Pull-spring
- gustabmo
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Pull-spring
Esse foi o metodo de lincagem que usei na cauda do meu Alegrinho (1.5m).
O nome pull spring é pois tem um cabinho que puxa o horn (tipo pull-pull, mas só com um cabinho, só um pull) e pro outro lado o movimento é feito por meio de uma mola (spring).
A idéia já existe há tempos, eu até já tinha visto antes, mas o crédito de me convencer a usar vem do Sergio Massara e realmente ficou muito legal, obrigado!
A mola é feita do arame que está na foto, dobrado fazendo um U com cantos quadrados. O comprimento da base desse U é importante pra força da mola. No caso acho que usei duas molas com 4cm de comprimento da base do U cada uma.
[img:298df5447a]http://gustavo.exel.com.br/rc/pullspring1.jpg[/img:298df5447a]
Pra instalar a mola primeiro voce deve virar a superficie de comando 180 graus na direção oposta a onde está o horn. Usando tension-hinges é perfeito porque dá pra virar os 180 graus, se tiver outro tipo de dobradiça daí vai ter que adaptar o processo virando só o quanto for possivel.
Uma vez expostas as faces da dobradiça voce faz um furinho na parte fixa e um na superficie movel, tem que medir certinho pra ficar do tamanho da base do U feito.
[img:298df5447a]http://gustavo.exel.com.br/rc/pullspring2.jpg[/img:298df5447a]
Em seguida enfie as pernas do U nos furinhos e pronto. Nao precisa colar nem nada assim, o U nao vai pular pra fora dos furos.
[img:298df5447a]http://gustavo.exel.com.br/rc/pullspring3.jpg[/img:298df5447a]
Eis o resultado final. Daí desta foto pra ficar ponto pra voar só falta instalar o cabinho que vai ligar o braço do servo ao horn, como em lincagens pull-pull.
[img:298df5447a]http://gustavo.exel.com.br/rc/pullspring4.jpg[/img:298df5447a]
Mas isso nao fica forçando o servo?
Sim, mas na pratica isso é irrelevante... A força que a mola faz sequer vence o atrito e magnetismo do motor quando o servo tá desligado.
Sobre o lado do horn. É importante por o horn do lado onde a força tem que ser maior numa emergencia ou na situacao de maior esforço.
Por exemplo:
- nesta cauda em V eu pus os horns em cima, de modo que o servo puxando dá o efeito de cabrar pois quero ter certeza que vou conseguir cabrar se o planador entrar num mergulho... vai que a força da mola é insuficiente pra isso!
- num profundor idem: horn em cima
- leme: é indiferente por de um lado ou de outro
- leme de DLG: horn do lado oposto do peg de lançamento, pois este é o lado mais exigido no lançamento... ainda nao sei se no segundo movimento de "dançada" do lançamento a mola do outro lado vai ser suficiente, só testando e ainda nao fiz isso
No geral esse metodo e' muito bom pra superficies de comando que nao fazem muita forca nem exigem muita velocidade ou amplitude de comando, um otimo exemplo disso sao planadores termais, lentos. Dimensionando adequadamente deve dar pra usar em avioes rapidos, mas tem que fazer as contas (ou testes) pra nao sair besteira.
O nome pull spring é pois tem um cabinho que puxa o horn (tipo pull-pull, mas só com um cabinho, só um pull) e pro outro lado o movimento é feito por meio de uma mola (spring).
A idéia já existe há tempos, eu até já tinha visto antes, mas o crédito de me convencer a usar vem do Sergio Massara e realmente ficou muito legal, obrigado!
A mola é feita do arame que está na foto, dobrado fazendo um U com cantos quadrados. O comprimento da base desse U é importante pra força da mola. No caso acho que usei duas molas com 4cm de comprimento da base do U cada uma.
[img:298df5447a]http://gustavo.exel.com.br/rc/pullspring1.jpg[/img:298df5447a]
Pra instalar a mola primeiro voce deve virar a superficie de comando 180 graus na direção oposta a onde está o horn. Usando tension-hinges é perfeito porque dá pra virar os 180 graus, se tiver outro tipo de dobradiça daí vai ter que adaptar o processo virando só o quanto for possivel.
