Dicas para novato (planadores e Pirapora)
- roddrigo
- membro
- Mensagens: 572
- Registrado em: Seg Dez 12, 2011 9:38 pm
- Localização: Jandira
- Contato:
Dicas para novato (planadores e Pirapora)
E aí pessoal. Estive lá em Pirapora hoje (4/9) o vento estava super bacana. Fiquei meio perdido pq nunca tinha ido lá e não sabia bem de onde decolar. Como o vento estava bem de sul (sul-sudeste) acabei lançando o planador um pouco a sul da casinha da associação de voo livre. Achei que ia rolar pousar ali no estacionamento (tenho um phoenix e sou bem novato com planadores mas voo aero bem direitinho até...kkk) acabei conseguindo fazer um pouso bem satisfatório no barranco entre a associação e a biruta. depois fui pra um segundo vôo e tentei pousar no plato da biruta mas entrei no rotor e dei uma bela porrada no chão (deu uma quebradinha na asa mas nada que um pouco de cola não resolva). ADOREI a brincadeira!!!! pra fazer o Phoenixzinho descer tinha que picar tudo!!!kkkk... dava pra ficar voando o quanto quisesse e o motor foi só passear pq não precisei ligar nenhuma vez.
Queria saber algumas coisas...
1) em geral onde vcs pousam?
2) qual sería um modelo legal de slope soarer legal pra iniciante?
3) andei vendo uns vídeos e fiquei com a impressão que todos os pousos são meio acidentados... um planador mais legalzinho de balsa ou fibra aguenta os maus tratos?
fotos de hoje....
[img:be56e79c91]http://i132.photobucket.com/albums/q36/roddrigo2/CCF9CF56-1A71-45B9-8D0C-55F770813CB9-16012-00001B34C5CF16C0_zps8478267a.jpg[/img:be56e79c91]
[img:be56e79c91]http://i132.photobucket.com/albums/q36/roddrigo2/7F3F2605-8105-4775-8CD0-87B11C671CDA-16012-00001B34CC927789_zpsbde26483.jpg[/img:be56e79c91][/URL]
Queria saber algumas coisas...
1) em geral onde vcs pousam?
2) qual sería um modelo legal de slope soarer legal pra iniciante?
3) andei vendo uns vídeos e fiquei com a impressão que todos os pousos são meio acidentados... um planador mais legalzinho de balsa ou fibra aguenta os maus tratos?
fotos de hoje....
[img:be56e79c91]http://i132.photobucket.com/albums/q36/roddrigo2/CCF9CF56-1A71-45B9-8D0C-55F770813CB9-16012-00001B34C5CF16C0_zps8478267a.jpg[/img:be56e79c91]
[img:be56e79c91]http://i132.photobucket.com/albums/q36/roddrigo2/7F3F2605-8105-4775-8CD0-87B11C671CDA-16012-00001B34CC927789_zpsbde26483.jpg[/img:be56e79c91][/URL]
-
- Patrocinador
- Mensagens: 2152
- Registrado em: Sex Out 02, 2009 12:47 pm
- Localização: São Paulo - SP
- Contato:
[quote:0740313c48="roddrigo"]ahhh outra coisa que esqueci de perguntar... Dia de semana é perigoso ficar por lá sozinho? sabem de alguma ocorrência de assalto ou algo assim por lá?[/quote:0740313c48]
Rodrigo,
Se quiser marcamos um dia de semana lá...assim nem eu nem você ficamos sozinhos no local.
Preciso testar alguns modelos de colina....eheheh
Abraços!
Rodrigo,
Se quiser marcamos um dia de semana lá...assim nem eu nem você ficamos sozinhos no local.
Preciso testar alguns modelos de colina....eheheh
Abraços!
Aeromodelismo Vôo Livre: o problema é quando sobe...e não desce...
- Alessandro Sanches
- membro
- Mensagens: 162
- Registrado em: Seg Mar 01, 2010 7:44 pm
- Localização: São Paulo -SP
Caro amigo, geralmente o pouso é feito do lado esquerdo da biruta onde tem um mato mais alto, se o vento estiver do lado que vc postou a foto.
Em relação a dia mais seguro, tenho voado durante a semana e sempre tem alguém no morro seja de Glider ou planadores, ma também já voei sozinho várias vezes e graças a Deus nunca aconteceu nada, qq coisa é só me chamar que posso ir durante a semana, e estou pertinho de vc, trabalho em Itapevi.
