Pull-spring

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4337
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Pull-spring

Mensagem por gustabmo »

Esse foi o metodo de lincagem que usei na cauda do meu Alegrinho (1.5m).

O nome pull spring é pois tem um cabinho que puxa o horn (tipo pull-pull, mas só com um cabinho, só um pull) e pro outro lado o movimento é feito por meio de uma mola (spring).

A idéia já existe há tempos, eu até já tinha visto antes, mas o crédito de me convencer a usar vem do Sergio Massara e realmente ficou muito legal, obrigado!

A mola é feita do arame que está na foto, dobrado fazendo um U com cantos quadrados. O comprimento da base desse U é importante pra força da mola. No caso acho que usei duas molas com 4cm de comprimento da base do U cada uma.

[img:298df5447a]http://gustavo.exel.com.br/rc/pullspring1.jpg[/img:298df5447a]

Pra instalar a mola primeiro voce deve virar a superficie de comando 180 graus na direção oposta a onde está o horn. Usando tension-hinges é perfeito porque dá pra virar os 180 graus, se tiver outro tipo de dobradiça daí vai ter que adaptar o processo virando só o quanto for possivel.

Uma vez expostas as faces da dobradiça voce faz um furinho na parte fixa e um na superficie movel, tem que medir certinho pra ficar do tamanho da base do U feito.

[img:298df5447a]http://gustavo.exel.com.br/rc/pullspring2.jpg[/img:298df5447a]

Em seguida enfie as pernas do U nos furinhos e pronto. Nao precisa colar nem nada assim, o U nao vai pular pra fora dos furos.

[img:298df5447a]http://gustavo.exel.com.br/rc/pullspring3.jpg[/img:298df5447a]

Eis o resultado final. Daí desta foto pra ficar ponto pra voar só falta instalar o cabinho que vai ligar o braço do servo ao horn, como em lincagens pull-pull.

[img:298df5447a]http://gustavo.exel.com.br/rc/pullspring4.jpg[/img:298df5447a]

Mas isso nao fica forçando o servo?
Sim, mas na pratica isso é irrelevante... A força que a mola faz sequer vence o atrito e magnetismo do motor quando o servo tá desligado.

Sobre o lado do horn. É importante por o horn do lado onde a força tem que ser maior numa emergencia ou na situacao de maior esforço.
Por exemplo:
- nesta cauda em V eu pus os horns em cima, de modo que o servo puxando dá o efeito de cabrar pois quero ter certeza que vou conseguir cabrar se o planador entrar num mergulho... vai que a força da mola é insuficiente pra isso!
- num profundor idem: horn em cima
- leme: é indiferente por de um lado ou de outro
- leme de DLG: horn do lado oposto do peg de lançamento, pois este é o lado mais exigido no lançamento... ainda nao sei se no segundo movimento de "dançada" do lançamento a mola do outro lado vai ser suficiente, só testando e ainda nao fiz isso

No geral esse metodo e' muito bom pra superficies de comando que nao fazem muita forca nem exigem muita velocidade ou amplitude de comando, um otimo exemplo disso sao planadores termais, lentos. Dimensionando adequadamente deve dar pra usar em avioes rapidos, mas tem que fazer as contas (ou testes) pra nao sair besteira.
Gustavo - São Paulo/SP
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4337
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Mensagem por gustabmo »

Vantagens:
- muito leve
- zero de folga
- evita o trabalho de ter que ficar suportando o pushrod pra nao flambar em casos de lincagem convencional push-pull
- evita o trabalho de ter que acertar a tensao em lincagem pull-pull
- causa um "óóóóóóó" nos seus concorrentes em campeonatos que os desestabiliza emocionalmente e eles voam mal :D
Imperador
membro
Mensagens: 7
Registrado em: Qua Set 24, 2003 10:03 am
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Ótimo

Mensagem por Imperador »

Isto que chamo de engenharia... :lol:
Ficou muito bom Gustavo.
Abraços
Imperador
felipe_curvello
membro
Mensagens: 499
Registrado em: Qui Fev 12, 2004 1:54 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Mensagem por felipe_curvello »

Outra vantagem: no Pull-pull o horn tem de estar bem centralizado em relação ao eixo de movimento da superfície.
Com esse método, nem precisa se preocupar com isso ...
Avatar do usuário
eashiuchi
membro
Mensagens: 1480
Registrado em: Qui Jun 10, 2004 8:51 pm
Localização: Sobradinho-DF

Mensagem por eashiuchi »

Eu lembro que havia pensado em algo semelhante e a coisa foi brevemente discutida, minha idéia era usar elásticos, mas obviamente foi deixada de lado pelos mesmos motivos que o fizeram hesitar, forçar os servos, etc.
Parece que uma idéia é levada mais seriamente se estiver no rcgroups com alguma expressão em inglês, pecado meu também por não experimentar.
Canal Bit - 49,860Mhz
Spektrum - 2,4 GHz
Avatar do usuário
rafael
membro
Mensagens: 609
Registrado em: Dom Jun 12, 2005 10:22 am
Localização: Araras/São Carlos - SP

Mensagem por rafael »

Boa idéa Gustavo,! e tá vendo, a gente achava que havia visto tudo em matéria de linkagem, ledo engano...
Agora com certeza a ultima das vantagens enumeradas é o máximo...
[quote:8fa99dd815]gustabmo
- causa um "óóóóóóó" nos seus concorrentes em campeonatos que os desestabiliza emocionalmente e eles voam mal [/quote:8fa99dd815]
Sem contar que terá sempre aqueles que falarão: hummm será que adianta alguma coisa? :lol:
ArthurB
membro
Mensagens: 572
Registrado em: Qui Ago 31, 2006 10:39 pm
Localização: Novo hamburgo,RS

Mensagem por ArthurB »

Legal,


mas qual o arame que voce utilizou ,sera que o de cerca eletrica da?
Avatar do usuário
rafael
membro
Mensagens: 609
Registrado em: Dom Jun 12, 2005 10:22 am
Localização: Araras/São Carlos - SP

Mensagem por rafael »

ArthurB.
Pela foto, com certeza é aquele arame de aço vendido em lojas de pesca.
Avatar do usuário
ricardo.felipelli
membro
Mensagens: 937
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 11:15 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por ricardo.felipelli »

Gustavo,


Será que esse método pode ser aplicado em DLG´s tambem ??
Run, live to fly, fly to live, do or die
(Won't you?) run, live to fly, fly to live, Aces high
Avatar do usuário
Cesar-SP
membro
Mensagens: 3529
Registrado em: Qua Set 15, 2004 11:08 pm
Localização: São Paulo - SP CEP: 03507-010

Mensagem por Cesar-SP »

Eu ja havia visto lincagem semelhante mas com molas helicoidais, que fica muito mais complicado, desta maneira é muito simples e facil de fazer,Gustavo voce usou esta linha de pesca do pacotinho que aparece na foto ? quais são as especificações desta linha ?
abs
Cesar-SP
Responder