planador condor - hobbylandia

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
RodrigoB
membro
Mensagens: 838
Registrado em: Qua Jan 04, 2012 10:50 am
Localização: Londrina / Paraná

Mensagem por RodrigoB »

Alvaro Sala escreveu:Também fiz o Tuim com 46 Cm de envergadura e motores de X-Twin.
Esse é mais leve (20g) e com menos arrasto, mais cara de motoplanador.
No vídeo dá pra notar que tem empuxo de sobra.
Modelo construído pelo Kawasaki. O meu sumiu numa térmica...


Pequeno grande modelo!!! Após a trimagem ficou muito estável, gostei demais quando é desligado o motor e o modelo vem planando trimado em curva... isso que é a arte do aeromodelismo..... ahhh eu não sei nada! rsrs

Alvaro, estou de olho no tópico do Excelso, que aliás o modelo é um verdadeiro colírio para os olhos... fiquei intrigado com as nervuras da asa... que espessura de balsa você utilizou? E as varetas da asa, qual a medida?
Editado pela última vez por RodrigoB em Ter Abr 21, 2015 7:53 pm, em um total de 1 vez.
Agradeço a todos os colegas pela paciência e objetividade em todos os sentidos.
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

Vou mostrar um outro planador, o Fermata (esse é voo livre mesmo) de 1m
As nervuras são são de balsa 3/32" (pode ser 2.5mm)
Em geral coloco nervuras de 1/8" no centro. Esse planador terminou com 110g e a asa ficou com resistência de sobra para reboque com linha, e com motor o esforço é menor.
Note os shear webs no desenho.

O tópico é esse: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=1320950
Anexos
esquema_859.jpg
esquema_859.jpg (34.07 KiB) Exibido 17503 vezes
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

O Fermata tem o poliedro no modo "A" que você postou.
Para o modo "B" acho necessário o reforço central da asa. Na ilustração é o que usei no Zéfiro.
Anexos
reforo_275.jpg
reforo_275.jpg (11.73 KiB) Exibido 17500 vezes
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.
Avatar do usuário
RodrigoB
membro
Mensagens: 838
Registrado em: Qua Jan 04, 2012 10:50 am
Localização: Londrina / Paraná

Mensagem por RodrigoB »

Alvaro Sala escreveu:Vou mostrar um outro planador, o Fermata (esse é voo livre mesmo) de 1m
As nervuras são são de balsa 3/32" (pode ser 2.5mm)
Em geral coloco nervuras de 1/8" no centro. Esse planador terminou com 110g e a asa ficou com resistência de sobra para reboque com linha, e com motor o esforço é menor.
Note os shear webs no desenho.

O tópico é esse: forum/viewtopic.php?p=1320950


Nossa... que show! Esse tópico ainda não tinha visto, gostei da construção da asa e das dicas! Parece até que perdeu o modelo no vídeo, ele desaparece!!!! rs
Editado pela última vez por RodrigoB em Sáb Mai 16, 2015 11:34 am, em um total de 1 vez.
Agradeço a todos os colegas pela paciência e objetividade em todos os sentidos.
Avatar do usuário
RodrigoB
membro
Mensagens: 838
Registrado em: Qua Jan 04, 2012 10:50 am
Localização: Londrina / Paraná

Mensagem por RodrigoB »

Alvaro Sala escreveu:O Fermata tem o poliedro no modo "A" que você postou.
Para o modo "B" acho necessário o reforço central da asa. Na ilustração é o que usei no Zéfiro.


A asa do Zéfiro é minha inspiração, somente a seção central que difere, não é com corte em flecha, no mais, estou até testando a mesma angulação!
Estou pensando seriamente na forma de fixação da asa a fuselagem, não que não goste do sistema de elásticos, mas é que não tenho boas recordações do mesmo...
Estava pensando em deixar a área central da asa, plana, na largura da fuselagem... e começar a angulação a partir no término da largura da fuselagem, tal como exemplifico na imagem abaixo:



Desta forma, consigo travar a asa com um pino central no BA e no BF utilizo um parafuso para fixar todo o conjunto de asa na fuselagem. O que acha?

