Perfil Thor

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
Marcos Quito
membro
Mensagens: 2062
Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:04 am
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por Marcos Quito »

Caramba !
Chapei com a performance da asinha !
:shock: :shock: :shock:

Que equipamento ! Nunca vai deixar vc na mão !
E o cara resolveu o problema da empunhadura na zagi !
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
Avatar do usuário
Arthur S. de Almeida
membro
Mensagens: 327
Registrado em: Ter Jul 05, 2011 11:37 pm
Localização: Foz do Iguaçu, PR

Mensagem por Arthur S. de Almeida »

O Alexandre Lopes já fez vários projetos baseados na Thor, ele deve ter boas informações sobre ela.

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=135607
Avatar do usuário
dbar1970
membro
Mensagens: 124
Registrado em: Seg Set 21, 2009 8:40 am
Localização: Jandaia do Sul/PR

Mensagem por dbar1970 »

Encontrei esses dois vídeos sobre a Thor.


Parte 1:
http://www.youtube.com/watch?v=X_un7AEFzDM#t=25


Parte 2:
http://www.youtube.com/watch?v=2PnlhGx5bPs
Mais vale um péssimo dia de voos que um bom dia de trabalho...
Avatar do usuário
dbar1970
membro
Mensagens: 124
Registrado em: Seg Set 21, 2009 8:40 am
Localização: Jandaia do Sul/PR

Mensagem por dbar1970 »

[quote:0bf8842e51="Carlos Gonçalves"]Esse perfil dá pra fazer uma asa e voar até Asgard!!! :)

Desculpe a brincadeira, não resisti!

Mas falando sério... nunca vi! E achei muito estranho... dei uma pesquisada rápida no Google e só encontrei o herói de lado rsrs...

Vamos esperar os experts de plantão!

Abraços![/quote:0bf8842e51]

Carara, agora que fui somar A + B...
Thor, Asgard... DÂÂÂÂÂÂÂÂÂ, PLIN! Agora que caiu a ficha, kkkkk

Carlos, melhor não.... Odin pode se queimar com a intromissão do espaço aero, kkkkk.
Mais vale um péssimo dia de voos que um bom dia de trabalho...
Avatar do usuário
dbar1970
membro
Mensagens: 124
Registrado em: Seg Set 21, 2009 8:40 am
Localização: Jandaia do Sul/PR

Mensagem por dbar1970 »

"EDITADO"

Não estou entendendo o enflechamento dessa asa...
Estou estimando em 23,5 centímetros, mas isso a partir das imagens observadas nesse documento em PDF. Meu alemão não é dos melhores para compreender a ficha técnica da asa, hehehehe. Estranho esse termo " Länge ", que quer dizer comprimento. Acredito que da ponta do BA da raiz até a linha das pontas dos BFs ( mas sem os elevons ). Não sei se me fiz compreender... Uma dúvida: Essa distância inclui também os elevons?

http://www.kuestenflieger.de/testberichte/fmt2009_11_016.pdf
Mais vale um péssimo dia de voos que um bom dia de trabalho...
Avatar do usuário
Marcos Quito
membro
Mensagens: 2062
Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:04 am
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por Marcos Quito »

Olá do bar70 :
Creio que é assim :

Technische Daten:= Dados técnicos
spann weite:121cm = envergadura
länge: 39,5 cm = comprimento total
flächentiefe an der Wurzel:34cm = Corda na raiz (inclui elevon)
flächentiefe amrandbogen:16cm = Corda na ponta (inclui elevon)
tragflächeninhalt:31dm² = área total
flächenbelastung: 8g/dm² = carga alar
Gewicht/Herstellerangabe:250g = peso total recomendado
rohbaugewichttestmodell ohnercund Antrieb:130g = peso sem eletronica
fluggewichttestmodell:240g peso típico

O comprimento de 39,5cm é da ponta do elevon mais atrás até o nariz.
(imagine que vc colocou ela encostada numa parede, bem de pé, é a altura total dela).
Imagine o que seria o comprimento de uma fuselagem convenconal - é isto.

É um design quase de uma zagi, as dimensões são muito próximas.

Tá claro ?

Lembre-se do CG : Asa voadora usa CG a 20% da corda média.
Primeiro encontre a corda média - aqui no evoo tem um monte de tutoriais explicando isto.
Depois aplique 20%.

Mas a grande sacada desta asa creio que seja a espessura do perfil (é bem fino) e o acabamento - tá super liso, tipo monokote.


