Dicas para novato (planadores e Pirapora)

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
roddrigo
membro
Mensagens: 572
Registrado em: Seg Dez 12, 2011 9:38 pm
Localização: Jandira
Contato:

Dicas para novato (planadores e Pirapora)

Mensagem por roddrigo »

E aí pessoal. Estive lá em Pirapora hoje (4/9) o vento estava super bacana. Fiquei meio perdido pq nunca tinha ido lá e não sabia bem de onde decolar. Como o vento estava bem de sul (sul-sudeste) acabei lançando o planador um pouco a sul da casinha da associação de voo livre. Achei que ia rolar pousar ali no estacionamento (tenho um phoenix e sou bem novato com planadores mas voo aero bem direitinho até...kkk) acabei conseguindo fazer um pouso bem satisfatório no barranco entre a associação e a biruta. depois fui pra um segundo vôo e tentei pousar no plato da biruta mas entrei no rotor e dei uma bela porrada no chão (deu uma quebradinha na asa mas nada que um pouco de cola não resolva). ADOREI a brincadeira!!!! pra fazer o Phoenixzinho descer tinha que picar tudo!!!kkkk... dava pra ficar voando o quanto quisesse e o motor foi só passear pq não precisei ligar nenhuma vez.

Queria saber algumas coisas...
1) em geral onde vcs pousam?
2) qual sería um modelo legal de slope soarer legal pra iniciante?
3) andei vendo uns vídeos e fiquei com a impressão que todos os pousos são meio acidentados... um planador mais legalzinho de balsa ou fibra aguenta os maus tratos?


fotos de hoje....
[img:be56e79c91]http://i132.photobucket.com/albums/q36/roddrigo2/CCF9CF56-1A71-45B9-8D0C-55F770813CB9-16012-00001B34C5CF16C0_zps8478267a.jpg[/img:be56e79c91]

[img:be56e79c91]http://i132.photobucket.com/albums/q36/roddrigo2/7F3F2605-8105-4775-8CD0-87B11C671CDA-16012-00001B34CC927789_zpsbde26483.jpg[/img:be56e79c91][/URL]
Avatar do usuário
roddrigo
membro
Mensagens: 572
Registrado em: Seg Dez 12, 2011 9:38 pm
Localização: Jandira
Contato:

Mensagem por roddrigo »

ahhh outra coisa que esqueci de perguntar... Dia de semana é perigoso ficar por lá sozinho? sabem de alguma ocorrência de assalto ou algo assim por lá?
-NiHoN-
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 2152
Registrado em: Sex Out 02, 2009 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por -NiHoN- »

[quote:0740313c48="roddrigo"]ahhh outra coisa que esqueci de perguntar... Dia de semana é perigoso ficar por lá sozinho? sabem de alguma ocorrência de assalto ou algo assim por lá?[/quote:0740313c48]

Rodrigo,

Se quiser marcamos um dia de semana lá...assim nem eu nem você ficamos sozinhos no local.

Preciso testar alguns modelos de colina....eheheh

Abraços!
Aeromodelismo Vôo Livre: o problema é quando sobe...e não desce...
Avatar do usuário
Alessandro Sanches
membro
Mensagens: 162
Registrado em: Seg Mar 01, 2010 7:44 pm
Localização: São Paulo -SP

Mensagem por Alessandro Sanches »

Caro amigo, geralmente o pouso é feito do lado esquerdo da biruta onde tem um mato mais alto, se o vento estiver do lado que vc postou a foto.
Em relação a dia mais seguro, tenho voado durante a semana e sempre tem alguém no morro seja de Glider ou planadores, ma também já voei sozinho várias vezes e graças a Deus nunca aconteceu nada, qq coisa é só me chamar que posso ir durante a semana, e estou pertinho de vc, trabalho em Itapevi.

Abraço e bons vôos
Avatar do usuário
roddrigo
membro
Mensagens: 572
Registrado em: Seg Dez 12, 2011 9:38 pm
Localização: Jandira
Contato:

Mensagem por roddrigo »

Valeu pelas dicas pessoal. Vou ficar de olho na previsão e quando vir que vai rolar um ventinho mando msg pra vcs. Meu Phoenix agora esta sem motor pq quebrou o spiner mas se for um dia de vento bom da pra ir sem motor mesmo... To arrumando tb minha zagui pra ter uma 2a alternativa pra brincar.
Avatar do usuário
Leandro_Foltran
membro
Mensagens: 207
Registrado em: Seg Mai 01, 2006 8:26 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Leandro_Foltran »

Roddrigo, td bem ?

Geralmente, o pessoal freqüenta a colina aos finais de semana, mas há colegas que aproveitam o morro durante a semana. Até agora, não tivemos incidentes por lá ( assalto ), mas tudo é uma questão de tempo... O ideal seria ir em dois colegas ou mais !

