planador condor - hobbylandia

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.

Moderador: Alvaro Sala

Avatar do usuário
RodrigoB
membro
Mensagens: 838
Registrado em: 04 Jan 2012 10:50
Localização: Londrina / Paraná

Mensagempor RodrigoB » 13 Mai 2014 19:02

Alvaro Sala escreveu:Também fiz o Tuim com 46 Cm de envergadura e motores de X-Twin.
Esse é mais leve (20g) e com menos arrasto, mais cara de motoplanador.
No vídeo dá pra notar que tem empuxo de sobra.
Modelo construído pelo Kawasaki. O meu sumiu numa térmica...


Pequeno grande modelo!!! Após a trimagem ficou muito estável, gostei demais quando é desligado o motor e o modelo vem planando trimado em curva... isso que é a arte do aeromodelismo..... ahhh eu não sei nada! rsrs

Alvaro, estou de olho no tópico do Excelso, que aliás o modelo é um verdadeiro colírio para os olhos... fiquei intrigado com as nervuras da asa... que espessura de balsa você utilizou? E as varetas da asa, qual a medida?
Editado pela última vez por RodrigoB em 21 Abr 2015 19:53, em um total de 1 vez.
Agradeço a todos os colegas pela paciência e objetividade em todos os sentidos.

Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: 06 Jul 2006 21:35
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagempor Alvaro Sala » 13 Mai 2014 20:39

Vou mostrar um outro planador, o Fermata (esse é voo livre mesmo) de 1m
As nervuras são são de balsa 3/32" (pode ser 2.5mm)
Em geral coloco nervuras de 1/8" no centro. Esse planador terminou com 110g e a asa ficou com resistência de sobra para reboque com linha, e com motor o esforço é menor.
Note os shear webs no desenho.

O tópico é esse: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=1320950
Anexos
esquema_859.jpg
esquema_859.jpg (34.07 KiB) Exibido 4355 vezes
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.

Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: 06 Jul 2006 21:35
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagempor Alvaro Sala » 13 Mai 2014 20:44

O Fermata tem o poliedro no modo "A" que você postou.
Para o modo "B" acho necessário o reforço central da asa. Na ilustração é o que usei no Zéfiro.
Anexos
reforo_275.jpg
reforo_275.jpg (11.73 KiB) Exibido 4352 vezes
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.

Avatar do usuário
RodrigoB
membro
Mensagens: 838
Registrado em: 04 Jan 2012 10:50
Localização: Londrina / Paraná

Mensagempor RodrigoB » 13 Mai 2014 22:56

Alvaro Sala escreveu:Vou mostrar um outro planador, o Fermata (esse é voo livre mesmo) de 1m
As nervuras são são de balsa 3/32" (pode ser 2.5mm)
Em geral coloco nervuras de 1/8" no centro. Esse planador terminou com 110g e a asa ficou com resistência de sobra para reboque com linha, e com motor o esforço é menor.
Note os shear webs no desenho.

O tópico é esse: forum/viewtopic.php?p=1320950


Nossa... que show! Esse tópico ainda não tinha visto, gostei da construção da asa e das dicas! Parece até que perdeu o modelo no vídeo, ele desaparece!!!! rs
Editado pela última vez por RodrigoB em 16 Mai 2015 11:34, em um total de 1 vez.
Agradeço a todos os colegas pela paciência e objetividade em todos os sentidos.

Avatar do usuário
RodrigoB
membro
Mensagens: 838
Registrado em: 04 Jan 2012 10:50
Localização: Londrina / Paraná

Mensagempor RodrigoB » 13 Mai 2014 23:09

Alvaro Sala escreveu:O Fermata tem o poliedro no modo "A" que você postou.
Para o modo "B" acho necessário o reforço central da asa. Na ilustração é o que usei no Zéfiro.


A asa do Zéfiro é minha inspiração, somente a seção central que difere, não é com corte em flecha, no mais, estou até testando a mesma angulação!
Estou pensando seriamente na forma de fixação da asa a fuselagem, não que não goste do sistema de elásticos, mas é que não tenho boas recordações do mesmo...
Estava pensando em deixar a área central da asa, plana, na largura da fuselagem... e começar a angulação a partir no término da largura da fuselagem, tal como exemplifico na imagem abaixo:



Desta forma, consigo travar a asa com um pino central no BA e no BF utilizo um parafuso para fixar todo o conjunto de asa na fuselagem. O que acha?

Ahhh... estou em um impasse... tenho uma placa de balsa dura, mas dura mesmo, de 1,5mm e por incrível que pareça, leve. Fiz algumas nervuras para testar a resistência e ficaram muito resistentes.... estava pensando em utilizar nervuras feitas desta chapa em toda a asa... e nas quebras do poliedro, nervuras mais grossas... Arrisco ou parto para nervuras mais grossas para o conjunto todo?
Editado pela última vez por RodrigoB em 21 Abr 2015 19:53, em um total de 1 vez.
Agradeço a todos os colegas pela paciência e objetividade em todos os sentidos.

