ALES, LMR, F5J, FXJ ou simplesmente motoplanador

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
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Carlos.Weiss
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Mensagem por Carlos.Weiss »

Achei este texto simples com uma tabela de sugestões de motorizações para atingir 200m em 20seg com 10 seg de folga.

http://www.icare-icarus.com/ALES-Glider-motor-selection-chart_c_138.html

No nosso clube também é muito dificil esticar borracha ou guincho. Até pousar o motoplanador é dificil. Já esperei jato em escala terminar de voar para poder pousar sem incidentes.

O setup do Caio fica como uma boa sugestão anotada e com uma bateria 3S de 1050mA, vai ter uma potencia extra bem vinda.

Estou voando a versão que ampliei do Guppy para 2,60m. Como não fiz com spoiler ou flap, o pouso não tem precisão. Faz os 10min com termicas fracas. A solução vai ser um novo modelo com 3,2m e flaps. Usei motor de helicoptero de 4000kv (450W), redução de 6,7:1, helice 14X9,5, bateria 3S de 2550mA para acertar o C.G. Peso total de 1760gr.

Infelizmente, o motor e a redução já estão fora de linha.


[img:6f8d6105fe]https://imagizer.imageshack.us/v2/670x503q90/856/znre.jpg[/img:6f8d6105fe]
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Leandro_Foltran
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Mensagem por Leandro_Foltran »

Muito legal a idéia de divulgar a categoria !

Mês passado, fiz o vôo de estréia do meu minitérmico POP.

Queria sentir o gosto de voar com Hi-Start.

No terceiro vôo, meu planador desintegrou o V-Tail no ar devido um flutter ( estiquei demais o elástico... ) ! Lenha ! : )

No final das contas, percebi quanto Hi-Start é trabalhoso: fixar a estaca, esticar o elástico, voar, recuperar o hi-start... Fazer essa seqüência em um local onde há colegas planadoristas deve ser algo muito bacana, porém em um clube onde a maioria se dedica a modelos glow é algo bem complicado ! Afinal, vc será o cara chato !

Se o Hi-Start já é trabalhoso, um guincho então ! Fora o custo alto...

Motorizar, ao meu modo de ver, é uma solução prática, rápida e barata.

Se a galera animar mesmo, me aventuro nessa praia...

abs
-NiHoN-
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Mensagem por -NiHoN- »

Amigos,

Fomos eu, Álvaro, Eduardojr e cebolinha voar ontem e testei meu altímetro. Muito bacana e simples de se usar!! Levei o notebook e lá mesmo, dentro do ar condicionado do carro, li o manual e programei o equipamento.

Em nenhum dos vôos dei 30S de motor:
- no primeiro vôo meio que fui testando o equipamento, acelerando e subindo devagar e cortando para ver se ele dava motor antes de vencer os 30s. Não passei dos 200m;

- no segundo vôo dei motor muito além dos 200m para ver em quanto tempo subia e se meu modelo subia isso tudo. Único problema é que meu Pulsar tem 2m de env. o que me fez forçar a vista e ficar extra-concentrado na referência e posição do modelo.

Em ambos os vôos não fiquei atrás das térmicas pois o vento estava bem complicado. E também estava voando no set up de motor de emergência, porém no gráfico não acusou o uso do mesmo.

Meu set up do modelo:
- kit Pulsar 2E (ailerons, flap, leme e profundor)
- motor NEU 1105 3Y redução 4:1
- hélice Aeronaut 12x6.5
- esc 30A Mistery - tá aguentando muito bem
- servos de cauda e ailerons Hitec HS45HB
- servo flap Hitec HS65HB
- Spinner alum. 30x5x8mm
- lipo nanotech 3S 1300mAh (vou trocar por uma nova, menor e mais leve, e sobrará mais espaço para organizar eletrônica.

