Planador Urupema

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
harpia
membro
Mensagens: 1000
Registrado em: Sáb Jun 25, 2005 5:26 pm
Localização: Gravatá-PE
Contato:

Mensagem por harpia »

[quote:3a5702864c="Jose Gomes"]Edson,

Eu procurei mas não encontrei nas postagens, poderia, por favor, me informar qual material usou para fazer o Plug ?.

Parabéns pelo projeto!

Abraços,[/quote:3a5702864c]

Obrigado José Gomes.

O plugue foi feito de Isopor usinado na fresadora CNC, laminado com resina e fibra de vidro.
Edson
Avatar do usuário
harpia
membro
Mensagens: 1000
Registrado em: Sáb Jun 25, 2005 5:26 pm
Localização: Gravatá-PE
Contato:

Mensagem por harpia »

Primeira fuselagem pronta.
A tinta na cor branca é uma pintura básica que eu aplico no molde para facilitar o acabamento.

[img:176e32b3de]http://imagizer.imageshack.us/v2/800x600q90/585/4j9z.jpg[/img:176e32b3de]


[img:176e32b3de]http://imagizer.imageshack.us/v2/800x600q90/89/7skm.jpg[/img:176e32b3de]
Edson
Fabra
membro
Mensagens: 1
Registrado em: Qui Mar 29, 2012 11:33 pm
Localização: Blumenau/SC

Mensagem por Fabra »

Parabéns pelo trabalho, Harpia!! Está ficando muito bom!
Eu estou começando a mexer com programas de desenho para fazer meus primeiros modelos em fibra também. Por isso gostaria de lhe pedir orientação sobre duas coisas:
1 - Qual é o programa que você utiliza para desenhar os modelos em 2d e 3d, e para gerar o arquivo que orienta a CNC a 'cortar' o plugue?
2 - Tendo o desenho 3d, não seria possível (ou mais conveniente) orientar a CNC a 'cortar' o molde, diretamente?
Obrigado e um abraço!
Avatar do usuário
harpia
membro
Mensagens: 1000
Registrado em: Sáb Jun 25, 2005 5:26 pm
Localização: Gravatá-PE
Contato:

Mensagem por harpia »

[quote:baa088b503="Fabra"]Parabéns pelo trabalho, Harpia!! Está ficando muito bom!
Eu estou começando a mexer com programas de desenho para fazer meus primeiros modelos em fibra também. Por isso gostaria de lhe pedir orientação sobre duas coisas:
1 - Qual é o programa que você utiliza para desenhar os modelos em 2d e 3d, e para gerar o arquivo que orienta a CNC a 'cortar' o plugue?
2 - Tendo o desenho 3d, não seria possível (ou mais conveniente) orientar a CNC a 'cortar' o molde, diretamente?
Obrigado e um abraço![/quote:baa088b503]

Eu uso o Autocad para o 2D, Rhinoceros e Solidworks para o 3D.
Para gerar o Gcode uso o Artcam, outro programas que também pode ser usados, é o Heekscnc.
Fazer o molde a partir do 3D ainda não é possível para mim porque teria que ser feito todo em alumínio, muito caro e impraticável devido ao alto custo.
O plugue pode ser feito com MDF, isopor ou madeira. É muito mais fácil e prático para usinar uma peça esculpindo-a do que escavar um molde. Depois basta fazer o molde em fibra de vidro.
Edson
-NiHoN-
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 2152
Registrado em: Sex Out 02, 2009 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por -NiHoN- »

Harpia,

Seus modelos são demais!!!!

Abraço!
Aeromodelismo Vôo Livre: o problema é quando sobe...e não desce...
Avatar do usuário
harpia
membro
Mensagens: 1000
Registrado em: Sáb Jun 25, 2005 5:26 pm
Localização: Gravatá-PE
Contato:

Mensagem por harpia »

[quote:fc14f3d303="-NiHoN-"]Harpia,

Seus modelos são demais!!!!

Abraço![/quote:fc14f3d303]

Obrigado NiHoN

Mais algum progresso.

Estou construindo a base para colar a bolha. A peça é feita de fibra e madeira.
Eu montei um pequeno painel. Como não tenho o projeto completo, nem fotos detalhadas do painel, eu improvisei. Acredito que vai ficar bom e facilitará a colagem da bolha.


[img:fc14f3d303]http://imagizer.imageshack.us/v2/800x600q90/138/chmo.jpg[/img:fc14f3d303]

[img:fc14f3d303]http://imagizer.imageshack.us/v2/800x600q90/43/ra7x.jpg[/img:fc14f3d303]
Edson
Avatar do usuário
Leandro_Foltran
membro
Mensagens: 207
Registrado em: Seg Mai 01, 2006 8:26 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Leandro_Foltran »

Bacana ! Edson, como será feita a fixação do estabilizador horizontal/profundor ?Colado ?

No meu Fox de 3m, reforcei a estrutura com um compensado de 8mm e instalei porca cravantes. A fixação é feita com parafuso allen e o comando é transmitido através de uma barra de carbono 4mm, também removível, a fim de facilitar o transporte.

E o F3F ?

abs
Avatar do usuário
harpia
membro
Mensagens: 1000
Registrado em: Sáb Jun 25, 2005 5:26 pm
Localização: Gravatá-PE
Contato:

Mensagem por harpia »

Leandro


O estabilizador horizontal será removível. O acionamento do profundor também será com haste rígida.

O F3F está parado por enquanto.
Edson
Avatar do usuário
Ericfly
membro
Mensagens: 1490
Registrado em: Sáb Set 20, 2003 8:56 pm
Localização: Ottawa, ON Canada

Mensagem por Ericfly »

Gostei muito da construção!
Uma dúvida que tenho: seria vantajoso usar um isopor bem leve, tipo P1, e não retirar com solvente, apenas cavar os espaços necessários dentro? Imagino que com o isopor ancorando a fibra, seria possível usar menos fibra em alguns lugares, deixando o conjunto todo mais leve.
Avatar do usuário
harpia
membro
Mensagens: 1000
Registrado em: Sáb Jun 25, 2005 5:26 pm
Localização: Gravatá-PE
Contato:

Mensagem por harpia »

[quote:cadbabefca="Ericfly"]Gostei muito da construção!
Uma dúvida que tenho: seria vantajoso usar um isopor bem leve, tipo P1, e não retirar com solvente, apenas cavar os espaços necessários dentro? Imagino que com o isopor ancorando a fibra, seria possível usar menos fibra em alguns lugares, deixando o conjunto todo mais leve.[/quote:cadbabefca]

Nesses planadores escala, o ganho de peso usando o isopor por dentro e diminuindo a fibra não vai ter nenhuma vantagem. O melhor é ter cuidado na laminação para evitar excesso de peso na cauda e reforçar onde é necessário.
Edson
Responder