O grande "problema" do Morro da Capuava é o atrito rotineiro com o pessoal do Paraglider. Há pessoas que freqüentam o morro assiduamente e outros que voam por lá de vez em quando. Devido aos últimos, infelizmente, o convívio chegou muito próximo do limite !

Alguns colegas abusam chegando muito próximo das velas, disputando espaço aéreo e por ai vai... O mesmo é válido para os colegas do vôo livre.

O espaço é público, porém numericamente eles são a grande maioria. Portanto, devemos tomar muito cuidado com as nossas atitudes a fim de garantir o nosso micro espaço no morro.

Geralmente, em dias favoráveis, o nosso colega MacCross posta no setor "Voamos" os dias de vôo. Sinta-se convidado para voar conosco !

Qualquer planador pode voar no lift ! Phoenix é um bom começo ! Adicione flaps que vc terá um excelente treinador.

abs
Avatar do usuário
MacCross
membro
Mensagens: 633
Registrado em: Dom Dez 07, 2008 8:32 pm
Localização: Santana de Parnaíba, SP

Mensagem por MacCross »

Rodrigo

Mapinha para ajudar:
[img:34b545f73e]http://i802.photobucket.com/albums/yy309/MacCross/morrodocapuava3_zps68ed4c5b.jpg[/img:34b545f73e]

Legenda:
1 Lugar mais gostoso para pilotar (quando não tem gliders), vento SE/E e SW/W/NW, perto da biruta.
2 Segundo lugar mais gostoso para pilotar, (quando não tem gliders), vento SE/E.
3 Lugar para pilotar quando tem gliders, vento SE/E
4 Lugar para pilotar quando tem gliders, vento SW/W/NW
5 Areas de pouso de 3 e 4 acima e sentidos de aproximação usuais
6 Area de pouso para vento SE/E quando se pilota de 1 ou 2

Dá pra pousar lá em cima (1), dependendo de ter a "pista" livre, intensidade do vento, habilidade, risco a assumir, tipo de modelo. Eu só pouso isopor (ou assemelhados) lá em cima.

Já estive lá bastantes vezes sozinho, sem susto até agora.
Abrç
Avatar do usuário
roddrigo
membro
Mensagens: 572
Registrado em: Seg Dez 12, 2011 9:38 pm
Localização: Jandira
Contato:

Mensagem por roddrigo »

Legal pessoal. Muito obrigado pelas respostas. Leandro, meu Phoenix esta com Flaps já mas esse dia que foi não acionei pq achei que o vento estava muito forte. Realmente quanto à questão dos gliders acho que realmente, apesar do morro ser de uso público, eles tem que ter preferência, afinal lá existe risco físico real. Por isso que minha ideia é dar um pulo por lá quando conseguir no meio da semana. assim da pra voar tranquilo. Quanto ao planador, acho que vou ainda treinar bastante com meu Phoenix antes de me meter a pegar alguma coisa mais "refinada".
Avatar do usuário
Leandro_Foltran
membro
Mensagens: 207
Registrado em: Seg Mai 01, 2006 8:26 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Leandro_Foltran »

[quote:5c8a6faceb="MacCross"]Rodrigo

Mapinha para ajudar:
[img:5c8a6faceb]http://i802.photobucket.com/albums/yy309/MacCross/morrodocapuava3_zps68ed4c5b.jpg[/img:5c8a6faceb]

Legenda:
1 Lugar mais gostoso para pilotar (quando não tem gliders), vento SE/E e SW/W/NW, perto da biruta.
2 Segundo lugar mais gostoso para pilotar, (quando não tem gliders), vento SE/E.
3 Lugar para pilotar quando tem gliders, vento SE/E
4 Lugar para pilotar quando tem gliders, vento SW/W/NW
5 Areas de pouso de 3 e 4 acima e sentidos de aproximação usuais
6 Area de pouso para vento SE/E quando se pilota de 1 ou 2

Dá pra pousar lá em cima (1), dependendo de ter a "pista" livre, intensidade do vento, habilidade, risco a assumir, tipo de modelo. Eu só pouso isopor (ou assemelhados) lá em cima.

Já estive lá bastantes vezes sozinho, sem susto até agora.
Abrç[/quote:5c8a6faceb]



MacCross, vc é "O" cara !!! Se eu tivesse esse mapinha em mente no início, não seria tão slope manicaca... : )

Roddrigo, flaps são essenciais na colina... Sem eles, dificilmente vc consegue freiar o modelo para pousar suave.

abs
alexandrepalhynha
membro
Mensagens: 92
Registrado em: Dom Ago 30, 2009 11:31 pm
Localização: sao paulo sp

Mensagem por alexandrepalhynha »

opa estao voando durante a semana? que folga..... to sem carro senao iria tambem kkkk
peguei um motoplan Happy2000 2mts de asa. assim que terminar de trocar o motor vou experimentar la.
preciso achar um modelo que caiba no bau da moto, ai fica simples...............
abcs
Responder