Iniciante em planadores...

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
Denner Alves
membro
Mensagens: 48
Registrado em: Qui Mar 27, 2014 12:21 am
Localização: Ji-Paraná RO

Iniciante em planadores...

Mensagem por Denner Alves »

Eai pessoal beleza? Venho por meio deste pedir a ajuda de vocês que tenham mais experiencia, quero ajuda pois pretendo construir meu primeiro planador... Estou disposto a aprender.
Então vamos lá, inicialmente pretendo contruir um modelo de forma barata (porém resistente) que tenha até 1,5 metros de envergadura, estou no hobby a 1 ano e tenho uma base pelomenos...
Tenho para começar:
Isopor (comum de papelaria e de para construções de lajes em mãos), onde moro também vende P3 (que se não der certo com esses em mãos irei optar por ele).
Bateria 4.8v de 2.300mAh
servos 9g
Tx/Rx: HK 6s
varetas de fibra de vidro
e Força de vontade :D

Obs.: pretendo rebocar ele com um Aeromodelo, depois posto alguma foto e as descrições do mesmo.

Enfim, peço dicas de Modelos (Pois não tenho nenhum em mente ainda), Dicas, Opniões, e paciencia, Conto com vocês... :)
Ugly Stick balsa//3dx//Cessna 182// Stick asa baixa //PT-40/Zagi// Ji-Paraná RO
Avatar do usuário
alexandre lopes
membro
Mensagens: 1647
Registrado em: Seg Abr 05, 2010 5:35 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP
Contato:

Mensagem por alexandre lopes »

Denner,

Se pretende iniciar o voo em planadores, recomendo começar com um planador para lançamento de dardo, disco ou hi-start. Se tiver morro em sua região, constrói um planador para lift que é mais simples.

Existe um projeto chamado terminator, que era um planador de competição para lançamento de mãos nos anos 90. Sua eletrônica dá para ser utilizada neste projeto.

Nos dois links abaixo, está o projeto que publiquei aqui e no Rc Groups.

http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1771095

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=144677
Avatar do usuário
Sininho
membro
Mensagens: 444
Registrado em: Ter Jun 02, 2009 10:13 pm
Localização: Rio Claro interior de São paulo 39 anos B.R.A. 17754

Mensagem por Sininho »

Denner peço a gentileza de evitar abreviações como gírias de digitação para você não ser massacrado no e-voo pois tais abreviações não são permitidas ok?
Veja o planador do voo silencioso pois lá você terá uma ideia como fazer um planador barato e usando isopor ok um abraço.
Avatar do usuário
Denner Alves
membro
Mensagens: 48
Registrado em: Qui Mar 27, 2014 12:21 am
Localização: Ji-Paraná RO

Mensagem por Denner Alves »

Alexandre, estou me aprofundando no assunto. estou pesquisando mais modelos e ver qual será o mais adequado para minha pista.




Sininho, Obrigado pelo alerta, frequento o e-voo a algum tempo mas raramente posto alguma coisa.
Quanto ao planador em que citou estou pensando em começar com ele, e em até começar o projeto hoje.
Avatar do usuário
Sininho
membro
Mensagens: 444
Registrado em: Ter Jun 02, 2009 10:13 pm
Localização: Rio Claro interior de São paulo 39 anos B.R.A. 17754

Mensagem por Sininho »

Ok qualquer duvida estamos ai para ajudar.
você pode optar por moto planador no meu caso é a maioria no meu hangar
Avatar do usuário
Denner Alves
membro
Mensagens: 48
Registrado em: Qui Mar 27, 2014 12:21 am
Localização: Ji-Paraná RO

Mensagem por Denner Alves »

Bom, optei por fazer o planador do voo silencioso, cortei os perfis e já desenhei a planta conforme as medidas lá ditas. Estou com um a duvida a respeito da espessura da fuselagem, enquanto isso vou adiantando o que posso.


Vai ai algumas fotos de como está indo
Ugly Stick balsa//3dx//Cessna 182// Stick asa baixa //PT-40/Zagi// Ji-Paraná RO
Avatar do usuário
Denner Alves
membro
Mensagens: 48
Registrado em: Qui Mar 27, 2014 12:21 am
Localização: Ji-Paraná RO

Mensagem por Denner Alves »

Desculpa, me confundi e mandei antes da hora.
Anexos
Moldes já cortados
Moldes já cortados
IMG_4777.JPG (36.8 KiB) Exibido 7958 vezes
Rebocador
Rebocador
IMG_4778.JPG (36.5 KiB) Exibido 7958 vezes
Ugly Stick balsa//3dx//Cessna 182// Stick asa baixa //PT-40/Zagi// Ji-Paraná RO
Avatar do usuário
Luís Renato
membro
Mensagens: 179
Registrado em: Sáb Jun 10, 2006 5:04 pm
Localização: MG

Mensagem por Luís Renato »

[quote:518c559d46]Bom, optei por fazer o planador do voo silencioso, cortei os perfis e já desenhei a planta conforme as medidas lá ditas. Estou com um a duvida a respeito da espessura da fuselagem, enquanto isso vou adiantando o que posso[/quote:518c559d46]

Você pode usar isopor P3 para a fuselagem, a espessura da fuseca pode ser em torno de 5 cm, claro que se reduzir ficará mais leve porem menos resistente, e este planador é muito bom para iniciantes, voa bem.
Avatar do usuário
Denner Alves
membro
Mensagens: 48
Registrado em: Qui Mar 27, 2014 12:21 am
Localização: Ji-Paraná RO

Mensagem por Denner Alves »

Luís, não vou usar P3 pois 'axo' que o que tenho aqui em casa vai dar conta. hoje eu cortei a fuselagem vou postar as fotos depois que cortar a asa que provavelmente vai ser de tardezinha. vou reforçar a fuselagem e a asa com varetas de fibra (que se não me engano é 2mm) Obrigado a todos do forum desde já por me ajudarem :D
Avatar do usuário
Denner Alves
membro
Mensagens: 48
Registrado em: Qui Mar 27, 2014 12:21 am
Localização: Ji-Paraná RO

Mensagem por Denner Alves »

Desculpem a demora, fiquei sem internet por um tempo :/. terminei o planador, muito dócil (até demais), mas como aqui não tem muito vento e eu também não tenho muita experiencia eu e um amigo vamos reboca-lo, mas não vai ser através de corda mas sim por acoplagem. Semana que vem iremos testa-lo com o rebocador. Muito obrigado Sininho, planador ótimo.
Responder