HLG - Hand Launched Gliders

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
André Martins
membro
Mensagens: 4
Registrado em: Qua Fev 09, 2005 9:33 pm

HLG - Hand Launched Gliders

Mensagem por André Martins »

Pessoal, tudo bem?

Escrevo para perguntar se alguém por aqui mexe ou já mexeu com planadores lançados à mão (HLG) de vôo livre, desses que o pessoal usa em competições para pegar térmicas "no feijão".

Alguns exemplos do que estou falando podem ser encontrados em:

http://f4bscale.worldonline.co.uk/hand.htm

Gostaria de saber a opinião de quem já experimentou.

Valeu! :D :D
André Martins
S. J. dos Campos - SP
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4337
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Mensagem por gustabmo »

Andre,

Temos brincado um pouco com os DLG, que sao um tipo de HLG mas lancado pela ponta da asa, girando. Por isso o "D" de "Discus".

De^ uma olhada aqui no forum de Planadores e procure os topicos do Andre Yamin sobre o Frank A e Frank B que ele fez, e na minha pagina sobre o Draco: http://gustavo.exel.com.br/rc/fleet-draco-dlg/index.html[/b]
Gustavo - São Paulo/SP
Avatar do usuário
Marcelo
membro
Mensagens: 1791
Registrado em: Ter Nov 25, 2003 1:10 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por Marcelo »

As duas categorias sao legais , mas com um DLG vc consegue maior altura , portanto , maior chance de encontrar uma termal subir com ela.
Eu terminei de arrumar meu HLG agora , vou dar uma voada em pira este sabado com ele. :lol: :lol: :lol:
Posso t dizer q e uma categoria barata e divertida , um cara q consegue manter um planadorzinho destes por bastante tempo no ar , com certeza prolonga seus voos com modelos normais a motor , pode apostar......... :shock: :shock:
Cai de cabeca na brincadeira q vale a pena. 8) 8) :D :D
André Martins
membro
Mensagens: 4
Registrado em: Qua Fev 09, 2005 9:33 pm

Obrigado pelas dicas... e mais perguntas!

Mensagem por André Martins »

Pessoal, muito obrigado pelas dicas.

De qualquer forma, acho que vocês estão falando planadores controlados por rádio, certo? Na verdade, a princípio eu me referia a pequenos planadores de vôo livre (cerca de meio metro de envergadura). Dêem só uma olhada no site que coloquei acima.

Na verdade, esse "engano" apenas ilustra a minha própria "osgonorância", pois eu não tinha percebido que a maioria das discussões desse fórum se referem a aparelhos RC :oops: ...

De qualquer forma, como também não entendo chongas de HLGs com RC, acabei ficando bastante interessado. Na verdade, na minha pequena experiência com aeromodelismo, não consigo ter noção de quanto difícil é voar esses bichos. Por exemplo:

(1) Eu achava que só era prático voar HLGs a RC em encostas. Então dá mesmo para "jogar" um planador numa térmica?

(2) Só pra ter idéia, tipicamente, quanto tempo um planador desses fica no ar sem térmicas ou encosta (ar calmo). Alguns segundos, certo? Ainda assim, é fácil pegar uma térmica?

(3) Putz, não faço idéia de como se lança um planador "como um disco"... Alguma referência na web a esse respeito?

Perguntas de novato... Obrigado por qualquer ajuda! :D :D
André Martins
S. J. dos Campos - SP
André Martins
membro
Mensagens: 4
Registrado em: Qua Fev 09, 2005 9:33 pm

Obrigado pelas dicas... e mais perguntas!

Mensagem por André Martins »

Pessoal, muito obrigado pelas dicas.

De qualquer forma, acho que vocês estão falando planadores controlados por rádio, certo? Na verdade, a princípio eu me referia a pequenos planadores de vôo livre (cerca de meio metro de envergadura). Dêem só uma olhada no site que coloquei acima.

Na verdade, esse "engano" apenas ilustra a minha própria "osgonorância", pois eu não tinha percebido que a maioria das discussões desse fórum se referem a aparelhos RC :oops: ...

De qualquer forma, como também não entendo chongas de HLGs com RC, acabei ficando bastante interessado. Na verdade, na minha pequena experiência com aeromodelismo, não consigo ter noção de quanto difícil é voar esses bichos. Por exemplo:

(1) Eu achava que só era prático voar HLGs a RC em encostas. Então dá mesmo para "jogar" um planador numa térmica?

(2) Só pra ter idéia, tipicamente, quanto tempo um planador desses fica no ar sem térmicas ou encosta (ar calmo). Alguns segundos, certo? Ainda assim, é fácil pegar uma térmica?

