ALES, LMR, F5J, FXJ ou simplesmente motoplanador

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
-NiHoN-
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Mensagem por -NiHoN- »

[quote:6332d991af="Alexandre Cruz"]O tempo de motor nao immporta desde que dentro dos 30s. Ele faz parte do voo assim como o voo planado[/quote:6332d991af]

Mas Alexandre, qual seria a vantagem de cortar o motor antes então?
Aeromodelismo Vôo Livre: o problema é quando sobe...e não desce...
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betocastrucci
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Mensagem por betocastrucci »

NiHoN,

acredito que se deva gastar a maior parte dos 30 segundos procurando uma térmica boa em baixa altitude, se não enganchar em nada, sobe no motor mesmo até os 200 metros.
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Carlos.Weiss
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Mensagem por Carlos.Weiss »

Boa noite. Pelos testes que tenho feito, em 30 segundos não dá tempo de lançar, procurar termica e se não achar subir até 200m no motor. Talvez com um hotliner.
Em 30 seg é lançar e subir direto até 200m com um bom motor.

Neste sabado passado estive visitando o Sancler e o pessoal do CAAB em Biguaçu. Fui muito bem recebido e fiz um voo de motoplanador. O local é uma grameira enorme com muitas termicas. Acho que vou mudar para SC. Este é o log do voo em Biguaçu


[img:dc793cf751]https://imageshack.com/a/img849/4892/r30a.gif[/img:dc793cf751]
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betocastrucci
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Mensagem por betocastrucci »

Achei que a performance de subida fosse maior. Um Wakefield (com motor a elástico) sobe 100 metros em 30 segundos. Eu tenho um motoplanador pequeno (1.7m) que sobe quase na vertical, vou colocar o altímetro nele para ter uma idéia.
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caioect
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Mensagem por caioect »

Estou voando com BOT com motor GD 3850 960kv, pack A123 4s 2300 mAh, ESC 60A e hélice Aeronaut 13 x 6,5 (consome 30A/326W). Também instalei o spoiler para facilitar os pousos e sair das térmicas.

Uso o motor somente para ganhar altitude e depois só no planeio.

A configuração ficou muito boa, sobe numa taxa de 5,71 m/s (170 m em 30s). No planeio, mantem uma taxa de afundamento média sem térmica de ~0.37 m/s (9 min de planeio partindo de 200 m de altitude). Até que possui boa eficiência.

http://www.evoo.com.br/forum/viewtopic.php?p=1425102#1425102

[img:c6ac4aa3d0]http://imageshack.us/a/img823/232/yekw.jpg[/img:c6ac4aa3d0]

[img:c6ac4aa3d0]http://imageshack.us/a/img96/9039/8vus.jpg[/img:c6ac4aa3d0]

Abs,

Caio
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Alexandre Cruz
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Mensagem por Alexandre Cruz »

200m em 30s nao eh facil mesmo...

Subindo quase na vertical talvez atinja mas aquele subidas que eu achava que eram com bastante saude simplesmente ficam abaixo dos 200m.

A maioria das pessoas regula o powertrain para subir perto de 30s mesmo, nao da muito tempo de ficar pesquisando e subir depois. Mas acho que se o dia esta bom e se julga que eh possivel subir cortanto o motor a 10m, se nao encontrar nada em 25s, sob e e corta o motor com 40m, ja deve ser o bastante. Esse risco eh o que torna categoria tao interessante.

Nihon nao tem vantagem nehuma cortar o motor antes e essa eh justamente a forma de evitar uma categoria de modelos foquete super sofisticados
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Carlos.Weiss
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Mensagem por Carlos.Weiss »

No meu caso consigo subir na vertical aos 200 m nos 30s, mas com quase todo o acelerador aberto. Então o empuxo deve ser maior do 1:1

Li alguns artigos sobre o altimetro e em um deles que não consigo achar novamente, é comentado sobre ajustar a altitude de corte para 190m, pois a inercia faz com que passe um pouco dos 200m apos cortar o motor o que seria contra as regras, que tem o proposito de impedir o zoom equivalente ao lançamento F3J e que todos começem no máximo a 200m.

Tambem o modo de competição do ALTIS está ajustado para ligar o motor uma unica vez. No artigo estava escrito que se religar o motor abaixo de 8metros para uma emergência, perde somente os pontos do pouso de precisão. Se religar acima, perde todo o voo. Sendo assim não é possivel desligar o motor em baixa altitude e tentar uma termica e se não achar, religar para chegar aos 200m. A ideia no F5J é substituir o guincho pelo motor eletrico. (estou no modo de treino que permite religar o motor em voo).

Nestas regras existe uma certa logica em beneficiar quem corta o motor em uma altitude mais baixa e voa os mesmos 10 minutos do que quem subiu como um rojão aos 200m.

Então as minhas conclusões sujeitas a erros são:
-Precisa de um modelo leve que possa voar 10 minutos sem termica após desligar o motor.
-precisa de um conjunto de motor dimensionado para levar o modelo a 200m em 30s lastreado para o caso de vento forte .
-precisa ser grande para levar toda a eletrônica e ser visivel bem alto, pois a 200m de altura, o motoplanador de 2,6m fica pequeno, precisa de visão em dia.

Então qual seria o modelo ideal?



