ALES, LMR, F5J, FXJ ou simplesmente motoplanador
- betocastrucci
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- Carlos.Weiss
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Boa noite. Pelos testes que tenho feito, em 30 segundos não dá tempo de lançar, procurar termica e se não achar subir até 200m no motor. Talvez com um hotliner.
Em 30 seg é lançar e subir direto até 200m com um bom motor.
Neste sabado passado estive visitando o Sancler e o pessoal do CAAB em Biguaçu. Fui muito bem recebido e fiz um voo de motoplanador. O local é uma grameira enorme com muitas termicas. Acho que vou mudar para SC. Este é o log do voo em Biguaçu
[img:dc793cf751]https://imageshack.com/a/img849/4892/r30a.gif[/img:dc793cf751]
Em 30 seg é lançar e subir direto até 200m com um bom motor.
Neste sabado passado estive visitando o Sancler e o pessoal do CAAB em Biguaçu. Fui muito bem recebido e fiz um voo de motoplanador. O local é uma grameira enorme com muitas termicas. Acho que vou mudar para SC. Este é o log do voo em Biguaçu
[img:dc793cf751]https://imageshack.com/a/img849/4892/r30a.gif[/img:dc793cf751]
- betocastrucci
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Estou voando com BOT com motor GD 3850 960kv, pack A123 4s 2300 mAh, ESC 60A e hélice Aeronaut 13 x 6,5 (consome 30A/326W). Também instalei o spoiler para facilitar os pousos e sair das térmicas.
Uso o motor somente para ganhar altitude e depois só no planeio.
A configuração ficou muito boa, sobe numa taxa de 5,71 m/s (170 m em 30s). No planeio, mantem uma taxa de afundamento média sem térmica de ~0.37 m/s (9 min de planeio partindo de 200 m de altitude). Até que possui boa eficiência.
http://www.evoo.com.br/forum/viewtopic.php?p=1425102#1425102
[img:c6ac4aa3d0]http://imageshack.us/a/img823/232/yekw.jpg[/img:c6ac4aa3d0]
[img:c6ac4aa3d0]http://imageshack.us/a/img96/9039/8vus.jpg[/img:c6ac4aa3d0]
Abs,
Caio
Uso o motor somente para ganhar altitude e depois só no planeio.
A configuração ficou muito boa, sobe numa taxa de 5,71 m/s (170 m em 30s). No planeio, mantem uma taxa de afundamento média sem térmica de ~0.37 m/s (9 min de planeio partindo de 200 m de altitude). Até que possui boa eficiência.
http://www.evoo.com.br/forum/viewtopic.php?p=1425102#1425102
[img:c6ac4aa3d0]http://imageshack.us/a/img823/232/yekw.jpg[/img:c6ac4aa3d0]
[img:c6ac4aa3d0]http://imageshack.us/a/img96/9039/8vus.jpg[/img:c6ac4aa3d0]
Abs,
Caio
- Alexandre Cruz
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200m em 30s nao eh facil mesmo...
Subindo quase na vertical talvez atinja mas aquele subidas que eu achava que eram com bastante saude simplesmente ficam abaixo dos 200m.
A maioria das pessoas regula o powertrain para subir perto de 30s mesmo, nao da muito tempo de ficar pesquisando e subir depois. Mas acho que se o dia esta bom e se julga que eh possivel subir cortanto o motor a 10m, se nao encontrar nada em 25s, sob e e corta o motor com 40m, ja deve ser o bastante. Esse risco eh o que torna categoria tao interessante.
Nihon nao tem vantagem nehuma cortar o motor antes e essa eh justamente a forma de evitar uma categoria de modelos foquete super sofisticados
Subindo quase na vertical talvez atinja mas aquele subidas que eu achava que eram com bastante saude simplesmente ficam abaixo dos 200m.
A maioria das pessoas regula o powertrain para subir perto de 30s mesmo, nao da muito tempo de ficar pesquisando e subir depois. Mas acho que se o dia esta bom e se julga que eh possivel subir cortanto o motor a 10m, se nao encontrar nada em 25s, sob e e corta o motor com 40m, ja deve ser o bastante. Esse risco eh o que torna categoria tao interessante.
