Alula feita em casa Voando em encosta ....Vídeo em Full HD
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Alula feita em casa Voando em encosta ....Vídeo em Full HD
Olá pessoal, não sei se é esse o local correto, eu gostaria de compartilhar um com os Senhores um momento de muita alegria brincando com uma alula feita por mim através de dicas obtidas no site ...Imagens feitas à partir de uma gopro
Após acerto de CG... Deu muitas alegrias!
Obrigado pelo prestígio....
Bons Voos...
https://www.youtube.com/watch?v=cWvfgOPdvkA
Após acerto de CG... Deu muitas alegrias!
Obrigado pelo prestígio....
Bons Voos...
https://www.youtube.com/watch?v=cWvfgOPdvkA
- sgt.meirelles
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- Marcos Quito
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PARABÉNS !!!
É na praia de Baraqueçaba ? Já voei lá.
Escute, sei que está voando muito legal e coisa.
Mas achei que o CG está ainda um pouco para trás. Ela está arisca de profundor (ela dá uns mergulhos e coices).
Para suavisar, coloque um pouco mais de peso no naris e terá um modelo bem dócil.
De resto, parabéns, é um modelo que resolve, bom para viagem (pequeno).
Abraço,
É na praia de Baraqueçaba ? Já voei lá.
Escute, sei que está voando muito legal e coisa.
Mas achei que o CG está ainda um pouco para trás. Ela está arisca de profundor (ela dá uns mergulhos e coices).
Para suavisar, coloque um pouco mais de peso no naris e terá um modelo bem dócil.
De resto, parabéns, é um modelo que resolve, bom para viagem (pequeno).
Abraço,
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
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Questões relacionadas.
Pessoal grato pelo feedback, Assim como a maioria dascoisas na vida o aprendizado é constante ....
Sim Baraqueçaba!!
Para usá-la como alula e funcionar bem à partir do arremesso, em um local plano ela deve estar com o CG levemente adiantado.... Próximo ao neutro
Já na encosta coloquei algo em torno de 30g de lastro .....(vou usar a dica para aprimoramento)
Usei a planta que está disponível em um post ....mas acabei misturando um pouco de cada coisa...Acabei optando pelo perfil S3021, simpatizo com ele, encontrei na planta de um planador alemão este perfil e sempre me dou bem com ele....
Abraço...
Sim Baraqueçaba!!
Para usá-la como alula e funcionar bem à partir do arremesso, em um local plano ela deve estar com o CG levemente adiantado.... Próximo ao neutro
Já na encosta coloquei algo em torno de 30g de lastro .....(vou usar a dica para aprimoramento)
Usei a planta que está disponível em um post ....mas acabei misturando um pouco de cada coisa...Acabei optando pelo perfil S3021, simpatizo com ele, encontrei na planta de um planador alemão este perfil e sempre me dou bem com ele....
Abraço...
- Marcos Quito
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- Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:04 am
- Localização: São Carlos - SP
Sei que é teórico, e existe uma diferença entre teoria e prática...
Mas o S3021 não é indicado para asas voadoras.
Quero dizer apenas que você poderia ter aproveitado melhor a área alar com um perfil adequado.
Voar voa, claro, você provou e muito bem.
O conceito é o seguinte :
Todo sistema aerodinamico tem uma resultante de MOMENTO torçor.
Todos os aviões têm um momento POSITIVO (ou próximo do neutro) ou seja, tendem a levantar o nariz quando em mergulho.
Um avião convencional pode ter perfil com momento negativo na asa, e o profundor compensa cabrando o sistema, causando uma resultante positiva. Por isto podemos usar um perfil concavo num modelo convencional.
PORÉM NUMA ASA VOADORA...
Quando temos um avião com uma só asa, vamos precisar do mesmo conceito, porém num só perfil.
Então temos que pegar um perfil com momento positivo, ou talvez próximo do neutro.
Estes perfis são chamados "reflex" pois tem a cauda "levantada", ou cabrada.
No seu caso, observe o ajuste final do trim em voo nivelado. Acontece que vc tem que deixar ele meio cabrado para ter um sistema estável.
É possível usar um perfil clark Y numa plank, mas vai precisar ficar bem cabrada.
O fato do neutro ser "cabrado" causa mais arrasto que se tivesse um perfil apropriado.
Os perfís mais adequados para asas voadoras são mesmo o Zagi10, 12, PW1211.
Mas o melhor mesmo é voar.
Um abraço, e bons vôos.
Mas o S3021 não é indicado para asas voadoras.
Quero dizer apenas que você poderia ter aproveitado melhor a área alar com um perfil adequado.
Voar voa, claro, você provou e muito bem.
O conceito é o seguinte :
Todo sistema aerodinamico tem uma resultante de MOMENTO torçor.
Todos os aviões têm um momento POSITIVO (ou próximo do neutro) ou seja, tendem a levantar o nariz quando em mergulho.
Um avião convencional pode ter perfil com momento negativo na asa, e o profundor compensa cabrando o sistema, causando uma resultante positiva. Por isto podemos usar um perfil concavo num modelo convencional.
PORÉM NUMA ASA VOADORA...
Quando temos um avião com uma só asa, vamos precisar do mesmo conceito, porém num só perfil.
Então temos que pegar um perfil com momento positivo, ou talvez próximo do neutro.
Estes perfis são chamados "reflex" pois tem a cauda "levantada", ou cabrada.
No seu caso, observe o ajuste final do trim em voo nivelado. Acontece que vc tem que deixar ele meio cabrado para ter um sistema estável.
É possível usar um perfil clark Y numa plank, mas vai precisar ficar bem cabrada.
O fato do neutro ser "cabrado" causa mais arrasto que se tivesse um perfil apropriado.
Os perfís mais adequados para asas voadoras são mesmo o Zagi10, 12, PW1211.
Mas o melhor mesmo é voar.
Um abraço, e bons vôos.
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
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- Registrado em: Ter Mai 28, 2013 11:03 am
- Localização: são paulo
Em resposta;
Olá Pessoal, espero que estejam aproveitando esse feriado pra fazer bons voos .... Agradeço a todos que de alguma forma participam do post,
Aos amigos Benites, Nihon Grande abraço, só mestre na bancada.... :shock:
Marcos Quito, obrigado por engrandecer com seu conhecimento meu humilde post, Deu uma aula.... Sábios conselhos, que nas próximas serão aplicados ...:idea:
Bom final de semana ...
Aos amigos Benites, Nihon Grande abraço, só mestre na bancada.... :shock:
Marcos Quito, obrigado por engrandecer com seu conhecimento meu humilde post, Deu uma aula.... Sábios conselhos, que nas próximas serão aplicados ...:idea:
Bom final de semana ...