Avatar do usuário
RodrigoB
membro
Mensagens: 838
Registrado em: 04 Jan 2012 10:50
Localização: Londrina / Paraná

Mensagempor RodrigoB » 15 Mai 2014 08:58

Seção central da asa montada. Necessário lixa na longarina do BA e no BF para dar continuidade ao perfil.
Ainda falta cortar ao meio para a aplicação de diedro central e reforço. Ainda estou analisando a possibilidade de corte duplo na largura da fuselagem tal como citado no post acima.
Esta seção central está com 82 cm e pesando 30 gramas.
Deve cair para umas 25 gramas após a aplicação da lixa.
Ah, errei na medida da asa, ela irá ficar com 150 cm.

Pergunta, vale aplicar shear web ou é muita coisa para uma asa de 150 cm?
Ficou relativamente resistente a torção, após a entelagem deverá ficar muito firme.

Quanto ao shear web, já vi aplicarem de duas formas:
1. uma chapa de balsa dentro do vão formado pelas longarinas superior e inferior.
2. chapa de balsa nas laterais das longarinas superior e inferior.

Qual seria a maneira mais correta de utilizar o recurso visando o reforço da estrutura?





Editado pela última vez por RodrigoB em 21 Abr 2015 19:54, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: 06 Jul 2006 21:35
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagempor Alvaro Sala » 15 Mai 2014 20:54

[quote:5509ed18ee="RodrigoB"]Ah, errei na medida da asa, ela irá ficar com 150 cm.[/quote:5509ed18ee]

Se você mantiver o resto das medidas igual, isso vai significar redução de volume de cauda e, portanto, menor estabilidade.

Sugiro os shear webs no meio das 2 longarinas. Dá mais trabalho mas é leve e resistente.

Estou quase sugerindo também que você deixe a asa do jeito que está. Vai ficar mais leve e resistente.
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.

Avatar do usuário
RodrigoB
membro
Mensagens: 838
Registrado em: 04 Jan 2012 10:50
Localização: Londrina / Paraná

Mensagempor RodrigoB » 15 Mai 2014 22:04

Alvaro Sala escreveu: Estou quase sugerindo também que você deixe a asa do jeito que está. Vai ficar mais leve e resistente.


Alvaro, não posso deixar assim, o vão central não foi projetado para a seção central ficar plana. Está frágil demais.
Ou corto e faço diedro bem no meio utilizando as nervuras grossas que reservei ou faço o diedro a partir da fuselagem, desta maneira reforço a área central que ficaria plana.
Fiz inteira dessa forma para garantir o alinhamento da estrutura e ficou bem alinhada, sem nenhuma tendência.
Utilizei nervuras finas 1,5 mm de balsa dura, então praticamente dupliquei o número de nervuras do projeto inicial o que garantiu uma boa resistência.
O peso, após a lixa, desta seção central da asa está com 27 gramas. Acho que está bem leve pela madeira que utilizei.
De qualquer maneira, enquanto não bate uma luz de como será esse bendito diedro, estou fazendo as pontas da asa.
Hoje não durmo enquanto não terminar essas pontas e aplicar no conjunto para ter uma ideia da estrutura em um todo.
Editado pela última vez por RodrigoB em 21 Abr 2015 19:54, em um total de 1 vez.
Agradeço a todos os colegas pela paciência e objetividade em todos os sentidos.

Avatar do usuário
RodrigoB
membro
Mensagens: 838
Registrado em: 04 Jan 2012 10:50
Localização: Londrina / Paraná

Mensagempor RodrigoB » 15 Mai 2014 22:13

Alvaro Sala escreveu: Sugiro os shear webs no meio das 2 longarinas. Dá mais trabalho mas é leve e resistente.


Grande tutor, aplico apenas na seção central ou em toda a asa? :oops:
Editado pela última vez por RodrigoB em 21 Abr 2015 19:54, em um total de 1 vez.
Agradeço a todos os colegas pela paciência e objetividade em todos os sentidos.

Avatar do usuário
RodrigoB
membro
Mensagens: 838
Registrado em: 04 Jan 2012 10:50
Localização: Londrina / Paraná

Mensagempor RodrigoB » 15 Mai 2014 22:24

Acho que está indo bem, ainda não está obeso... :)
Essa madeira toda, fuselagem, empenagem, semi asa... 80 gramas...

Editado pela última vez por RodrigoB em 21 Abr 2015 19:55, em um total de 1 vez.

