Excelso

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

Em primeiro lugar, obrigado a todos pelos comentários e palavras gentis.

[quote:7aeac75394="Edson Carvalho"]Alvaro,
gostaria de saber dados sobre este Hi Start que você fez.
Especificação da borracha e diâmetro. Especificação do fio ou linha. Comprimento dos componentes.[/quote:7aeac75394]

Bem lembrado, Edson!
Quem pretende voar planador de Hi Start tem que tomar cuidado. Eu já quebrei (e vi outros quebrarem) asa de planador no lançamento com Hi Start.

O que aparece no vídeo, é composto por 6m de borracha de 3/16" com 30m de linha de pesca da mais fina que encontrei. Pelo jeito, qualquer linha de pescar lambari resolve para um modelo desse tamanho.
Eu ia começar com uma borracha de 1/8" usada para motores de voo livre a elástico, mas como estava vento zero eu resolvi usar o Hi Start com 3/16 que eu já tinha feito.

Observando o vídeo dá pra notar que só na terceira estilingada é que eu coloquei mais pressão na borracha.

Nos primeiros lançamentos até o Nihon comentou que estava subindo pouco, mas eu estava testando a resistência das asas aos poucos, e a cada lançamento eu dava uns passos a mais aumentando a pressão.
Acho importante ir sentindo a força da borracha conforme você estica. além de ir contando os passos.

Nos Mini Térmicos (bem mais parrudos e com 1.50 m de envergadura) usa-se tripa de mico que é muito mais violenta. NÂO recomendo para planadores do porte do Excelso.
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.
Avatar do usuário
Mainardi
membro
Mensagens: 310
Registrado em: Seg Dez 21, 2009 1:55 pm

Mensagem por Mainardi »

A combinação do video com a musica tornou-se algo muito agradável de assistir.
Belo aero. Parabéns ao Sr Alvaro.
Avatar do usuário
Edson Carvalho
membro
Mensagens: 872
Registrado em: Qui Fev 28, 2013 5:20 pm
Localização: Marília SP

Mensagem por Edson Carvalho »

Alvaro, obrigado pelo esclarecimento do Hi Start.

Bons voos.
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

[quote:81005af70b="fhkawasaki"]...sei que era esse o modelo que estava procurando há tempos!![/quote:81005af70b]

É verdade. Eu queria um planador com cara de escala e com voo escala.
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.
Avatar do usuário
alexandre lopes
membro
Mensagens: 1647
Registrado em: Seg Abr 05, 2010 5:35 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP
Contato:

Mensagem por alexandre lopes »

Alvaro,

Fiquei muito tempo afastado do fórum, obrigado pelo link para conhecer essa construção.

Esse planador chega ao estado de arte, e não apenas de uma simples construção de balsa.

Parabéns pela obra e voo!
Avatar do usuário
eduardo.jr
membro
Mensagens: 573
Registrado em: Ter Jan 03, 2012 1:21 pm
Localização: são paulo sp

Mensagem por eduardo.jr »

parabens...
Att
Eduardo
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

Obrigado Alexandre e (sumido) Eduardo!
Avatar do usuário
sdbruder
membro
Mensagens: 478
Registrado em: Sex Out 02, 2009 1:11 pm
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Mensagem por sdbruder »

[quote:104babe020="Alvaro Sala"]Obrigado Alexandre e (sumido) Eduardo![/quote:104babe020]

Álvaro, tá voando aonde? Vc é da região de pinheiros aqui em SP, certo? Moro em pinheiros também.
WingLib || Elevon também é asa! || ACCA (Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos) Sócio 004
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

Esse voo do vídeo foi em Salto (110 Km de viagem).
Avatar do usuário
sdbruder
membro
Mensagens: 478
Registrado em: Sex Out 02, 2009 1:11 pm
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Mensagem por sdbruder »

[quote:62a3b09e9d="Alvaro Sala"]Esse voo do vídeo foi em Salto (110 Km de viagem).[/quote:62a3b09e9d]

Puxa! Ou a turma lá é muito boa, ou o lugar é excelente ou os 2! :p

Algum lugar + perto pra se voar? Quanto mais perto do parque villa lobos, melhor :p
WingLib || Elevon também é asa! || ACCA (Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos) Sócio 004
Responder