(3) Putz, não faço idéia de como se lança um planador "como um disco"... Alguma referência na web a esse respeito?

Perguntas de novato... Obrigado por qualquer ajuda! :D :D
André Martins
S. J. dos Campos - SP
Avatar do usuário
Marcelo
membro
Mensagens: 1791
Registrado em: Ter Nov 25, 2003 1:10 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Re: Obrigado pelas dicas... e mais perguntas!

Mensagem por Marcelo »

Cara , seguinte :
Vc tem radio controle :
1o passo:

Arrume um radinho de 2 ch ou 4ch , 2 micro sevos (pequenos de 5g)
Monte um planador rc com mais ou menos 1,3-1,5m de envergadura .
Aconselho a vc um kit muito legal:
O Skeeter da Dynaflite e um pequeno planador rc , simples de tudo.
Pega termica facilmente a baixas alturas , e tem uma carga alar pena.

Esste planado e duplo diedrico , ou seja , tem 2 diedros em cada semi-asa , o q facilita muito nas curvas a baixa altura a procura de termicas pequenas , pois a curva sai fechadinha .

O Kit ta saindo uns 130,00 Reais , o par de servos micro , uns 120.
Um radinho de 2ch , q ja vem com o receptor e com cristais de frequencia , fora 2 servos grandes , sai por mais ou menos 230,00.
Ai so falta a bateria do rx e tx (rx , na santa ifigenia o pessoal faz por uns 25,00) .
Aconselho uma bateria de 4celulas de nimh de 300mlh.
Para o tx , se for pilhas recarregaveis , pode ser a gama power , melhor marca de pilhas recarregaveis , ou a GP.

Se vc pretende evoluir no aeromodelismo , aconselho a vc comprar um radio de mais canais , de 4 a 6 ja e sulficiente para usar durante um bom tempo.

Quanto a duracao dos voos , hj , por exemplo ,se eu tivesse saco , voaria por 1-2 horas sem pousar.
Na colina , basta jogar o planador , pois a fonte de energia (vento) e constante a maioria do tempo.
Chamamos esse fator de Lift , e o vento que ascende na encosta.
Este sobe pelo monte e os planadores ficam voando neste vento ascendente , e simples , e funciona q e uma maravilha.
Em voos normais de arremesso , consigo com o meu , no maximo uns 30s , se achar termicas legal, ai subo e prolongo para minutos......

Em resumo , e o MAXIMOnao tenho como explicar com palavras ........Vale a pena dar um passo a frente na sua carreira de aeromodelista !!!!!! :lol: :lol: :lol:
Avatar do usuário
andreyamin
membro
Mensagens: 379
Registrado em: Qui Dez 04, 2003 6:58 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Re: Obrigado pelas dicas... e mais perguntas!

Mensagem por andreyamin »

Ola André, vamos lá então:
André Martins escreveu:(1) Eu achava que só era prático voar HLGs a RC em encostas. Então dá mesmo para "jogar" um planador numa térmica?

Eu não tenho muita experiencia em hlg, mas dá sim. Existem campeonatos lá fora de hlg rc inclusive.

O unico hlg puro que eu voei foi o Fênix, modelo que o meu irmão (Eduardo Yamin) construiu. Com esse modelo na praça do por do sol (que tem um desnivel pequeno (~15m)) com o vento preticamente paralelo a encosta, ou seja gerando quase nenhum lift, eu fiz voos de mais de 5min girando numas termiquinhas. E nesse dia, meu irmão fez um voo de 15min...
Agora, acho que no plano, plano mesmo, o negocio complica mesmo!
André Martins escreveu:(2) Só pra ter idéia, tipicamente, quanto tempo um planador desses fica no ar sem térmicas ou encosta (ar calmo). Alguns segundos, certo? Ainda assim, é fácil pegar uma térmica?

Pra vc ter uma idéia, tem gente lançando os DLGs a 50m de altura ou mais....essa altura é mais que suficiente.
Os meus modelos (por enquanto) não passam dos 30m, e mesmo assim, eu fiz hoje um voo de 6,5min no plano.
André Martins escreveu:(3) Putz, não faço idéia de como se lança um planador "como um disco"... Alguma referência na web a esse respeito?

http://www.mimei.jp/~r/movie/movie2/JoeWurts.WMV

Abs

André
Avatar do usuário
andreluiz1974
membro
Mensagens: 61
Registrado em: Qui Abr 01, 2004 12:42 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por andreluiz1974 »

Arremesso de planador é prova olimpica ? :lol:
Responder