-NiHoN-
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 2152
Registrado em: 02 Out 2009 12:47
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagempor -NiHoN- » 17 Mai 2014 03:39

Rodrigo posso dar meu pitaco? Eu poria shear web na asa toda, pois ela pode fechar ao tentar sair da térmica.

De resto está demais!!! Quero ver o vôo!!!!

Atente-se ao aviso do Alvaro sobre estabilidade.

Abraço!
Aeromodelismo Vôo Livre: o problema é quando sobe...e não desce...

Avatar do usuário
RodrigoB
membro
Mensagens: 838
Registrado em: 04 Jan 2012 10:50
Localização: Londrina / Paraná

Mensagempor RodrigoB » 17 Mai 2014 09:27

-NiHoN- escreveu:Rodrigo posso dar meu pitaco? Eu poria shear web na asa toda, pois ela pode fechar ao tentar sair da térmica.

De resto está demais!!! Quero ver o vôo!!!!

Atente-se ao aviso do Alvaro sobre estabilidade.

Abraço!


Grande Fernando! Pitaco que nada... informações preciosas de pessoas com experiência de causa não tem valor.
Se esse modelinho planar, será graças aos "pitacos" dos colegas que estão participando e tirando minhas dúvidas, na medida do possível é claro.
Não me sinto seguro neste estilo de modelo, nunca voei um planador puro. É claro que este será motorizado, mas será apenas por causa da minha falta de experiência na modalidade e falta de local apropriado para o voo.
Por favor, continue com os pitacos.

E QUERO O MEU ZEFIRO!!!! :)
Editado pela última vez por RodrigoB em 21 Abr 2015 19:55, em um total de 1 vez.
Agradeço a todos os colegas pela paciência e objetividade em todos os sentidos.

Avatar do usuário
RodrigoB
membro
Mensagens: 838
Registrado em: 04 Jan 2012 10:50
Localização: Londrina / Paraná

Mensagempor RodrigoB » 17 Mai 2014 10:43

Uma ponta de asa pronta... sou lento para construir, mas pensa numa terapia boa, acho que é por isso que demoro.... :)

Ainda falta lixa, peso 10 gramas.

Editado pela última vez por RodrigoB em 21 Abr 2015 19:55, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
RodrigoB
membro
Mensagens: 838
Registrado em: 04 Jan 2012 10:50
Localização: Londrina / Paraná

Mensagempor RodrigoB » 17 Mai 2014 10:53

Planta prevê um diedro com 9 cm de ponta de asa com relação a base, tal como na imagem abaixo:



Como farei o diedro em dois momentos, um na seção central da asa e outro nas pontas, estava imaginando em deixar 3 cm para a seção central,
e 6 para as pontas, o que totalizaria os 9 cm propostos na planta.
Ou 4,5 e 4,5... estou em dúvida.

Sugestões? :oops:
Editado pela última vez por RodrigoB em 21 Abr 2015 19:55, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
RodrigoB
membro
Mensagens: 838
Registrado em: 04 Jan 2012 10:50
Localização: Londrina / Paraná

Mensagempor RodrigoB » 17 Mai 2014 14:18

Pontas da asa prontas, cada uma com 9 gramas.
Peso do conjunto até o momento 48 gramas e ainda falta muita lixa nessa asa.

Só de pensar em fazer shear webs nessa asa toda está me dando agonia....

Trabalhando agora nas ponteiras da asa. Estou pensando em fazer de balsa massissa fazendo uma leve curvatura para as pontas,
como se fossem winglets... vamos ver como fica.



Editado pela última vez por RodrigoB em 21 Abr 2015 19:56, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
RodrigoB
membro
Mensagens: 838
Registrado em: 04 Jan 2012 10:50
Localização: Londrina / Paraná

Mensagempor RodrigoB » 18 Mai 2014 12:34

Dúvida do angulo do poliedro resolvida. O excelente tópico contém informações preciosas e uma excelente construção do amigo Alvaro.

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=123350&postdays=&postorder=asc&start=25

Avatar do usuário
RodrigoB
membro
Mensagens: 838
Registrado em: 04 Jan 2012 10:50
Localização: Londrina / Paraná

Mensagempor RodrigoB » 25 Mai 2014 19:00

Pessoal, estou em dúvida com relação aos servos que irei utilizar para o leme e o estabilizador.
Tenho duas opções disponíveis comigo aqui:

1. Emax ES08DE : 8,5 gramas, digital e com gears de plástico
2. Emax ES08MAII: 12 gramas, analógico e com metal gear.

Nas caixinhas deles, as especificações são as mesmas de voltagem, torque, e velocidade.
As dimensões são as mesmas e pelo que percebi as diferenças são apenas essas, um é digital e com engrenagens de plástico e o outro é analógico e com engrenagens de metal.
Na opinião dos colegas, dentre os dois, qual seria a escolha mais adequada?



