ALES, LMR, F5J, FXJ ou simplesmente motoplanador

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
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rgmanica
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ALES, LMR, F5J, FXJ ou simplesmente motoplanador

Mensagem por rgmanica »

[size=18:f3ea65b74c]pule os [color=red:f3ea65b74c]Blá-blá-blás[/color:f3ea65b74c] para a parte que [color=blue:f3ea65b74c]realmente importa[/color:f3ea65b74c][/size:f3ea65b74c] ou leia tudo :)

[color=red:f3ea65b74c]Blá-blá-blá 1[/color:f3ea65b74c] mas de fundamento!
Pra começo de conversa, não concordo com quem chama de motoplanador um aeromodelo motorizado só por que tem poliedro e envergadura avantajada. Essa descrição é a de um aeromodelo ao menos que ele tenha a capacidade de ascensão SEM O USO DO MOTOR que ele leva junto. Estamos certos? Se desligar o motor e só descer, é um simples aeromodelo. Se desligar o motor e conseguir subir, É UM PLANADOR ;) :lol:

[color=red:f3ea65b74c]Blá-blá-blá 2[/color:f3ea65b74c]
Sempre gostei de planadores puros e sempre torci o nariz pra motoplanador. Tava sempre reclamando quando alguém vinha com um motoplanador. Ia logo dizendo que planador não tinha motor... ok... sempre chato.
Mas o tempo foi acabando e eu voando cada vez menos. Daí levar pra pista guincho, borracha, "alguém me reboca aí?", planador bonitinho e esse tipo de equipamento, foi cada vez dificultando mais as coisas pra eu voar. Fato é que eu tava cada vez mais voando menos. Tanto que vendi 4 planadores "puros" grandes por falta de espaço e eles estarem com pouco voo. Todo mundo sabe que modelos grandes em pouco espaço acabam se deteriorando com pequenas fraturas, rasgões, etc, etc...

[color=red:f3ea65b74c]Blá-blá-blá 3[/color:f3ea65b74c] Mas com conteúdo
Mas a vontade de planar era grande... quando um dia eu me tapei de nojo de todo o aparato que o planador "puro" leva e me dei conta de uma coisa: [b:f3ea65b74c][color=blue:f3ea65b74c]planador puro precisa de muito mais coisa pra funcionar que um motoplanador[/color:f3ea65b74c][/b:f3ea65b74c]... (nem tanto, mas eu precisava me convencer) e EU PRECISO TERMICAR! Daí peguei meu último EasyGlyder retirei os quase 200gr de chumbo que acertavam o cg, fucei no fundo duma caixa e achei um setup de 200W e coloquei no bico do Easyglider. Resultado final, ele ficou pesando 50g a mais que a versão "pura" que eu pouco usava no lift fraco da região.
Carreguei o carro de manhã e esperei até o intervalo do meio dia pra rumar ao campo: Eu, o Easyglider, o DX7, o chapéu e o repelente. Cheguei lá no aeroclube, liguei o scanner em 123.45MHz , nenhuma aeronave no ar, pluguei tudo, último check e Easyglider pro ar. Trimei, algumas passagens altas, algumas baixas e pousei. Sempre faço isso, mas queria ver o quão quente tava lá dentro. Parecia normal. Então veio o voo de verdade:

[color=red:f3ea65b74c]Blá-blá-blá 4[/color:f3ea65b74c] Epifania
Acelerei tudo e subi mirando pra debaixo duma nuvem, fiquei lá por uns 5 minutos e voltei pra perto novamente. Normal isso quando se termica. Só que na volta, não achei mais nada pra subir ( o que também é normal) e [b:f3ea65b74c][color=blue:f3ea65b74c]me dei conta que eu tinha um motor :)[/color:f3ea65b74c][/b:f3ea65b74c] Acelerei em direção pra outra nuvem e lá fiquei. [b:f3ea65b74c][color=blue:f3ea65b74c]Se não fosse isso, teria que pousar, esticar tudo e guinchar novamente (rebocar, borrachar, etc)[/color:f3ea65b74c][/b:f3ea65b74c][color=blue:f3ea65b74c][b:f3ea65b74c]. Fiz isso por uns 45 minutos, sem pousar e depender de ninguém e de nenhum outro equipamento :D Foi aí que mudei todo meu conceito quanto aos MOTOPLANADORES[/b:f3ea65b74c][/color:f3ea65b74c]
Só sei que nesses últimos meses meu easyglider só saiu da caçamba da caminhonete por poucas vezes (cabe montadinho :P). Isso quando não estava desmontado dentro da cabine.