Primeiro vôo

[URL=https://imageshack.com/i/ng5tklp][img:c22b5ec4d8]http://imagizer.imageshack.us/v2/800x600q90/844/5tkl.png[/img:c22b5ec4d8][/URL]

Segundo vôo

[URL=https://imageshack.com/i/5nmq6ap][img:c22b5ec4d8]http://imagizer.imageshack.us/v2/800x600q90/203/mq6a.png[/img:c22b5ec4d8][/URL]

Agora a brincadeira ficou beeeem legal!! É como estilingar em um high start gigante e depois tem que ter o conhecimento de térmicas e saber rodá-las, e controlar tempo, pouso, etc. Fica como qualquer outro planador, pois mesmo a 200m se o equipamento não for bom e o piloto não treinar, 10 min fica complicado.

Não vejo a hora de por para voar de novo....vou instalar no meu DLG também só como altímetro.

Abraço!
Aeromodelismo Vôo Livre: o problema é quando sobe...e não desce...
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betocastrucci
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Mensagem por betocastrucci »

NiHoN,

legal essa experiência, estive em Salto ontem, mas fui embora antes de vocês chegarem, para voo livre com o vento que estava não valia a pena arriscar.
No último gráfico entendi que o timer cortou o motor em 30 segundos, mas sem limite de altura e chegou a 300 metros, é isso? Se for, significa que o seu modelo consegue chegar nos 200 metros em 20 segundos?
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Carlos.Weiss
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Mensagem por Carlos.Weiss »

Chegar a mais de 300m com o planador de 2M precisa de vista muito boa.

No segundo gráfico parece indicar que passou um pouco mais de 200m nos primeiros 30s. Qual o peso do seu planador?

Configurei o rádio com o timer decrescente para 10 min, avisando a cada minuto e nos ultimos 30s, de segundo em segundo. Agora é juntar todas as fases do voo e tentar fazer toda a tarefa de subir no maximo 200m em 30s e voar os 10 minutos com pouso perto de um alvo.
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BIRDDOG
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Re: ALES, LMR, F5J, FXJ ou simplesmente motoplanador

Mensagem por BIRDDOG »

[quote:2a305a5568="rgmanica"][size=18:2a305a5568]pule os [color=red:2a305a5568]Blá-blá-blás[/color:2a305a5568] para a parte que [color=blue:2a305a5568]realmente importa[/color:2a305a5568][/size:2a305a5568] ou leia tudo :)

[color=red:2a305a5568]Blá-blá-blá 1[/color:2a305a5568] mas de fundamento!
Pra começo de conversa, não concordo com quem chama de motoplanador um aeromodelo motorizado só por que tem poliedro e envergadura avantajada. Essa descrição é a de um aeromodelo ao menos que ele tenha a capacidade de ascensão SEM O USO DO MOTOR que ele leva junto. Estamos certos? Se desligar o motor e só descer, é um simples aeromodelo. Se desligar o motor e conseguir subir, É UM PLANADOR ;) :lol:

[color=red:2a305a5568]Blá-blá-blá 2[/color:2a305a5568]
Sempre gostei de planadores puros e sempre torci o nariz pra motoplanador. Tava sempre reclamando quando alguém vinha com um motoplanador. Ia logo dizendo que planador não tinha motor... ok... sempre chato.
Mas o tempo foi acabando e eu voando cada vez menos. Daí levar pra pista guincho, borracha, "alguém me reboca aí?", planador bonitinho e esse tipo de equipamento, foi cada vez dificultando mais as coisas pra eu voar. Fato é que eu tava cada vez mais voando menos. Tanto que vendi 4 planadores "puros" grandes por falta de espaço e eles estarem com pouco voo. Todo mundo sabe que modelos grandes em pouco espaço acabam se deteriorando com pequenas fraturas, rasgões, etc, etc...