Bons vôos !
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
Avatar do usuário
dbar1970
membro
Mensagens: 124
Registrado em: Seg Set 21, 2009 8:40 am
Localização: Jandaia do Sul/PR

Mensagem por dbar1970 »

Boa noite Marcos Quito:

Agradeço a sua colaboração com essas informações.
Eu já estava suspeitando que as medidas incluíam os elevons, pois já foi bem frisado aqui no fórum que " Elevon também é asa ", mas esperava a opinião de pessoal mais experiente no assunto.
Esqueci de comentar uma outra duvida com relação aos elevons: Quais suas medidas? Creio que poderia me basear nas dimensões de uma Zagi. Fica lançada mais uma variável a ser decidida...
Solicitei a um parente que me ajudasse com a tradução de todo o material em alemão. Tendo retorno compartilharei com o pessoal daqui do forum.
Com relação ao perfil fino, realmente, comparando-se com Zagi 10 e 12 ele aparenta ser mais fino, proporcionando baixo arrasto aerodinâmico, mas com boa sustentação
Esta noite passei algumas horas trabalhando em diversos perfis, quase todos da familia MH. Estou confeccionando guias de corte em aluminio dos perfis MH 42, 43, 44, 45, 60, 61, 62 e 64. Estes 3 ultimos já estão prontos requerendo apenas acabamento final. Também deixarei prontos os Zagis 8, 10 e 12, bem como um PW51. Agora, se vou utilizar todos, não sei, mas gosto de deixar essas coisas a disposição para futuros projetos.

Fonte de dados dos perfis:
http://aerospace.illinois.edu/m-selig/ads/coord_database.html

Software utilizado para geração dos perfis: Foils 4.2

Abraço e sucesso

Daniel
Mais vale um péssimo dia de voos que um bom dia de trabalho...
Avatar do usuário
Marcos Quito
membro
Mensagens: 2062
Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:04 am
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por Marcos Quito »

Oi Daniel,

Não entendo bem seu processo de "deixar perfis prontos"... eu nunca consegui re-utilizar um gabarito que havia feito.
Sempre muda o projeto, muda a corda.
Mas tudo bem, deve ser a expressão, eu que não entendi.

Quero dizer que vc só vai usar UM perfil (MHx, MHy, ou z), e deste perfil só precisa fazer 02 gabaritos :
- A corda da raíz
- A corda da ponta.

Volto a dizer que estes perfis que você menciona são antigos, posso apostar que esta Thor utiliza um perfil mais novo, da casa dos 7% de espessura.
Minha dica : PW1211, este ainda é um perfil moderno e você encontra as coordenadas na net.

O perfil do Thor, se vc xeretar, mandar um email para o fabricante, pode conseguir mais informações (ele vai dizer que é um MHmodificado, por exemplo, aí vc já sabe a "familia" dele.

Sobre as dimensões do elevon, mais ou menos assim :
Na raiz ele não tem muita funcionalidade, então pode ser o menor possível, isto normalmente fica na faixa dos 20mm.
Na ponta ele tem máxima funcionalidade, e aí vem uma variável :
- Se quiser muito aecrobático, faça maior, na casa dos 70mm;
- Se quiser mais dócil, mais ESTÁVEL, na casa dos 40mm.

50mm é um bom número bem comum. O resto vc acerta no comando do rádio.

Bons vôos, e posta prá gente ver !
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
Avatar do usuário
dbar1970
membro
Mensagens: 124
Registrado em: Seg Set 21, 2009 8:40 am
Localização: Jandaia do Sul/PR

Mensagem por dbar1970 »

Bom dia Marcos:

Agradeço imensamente a sua colaboração. Vou trabalhar nessa asa nesse final de semana se possível.

Com relação ao meu comentário, costumo deixar gabaritos do perfil pronto para corte das asas. Até então eu os confeccionava em fórmica, aquele material utilizado para revestimento de móveis. Imprimo o perfil desejado a partir do Foils 4.2, colo na chapa de fórmica com fita dupla face, recorto e faço o acabamento com lixa fina. Mas a algumas semanas testei cortá-los em chapa de alumínio de 1,5mm. Só muda o modo de cortar que é com serra tico-tico, depois corrigido com desbaste com lima e então lixado. O deslizamento do fio de corte é mais livre do que a fórmica, evitando aqueles sulcos que ficam no isopor quando o fio dá uma emperradinha na guia de corte.
Outro detalhe é que anteriormente eu estava utilizando o sistema de 2 guias/gabaritos: um para a raiz e outro para a ponta em Zagis. Porém comecei a fazer o corte com apenas o molde da raiz da asa pelo sistema de pivô, fixando o bloco na bancada e cortando a asa normalmente. Existem "N" vídeos no youtube com esse processo. É claro que isso não permite a utilização de Washout na asa. Mas se eu perceber que haverá comprometimento sério da estabilidade de voo posso tentar a utilização do perfil na ponta da asa também. Considero a diminuição do arrasto aerodinâmico com a ausência do Washout. Confeccionei uma Zagi THL a partir das informações postadas aqui no Fórum ( http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=135607&start=225 ), porém não tive oportunidade e nem condições climáticas boas para fazer alguns lançamentos.
Curiosidade: 7% de espessura em relação ao comprimento da corda?
Tenho os perfis PW1211 e PW51 armazenados no Foils.

Novamente agradeço sua colaboração.

Grande abraço e sucesso.

Daniel
Mais vale um péssimo dia de voos que um bom dia de trabalho...
Avatar do usuário
Marcos Quito
membro
Mensagens: 2062
Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:04 am
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por Marcos Quito »

É, 7% é a espessura em relação à corda.
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
Responder