Nihon nao tem vantagem nehuma cortar o motor antes e essa eh justamente a forma de evitar uma categoria de modelos foquete super sofisticados
- Carlos.Weiss
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- Registrado em: Ter Mai 29, 2012 3:25 pm
- Localização: Curitiba-PR
No meu caso consigo subir na vertical aos 200 m nos 30s, mas com quase todo o acelerador aberto. Então o empuxo deve ser maior do 1:1
Li alguns artigos sobre o altimetro e em um deles que não consigo achar novamente, é comentado sobre ajustar a altitude de corte para 190m, pois a inercia faz com que passe um pouco dos 200m apos cortar o motor o que seria contra as regras, que tem o proposito de impedir o zoom equivalente ao lançamento F3J e que todos começem no máximo a 200m.
Tambem o modo de competição do ALTIS está ajustado para ligar o motor uma unica vez. No artigo estava escrito que se religar o motor abaixo de 8metros para uma emergência, perde somente os pontos do pouso de precisão. Se religar acima, perde todo o voo. Sendo assim não é possivel desligar o motor em baixa altitude e tentar uma termica e se não achar, religar para chegar aos 200m. A ideia no F5J é substituir o guincho pelo motor eletrico. (estou no modo de treino que permite religar o motor em voo).
Nestas regras existe uma certa logica em beneficiar quem corta o motor em uma altitude mais baixa e voa os mesmos 10 minutos do que quem subiu como um rojão aos 200m.
Então as minhas conclusões sujeitas a erros são:
-Precisa de um modelo leve que possa voar 10 minutos sem termica após desligar o motor.
-precisa de um conjunto de motor dimensionado para levar o modelo a 200m em 30s lastreado para o caso de vento forte .
-precisa ser grande para levar toda a eletrônica e ser visivel bem alto, pois a 200m de altura, o motoplanador de 2,6m fica pequeno, precisa de visão em dia.
Então qual seria o modelo ideal?
[img:2d6d65483a]https://imageshack.com/a/img32/9420/dz7.gif[/img:2d6d65483a]
Li alguns artigos sobre o altimetro e em um deles que não consigo achar novamente, é comentado sobre ajustar a altitude de corte para 190m, pois a inercia faz com que passe um pouco dos 200m apos cortar o motor o que seria contra as regras, que tem o proposito de impedir o zoom equivalente ao lançamento F3J e que todos começem no máximo a 200m.
Tambem o modo de competição do ALTIS está ajustado para ligar o motor uma unica vez. No artigo estava escrito que se religar o motor abaixo de 8metros para uma emergência, perde somente os pontos do pouso de precisão. Se religar acima, perde todo o voo. Sendo assim não é possivel desligar o motor em baixa altitude e tentar uma termica e se não achar, religar para chegar aos 200m. A ideia no F5J é substituir o guincho pelo motor eletrico. (estou no modo de treino que permite religar o motor em voo).
Nestas regras existe uma certa logica em beneficiar quem corta o motor em uma altitude mais baixa e voa os mesmos 10 minutos do que quem subiu como um rojão aos 200m.
Então as minhas conclusões sujeitas a erros são:
-Precisa de um modelo leve que possa voar 10 minutos sem termica após desligar o motor.
-precisa de um conjunto de motor dimensionado para levar o modelo a 200m em 30s lastreado para o caso de vento forte .
-precisa ser grande para levar toda a eletrônica e ser visivel bem alto, pois a 200m de altura, o motoplanador de 2,6m fica pequeno, precisa de visão em dia.
Então qual seria o modelo ideal?
[img:2d6d65483a]https://imageshack.com/a/img32/9420/dz7.gif[/img:2d6d65483a]
Cupim que tem bom gosto, só come balsa Midwest.
Consegui atingir os 200m em menos de 30s com o Passer-X de 1,80 m e 715g.
O modelo está com motor HM A2212 1400 kv, Pack A123 3s 1100mAh, ESC 30A, hélice Aeronaut 10 x 7. Consome 18A/150W (210W/kg). Não medi o empuxo, mas está um pouco acima de 1:1.
Na melhor das subidas consegui 7,25 m/s (200 m em 27,6 s). A média ficou em 6,81 m/s (200 m em 29,4 s). Nesta configuração está bem no limite!
Além do empuxo, uma coisa que ajudou muito foi o passo grande da hélice que deixou o modelo com boa velocidade nas subidas.
Se aumentar um pouco mais a potência para uns 250W/kg deve chegar nos 200 m em torno de 25 s.
