídas exclusivamente de isopor ou balsa, sem laminação ou materiais compostos (fibras de vidro, carbono ou kevlar), que não sejam de função exclusivamente estrutural (longarinas, por exemplo). Exceções poderiam ser feitas a modelos que respeitando a envergadura, tenham objetivo e desempenho semelhante aos da categoria, como os Fling sem modificações.

Nesta categoria a distancia entre os cones estaria limitada a 80 metros, tornando a prova mais ágil de acordo com a performance dos modelos adequados. Demais regras seriam as FAI. Objetivo principal da categoria é divulgar e estimular o formato FAI F3F. Motoplanadores (Easy Glider elétricos, por exemplo) podem ser utilizados, desde que em momento algum o motor seja acionado (da decolagem ao pouso).

A segunda categoria seria a F3F propriamente dita, aberta a qualquer tipo de planador puro, com regras e regime de voo seguindo integralmente a FAI. Esta categoria terá uma premiação diferenciada fazendo jus ao investimento realizado nos modelos, sendo esta a ela o alvo do projeto.

O Leonardo Horta se dispôs a cotar e assumir a confecção de camisas padrão com a logo F3F Brasil, e já esta aceitando encomendas no link https://www.facebook.com/groups/planabh/
Nos próximos dias estaremos concentrando as informações colhidas e a adequação final das categorias que utilizaremos nas provas em BH para referência.

Entrem no www.f3fbrasil.com.br e terão acesso para as regras FAI (muito importante o entendimento delas) e demais informações a respeito.

Quem aceita o desafio?
Anexos
F3FLOGO.jpg
F3FLOGO.jpg (6.56 KiB) Exibido 11548 vezes
Fox 1.6m, Dorado RCRCM 2.36m, Duo Discus 2.5m, Fox 3.0m, DG 1000 3.7m, ASW20 4.0m, DLG XP 4.5. Futaba 8FG.
Site: PlanaBH
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Leandro_Foltran
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Mensagem por Leandro_Foltran »

Muito interessante a proposta !

Faz, aproximadamente, 2 anos que estou voando exclusivamente planadores de colina e sinto muito a falta de uma competição padrão F3F. A maior parte dos colegas planadoristas que visam performance/competição acabam indo em direção ao F3J e F3K. Outra categoria inexistente em terras tupiniquins é a F3B que, na minha humilde opinião, reune o supra-sumo do planadorismo em uma única prova.

O grande fator limitante é a falta de ventos fortes ( Sudeste ), pelo menos é a tendência aqui em São Paulo capital - Pirapora do Bom Jesus.

Se possível, gostaria de participar de uma corrida !

abs
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Campolina
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Mensagem por Campolina »

Leandro, não é você que tem um Strega?
Ficaríamos muito felizes com a sua participação em uma de nossas provas. Em breve teremos publicado um calendário completo.
Sobre os ventos, será que na temporada de ventos vocês não conseguem dois ou três finais de semana com ventos entre 25 e 30km/h? Mesmo ventos de 20 km/h já são suficientes para uma prova bem interessante.
Esta situação nos passou pela cabeça também mas aí percebemos que somos mal acostumados em querer voar o ano todo, quando mesmo na Europa existem as temporadas. Assim vamos concentrar as provas na temporada de ventos que vai de julho a outubro. Além do que, principalmente na categoria "light", a condição critica pode render uma prova bem interessante sobre o ponto de vista do desafio.

Teremos duas provas em agosto, uma no final de setembro e possivelmente uma ultima no final de outubro, quem sabe você se programa para participar de alguma?
Fox 1.6m, Dorado RCRCM 2.36m, Duo Discus 2.5m, Fox 3.0m, DG 1000 3.7m, ASW20 4.0m, DLG XP 4.5. Futaba 8FG.
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Leandro_Foltran
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Mensagem por Leandro_Foltran »

Sim ! Sou eu !

Tenho um Strega F3F na cor laranja, mas ainda não alcancei o lastro ideal para ele. Preciso moldar alguns lingotes de chumbo para a baioneta e fazer os testes com lastro full.

A maioria dos meus vôos foram com o tubo de lastro da fuselagem cheio. Mesmo assim, acredito que tolere mais peso...

Até agora não voei nada parecido ! Simplesmente, fantástico !

Pirapora do Bom Jesus poderia ser um local de provas, a maior negativa é que dividimos o morro com um Clube de Paraglider repleto de sócios... Ultimamente, são poucos os dias que temos condições boas para voar moldados por aqui.

Por esse motivo, pretendo aprender a voar com guincho ou hi-start em breve.

Uma corrida F3F "performance" seria algo interessante, porém pouco competitivo: poucos participantes, poucos modelos realmente apropriados...

Agora, uma categoria flexível é algo muito bacana !

