projeto em escola publica

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
mauemmel
membro
Mensagens: 300
Registrado em: Sex Jul 06, 2012 1:49 pm
Localização: São Carlos - SP

projeto em escola publica

Mensagem por mauemmel »

Fala ae galera do E-voo, sou professor de uma escola publica do interior de São Paulo. Pretendo submeter um projeto de construção de um aeromodelo de voo livre, com a intenção de introduzir alguns conceitos de aviação aos alunos da quinta à oitava série, a Diretora disse que me fornece depron para o projeto, mas preciso de um projeto que seja de construção fácil, rapida e econômica. Ja encontrei alguma coisa, mas gostaria de saber se alguem ja fez isso e como foi o resultado.

No aguardo

Maurício
PedroHVN
membro
Mensagens: 28
Registrado em: Qui Mar 07, 2013 7:28 pm
Localização: Campinas

Mensagem por PedroHVN »

http://www.youtube.com/watch?v=zKBNAs87U0c na descriçao tem a planta
Avatar do usuário
alexandre lopes
membro
Mensagens: 1647
Registrado em: Seg Abr 05, 2010 5:35 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP
Contato:

Re: projeto em escola publica

Mensagem por alexandre lopes »

[quote:e182fd23a3="mauemmel"]Fala ae galera do E-voo, sou professor de uma escola publica do interior de São Paulo. Pretendo submeter um projeto de construção de um aeromodelo de voo livre, com a intenção de introduzir alguns conceitos de aviação aos alunos da quinta à oitava série, a Diretora disse que me fornece depron para o projeto, mas preciso de um projeto que seja de construção fácil, rapida e econômica. Ja encontrei alguma coisa, mas gostaria de saber se alguem ja fez isso e como foi o resultado.

No aguardo

Maurício[/quote:e182fd23a3]


Maurício,

O projeto mais interessante que conheço para esta finalidade, seria o Bug Air-Surf Glider. É um projeto bacana para voar em lugares com pouco espaço, e é possível construir com laminas finas de isopor, tiradas de isopor de eletrodomésticos.


http://www.sciencetoymaker.org/airsurf/
[yt]db5dlbdVMKA[/yt]



Se a escola onde leciona tiver descampado aberto, daria para brincar com aviões de papel ou isopor + detector de térmicas.

O único problema deste projeto, é que irá ficar limitado com horários (10:00~14:00 +/-) o que pode acabar sendo uma frustração para os alunos.

[yt]uub7klIkq0A[/yt]



Outra possibilidade é fazer pipa Jato. :lol: Mas precisa de linha / vento / espaço.

Em 2011 fiz algumas dessas pipas, meus sobrinhos ficaram encantados, no parque ecológico onde fomos empinar os jatos a criançada pirou tanto que tive que dar os aviões para a criançada e voltar de mão vazia.

Acho que tenho fotos desse dia e dos Jatos pipa, se tiver interesse publico no tópico.
Na teoria, não existe diferença entre teoria e prática; mas na prática, existe.
Avatar do usuário
Leonardo Camargo Corrêa
membro
Mensagens: 431
Registrado em: Seg Abr 19, 2010 6:44 pm
Localização: Torres, RS

Mensagem por Leonardo Camargo Corrêa »

Esse projetinho que o Alexandre Lopes postou acho que é o mais simples e divertido de fazer com a gurizada.
mauemmel
membro
Mensagens: 300
Registrado em: Sex Jul 06, 2012 1:49 pm
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por mauemmel »

Legais as idéias, o bug da até para fazer com mais alunos por vez.
Aqui na escola tem bastante espaço. A intenção é introduzir conceitos como sustentação, controle, peso e balanceamento, diedro, etc.
queria fazer asa com perfil (provavelmente KFM), até 1m de env. para que eles levassem para casa...
Avatar do usuário
alexandre lopes
membro
Mensagens: 1647
Registrado em: Seg Abr 05, 2010 5:35 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP
Contato:

Mensagem por alexandre lopes »

^ Maurício, agora saquei a proposta.

Se a escola tem bastante espaço, vá de sementinha. É um projeto do Eduardo Yamin aqui do fórum.

http://eduardoyamin.blogspot.com.br/2008/12/sementinha.html

Também em 2011, fiz alguns planadorzinhos desses e distribuí para a mulekaca da rua onde moro.

Primeiro de tudo, seria legal você construir alguns, aprender a trimar, saber o quanto de espaço precisa para voar.

Desta maneira, você poderia criar uma oficina "workshop" em aula, abordando conceitos de centro de gravidade, perfis, diedro.

Gosto bastante destas iniciativas, são essas atitudes que podem despertar o interesse sobre a aviação, ainda na infância.

Avião de papel se bem feitinho, voa muito também.

[yt]ko7beLCkScQ[/yt]



Este abaixo é o mesmo esquema do Bug, só que em papel A4.

https://sites.google.com/site/controllableslopesoaring/controllablepaperairplane

[yt]NlPJ52Dtxec[/yt]
Avatar do usuário
alexandre lopes
membro
Mensagens: 1647
Registrado em: Seg Abr 05, 2010 5:35 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP
Contato:

Mensagem por alexandre lopes »

Fui fuçar no canal do paperairplanesurfer's, e achei coisas bem legais.

De tão incrível, parece até que se trata de uma montagem de vídeo.

Esse Phil Rossoni é genial!

[yt]zQp1m7UopyM[/yt]
Avatar do usuário
gabrielmaia
membro
Mensagens: 559
Registrado em: Qua Abr 04, 2012 8:41 am
Localização: Monte Alegre, PA

Mensagem por gabrielmaia »

Eu tambem tenho vontade da fazer algo assim na escola onde trabalho. E uma amiga que trabalha matematica queria aproveitar e falar de areas de superfices planas e proporção
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

Excelente post.

Já passei para favoritos.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
alexandre lopes
membro
Mensagens: 1647
Registrado em: Seg Abr 05, 2010 5:35 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP
Contato:

Mensagem por alexandre lopes »

Segue a receita de bolo, para fazer um super avião de papel de deixar com vergonha muitos modelos por ai.

O chines gravou um vídeo marcando 26 segundos. :shock:

Acredito que um lançamento perfeito em um dia favorável, este modelo possa chegar fácil na casa dos 30 segundos. Se lançar na térmica, com certeza vai perder.

Acho que vou comprar um maço de A5 na gramatura mais leve, fazer uma frota, colocar na tupperware, armar o detector de térmicas no campo e lançar domingo de manhã tomando umas cervejas.

Link do passo a passo com fotos no fórum chines: http://tieba.baidu.com/p/2094235739?pn=1

[yt]l_EUpZtLjj4[/yt]
Responder