Planador Urupema

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
harpia
membro
Mensagens: 1000
Registrado em: Sáb Jun 25, 2005 5:26 pm
Localização: Gravatá-PE
Contato:

Mensagem por harpia »

As três primeiras fuselagens prontas.

[img:0316251294]http://imagizer.imageshack.us/v2/800x600q90/593/u81x.jpg[/img:0316251294]
Edson
Avatar do usuário
Yensid
membro
Mensagens: 1148
Registrado em: Ter Nov 03, 2009 4:22 pm
Localização: Pombal, PB

Mensagem por Yensid »

Rapaz, você é rápido no gatilho mesmo!!! Queria ter esta proficiência!
Meus parabéns! Está ficando muito bom!
Acompanhando de perto e quem sabe, no futuro, não sou um candidato a adquirir um deles!?
Sucesso!
Disney Martins
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
Avatar do usuário
harpia
membro
Mensagens: 1000
Registrado em: Sáb Jun 25, 2005 5:26 pm
Localização: Gravatá-PE
Contato:

Mensagem por harpia »

[quote:fc423113e2="Yensid"]Rapaz, você é rápido no gatilho mesmo!!! Queria ter esta proficiência!
Meus parabéns! Está ficando muito bom!
Acompanhando de perto e quem sabe, no futuro, não sou um candidato a adquirir um deles!?
Sucesso!
Disney Martins[/quote:fc423113e2]

Olá Disney.

Estou ansioso para terminar esse pedido e montar o meu Urupema.
É um pedido de 4 fuselagens, essas três e a que está curando no molde.
Edson
Avatar do usuário
marcantonio
membro
Mensagens: 123
Registrado em: Sáb Jan 07, 2012 10:20 am
Localização: Surubim-PE

Mensagem por marcantonio »

Edson,

O negócio tá rápido mesmo. As fuselagens ficaram ótimas.
E o projeto das asas? Quando vai começar a fazer as asas?
Avatar do usuário
harpia
membro
Mensagens: 1000
Registrado em: Sáb Jun 25, 2005 5:26 pm
Localização: Gravatá-PE
Contato:

Mensagem por harpia »

[quote:87567dcd21="marcantonio"]Edson,

O negócio tá rápido mesmo. As fuselagens ficaram ótimas.
E o projeto das asas? Quando vai começar a fazer as asas?[/quote:87567dcd21]

Vou começar na próxima semana. As asas são mais simples de fazer porque cada metade tem apenas um painel.
Edson
Avatar do usuário
Ericfly
membro
Mensagens: 1490
Registrado em: Sáb Set 20, 2003 8:56 pm
Localização: Ottawa, ON Canada

Mensagem por Ericfly »

Gostei da foto! As fuselagens estão ficando ótimas.
2 perguntas:
1 - como pretendes fazer o canopy?
2 - aí no nordeste imagino que sempre seja quente, ou pelo menos nunca fica frio. Ouvi falar que o frio atrapalha a curar as resinas epóxi, o que não deve ocorrer. Mudei para uma cidade fria há uns 8 meses, agora vai começar a esfriar. Como percebi que você entende bastante de laminação, quero perguntar: Tens idéia de abaixo de que temperatura ambiente já é necessário colocar algum tipo de aquecimento na hora da cura da resina?
Avatar do usuário
harpia
membro
Mensagens: 1000
Registrado em: Sáb Jun 25, 2005 5:26 pm
Localização: Gravatá-PE
Contato:

Mensagem por harpia »

[quote:70b09e8525="Ericfly"]Gostei da foto! As fuselagens estão ficando ótimas.
2 perguntas:
1 - como pretendes fazer o canopy?
2 - aí no nordeste imagino que sempre seja quente, ou pelo menos nunca fica frio. Ouvi falar que o frio atrapalha a curar as resinas epóxi, o que não deve ocorrer. Mudei para uma cidade fria há uns 8 meses, agora vai começar a esfriar. Como percebi que você entende bastante de laminação, quero perguntar: Tens idéia de abaixo de que temperatura ambiente já é necessário colocar algum tipo de aquecimento na hora da cura da resina?[/quote:70b09e8525]

Olá Ericfly.

-O molde do canopy ainda não está pronto, será puxado a vácuo. No momento estou apenas construindo as fuselagens.
-Quanto a cura da resina epóxi em temperatura ambiente - 25 graus - vai depender muito do tipo de resina e endurecedor utilizado. Se a temperatura é muito baixa, o tempo de uso da mistura aumenta e também a cura demora mais um pouco. A solução pra você seria usar uma estufa para que a cura seja feita pelo menos a 25º. Veja abaixo como a temperatura influi no tempo de cura:

8 - 16 horas a 25 ºC
4 - 8 horas a 40 ºC
1 - 2 horas a 60 ºC
Edson
Ramon Fernandez
membro
Mensagens: 4
Registrado em: Ter Abr 01, 2014 9:01 am
Localização: Recife - PE

Mensagem por Ramon Fernandez »

Exelente trabalho Harpia. Você combina muito bem a parte técnica com a habilidade manual.
Este planador me lembra o szd foka 4 porém mais estilizado. Seu modelo tem tudo para voar muito bem e 4m de envergadura sem dúvida ajudará.
Uma pergunta. Além da camada de tinta branca que aplicou no molde, vai aplicar outra encima?
Aguardo os próximos avanços mas tenho certeza que ficará a altura do trabalho já realizado.

Ramon
Avatar do usuário
harpia
membro
Mensagens: 1000
Registrado em: Sáb Jun 25, 2005 5:26 pm
Localização: Gravatá-PE
Contato:

Mensagem por harpia »

[quote:5c89052b22="Ramon Fernandez"]

...Uma pergunta. Além da camada de tinta branca que aplicou no molde, vai aplicar outra encima?

Ramon[/quote:5c89052b22]

Olá Ramon.

Obrigado pelas palavras de incentivo.
A tinta branca tem a finalidade de facilitar o acabamento. Sobre ela aplica-se primer PU e pintura.
Edson
Avatar do usuário
roberto.mazza
membro
Mensagens: 788
Registrado em: Qua Jul 07, 2010 8:36 pm
Localização: São Paulo - SP -51

Mensagem por roberto.mazza »

[quote:65333d1fd3="harpia"][quote:65333d1fd3="Jose Gomes"]Edson,

Eu procurei mas não encontrei nas postagens, poderia, por favor, me informar qual material usou para fazer o Plug ?.

Parabéns pelo projeto!

Abraços,[/quote:65333d1fd3]

Obrigado José Gomes.

O plugue foi feito de Isopor usinado na fresadora CNC, laminado com resina e fibra de vidro.[/quote:65333d1fd3]

Olá Harpia, seu projeto é impressionante, o plugue fica perfeito!! qual o programa que você utiliza para projetar o corte na CNC? Abraços
montar, voar, cair, quebrar, montar, voar, cair, quebrar, montar, voar... êita vida boa!!
ACCA - Sócio n° 05 - BRA 1141
Responder