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=141251
Obs: Apesar de ser leve o Passer-X não é muito eficiente. O melhor que consegui foi 0,50 m/s de afundamento. Partindo de 200 m de altitude consegue planar por 6,7 min sem térmica, o que está bem abaixo dos 10 min.
Abs,
Caio
O modelo está com motor HM A2212 1400 kv, Pack A123 3s 1100mAh, ESC 30A, hélice Aeronaut 10 x 7. Consome 18A/150W (210W/kg). Não medi o empuxo, mas está um pouco acima de 1:1.
Na melhor das subidas consegui 7,25 m/s (200 m em 27,6 s). A média ficou em 6,81 m/s (200 m em 29,4 s). Nesta configuração está bem no limite!
Além do empuxo, uma coisa que ajudou muito foi o passo grande da hélice que deixou o modelo com boa velocidade nas subidas.
Se aumentar um pouco mais a potência para uns 250W/kg deve chegar nos 200 m em torno de 25 s.
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=141251
Obs: Apesar de ser leve o Passer-X não é muito eficiente. O melhor que consegui foi 0,50 m/s de afundamento. Partindo de 200 m de altitude consegue planar por 6,7 min sem térmica, o que está bem abaixo dos 10 min.
Abs,
Caio
Fiz um levantamento de planadores que são vendidos no Brasil. Nosso estoque realmente deixa muito a desejar.
Excluí os planadores escalas que não entram na categoria F5J. Alguns precisam ser adaptados (spoiler, motor).
Pronto para voar F5J somente o Mystique da E-flite que é muito caro e alguns da Top Model. O BOT e o Radian Pro apesar de não serem próprios para f5J são muito utilizados nos eventos.
Um que não é caro é o Thermal Sailor EP 2.3 m. Não sei dizer se é eficiente.
Planador - Fabricante - Importador/Loja
MYSTIQUE 2.9 m ARF - E-Flite - Diniz Esteves
BIRD OF TIME 3.0 m (Kit e ARF) - Great Planes - Diniz Esteves
Flinf 2.0 m ARF - Great Planes - Diniz Esteves
Fling 1.4 m ARF - Great Planes - Diniz Esteves
Radian Pro 2.0 m ARF - ParkZone - Diniz Esteves
Radian 2.0 m ARF - ParkZone - Diniz Esteves
Calypso 1.85 m RTF - Flyzone/Hobbico - Diniz Esteves
http://www.dinizesteves.com.br
Electra 2.55 m - Topmodel - Big Field
Dora 1.92 m - Topmodel - Big Field
Mureana 1.92 - Topmodel - Big Field
Chimera 1.92 - Topmodel - Big Field
Dino 1.20 m - Topmodel - Big Field
http://bigfield.com.br/
THERMAL SAILOR EP 2.3 m ARF - Radar - Hobby Delivery
Aure EP 2.0 m ARF - Radar - Hobby Delivery
SKY WALKER FASE II 1.60 m - Radar - Hobby Delivery
Easy Glider Pro 1.80 m ARF - Multiplex - Hobby Delivery
http://hobbydelivery.com.br
Gerônimo 2.0 m e 3.0 m - Flyfly - Asas Elétricas
Trendy 2.5 m - Flyfly - Asas Elétricas
Manticore 1.8 m - Flyfly - Asas Elétricas
http://www.asaseletricas.com.br/loja/
Soaring Star EP 2.0 m ARF - Thunder Tiger - Hobby Style
http://www.hobbystyle.com.br/
Sky Climber 2.0 m RTF - Aeromodelli
http://www.aeromodelli.com.br/
Stratus 2000S 1.9 m - Kyosho - Hobby One
http://www.hobbyone.com.br/
POP 1.5 m Kit - Flying Circus
Selig 1.5 m Kit - flying Circus
Stratus 2.0 m Kit - Flying Circus
http://www.flyingcircus.com.br
Além desses, devem ter outros por aí. Precisa fazer uma busca mais refinada. Se alguém souber de algum outro seria interessante divulgar.
Abs,
Caio
Excluí os planadores escalas que não entram na categoria F5J. Alguns precisam ser adaptados (spoiler, motor).
Pronto para voar F5J somente o Mystique da E-flite que é muito caro e alguns da Top Model. O BOT e o Radian Pro apesar de não serem próprios para f5J são muito utilizados nos eventos.
Um que não é caro é o Thermal Sailor EP 2.3 m. Não sei dizer se é eficiente.