Ahhh... estou em um impasse... tenho uma placa de balsa dura, mas dura mesmo, de 1,5mm e por incrível que pareça, leve. Fiz algumas nervuras para testar a resistência e ficaram muito resistentes.... estava pensando em utilizar nervuras feitas desta chapa em toda a asa... e nas quebras do poliedro, nervuras mais grossas... Arrisco ou parto para nervuras mais grossas para o conjunto todo?
Editado pela última vez por RodrigoB em Ter Abr 21, 2015 7:53 pm, em um total de 1 vez.
Agradeço a todos os colegas pela paciência e objetividade em todos os sentidos.
Avatar do usuário
RodrigoB
membro
Mensagens: 838
Registrado em: Qua Jan 04, 2012 10:50 am
Localização: Londrina / Paraná

Mensagem por RodrigoB »

Seção central da asa montada. Necessário lixa na longarina do BA e no BF para dar continuidade ao perfil.
Ainda falta cortar ao meio para a aplicação de diedro central e reforço. Ainda estou analisando a possibilidade de corte duplo na largura da fuselagem tal como citado no post acima.
Esta seção central está com 82 cm e pesando 30 gramas.
Deve cair para umas 25 gramas após a aplicação da lixa.
Ah, errei na medida da asa, ela irá ficar com 150 cm.

Pergunta, vale aplicar shear web ou é muita coisa para uma asa de 150 cm?
Ficou relativamente resistente a torção, após a entelagem deverá ficar muito firme.

Quanto ao shear web, já vi aplicarem de duas formas:
1. uma chapa de balsa dentro do vão formado pelas longarinas superior e inferior.
2. chapa de balsa nas laterais das longarinas superior e inferior.

Qual seria a maneira mais correta de utilizar o recurso visando o reforço da estrutura?





Editado pela última vez por RodrigoB em Ter Abr 21, 2015 7:54 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

[quote:5509ed18ee="RodrigoB"]Ah, errei na medida da asa, ela irá ficar com 150 cm.[/quote:5509ed18ee]

Se você mantiver o resto das medidas igual, isso vai significar redução de volume de cauda e, portanto, menor estabilidade.

Sugiro os shear webs no meio das 2 longarinas. Dá mais trabalho mas é leve e resistente.

Estou quase sugerindo também que você deixe a asa do jeito que está. Vai ficar mais leve e resistente.
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.
Avatar do usuário
RodrigoB
membro
Mensagens: 838
Registrado em: Qua Jan 04, 2012 10:50 am
Localização: Londrina / Paraná

Mensagem por RodrigoB »

Alvaro Sala escreveu: Estou quase sugerindo também que você deixe a asa do jeito que está. Vai ficar mais leve e resistente.


Alvaro, não posso deixar assim, o vão central não foi projetado para a seção central ficar plana. Está frágil demais.
Ou corto e faço diedro bem no meio utilizando as nervuras grossas que reservei ou faço o diedro a partir da fuselagem, desta maneira reforço a área central que ficaria plana.
Fiz inteira dessa forma para garantir o alinhamento da estrutura e ficou bem alinhada, sem nenhuma tendência.
Utilizei nervuras finas 1,5 mm de balsa dura, então praticamente dupliquei o número de nervuras do projeto inicial o que garantiu uma boa resistência.
O peso, após a lixa, desta seção central da asa está com 27 gramas. Acho que está bem leve pela madeira que utilizei.
De qualquer maneira, enquanto não bate uma luz de como será esse bendito diedro, estou fazendo as pontas da asa.
Hoje não durmo enquanto não terminar essas pontas e aplicar no conjunto para ter uma ideia da estrutura em um todo.
Editado pela última vez por RodrigoB em Ter Abr 21, 2015 7:54 pm, em um total de 1 vez.
Agradeço a todos os colegas pela paciência e objetividade em todos os sentidos.
Avatar do usuário
RodrigoB
membro
Mensagens: 838
Registrado em: Qua Jan 04, 2012 10:50 am
Localização: Londrina / Paraná

Mensagem por RodrigoB »

Alvaro Sala escreveu: Sugiro os shear webs no meio das 2 longarinas. Dá mais trabalho mas é leve e resistente.


Grande tutor, aplico apenas na seção central ou em toda a asa? :oops:
Editado pela última vez por RodrigoB em Ter Abr 21, 2015 7:54 pm, em um total de 1 vez.
Agradeço a todos os colegas pela paciência e objetividade em todos os sentidos.
Avatar do usuário
RodrigoB
membro
Mensagens: 838
Registrado em: Qua Jan 04, 2012 10:50 am
Localização: Londrina / Paraná

Mensagem por RodrigoB »

Acho que está indo bem, ainda não está obeso... :)
Essa madeira toda, fuselagem, empenagem, semi asa... 80 gramas...

Editado pela última vez por RodrigoB em Ter Abr 21, 2015 7:55 pm, em um total de 1 vez.
Responder