planador condor - hobbylandia

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Moderador: Alvaro Sala

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Mensagempor RodrigoB » 07 Mai 2014 22:47

Motor 24 gramas hextronic 1300 kv, esc 20A (19 gramas), bateria 2s ou 3s, dependendo varia de 40 a 60 gramas, transmissor 5 gramas, dois servos de 5 gramas cada.. acho que de eletrônica vai umas 100, 120 gramas no máximo.
É claro que o motor é suposição a um peso do modelo... acho que estou superdimensionando a motorização, pois esse motorzinho levanta mais de 400 gramas com uma 3s.
E tem outra né, a intenção da motorização é apenas para levar o modelo pro alto, ou me salvar de alguma térmica fora de controle... rs quero poder planar com ele... :)

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Mensagempor RodrigoB » 12 Mai 2014 18:04

Cavernas principais da fuselagem coladas, varetando a parte superior e inferior. Só irei fechar o nariz quando as helices folding chegarem, assim poderei cortar o excedente do nariz na medida certa do spinner.
Atualizando com algumas imagens.
Peso da fuselagem até o momento 30 gramas. Pode não parecer mas tem 102cm essa fuselagem...

Hoje a noite começo a asa.







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Mensagempor CONDOR 2 » 12 Mai 2014 18:58

Linda construção.

Babando aqui.

Faz a entelagem igual a touquinha.. :D :D :D :oops: :oops:
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!

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Mensagempor RodrigoB » 12 Mai 2014 19:02

CONDOR 2 escreveu:Linda construção.

Babando aqui.

Faz a entelagem igual a touquinha.. :D :D :D :oops: :oops:


Hummm está fazendo questão do rosa né... rsrsrsrs
Editado pela última vez por RodrigoB em 21 Abr 2015 19:49, em um total de 1 vez.
Agradeço a todos os colegas pela paciência e objetividade em todos os sentidos.

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Mensagempor RodrigoB » 12 Mai 2014 20:25

Pessoal, estou para iniciar a asa, e fiquei em dúvida qual a forma e quanto de diedro utilizar. Preciso da ajuda de vocês e sugestões.
A planta original traz a formação do diedro como sinalizado na imagem em A.
Estava considerando seriamente em montar a asa conforme em B.
Vale lembrar que o modelo não terá ailerons.
O que sugerem?

Editado pela última vez por RodrigoB em 21 Abr 2015 19:50, em um total de 1 vez.

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Mensagempor CONDOR 2 » 12 Mai 2014 21:32

Eu faria o poliedro da figura B.

Acho bem melhor a performance.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!

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Mensagempor RodrigoB » 12 Mai 2014 21:43

CONDOR 2 escreveu:Eu faria o poliedro da figura B.

Acho bem melhor a performance.


Condor, sugestão de graus para cada seção?
Editado pela última vez por RodrigoB em 21 Abr 2015 19:50, em um total de 1 vez.
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Mensagempor CONDOR 2 » 12 Mai 2014 21:49

[quote:df8a8def83="RodrigoB"][quote:df8a8def83="CONDOR 2"]Eu faria o poliedro da figura B.

Acho bem melhor a performance.[/quote:df8a8def83]

Condor, sugestão de graus para cada seção?[/quote:df8a8def83]

Rodrigo.

Não sei ao certo, mas da forma que está desenhado é perfeita.

Tenho um mini GWS Sport que fiz uma modificação para voos mais lentos e usei exatamente igual ao desenho.
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Mensagempor Edson Carvalho » 13 Mai 2014 07:55

Rodrigo.

Eu também faria a opção B.

Para voar só com leme fica muito bom.

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Mensagempor RodrigoB » 13 Mai 2014 09:08

Uma prévia simulando o encaixe da empenagem.



Editado pela última vez por RodrigoB em 21 Abr 2015 19:50, em um total de 1 vez.

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Mensagempor RodrigoB » 13 Mai 2014 09:21

Uma pergunta, vocês acham devo colocar treliças na parte superior (marcação em preto) e inferior da fuselagem?
To achando a estrutura bem resistente sem as treliças, se bem que o peso que irá agregar, caso sejam colocadas, não será nada de exorbitante.

Editado pela última vez por RodrigoB em 21 Abr 2015 19:51, em um total de 1 vez.

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Mensagempor Alvaro Sala » 13 Mai 2014 11:56

Opção B e sem treliça.

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Mensagempor RodrigoB » 13 Mai 2014 12:02

Alvaro Sala escreveu:Opção B e sem treliça.


Muitíssimo obrigado Alvaro! :)

Colocando a mão na massa. Ops, na balsa.
Editado pela última vez por RodrigoB em 21 Abr 2015 19:51, em um total de 1 vez.
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Mensagempor RodrigoB » 13 Mai 2014 12:04

Edson Carvalho escreveu:Rodrigo.

Eu também faria a opção B.

Para voar só com leme fica muito bom.


Obrigado pela sugestão Edson!
Editado pela última vez por RodrigoB em 21 Abr 2015 19:51, em um total de 1 vez.
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Mensagempor RodrigoB » 13 Mai 2014 13:26

CONDOR 2 escreveu:
RodrigoB escreveu:
CONDOR 2 escreveu:Eu faria o poliedro da figura B.

Acho bem melhor a performance.


Condor, sugestão de graus para cada seção?


Rodrigo.

Não sei ao certo, mas da forma que está desenhado é perfeita.

Tenho um mini GWS Sport que fiz uma modificação para voos mais lentos e usei exatamente igual ao desenho.