[color=red:2a305a5568]Blá-blá-blá 3[/color:2a305a5568] Mas com conteúdo
Mas a vontade de planar era grande... quando um dia eu me tapei de nojo de todo o aparato que o planador "puro" leva e me dei conta de uma coisa: [b:2a305a5568][color=blue:2a305a5568]planador puro precisa de muito mais coisa pra funcionar que um motoplanador[/color:2a305a5568][/b:2a305a5568]... (nem tanto, mas eu precisava me convencer) e EU PRECISO TERMICAR! Daí peguei meu último EasyGlyder retirei os quase 200gr de chumbo que acertavam o cg, fucei no fundo duma caixa e achei um setup de 200W e coloquei no bico do Easyglider. Resultado final, ele ficou pesando 50g a mais que a versão "pura" que eu pouco usava no lift fraco da região.
Carreguei o carro de manhã e esperei até o intervalo do meio dia pra rumar ao campo: Eu, o Easyglider, o DX7, o chapéu e o repelente. Cheguei lá no aeroclube, liguei o scanner em 123.45MHz , nenhuma aeronave no ar, pluguei tudo, último check e Easyglider pro ar. Trimei, algumas passagens altas, algumas baixas e pousei. Sempre faço isso, mas queria ver o quão quente tava lá dentro. Parecia normal. Então veio o voo de verdade:

[color=red:2a305a5568]Blá-blá-blá 4[/color:2a305a5568] Epifania
Acelerei tudo e subi mirando pra debaixo duma nuvem, fiquei lá por uns 5 minutos e voltei pra perto novamente. Normal isso quando se termica. Só que na volta, não achei mais nada pra subir ( o que também é normal) e [b:2a305a5568][color=blue:2a305a5568]me dei conta que eu tinha um motor :)[/color:2a305a5568][/b:2a305a5568] Acelerei em direção pra outra nuvem e lá fiquei. [b:2a305a5568][color=blue:2a305a5568]Se não fosse isso, teria que pousar, esticar tudo e guinchar novamente (rebocar, borrachar, etc)[/color:2a305a5568][/b:2a305a5568][color=blue:2a305a5568][b:2a305a5568]. Fiz isso por uns 45 minutos, sem pousar e depender de ninguém e de nenhum outro equipamento :D Foi aí que mudei todo meu conceito quanto aos MOTOPLANADORES[/b:2a305a5568][/color:2a305a5568]
Só sei que nesses últimos meses meu easyglider só saiu da caçamba da caminhonete por poucas vezes (cabe montadinho :P). Isso quando não estava desmontado dentro da cabine.

[b:2a305a5568][color=blue:2a305a5568][size=15:2a305a5568]"Parte que realmente importa:"[/size:2a305a5568][/color:2a305a5568][/b:2a305a5568]

Fato é que nós últimos meses meu interesse por planadores (que conseguem termicar) motorizados aumentou e muito e andei pesquisando algumas coisas e descobri as classes dos termiqueiros motorizados e estou querendo brincar um pouco mais com isso, mas não acho recursos. Estou nisso:

1- Quase que ausência total de kits no Brasil que se encaixem nos padrões. Só tem o Trendy da Flyfly, que segundo relatos de proprietários (conversei com vários do RCgroups) é uma porcaria;
2- Alguns short kits gringos, mas requerem muita montagem e estou sem tempo pra isso
3- Alguns modelos muito profissionais, o que encarecem demais o hobby
4- Alguns modelos intermediários vindos de fora, com frete e imposto ridiculamente caros

Primeiro tentei o Trendy. Resolvi encarar o bichinho odiado por todos os proprietários. Fui mais à fundo na pesquisa dele. Palavra mais usada pelos donos para descrevê-lo: Rubbish. Cito alguns problemas encontrados pelos donos:
-Desalinhamento do aileron/flap;
-bordo de ataque do aileron/flap mais grosso que o bordo de fuga da asa, deixando um degrau no conjunto todo
-dificuldade de encontrar um motor que sirva no bico do POD. Soluções variam de passar a fiação por fora ou refazer a parede de fogo...
-dificuldade de troca de baterias. Acesso apenas pela retirada da asa.
-dificuldade de achar baterias que sirvam no pod
-dificuldade em acertar o CG (pelos dois últimos motivos)
-relatos de rompimentos na asa
-defeitos de construção (D box, conjunto Vtail, parede de fogo, flap que não baixa o suficiente)
Eu até resolvi encarar o tal do trendy, mas o SAC não ajudou, então fui pro WWW