[img:2d6d65483a]https://imageshack.com/a/img32/9420/dz7.gif[/img:2d6d65483a]
Cupim que tem bom gosto, só come balsa Midwest.
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caioect
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Mensagem por caioect »

Consegui atingir os 200m em menos de 30s com o Passer-X de 1,80 m e 715g.

O modelo está com motor HM A2212 1400 kv, Pack A123 3s 1100mAh, ESC 30A, hélice Aeronaut 10 x 7. Consome 18A/150W (210W/kg). Não medi o empuxo, mas está um pouco acima de 1:1.

Na melhor das subidas consegui 7,25 m/s (200 m em 27,6 s). A média ficou em 6,81 m/s (200 m em 29,4 s). Nesta configuração está bem no limite!

Além do empuxo, uma coisa que ajudou muito foi o passo grande da hélice que deixou o modelo com boa velocidade nas subidas.

Se aumentar um pouco mais a potência para uns 250W/kg deve chegar nos 200 m em torno de 25 s.

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=141251

Obs: Apesar de ser leve o Passer-X não é muito eficiente. O melhor que consegui foi 0,50 m/s de afundamento. Partindo de 200 m de altitude consegue planar por 6,7 min sem térmica, o que está bem abaixo dos 10 min.

Abs,

Caio
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caioect
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Mensagem por caioect »

Fiz um levantamento de planadores que são vendidos no Brasil. Nosso estoque realmente deixa muito a desejar.

Excluí os planadores escalas que não entram na categoria F5J. Alguns precisam ser adaptados (spoiler, motor).

Pronto para voar F5J somente o Mystique da E-flite que é muito caro e alguns da Top Model. O BOT e o Radian Pro apesar de não serem próprios para f5J são muito utilizados nos eventos.

Um que não é caro é o Thermal Sailor EP 2.3 m. Não sei dizer se é eficiente.


Planador - Fabricante - Importador/Loja

MYSTIQUE 2.9 m ARF - E-Flite - Diniz Esteves
BIRD OF TIME 3.0 m (Kit e ARF) - Great Planes - Diniz Esteves
Flinf 2.0 m ARF - Great Planes - Diniz Esteves
Fling 1.4 m ARF - Great Planes - Diniz Esteves
Radian Pro 2.0 m ARF - ParkZone - Diniz Esteves
Radian 2.0 m ARF - ParkZone - Diniz Esteves
Calypso 1.85 m RTF - Flyzone/Hobbico - Diniz Esteves

http://www.dinizesteves.com.br


Electra 2.55 m - Topmodel - Big Field
Dora 1.92 m - Topmodel - Big Field
Mureana 1.92 - Topmodel - Big Field
Chimera 1.92 - Topmodel - Big Field
Dino 1.20 m - Topmodel - Big Field

http://bigfield.com.br/


THERMAL SAILOR EP 2.3 m ARF - Radar - Hobby Delivery
Aure EP 2.0 m ARF - Radar - Hobby Delivery
SKY WALKER FASE II 1.60 m - Radar - Hobby Delivery
Easy Glider Pro 1.80 m ARF - Multiplex - Hobby Delivery

http://hobbydelivery.com.br


Gerônimo 2.0 m e 3.0 m - Flyfly - Asas Elétricas
Trendy 2.5 m - Flyfly - Asas Elétricas
Manticore 1.8 m - Flyfly - Asas Elétricas

http://www.asaseletricas.com.br/loja/


Soaring Star EP 2.0 m ARF - Thunder Tiger - Hobby Style

http://www.hobbystyle.com.br/


Sky Climber 2.0 m RTF - Aeromodelli

http://www.aeromodelli.com.br/


Stratus 2000S 1.9 m - Kyosho - Hobby One

http://www.hobbyone.com.br/


POP 1.5 m Kit - Flying Circus
Selig 1.5 m Kit - flying Circus
Stratus 2.0 m Kit - Flying Circus

http://www.flyingcircus.com.br


Além desses, devem ter outros por aí. Precisa fazer uma busca mais refinada. Se alguém souber de algum outro seria interessante divulgar.

Abs,

Caio
Oliver
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Mensagem por Oliver »

Turma,

Estão falando de ALES, que é a categoria que mais cresce nos EUA.

Na verdade é o motor substituindo o guincho para gerar praticidade.
O que eu concordo plenamente, no nosso clube onde os planadores voam acom o aviões, cruzar a pista esticar cabo etc, é perigoso.

Conversando com a fábrica da Fly Fly me informaram que o Geronimo e o Deity estão fazendo sucesso no ALES, a velocidade deles de subida ajuda, e como são muito leves tem uma boa razão de planeio.

O Trendy não é um modelo para este tipo de modalidade por causa da velocidade de subida. Ele tem uma grande dificuldade de se colocar motores outrunner, mas na loja montamos um com inrunner, o HET 4W com hélice 7X5 e bateria 3S 850 que ficou bom, para acesso a bateria tem que se modificar o pod, pode se cortar uma tampa superior, colocando-se internamente 2 tiras de carbono para dar reforço, ou cortar o pod no lugar mais grosso dele e fazer um encaixe circular.

Abraço

www.asaseletricas.com.br
Oliver
Asas Elétricas
www.asaseletricas.com.br
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