[b:f3ea65b74c][color=blue:f3ea65b74c][size=15:f3ea65b74c]"Parte que realmente importa:"[/size:f3ea65b74c][/color:f3ea65b74c][/b:f3ea65b74c]

Fato é que nós últimos meses meu interesse por planadores (que conseguem termicar) motorizados aumentou e muito e andei pesquisando algumas coisas e descobri as classes dos termiqueiros motorizados e estou querendo brincar um pouco mais com isso, mas não acho recursos. Estou nisso:

1- Quase que ausência total de kits no Brasil que se encaixem nos padrões. Só tem o Trendy da Flyfly, que segundo relatos de proprietários (conversei com vários do RCgroups) é uma porcaria;
2- Alguns short kits gringos, mas requerem muita montagem e estou sem tempo pra isso
3- Alguns modelos muito profissionais, o que encarecem demais o hobby
4- Alguns modelos intermediários vindos de fora, com frete e imposto ridiculamente caros

Primeiro tentei o Trendy. Resolvi encarar o bichinho odiado por todos os proprietários. Fui mais à fundo na pesquisa dele. Palavra mais usada pelos donos para descrevê-lo: Rubbish. Cito alguns problemas encontrados pelos donos:
-Desalinhamento do aileron/flap;
-bordo de ataque do aileron/flap mais grosso que o bordo de fuga da asa, deixando um degrau no conjunto todo
-dificuldade de encontrar um motor que sirva no bico do POD. Soluções variam de passar a fiação por fora ou refazer a parede de fogo...
-dificuldade de troca de baterias. Acesso apenas pela retirada da asa.
-dificuldade de achar baterias que sirvam no pod
-dificuldade em acertar o CG (pelos dois últimos motivos)
-relatos de rompimentos na asa
-defeitos de construção (D box, conjunto Vtail, parede de fogo, flap que não baixa o suficiente)
Eu até resolvi encarar o tal do trendy, mas o SAC não ajudou, então fui pro WWW

Fixei o custo do modelo pra algo perto de U$300, carga alar menor que 30g/dm2 e pra "ver mais longe", envergadura perto de 2,5m. Então parti para:

ArtHobby: nada de interesse ou custo final maior que R$ 2000.
Soaring USA (maior parte + ver abaixo), Hyperflight.co.uk e FVK.de: Custo final maior que R$2000

Soaring USA:
http://www.soaringusa.com/Sky-Sergio-09.html > modelo "antigo" com fuselagem estreita e difícil achar motor
http://www.soaringusa.com/Prelude-2.5E.html
http://www.soaringusa.com/Astra-Electric-Sailplane.html

Icare-rc:
http://www.icare-rc.com/magellan_e.htm
http://www.icare-rc.com/adriana.htm
http://www.icare-rc.com/avia.htm

Esprit models:
http://www.espritmodel.com/prelude-25e-f5jales-arf.aspx
http://www.espritmodel.com/avia-25e-f5jales-arf.aspx
http://www.espritmodel.com/mistral-2600-26e-arf.aspx
http://www.espritmodel.com/elipsoid-evo-28e-arf.aspx
http://www.espritmodel.com/champion-28e-arf.aspx
http://www.espritmodel.com/astra-215e-f5jales-arf.aspx

Desses, gostei bastante do Prelude e Avia da Esprit Models, que diferem pela cauda em V ou convencional e acho que vou comprar um deles. [b:f3ea65b74c]Curti o Vtail :D
[/b:f3ea65b74c]
Gostaria da opinião e/ou dicas de outras opções ARFs pra brincar na modalidade

[img:f3ea65b74c]http://file.espritmodel.com/airplanes/topmodel/avia25e1.jpg[/img:f3ea65b74c]
[img:f3ea65b74c]http://file.espritmodel.com/airplanes/topmodel/prelude25e2.jpg[/img:f3ea65b74c]
Rômulo
A Pare!
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Patetta-MG
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Mensagem por Patetta-MG »

Bom Rômulo....

estou no mesmíssimo dilema seu e quase embarquei na furada do Trendy se não fosse o RCGroup...

E por coincidência, estou entre o Prelude e o Avia, com tendência ao Prelude. Não sou muito chegado a cauda em V, mesmo que gerando menos arrasto, mas tem a questão do acerto geral dela em vôo, com movimentação diferenciada, para render bem em curvas.

Veja esse site aqui => http://www.modellhobby.de/Models/Modelplanes/Electric-glider.htm?shop=k_staufenb_e&SessionId=&a=catalog&t=3&c=31&p=31

Mas está na Alemanha e preços em Euro.

Também tem a Singahobby. http://www.singahobby.com/?q=product/cat/Models/Gliders/DLG/Handlaunch

Na singahobby, valores em dolares de singapura... tem um conversor dentro do site no lado direito.

Espero que ter ajudado na difícil tarefa.

Abraços

Moisés
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rgmanica
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Mensagem por rgmanica »

E aí Moisés, tudo bem?

Pena esse Trendy não ser uma boa aposta. o preço dele tá legal, mas daí sabe como é, seria um gasto e não um investimento. Todas as mensagens que eu mandei aos donos retornaram negativamente. Então cortei

Nesses sites que tu me passou, quais foram tuas opções?

Hoje pela manhã (em menos de 6h) recebi uma resposta da TopModel CZ e estamos negociando um Avia ou um Prelude.
Mas ainda tem a dúvida: O acerto da cauda em V. Nunca tive nada "importante" que tivesse cauda V, só modelinho bagaceira de isopor. Então ainda estou na dúvida, mas faz tempo que quero um V tail...

abraço
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Patetta-MG
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Mensagem por Patetta-MG »

Opa... Romulo... a Topmodel não me respondeu.

