ALES, LMR, F5J, FXJ ou simplesmente motoplanador

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
Leandro_Foltran
membro
Mensagens: 207
Registrado em: Seg Mai 01, 2006 8:26 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Leandro_Foltran »

[quote:1b43aea2bd="Patetta-MG"]@Mazzei....

visite o site www.voosilencioso.com

lá tem um esquema de um aplandor de 2m para iniciante.

Não é um planador que rende muito, mas fácil de construir e tá ajudará muito. Comecei com ele.



@Leandro

Já estou em conversa com o Andre Czecel

Mandei e-mail perguntando sobre o Odyssey e o JK Fidelity.

Na realidade, eu estou evoluindo na categoria... estou deixando meu Phoenix2000 e dando um passo a mais.

Tenho aqui um Angeschauten de 3m, mas preciso mexer na asa dele para ficar melhor.

Daí quero um motoplanador termal moldado.


Abraços[/quote:1b43aea2bd]

Só um detalhe, os modelos da Art-Hobby apresentam fuselagem moldada em fibra de vidro e, em alguns casos, boom em carbono. As asas são fabricadas com uma lâmina de madeira de carvalho ( ? ) prensada sob alta pressão em um miolo de styrofoam. Lembra muito asas de modelos F3A 2x2. A superfície é perfeita, porém a asa não é moldada...

Se vc está partindo de um Phoenix, pode ter certeza que vc achará o modelo uma "ferrari".

abs
Avatar do usuário
rgmanica
membro
Mensagens: 2038
Registrado em: Seg Nov 24, 2003 11:01 pm
Localização: Passo Fundo - RS

Mensagem por rgmanica »

[quote:88ac421895="Leandro_Foltran"]
Se sua vontade e "voar térmica", desses modelos o Trendy é o mais indicado, porém acho que há coisas melhores no mercado, por um preço até mais acessível...

ABS[/quote:88ac421895]

E quais seriam os modelos?

Ainda estou negociando o Avia com o pessoal da CZ. Acho que agora vai.
Essa semana, um amigo apareceu com um kit de madeira do Bird of time que me deu uma vontade loca de comprar e construir :D só falta acertar quanto hehehe
Rômulo
A Pare!
Avatar do usuário
Leandro_Foltran
membro
Mensagens: 207
Registrado em: Seg Mai 01, 2006 8:26 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Leandro_Foltran »

Os planadores para iniciantes, que seriam mais baratos, são os modelinhos da flyngcircus. Desses, montei o POP e achei bem interessante: excelente custo-benefício. Há um kit de 2m para motorização elétrica.

Dessa classe "F5J de baixo custo" conheço apenas a Art-Hobby, ReichardModels, TopModelCZ e os modelos da EspritModel. Todos eles custam na faixa dos US$ 400,00. Para um vôo sem compromisso são uma excelente escolha !

Modelos F5J moldados chegam a US$ 2500,00. Mas ai já estamos falando de competição e afins...

Sobre o BOT, particularmente, eu não gosto muito desse modelo: projeto antigo, baixa eficiência... Mas é um bom modelo !

Abs
Avatar do usuário
rgmanica
membro
Mensagens: 2038
Registrado em: Seg Nov 24, 2003 11:01 pm
Localização: Passo Fundo - RS

Mensagem por rgmanica »

Ah, siiimmm. Esses kits da flying circus são bem baratos mesmo. Achei que se referia a algum arf. Todos os outros citados são bem mais caros que o trendy em questão.

O bird of time, seria do meu interesse pelo saudosismo. Além do que, acho muito bonito.
Rômulo
A Pare!
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

Tem alguém voando F5J aqui no Brasil? Existe a possibilidade dos argentinos organizarem um Sul Americano em Buenos Aires no segundo semestre deste ano, seria interessante que pudéssemos ser representados. Na Argentina a categoria está em franco desenvolvimento, fazem provas com perto de 50 modelistas.
Avatar do usuário
Patetta-MG
membro
Mensagens: 1072
Registrado em: Sex Jul 27, 2007 2:08 pm
Localização: Itaúna - MG

Mensagem por Patetta-MG »

Beto... um dos grandes problemas que vejo é a resistência à adesão à categoria, bem como bons modelos com preços bacanas para que possamos começar.

Eu, particularmente, não gosto de Hi-start e guincho, não posso lançar dlg rodando.... mas adoro vôo termal...

daí... motoplanadores... e de preferência (estou partindo para isso) com boa performance.

Seria bom se a adesão aumentasse.

Vc gosta de motoplanadores?

abs.

Moisés
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

Moisés,

eu não tenho nada contra nada, voou, tá valendo :D :D :D :D :D
O que eu gosto mesmo são dos modelos de voo livre com propulsão a borracha, wakefield, copa de inverno, P30... que na essência são motoplanadores.
Eu pretendo entrar na F5J, mas ainda estou estudando com qual modelo. Achei o lance do timer que corta o motor após 30 segundos ou 200 metros super interessante, simula a situação do voo com guincho ou hi-start, só te dá uma chance de subida.
-NiHoN-
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 2152
Registrado em: Sex Out 02, 2009 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por -NiHoN- »

Só para constar: eu sou fã de motoplanadores!!! eheheh

Meu Pulsar 2E é o modelo com mais tempo de vôo...os outros foram sendo vendidos. O Beto já viu voando...

Eu comprei os altímetros para F5J homolgados FAI. Tem dois modos onde em um deles pode-se dar motor de emergência e em outro não...tem que se virar. É muuuuuuito bacana voar com o dispositivo...mesmo porque na prova quanto menos motor usa mais pontos ganha.

Bora!!
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

Entendi que nas provas de F5J conta a altitude que foi desligado o motor, quanto mais baixo, mais pontos. Existe uma regra para tempo menor do que os 30 segundos também?
Avatar do usuário
Alexandre Cruz
membro
Mensagens: 1075
Registrado em: Sáb Jan 03, 2004 9:55 pm
Localização: S. Carlos 13564-002

Mensagem por Alexandre Cruz »

O tempo de motor nao immporta desde que dentro dos 30s. Ele faz parte do voo assim como o voo planado
Responder