Converter motoplanador para planador sem motor

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Carlos Gonçalves
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Converter motoplanador para planador sem motor

Mensagem por Carlos Gonçalves »

Olá pessoal.

Tenho um motoplanador Condor Magic Evo 4 há uns 6 meses. É um ótimo voador, já consegui pegar térmicas com ele.

Recentemente tive uma pane de motor com ele e mesmo assim consegui pousar normalmente. O pessoal do meu clube voa somente planadores rebocados (sem motor) e sempre me disseram para tirar o motor do Condor pelos motivos que todos já sabem... enfim, enquanto eu faço 2 ou 3 voos com meu motoplanador (pois tenho que recarregar as baterias) eles fazem 10 voos rebocados.

Minha dúvida: qual a melhor forma de retirar o motor e adaptar o sistema de engate? Me disseram que completar o nariz do planador com fibra não fica legal. Alguns me falaram que seria mais prático colar um spinner branco no bico do planador e fazer um furo para o engate.

O que acham? Alguém já fez essa adaptação? Aceito dicas e sugestões!

Desde já meu muito obrigado!!!
Carlos Gonçalves
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ze_mayer
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Mensagem por ze_mayer »

bom, se você está em uma pista que tem rebocadores com frequência, tem muita sorte!

mas, neste caso, eu aconselharia a você manter o motor e bateria, e também colocar o engate. assim você não precisa modificar muita coisa, o motor e bateria já estão lá, o cg já está correto, e você tem o motor como última opção. se tirar o motor, vai precisar do peso equivalente em chumbo no lugar.

sobre a quantidade de vôos, eu pessoalmente acredito que se voa mais com motor do que sem ele. em um reboque você vai a uma determinada altura, e se não achar termicas, pousa. com o motor, pode subir até esta altura e desligar o motor por completo, e só acioná-lo novamente quando estiver baixo. aposto que uma única bateria garante pelo menos 10 subidas. só não pode ficar voando o tempo todo pendurado no motor!
Rensanches
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Mensagem por Rensanches »

Eu fiz o caminho inverso, tinha um planador sem motor, envergadura de 1,70 m, instalei motor glow .25 e trem de pouso, voo com meio motor, antes muita dificuldade no reboque ou lançamento. Para isso cortei o bico da da fuselagem onde ia a chumbada para acerto do CG e instalei o motor que faz o papel do chumbo. A fuselagem é de balsa e o bico era um bloco de balsa escavado para receber o chumbo derretido.
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Douglas Lenz
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Mensagem por Douglas Lenz »

Carlos

Me permita um pitaco.

Antes de mais nada, leve em consideração que motor, reboque, hi starter ou mesmo lançamento com a mão é apenas uma opção de elevar o planador à uma altura conveniente para voo.

O voo em si, independe de motor, planador é feito para voar usando de recursos naturais para faze-lo subir e mante-lo em voo.

Logo, antes de qualquer decisão de mudança, dá uma "afinada" no dedo e desenvolve a tua sensibilidade de sentir as térmicas e manter o teu voo o maior tempo possivel.

Desta forma, enquanto teus amigos de clube fazem 10 reboques tu ainda está no primeiro voo.

Mas agora opinando sobre a questão que fizeste, eu não tiraria o motor. Deixa tudo como está, regula bem o CG, acerta bem os comandos e deixa todo o sistema instalado e funcional. ao mesmo tempo tem como fazer um sistema de desengate com um servo pequeno e a entrada do cabo de reboque logo atrás do motor, bem centralizado e equilibrado.

Se quiseres te faço um desenho e te passo. Vamos conversando.
Rensanches
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Mensagem por Rensanches »

Fui pesquisar fotos do COndor Evo, melhor instalar o gancho de reboque, uma barra de aluminio com várias posiçoes de gancho externamente ou se puder internamente de tal maneira que possa ser regulado para frente e traz em relaçāo ao CG, sem mexer na motorizaçāo e bateria, reboca do chāo, sem gastar bateria para subir e fica com possibilidade de utilizar o motor para emergencias e falta de termicas. Nāo cortaria a ponta da fuselagem, manteria original. O modelo é muito bonito.
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Carlos Gonçalves
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Mensagem por Carlos Gonçalves »

Senhores, muito obrigado pelos comentários.

É o seguinte: não estou com nenhum problema quanto ao voo, ou tempo de voo. Antes do Condor tive um ASK-21 também da FlyFly por 1 ano e meio e voei muito com ele, também motoplanador. Vendi e comprei o Condor. Inicialmente, pensei na versão planador mesmo (sem motor), visto que no clube onde voo temos uma equipe de planadoristas e todos voam rebocados. Sempre achei muito bacana, mas não me achava pronto para somente uma chance de pouso. Mas nos últimos meses, estou vendo um amigo do clube voando um Condor sem motor, rebocado, e fiquei com vontade de experimentar. Além do Condor, temos Nimbus 4m, DG-808 4m, DG-1000 2,63m, entre outros. E decidi fazer parte dessa equipe quando estiver voando planador (normalmente, só voo modelos 3D a gasolina).

Por isso, vou fazer essa alteração no meu Condor e só preciso decidir qual a melhor forma de fazer. Nada a reclamar do voo, além do fato de eu estar com somente uma bateria e no clube onde eu voo não tem energia elétrica para ligar carregadores. Carregar só no carro, e sinceramente não gosto disso.

Mais uma vez obrigado pelos comentários! Assim que fizer a adaptação eu posto aqui os resultados!

Abraços!
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