Uma vez expostas as faces da dobradiça voce faz um furinho na parte fixa e um na superficie movel, tem que medir certinho pra ficar do tamanho da base do U feito.
[img:298df5447a]http://gustavo.exel.com.br/rc/pullspring2.jpg[/img:298df5447a]
Em seguida enfie as pernas do U nos furinhos e pronto. Nao precisa colar nem nada assim, o U nao vai pular pra fora dos furos.
[img:298df5447a]http://gustavo.exel.com.br/rc/pullspring3.jpg[/img:298df5447a]
Eis o resultado final. Daí desta foto pra ficar ponto pra voar só falta instalar o cabinho que vai ligar o braço do servo ao horn, como em lincagens pull-pull.
[img:298df5447a]http://gustavo.exel.com.br/rc/pullspring4.jpg[/img:298df5447a]
Mas isso nao fica forçando o servo?
Sim, mas na pratica isso é irrelevante... A força que a mola faz sequer vence o atrito e magnetismo do motor quando o servo tá desligado.
Sobre o lado do horn. É importante por o horn do lado onde a força tem que ser maior numa emergencia ou na situacao de maior esforço.
Por exemplo:
- nesta cauda em V eu pus os horns em cima, de modo que o servo puxando dá o efeito de cabrar pois quero ter certeza que vou conseguir cabrar se o planador entrar num mergulho... vai que a força da mola é insuficiente pra isso!
- num profundor idem: horn em cima
- leme: é indiferente por de um lado ou de outro
- leme de DLG: horn do lado oposto do peg de lançamento, pois este é o lado mais exigido no lançamento... ainda nao sei se no segundo movimento de "dançada" do lançamento a mola do outro lado vai ser suficiente, só testando e ainda nao fiz isso
No geral esse metodo e' muito bom pra superficies de comando que nao fazem muita forca nem exigem muita velocidade ou amplitude de comando, um otimo exemplo disso sao planadores termais, lentos. Dimensionando adequadamente deve dar pra usar em avioes rapidos, mas tem que fazer as contas (ou testes) pra nao sair besteira.
Gustavo - São Paulo/SP
- gustabmo
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- Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
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Vantagens:
- muito leve
- zero de folga
- evita o trabalho de ter que ficar suportando o pushrod pra nao flambar em casos de lincagem convencional push-pull
- evita o trabalho de ter que acertar a tensao em lincagem pull-pull
- causa um "óóóóóóó" nos seus concorrentes em campeonatos que os desestabiliza emocionalmente e eles voam mal :D
- muito leve
- zero de folga
- evita o trabalho de ter que ficar suportando o pushrod pra nao flambar em casos de lincagem convencional push-pull
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- Registrado em: Qui Fev 12, 2004 1:54 pm
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Eu lembro que havia pensado em algo semelhante e a coisa foi brevemente discutida, minha idéia era usar elásticos, mas obviamente foi deixada de lado pelos mesmos motivos que o fizeram hesitar, forçar os servos, etc.
Parece que uma idéia é levada mais seriamente se estiver no rcgroups com alguma expressão em inglês, pecado meu também por não experimentar.
Parece que uma idéia é levada mais seriamente se estiver no rcgroups com alguma expressão em inglês, pecado meu também por não experimentar.
Canal Bit - 49,860Mhz
Spektrum - 2,4 GHz
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- rafael
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- Registrado em: Dom Jun 12, 2005 10:22 am
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Boa idéa Gustavo,! e tá vendo, a gente achava que havia visto tudo em matéria de linkagem, ledo engano...
Agora com certeza a ultima das vantagens enumeradas é o máximo...
[quote:8fa99dd815]gustabmo
- causa um "óóóóóóó" nos seus concorrentes em campeonatos que os desestabiliza emocionalmente e eles voam mal [/quote:8fa99dd815]
Sem contar que terá sempre aqueles que falarão: hummm será que adianta alguma coisa? :lol:
Agora com certeza a ultima das vantagens enumeradas é o máximo...
[quote:8fa99dd815]gustabmo
- causa um "óóóóóóó" nos seus concorrentes em campeonatos que os desestabiliza emocionalmente e eles voam mal [/quote:8fa99dd815]
Sem contar que terá sempre aqueles que falarão: hummm será que adianta alguma coisa? :lol:
- ricardo.felipelli
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