Já pensaram em criar uma categoria com modelos fixos ? Por exemplo, nos EUA o pessoal se diverte muito com corridas de Speedo (http://www.r2hobbies.com/rc-aircrafts/rc-sailplane-glider/2-channel-rc-ep-1-2m-speedo-pro-mark-ii-thermal-glider-sailplane.html ).

Ganha a corrida quem tem maior habilidade como piloto e o modelo mais ajustado ( CG, lastro, comando ) para o dia da prova.

Easyglider ???

abs
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Campolina
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Mensagem por Campolina »

Vou ser seu companheiro de modelo, comprei um Strega também, também laranja por falta de opção pois queria o que tinha em estoque para envio imediato. Preferia o verde e amarelo mas tinha que esperar produzir.
Pensamos sim em fazer uma categoria de modelo único, mas como o objetivo é estimular a categoria, qualquer limitação seria contraproducente. De qualquer forma nas nossas provas, 80% são Easy Gliders, com alguns Phoenix e uma vez um Flinguinho.
Na nossa categoria de "performance" estão correndo Supras, moldados Home Made e até um um Flinguinho com asa modificada, que apesar de ainda não serem específicos, tem performance muito superior aos da categoria "light". O negocio é começar que o pessoal se movimenta. Nas próximas provas já teremos um Sierra, um Typhon, um Dorado e logo logo meu Strega. Com a vinda do Strega, já tem gente estudando modelos de entrada para comprar também.
Pelo que vejo nas fotos vocês tem modelos diversos aí para pelo menos 5 ou 6 pilotos com moldados, e o dia ideal para prova, poucos parapas voam. Agite a turma e tente uma provinha sem compromisso que a turma toma gosto.
Fox 1.6m, Dorado RCRCM 2.36m, Duo Discus 2.5m, Fox 3.0m, DG 1000 3.7m, ASW20 4.0m, DLG XP 4.5. Futaba 8FG.
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Leandro_Foltran
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Mensagem por Leandro_Foltran »

Puxa vida, quando vi o Strega laranja-quase-neon pensei comigo mesmo: "É meu !"

Verde-amarelo é bonito e patriota, mas não destaca muito no céu... Pelo menos, é a minha experiência !

Vc vai gostar bastante do Strega. A performance é muito superior a tudo que já voei até agora. Só não bate o Minivec no quêsito acrobacia...

Vale a pena investir em bons servos e lincagem !

Acho que sou o único aqui em São Paulo que gosta da categoria...

Conhece o blog do Pierre Rondel ?

http://planet-soaring.blogspot.fr/

abs
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Campolina
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Mensagem por Campolina »

Planet Soaring é um dos sites "de cabeceira", he,he. Agora mesmo estava vendo um vídeo novo dele em Corps.

Vamos definir as datas das próximas etapas. Quem sabe você vem em alguma ( ou todas :) ). Você vem no encontro em setembro?
Fox 1.6m, Dorado RCRCM 2.36m, Duo Discus 2.5m, Fox 3.0m, DG 1000 3.7m, ASW20 4.0m, DLG XP 4.5. Futaba 8FG.
Site: PlanaBH
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Leandro_Foltran
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Mensagem por Leandro_Foltran »

Setembro não garanto, mas pretendo participar de uma das provas apenas para sentir o gostinho de uma competição F3F !

Vou tentar me programar, Campolina !

Gostaria de conhecer colegas que voam F3B, mas já percebi que é algo totalmente fora da curva ! Em dias não favoráveis, poderia esticar o hi-start e me divertir...

Vcs tem experiência com o uso de hi-start em moldados F3B/F3F/F3J ???

abs
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Andre Quadrado
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Mensagem por Andre Quadrado »

Leandro e Campolina,

tb ando voando bastante colina e parceria é sempre complicado, já investi em carro 4x4 e alguns moldados, quando tiver chance de ir de carro pra SP eu te ligo, o mesmo para o pessoal do plana BH, esse ano vai complicar pra mim Setembro pois fui pra Weldon em abril e troquei de emprego tb, mas quem sabe em 2014 vcs nao fazem um encontro+competição? seria uma boa pedida pra divulgar a categoria....
caso interesse a alguém, tenho um colega aqui de ctba que comprou um E-strega e tá querendo vender, ainda nem montou....
eu to esperando mey Viking 2 que deve chegar a qualquer momento...

abraços,
André
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Leandro_Foltran
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Mensagem por Leandro_Foltran »

Uau ! Viking !

Vc tem em suas mãos um modelo bemm competitivo, André !

Vai montar no padrão F3B ou F3F ?

Ultimamente, acho mais interessante configurar o modelo para F3B, já que possibilita sentir o gosto do F3F com a baioneta com lastro full na colina e o gancho te dá a chance de voá-lo em dias sem ventos em um campo aberto...

Aliás, vcs tem experiência com hi-start para esse modelos ? Será possível ? Ou guincho exclusivo ???

Logo irei iniciar a montagem de um RCRCM TOBA F3B. Comprei esse modelo justamente nesse intuito...

abs
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