O que eles estão dizendo em termos de frete para o Brasil.

Qualquer coisa, podemos conversar inbox no face.

Na singahobby, estive vendo o Pilot Mace (2500mm) - e-glider tb.

http://www.singahobby.com/?q=node/18442

Mas depois fui ver, está esgotado. Achei em outro site, mas fiz ca**da aqui e fechei a página. se achar te passo.

Na modelde, olhei os modelos entre 2,5m e 3,0m.


Abs.
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Leandro_Foltran
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Mensagem por Leandro_Foltran »

Interessante...

Vejo que aqui no Brasil os colegas são muito fixos a motorizar os planadores, fato esse que pouco existe lá fora. Raras vezes vi discussões acirradas em fóruns internacionais, pois há espaço e respeito para todas as categorias: F3K, F3J, F3F, F3B, F5J, ALES, LMR, REF, RES...

Voe aquilo que vc acredite ser o melhor para VC ! Seja feliz ! : )

O único incoveniente que vejo quando motorizo um planador é que há perda de espaço físico para um possível tubo de lastro. E, na minha opinião, lastro faz MUITA diferença.

O mercado interno de planadores é muito limitado, ainda mais quando se pensa em algo de "qualidade". O problema de trazer os planadores de fora é o frete altíssimo...

SoaringaUSA e ICARE são lojas que enviam, porém a um valor surreal...

EspritModel só é viável para modelos de até, no máximo, 2m.

Já negociei com a TOPMODEL, porém só enviam caixas pequenas. Acho que a maior dimensão não pode ultrapassar 1,2m. Todos os modelos interessantes, passam dessa medida. Idem para Stafenbiel.

Art-Hobby ! Como os modelos são enviados completamente desmontados, vc consegue adquirir qualquer glider do catálogo. São modelos extremamente bem projetados, robustos e relativamente leves. Tenho um Serenity EV com cerca de 40 horas de vôo. Na minha opinião, valeu cada centavo investido... Já voei a Tigra e o Ibis tb. Excelentes ! Fora que o atendente é nada menos que o projetista/colaborador de muitos projetos. O que vc quiser saber, ele te responderá com a maior propriedade e rapidez. Além disso, há peças sobressalentes para qualquer modelo. Enfim, planador TOP ! Serviço TOP !
Já viu o Odissey ? High Aspect ( meu amigo tem um pronto para estreiar, kit fenomenal... ) ?

abs
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Patetta-MG
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Mensagem por Patetta-MG »

Leandro...

estou esperando uma resposta da Art-Hobby a respeito do Odissey

No meu caso, eu não a mínima paciecnia para HS e aqui perto não tem Morro bom.

DLG eu não posso... problemas de joelho. me sobra F5J.

Como foi sua negociação com a AH?

Abs.
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Leandro_Foltran
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Mensagem por Leandro_Foltran »

Sinceramente, a ArtHobby não tem os melhores preços, porém não vejo qualidade negativa em nenhum modelo que vi/voei. Como disse, todos são muito bem projetados, robustos e, relativamente, leves.

Mande um mail com para o Czeczel com suas dúvidas que ele recomendará o melhor custo-benefício para vc.

Se fosse adquirir um modelo "térmico" iria de Odissey ou High Aspect !

De todas as lojas que negociei, a que mais gostei do atendimento foi a ArtHobby ! O polonês não vai te deixar na mão...

Aliás, eles estão para lançar um modelo ( JK Fidelity ? ) de 2,2m de 400g RTF... : )

Achei um vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=UyBdLqZ6Hr0

abs
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Patetta-MG
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Mensagem por Patetta-MG »

Leandro... estou atrás de algo termal sim...

é o meu tesão de vôo... pegar o modelo com os urubus.

verei o vídeo

Obrigado
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Arthur S. de Almeida
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Mensagem por Arthur S. de Almeida »

Você não é o único que acha isso! Observe que as secções de HLG e Electric do RCGroups, elas estão muito mais movimentadas que as outras.

Porém eu acho que se você quer mobilidade, poucos equipamentos e capacidade termal de competição deve procurar um DLG.

Você deve conhecer a categoria melhor que eu, mas vou citar as vantagem e desvantagens que eu vejo.

Vantagens:

Pouca envergadura, para você que quer mobilidade é interessante;
Boa capacidade termal;
Poucos equipamentos necessários;
Grande comunidade interessada na categoria;
Grande gama de modelos.

Desvantagens:

Preços um pouco mais altos;
Necessário equipamentos de radio com capacidade de mixagens e acionamento de modo de voo por chaves, para que você obtenha o máximo de desempenho do seu modelo;
Sofrem um pouco mais com o vento.

Olha acho que você deveria pensar na possibilidade.

Já vi recomendações do Versus da HK para iniciar na categoria sem gastar com modelos mais caros, mas a comunidade do RCG é bem grande e você pode ver boas dicas por lá.
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Patetta-MG
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Mensagem por Patetta-MG »

Leandro Foltran... o que vc pode me dizer do serenity Ev quanto a sua capacidade termal?

É que a AH o classifica como multitask.

Abs.

Moisés
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