Fixei o custo do modelo pra algo perto de U$300, carga alar menor que 30g/dm2 e pra "ver mais longe", envergadura perto de 2,5m. Então parti para:

ArtHobby: nada de interesse ou custo final maior que R$ 2000.
Soaring USA (maior parte + ver abaixo), Hyperflight.co.uk e FVK.de: Custo final maior que R$2000

Soaring USA:
http://www.soaringusa.com/Sky-Sergio-09.html > modelo "antigo" com fuselagem estreita e difícil achar motor
http://www.soaringusa.com/Prelude-2.5E.html
http://www.soaringusa.com/Astra-Electric-Sailplane.html

Icare-rc:
http://www.icare-rc.com/magellan_e.htm
http://www.icare-rc.com/adriana.htm
http://www.icare-rc.com/avia.htm

Esprit models:
http://www.espritmodel.com/prelude-25e-f5jales-arf.aspx
http://www.espritmodel.com/avia-25e-f5jales-arf.aspx
http://www.espritmodel.com/mistral-2600-26e-arf.aspx
http://www.espritmodel.com/elipsoid-evo-28e-arf.aspx
http://www.espritmodel.com/champion-28e-arf.aspx
http://www.espritmodel.com/astra-215e-f5jales-arf.aspx

Desses, gostei bastante do Prelude e Avia da Esprit Models, que diferem pela cauda em V ou convencional e acho que vou comprar um deles. [b:2a305a5568]Curti o Vtail :D
[/b:2a305a5568]
Gostaria da opinião e/ou dicas de outras opções ARFs pra brincar na modalidade

[img:2a305a5568]http://file.espritmodel.com/airplanes/topmodel/avia25e1.jpg[/img:2a305a5568]
[img:2a305a5568]http://file.espritmodel.com/airplanes/topmodel/prelude25e2.jpg[/img:2a305a5568][/quote:2a305a5568]
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Mensagem por BIRDDOG »

fiquei muito tempo voando meu minitermico ANFRA II somente com HI START, e problema era quanto arriscar para pegar as termicas, voando no Aerobello o risco era não conseguir voltar para a pista.
Ai, reformei e montei um 2822 (panelinha), ficou feio !!, com uma folding, esc 25A e lipo 1000mAh.
Agora estou montando uma fuselagem nova sem motor, assim posso trocar a asa de um para outro e escolher o tipo de voo.
Tomara a dica ajude!!
abs, Ricardo
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Alexandre Cruz
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Mensagem por Alexandre Cruz »

Eu tenho um AVIA, pretendo juntar as partes em breve. De forma geral pareece muito bem feito e tem bastante gente voando, o Prelude me parece ser a mesma asa, mesma fuselagem e empenagem em cruz, normalmente mais fácil de voar...
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rgmanica
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Mensagem por rgmanica »

Pois é Alexandre,
Acabei de receber o meu. (veio sem imposto :shock: )
Gostei bastante da construção. Ainda não avaliei direito, mas achei pequenos detalhes que tenho que resolver (talvez não).
Peguei o Avia justamente pra me acertar de uma vez (ou não hehehe) com planadores cauda V

Que vai colocar no teu. Servos, motor, hélice?
Rômulo
A Pare!
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Alexandre Cruz
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Mensagem por Alexandre Cruz »

Eu comprei servos Dymond digitais para o meu mas como as forças não são grandes nesses modelos acho que quase qualquer coisa deve dar conta.

Ainda não comprei o power train mas pretendo usar um motor suficiente para produzir 280W então deve ser algo em torno de 85g, bateria 3S que descarregue 30A (800mAh 40C talvez) e um speed que aguente os 30A.
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