Obs.: Ah, tenho também os TowerPro de 9 gramas, mas não me sinto a vontade de colocá-los nesse modelo após tanto trabalho... rs
Editado pela última vez por RodrigoB em 21 Abr 2015 19:56, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: 19 Nov 2010 10:19
Localização: São Paulo- SP

Mensagempor CONDOR 2 » 25 Mai 2014 19:37

Tá ficando lindão esse planador heim véi.

Veri biutifou.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!

Avatar do usuário
RodrigoB
membro
Mensagens: 838
Registrado em: 04 Jan 2012 10:50
Localização: Londrina / Paraná

Mensagempor RodrigoB » 25 Mai 2014 19:54

CONDOR 2 escreveu:Tá ficando lindão esse planador heim véi.

Veri biutifou.


Tá ficando "baozinho", ehehehe. Já separei a parte central e unifiquei as pontas nas metades.
Fiz a área central já com o diedro estipulado, falta apenas unir as duas metades para fechar a asa.
Estava preparando a mesa de servos quando surgiu a dúvida de qual utilizar...
O duro é voltar a trabalhar no planador só sábado que vem... . :cry:
Editado pela última vez por RodrigoB em 21 Abr 2015 19:56, em um total de 1 vez.
Agradeço a todos os colegas pela paciência e objetividade em todos os sentidos.

Avatar do usuário
Leonardo M.T.
membro
Mensagens: 1179
Registrado em: 20 Jan 2007 14:29
Localização: Santiago RS 37a

Mensagempor Leonardo M.T. » 29 Mai 2014 16:56

O mais leve fica melhor, eu iria com servos de 5 gramas. Uso de 5g há anos em um motoplanador de 1,6m.

Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19379
Registrado em: 29 Dez 2003 16:51
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagempor Marco Antonio » 29 Mai 2014 19:33

Servos digitais consomem mais... E é TENSÃÃOOOO!!!

Qual a área dos comandos?
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!

Avatar do usuário
RodrigoB
membro
Mensagens: 838
Registrado em: 04 Jan 2012 10:50
Localização: Londrina / Paraná

Mensagempor RodrigoB » 17 Jun 2014 21:30

Depois de algum tempo, hoje consegui terminar a colagem da asa e ponteiras, em parte graças ao jogo Brasil x México, estava passando tanta raiva que larguei a tv e fui trabalhar no planador, rsrsrs.

Asa com poliedro, shear web em toda a sua extensão, seção central com fixação por parafusos e pino guia. As uniões das partes da asa foram feitas com cola epoxi, acho pouco provável que aconteça um "bate palmas" durante o voo, mas ainda colocarei reforços triangulares nos encontros das uniões... :shock:

A asa ficou muito resistente, realmente o conselho do colega Álvaro em utilizar o shear web entre as longarinas, superior e inferior, e o pitaco do Fernando em utilizar o recurso em toda a asa, reforçou a estrutura inteira quanto a torção.

Envergadura: 150cm
Peso da asa: 90 gr.
Peso do modelo até o momento: 140 gramas.

A próxima etapa é a linkagem.. ainda estou decidindo qual servo utilizar.

Ainda não fechei a frente, estou esperando a chegada das helices folding com spinner, para deixar alinhado corretamente. Estou pretendendo fazer um canopy raso e comprido, com fecho por ímãs e pino, para acesso a eletrônica. Esta será a última etapa, antes de começar a entelar.

Está começando a ficar parecido com um motoplanador... só não sei se irá planar... :wink:





Editado pela última vez por RodrigoB em 21 Abr 2015 19:57, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19379
Registrado em: 29 Dez 2003 16:51
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagempor Marco Antonio » 17 Jun 2014 21:46

Lindo modelo....

Espera não, faz a Folding!

Hehehe.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!

Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: 06 Jul 2006 21:35
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagempor Alvaro Sala » 17 Jun 2014 21:49

[quote:b60e63f1a0="RodrigoB"]Está começando a ficar parecido com um motoplanador... só não sei se irá planar... :wink:[/quote:b60e63f1a0]

Olhando as fotos não consigo imaginar alguma razão que o impeça de planar.
Belíssimo modelo!
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.

Avatar do usuário
RodrigoB
membro
Mensagens: 838
Registrado em: 04 Jan 2012 10:50
Localização: Londrina / Paraná

Mensagempor RodrigoB » 17 Jun 2014 21:50

Marco Antonio escreveu:Lindo modelo....

Espera não, faz a Folding!

Hehehe.


Abusado.. não tenho o conhecimento e a paciência do colega pra tanto.. :?
Obrigado por passar por aqui... :)
Editado pela última vez por RodrigoB em 21 Abr 2015 19:57, em um total de 1 vez.
Agradeço a todos os colegas pela paciência e objetividade em todos os sentidos.


Voltar para “Planadores e afins”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes