planador condor - hobbylandia

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
RodrigoB
membro
Mensagens: 838
Registrado em: Qua Jan 04, 2012 10:50 am
Localização: Londrina / Paraná

Mensagem por RodrigoB »

Alvaro Sala escreveu:
RodrigoB escreveu:Está começando a ficar parecido com um motoplanador... só não sei se irá planar... :wink:


Olhando as fotos não consigo imaginar alguma razão que o impeça de planar.
Belíssimo modelo!


Álvaro, obrigado pelos comentários e pelos valiosos conselhos que vem postando durante a montagem. Suas construções são verdadeiras aulas.
Editado pela última vez por RodrigoB em Ter Abr 21, 2015 7:58 pm, em um total de 1 vez.
Agradeço a todos os colegas pela paciência e objetividade em todos os sentidos.
Avatar do usuário
rnjorge
membro
Mensagens: 641
Registrado em: Dom Abr 20, 2014 12:35 pm
Localização: Campinas, SP

Mensagem por rnjorge »

1,50m de envergadura com a eletrônica de hoje em dia?
Vai planar como uma pena.
Esse ESSENCE da Midwest com 2m era equipado com um Graupner Speed Gear 2.8:1 with Speed 500 race (200g), hélice graupner 12x10, servos normais Futaba 148 (gramas prá caramba), pack de 7 células Sanyo 1800 mAh (mais um meio quilo, com conectores e fios).
Ou seja quase 1,2 kg se bem me lembro, entelado com monokote normal e planava demais.
Cheguei a fazer voos de mais de uma hora, com todos na pista tendo chance de voar, em uma só carga da bateria.
Anexos
img104.jpg
img104.jpg (34.9 KiB) Exibido 16496 vezes
Avatar do usuário
rnjorge
membro
Mensagens: 641
Registrado em: Dom Abr 20, 2014 12:35 pm
Localização: Campinas, SP

Mensagem por rnjorge »

Sem falar na linda construção. Com o que pretende entelar?
Avatar do usuário
RodrigoB
membro
Mensagens: 838
Registrado em: Qua Jan 04, 2012 10:50 am
Localização: Londrina / Paraná

Mensagem por RodrigoB »

rnjorge escreveu:Sem falar na linda construção. Com o que pretende entelar?


Obrigado Jorge. Quanto ao material da entelagem tenho as opções de monocote, lightex e oralight. A preferência é o oralight, é muito leve, mas só tenho o vermelho transparente.
Estava pensando em utilizar o branco na parte frontal da fuselagem (monocote ou lightex - tenhos os dois) e o oralight vermelho transparente na asa, empenagem e restante da fuselagem onde aparecem as varetas.
Parece que adivinhou o que eu estava fazendo... estava nesse momento no corel fazendo esboços da entelagem..
Editado pela última vez por RodrigoB em Ter Abr 21, 2015 7:58 pm, em um total de 1 vez.
Agradeço a todos os colegas pela paciência e objetividade em todos os sentidos.
Avatar do usuário
Edson Carvalho
membro
Mensagens: 872
Registrado em: Qui Fev 28, 2013 5:20 pm
Localização: Marília SP

Mensagem por Edson Carvalho »

Que belo trabalho Rodrigo.

De cair o queixo, parabéns!
Avatar do usuário
RodrigoB
membro
Mensagens: 838
Registrado em: Qua Jan 04, 2012 10:50 am
Localização: Londrina / Paraná

Mensagem por RodrigoB »

Edson Carvalho escreveu:Que belo trabalho Rodrigo.

De cair o queixo, parabéns!


Obrigado meu amigo! Do jeito que sou lento para construir pelo jeito só vou dispor da planta ano que vem... rsrs
Como promessa é dívida e não pretendia demorar tanto assim, rs, passe seu email que envio o scan. :)
Editado pela última vez por RodrigoB em Ter Abr 21, 2015 7:58 pm, em um total de 1 vez.
Agradeço a todos os colegas pela paciência e objetividade em todos os sentidos.
Avatar do usuário
Wesley_Sniper
membro
Mensagens: 982
Registrado em: Sáb Mar 23, 2013 12:43 am
Localização: Mauá-SP
Contato:

Mensagem por Wesley_Sniper »

Muito bom Rodrigo!

Tem ideia de como sera a entelagem?
Avatar do usuário
RodrigoB
membro
Mensagens: 838
Registrado em: Qua Jan 04, 2012 10:50 am
Localização: Londrina / Paraná

Mensagem por RodrigoB »

Wesley_Sniper escreveu:Muito bom Rodrigo!

Tem ideia de como sera a entelagem?


Obrigado Wesley, ainda decidindo pelo grafismo, mas o material será oralight vermelho transparente e monote / lightex branco. :)
Editado pela última vez por RodrigoB em Ter Abr 21, 2015 7:58 pm, em um total de 1 vez.
Agradeço a todos os colegas pela paciência e objetividade em todos os sentidos.
Avatar do usuário
RodrigoB
membro
Mensagens: 838
Registrado em: Qua Jan 04, 2012 10:50 am
Localização: Londrina / Paraná

Mensagem por RodrigoB »

Mesa de servos instalada, nada de mais, apenas dois pedaços de longarinas, mesma espessura utilizada na fuselagem, com os servos parafusados. Procurei deixar os servos pouco a frente do CG.

Detalhe também da placa de fixação da asa através de parafusos, com porcas auto travantes fixadas com epoxi em uma placa de compensado. Fiz o teste e a asa ficou muito firme após parafusada, definitivamente não terei problemas com a asa.

Estou nesse momento verificando o melhor material para a linkagem, tenho fibra de vidro, balsa, arame de aço piano, e varetas cilíndricas wood dowel... estou pesando os materias para decidir...

Editado pela última vez por RodrigoB em Ter Abr 21, 2015 7:59 pm, em um total de 1 vez.
Rensanches
membro
Mensagens: 263
Registrado em: Ter Nov 29, 2011 12:18 pm
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Rensanches »

Cortar o perfil, faça um gabarito em MDF de 5 a 10 mm de espessura, cole uma lixa no mesmo, mais dois alfinetes próximo as extremidades do perfil, saindo um a 1,5 mm na lixa, coloque o gabarito na balsa e corte com estilete com ponta bem aguda.
Para os encaixes das longalinas, faça um gabarito em forma de T, cole uma lixa na parte do pé do T, a altura do T com a lixa tem que ser a mesma da longarina, depois junte todas as nervuras com alfinete e lixe com o T onde quer ou determina as nervuras conforme a planta.
Responder