Planador - Fabricante - Importador/Loja
MYSTIQUE 2.9 m ARF - E-Flite - Diniz Esteves
BIRD OF TIME 3.0 m (Kit e ARF) - Great Planes - Diniz Esteves
Flinf 2.0 m ARF - Great Planes - Diniz Esteves
Fling 1.4 m ARF - Great Planes - Diniz Esteves
Radian Pro 2.0 m ARF - ParkZone - Diniz Esteves
Radian 2.0 m ARF - ParkZone - Diniz Esteves
Calypso 1.85 m RTF - Flyzone/Hobbico - Diniz Esteves
http://www.dinizesteves.com.br
Electra 2.55 m - Topmodel - Big Field
Dora 1.92 m - Topmodel - Big Field
Mureana 1.92 - Topmodel - Big Field
Chimera 1.92 - Topmodel - Big Field
Dino 1.20 m - Topmodel - Big Field
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THERMAL SAILOR EP 2.3 m ARF - Radar - Hobby Delivery
Aure EP 2.0 m ARF - Radar - Hobby Delivery
SKY WALKER FASE II 1.60 m - Radar - Hobby Delivery
Easy Glider Pro 1.80 m ARF - Multiplex - Hobby Delivery
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Gerônimo 2.0 m e 3.0 m - Flyfly - Asas Elétricas
Trendy 2.5 m - Flyfly - Asas Elétricas
Manticore 1.8 m - Flyfly - Asas Elétricas
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Soaring Star EP 2.0 m ARF - Thunder Tiger - Hobby Style
http://www.hobbystyle.com.br/
Sky Climber 2.0 m RTF - Aeromodelli
http://www.aeromodelli.com.br/
Stratus 2000S 1.9 m - Kyosho - Hobby One
http://www.hobbyone.com.br/
POP 1.5 m Kit - Flying Circus
Selig 1.5 m Kit - flying Circus
Stratus 2.0 m Kit - Flying Circus
http://www.flyingcircus.com.br
Além desses, devem ter outros por aí. Precisa fazer uma busca mais refinada. Se alguém souber de algum outro seria interessante divulgar.
Abs,
Caio
-
- Patrocinador
- Mensagens: 702
- Registrado em: Qui Jun 23, 2005 9:36 am
- Localização: Rio de Janeiro
Turma,
Estão falando de ALES, que é a categoria que mais cresce nos EUA.
Na verdade é o motor substituindo o guincho para gerar praticidade.
O que eu concordo plenamente, no nosso clube onde os planadores voam acom o aviões, cruzar a pista esticar cabo etc, é perigoso.
Conversando com a fábrica da Fly Fly me informaram que o Geronimo e o Deity estão fazendo sucesso no ALES, a velocidade deles de subida ajuda, e como são muito leves tem uma boa razão de planeio.
O Trendy não é um modelo para este tipo de modalidade por causa da velocidade de subida. Ele tem uma grande dificuldade de se colocar motores outrunner, mas na loja montamos um com inrunner, o HET 4W com hélice 7X5 e bateria 3S 850 que ficou bom, para acesso a bateria tem que se modificar o pod, pode se cortar uma tampa superior, colocando-se internamente 2 tiras de carbono para dar reforço, ou cortar o pod no lugar mais grosso dele e fazer um encaixe circular.
Abraço
www.asaseletricas.com.br
Estão falando de ALES, que é a categoria que mais cresce nos EUA.
Na verdade é o motor substituindo o guincho para gerar praticidade.
O que eu concordo plenamente, no nosso clube onde os planadores voam acom o aviões, cruzar a pista esticar cabo etc, é perigoso.
Conversando com a fábrica da Fly Fly me informaram que o Geronimo e o Deity estão fazendo sucesso no ALES, a velocidade deles de subida ajuda, e como são muito leves tem uma boa razão de planeio.
O Trendy não é um modelo para este tipo de modalidade por causa da velocidade de subida. Ele tem uma grande dificuldade de se colocar motores outrunner, mas na loja montamos um com inrunner, o HET 4W com hélice 7X5 e bateria 3S 850 que ficou bom, para acesso a bateria tem que se modificar o pod, pode se cortar uma tampa superior, colocando-se internamente 2 tiras de carbono para dar reforço, ou cortar o pod no lugar mais grosso dele e fazer um encaixe circular.
Abraço
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