Abraço e bons vôos
Em relação a dia mais seguro, tenho voado durante a semana e sempre tem alguém no morro seja de Glider ou planadores, ma também já voei sozinho várias vezes e graças a Deus nunca aconteceu nada, qq coisa é só me chamar que posso ir durante a semana, e estou pertinho de vc, trabalho em Itapevi.
Abraço e bons vôos
- Leandro_Foltran
- membro
- Mensagens: 207
- Registrado em: Seg Mai 01, 2006 8:26 pm
- Localização: São Paulo - SP
Roddrigo, td bem ?
Geralmente, o pessoal freqüenta a colina aos finais de semana, mas há colegas que aproveitam o morro durante a semana. Até agora, não tivemos incidentes por lá ( assalto ), mas tudo é uma questão de tempo... O ideal seria ir em dois colegas ou mais !
O grande "problema" do Morro da Capuava é o atrito rotineiro com o pessoal do Paraglider. Há pessoas que freqüentam o morro assiduamente e outros que voam por lá de vez em quando. Devido aos últimos, infelizmente, o convívio chegou muito próximo do limite !
Alguns colegas abusam chegando muito próximo das velas, disputando espaço aéreo e por ai vai... O mesmo é válido para os colegas do vôo livre.
O espaço é público, porém numericamente eles são a grande maioria. Portanto, devemos tomar muito cuidado com as nossas atitudes a fim de garantir o nosso micro espaço no morro.
Geralmente, em dias favoráveis, o nosso colega MacCross posta no setor "Voamos" os dias de vôo. Sinta-se convidado para voar conosco !
Qualquer planador pode voar no lift ! Phoenix é um bom começo ! Adicione flaps que vc terá um excelente treinador.
abs
Geralmente, o pessoal freqüenta a colina aos finais de semana, mas há colegas que aproveitam o morro durante a semana. Até agora, não tivemos incidentes por lá ( assalto ), mas tudo é uma questão de tempo... O ideal seria ir em dois colegas ou mais !
O grande "problema" do Morro da Capuava é o atrito rotineiro com o pessoal do Paraglider. Há pessoas que freqüentam o morro assiduamente e outros que voam por lá de vez em quando. Devido aos últimos, infelizmente, o convívio chegou muito próximo do limite !
Alguns colegas abusam chegando muito próximo das velas, disputando espaço aéreo e por ai vai... O mesmo é válido para os colegas do vôo livre.
O espaço é público, porém numericamente eles são a grande maioria. Portanto, devemos tomar muito cuidado com as nossas atitudes a fim de garantir o nosso micro espaço no morro.
Geralmente, em dias favoráveis, o nosso colega MacCross posta no setor "Voamos" os dias de vôo. Sinta-se convidado para voar conosco !
Qualquer planador pode voar no lift ! Phoenix é um bom começo ! Adicione flaps que vc terá um excelente treinador.
abs
- MacCross
- membro
- Mensagens: 633
- Registrado em: Dom Dez 07, 2008 8:32 pm
- Localização: Santana de Parnaíba, SP
Rodrigo
Mapinha para ajudar:
[img:34b545f73e]http://i802.photobucket.com/albums/yy309/MacCross/morrodocapuava3_zps68ed4c5b.jpg[/img:34b545f73e]
Legenda:
1 Lugar mais gostoso para pilotar (quando não tem gliders), vento SE/E e SW/W/NW, perto da biruta.
2 Segundo lugar mais gostoso para pilotar, (quando não tem gliders), vento SE/E.
3 Lugar para pilotar quando tem gliders, vento SE/E
4 Lugar para pilotar quando tem gliders, vento SW/W/NW
5 Areas de pouso de 3 e 4 acima e sentidos de aproximação usuais
6 Area de pouso para vento SE/E quando se pilota de 1 ou 2
Dá pra pousar lá em cima (1), dependendo de ter a "pista" livre, intensidade do vento, habilidade, risco a assumir, tipo de modelo. Eu só pouso isopor (ou assemelhados) lá em cima.
Já estive lá bastantes vezes sozinho, sem susto até agora.