Obrigado pela participação e sugestão Condor.
A maioria decidiu, irei de opção B.
Mais a noite atualizo com fotos da asa.
Editado pela última vez por RodrigoB em 21 Abr 2015 19:52, em um total de 1 vez.
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Mensagempor Edson Carvalho » 13 Mai 2014 14:05

Não vejo a necessidade de treliças a mais.

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Mensagempor Alvaro Sala » 13 Mai 2014 14:58

Rodrigo,
Só acho que não deve supermotorizar. O Meu Alemão com 1m de envergadura e pesando 220g voa bem com um motor 1811 e um 2s de 610 Mah, aliás também voa bem com uma 2S de 360...

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Mensagempor Alvaro Sala » 13 Mai 2014 15:02

Em tempo:
1. Esse motor fornece um empuxo estático de 90g.
2. Tá ficando muito legal esse planador.

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Mensagempor RodrigoB » 13 Mai 2014 17:01

Alvaro Sala escreveu:Em tempo:
1. Esse motor fornece um empuxo estático de 90g.
2. Tá ficando muito legal esse planador.


Alvaro, o 1811 fornece empuxo de 90g e o planador 220g? Obra de engenharia contida do construtor!!! rs...
Sei não se esse Condor vai ficar abaixo das 300g... ele está meio "crescidinho" e o motor que citei no tópico acima é o seguinte:

http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... 500kv.html

Kv: 1500rpm/v
Max Load: 7.5A
No Load Current: 0.7A
Suggested Lipo: 3 cell 11.1v
Thrust: 400g+
Suggested Prop: 8x3.8
Weight: 20g

Tenho também o mesmo motor só que de 1300kv

Brushless Outrunner Motor.
Kv - 1300
Load Current 9A
For more specifications, please click on the 2nd image.
Kv - 1300rpm/v
Max Load: 7A
No Load Current: .5A
Suggested Lipo: 3 cell 11.1v
Thrust: 400g+
Suggested Prop: 8x3.8

São pequenos e leves, e são bem potentes, e o mais importante, rs, estão parados aqui.

Depois desses de 24 gramas tenho apenas o seguinte, mas é minúsculo, não acho que dá conta do Condor:

http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... unner.html

Factory Spec.
Kv: 2290rpm/v
Lipo Range: 2-3 cell
Suggested props;
GWS4025 / 3S / 2.9A / 145g Thrust
GWS6030 / 2S / 3.1A / 134g Thrust
GWS7035 / 2S / 3.4A / 130g Thrust
Best current range: 1.7-3.5
Weight: 9g
Shaft: 2mm
Stator: 18 x 6mm
Editado pela última vez por RodrigoB em 21 Abr 2015 19:52, em um total de 1 vez.
Agradeço a todos os colegas pela paciência e objetividade em todos os sentidos.

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Mensagempor Alvaro Sala » 13 Mai 2014 17:19

Bom,
Empuxo tem que vencer arrasto e não peso.
Eu tentaria o motor pequeno.

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Mensagempor RodrigoB » 13 Mai 2014 17:38

Alvaro Sala escreveu:Bom,
Empuxo tem que vencer arrasto e não peso.
Eu tentaria o motor pequeno.


O amigo falou está falado... a experiência acima do "achismo" sempre!
Seguirei o conselho do amigo! Obrigado!

Ah.... agora me diz... dá ou não dá vontade de fechar esse nariz, fazer o DT improvisado e fazer a criança subir com reboque?
Se morasse em SP e tive a companhia dos colegas no Vila Lobos, com certeza faria isso! :)

Editado pela última vez por RodrigoB em 21 Abr 2015 19:53, em um total de 1 vez.
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Mensagempor Alvaro Sala » 13 Mai 2014 18:20

No vídeo aparece o meu micro-modelo Copérnico.
Tem uns 45 Cm de envergadura, pesa 30g e é tracionado por motores de X-Twin com empuxo de 10g
Note que com todo o arrasto os motores dão conta. Claro que nesse caso não é bom para voos out door.

[yt]Ogi8J4K76Ls[/yt]
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.

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Mensagempor RodrigoB » 13 Mai 2014 18:34

Perfeito o voo do Copérnico! Demais! Quando o modelo é bem projetado não tem como dar errado... Parabéns Álvaro, show de música também.
Depois desse vídeo não tem por que não ir com o motor menor... o negócio e construir sem muita lambança e torcer para que as modificações que fiz no projeto original não surtam o indesejável efeito "lenha"... ehehehe
Obrigado pela participação e sua disposição em ajudar um neófito nessa área como eu. :)

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Mensagempor RodrigoB » 13 Mai 2014 18:37

Na boa... da próxima vez gasto uma grana comprando varetas... pensa numa coisa que não consigo fazer direito... esse varilhador não me obedece, tem vontade própria... :shock: :roll: affz e logo na asa que quero caprichar... tá difícil... mas vamos que vamos... :x
Editado pela última vez por RodrigoB em 16 Mai 2015 11:33, em um total de 1 vez.

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Mensagempor Alvaro Sala » 13 Mai 2014 18:44

Também fiz o Tuim com 46 Cm de envergadura e motores de X-Twin.
Esse é mais leve (20g) e com menos arrasto, mais cara de motoplanador.
No vídeo dá pra notar que tem empuxo de sobra.
Modelo construído pelo Kawasaki. O meu sumiu numa térmica...

[yt]YbT1CHb79Iw[/yt]
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