Abrç
Mapinha para ajudar:
[img:34b545f73e]http://i802.photobucket.com/albums/yy309/MacCross/morrodocapuava3_zps68ed4c5b.jpg[/img:34b545f73e]
Legenda:
1 Lugar mais gostoso para pilotar (quando não tem gliders), vento SE/E e SW/W/NW, perto da biruta.
2 Segundo lugar mais gostoso para pilotar, (quando não tem gliders), vento SE/E.
3 Lugar para pilotar quando tem gliders, vento SE/E
4 Lugar para pilotar quando tem gliders, vento SW/W/NW
5 Areas de pouso de 3 e 4 acima e sentidos de aproximação usuais
6 Area de pouso para vento SE/E quando se pilota de 1 ou 2
Dá pra pousar lá em cima (1), dependendo de ter a "pista" livre, intensidade do vento, habilidade, risco a assumir, tipo de modelo. Eu só pouso isopor (ou assemelhados) lá em cima.
Já estive lá bastantes vezes sozinho, sem susto até agora.
Abrç
- roddrigo
- membro
- Mensagens: 572
- Registrado em: Seg Dez 12, 2011 9:38 pm
- Localização: Jandira
- Contato:
Legal pessoal. Muito obrigado pelas respostas. Leandro, meu Phoenix esta com Flaps já mas esse dia que foi não acionei pq achei que o vento estava muito forte. Realmente quanto à questão dos gliders acho que realmente, apesar do morro ser de uso público, eles tem que ter preferência, afinal lá existe risco físico real. Por isso que minha ideia é dar um pulo por lá quando conseguir no meio da semana. assim da pra voar tranquilo. Quanto ao planador, acho que vou ainda treinar bastante com meu Phoenix antes de me meter a pegar alguma coisa mais "refinada".
- Leandro_Foltran
- membro
- Mensagens: 207
- Registrado em: Seg Mai 01, 2006 8:26 pm
- Localização: São Paulo - SP
[quote:5c8a6faceb="MacCross"]Rodrigo
Mapinha para ajudar:
[img:5c8a6faceb]http://i802.photobucket.com/albums/yy309/MacCross/morrodocapuava3_zps68ed4c5b.jpg[/img:5c8a6faceb]
Legenda:
1 Lugar mais gostoso para pilotar (quando não tem gliders), vento SE/E e SW/W/NW, perto da biruta.
2 Segundo lugar mais gostoso para pilotar, (quando não tem gliders), vento SE/E.
3 Lugar para pilotar quando tem gliders, vento SE/E
4 Lugar para pilotar quando tem gliders, vento SW/W/NW
5 Areas de pouso de 3 e 4 acima e sentidos de aproximação usuais
6 Area de pouso para vento SE/E quando se pilota de 1 ou 2
Dá pra pousar lá em cima (1), dependendo de ter a "pista" livre, intensidade do vento, habilidade, risco a assumir, tipo de modelo. Eu só pouso isopor (ou assemelhados) lá em cima.
Já estive lá bastantes vezes sozinho, sem susto até agora.
Abrç[/quote:5c8a6faceb]
MacCross, vc é "O" cara !!! Se eu tivesse esse mapinha em mente no início, não seria tão slope manicaca... : )
Roddrigo, flaps são essenciais na colina... Sem eles, dificilmente vc consegue freiar o modelo para pousar suave.
abs
Mapinha para ajudar:
[img:5c8a6faceb]http://i802.photobucket.com/albums/yy309/MacCross/morrodocapuava3_zps68ed4c5b.jpg[/img:5c8a6faceb]
Legenda:
1 Lugar mais gostoso para pilotar (quando não tem gliders), vento SE/E e SW/W/NW, perto da biruta.
2 Segundo lugar mais gostoso para pilotar, (quando não tem gliders), vento SE/E.
3 Lugar para pilotar quando tem gliders, vento SE/E
4 Lugar para pilotar quando tem gliders, vento SW/W/NW
5 Areas de pouso de 3 e 4 acima e sentidos de aproximação usuais
6 Area de pouso para vento SE/E quando se pilota de 1 ou 2
Dá pra pousar lá em cima (1), dependendo de ter a "pista" livre, intensidade do vento, habilidade, risco a assumir, tipo de modelo. Eu só pouso isopor (ou assemelhados) lá em cima.
Já estive lá bastantes vezes sozinho, sem susto até agora.
Abrç[/quote:5c8a6faceb]
MacCross, vc é "O" cara !!! Se eu tivesse esse mapinha em mente no início, não seria tão slope manicaca... : )
Roddrigo, flaps são essenciais na colina... Sem eles, dificilmente vc consegue freiar o modelo para pousar suave.
abs
-
- membro
- Mensagens: 92
- Registrado em: Dom Ago 30, 2009 11:31 pm
- Localização: sao paulo sp