Tempo de voo termal?

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
nanobowt
membro
Mensagens: 71
Registrado em: Sáb Set 29, 2012 11:23 am
Localização: votuporanga -SP

Tempo de voo termal?

Mensagem por nanobowt »

ola pessoal, queria saber da experiência dos amigos do fórum, qual foi o maior tempo de voo que os amigos conseguiram manter no ar um planador do tipo termal? dez de já muito obrigado!!!
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1119
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Mensagem por Douglas Lenz »

Nano

Literalmente o céu é o limite. Já fiz voos com antigos spirit 2m lançados com hi starter de mais de uma hora.

Hoje em dia tu tens planadores que voam muito mais que este modelo que citei, tem inumeros recursos de confiuralção de comandos e rádio.

Ou seja, é dificil dizer o tempo.

Com os planadores 3m de hoje em dia motorizados, tu dá uma tocada pra cima e esquece, só pousa quando quiser ou a bateria exigir.

A propósito, vale lembrar que esta história de tempo de voo termal é lenda viu, tu não consegue mesmo que queira ficar voando muito mais que uma hora, teu pescoço reclama, teu corpo reclama e tua paciência tambem.

Tanto que provas de planador termal geralmente tem baterias de tempo pré determinado com alvos para serem atingidos, porque estes modelos voam absurdamente demais, por isso as limitações de tempo nas baterias.
ferrabra
membro
Mensagens: 509
Registrado em: Sáb Fev 25, 2012 12:32 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por ferrabra »

Em voo livre o limite é praticamente definido pela isolação, umas 5h, se estivermos apenas falando em térmicas. Se considerarmos vento batendo em uma encosta...
Oliver
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 702
Registrado em: Qui Jun 23, 2005 9:36 am
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por Oliver »

O máximo que eu consegui foram 40 minutos, ai o pescoço ficou duro para cima e quase não consegui enxergar o planador pousando :lol: :lol:

Chega uma hora que cansa.

Abraço
Oliver
Asas Elétricas
www.asaseletricas.com.br
Avatar do usuário
Carlos Gonçalves
membro
Mensagens: 878
Registrado em: Ter Dez 28, 2004 4:19 pm
Localização: Americana, SP

Mensagem por Carlos Gonçalves »

[quote:ab49fea47d="Oliver"]O máximo que eu consegui foram 40 minutos, ai o pescoço ficou duro para cima e quase não consegui enxergar o planador pousando :lol: :lol:

Chega uma hora que cansa.

Abraço[/quote:ab49fea47d]

Pra mim foi a mesma coisa... com o meu Condor da Flyfly, aos 32 minutos travei e precisei pousar. Principalmente porque era uma térmica tão boa que já não enxergava o perfil do planador, somente o via como um ponto branco se deslocando pra lá e pra cá. Fiquei inclusive com medo de perdê-lo de vista. Pedi para um amigo tirar ele da térmica enquanto eu recuperava meus movimentos do pescoço ehehehe... aí só completei o pouso.

Abraços!
Carlos Gonçalves
Extra 260 35% Hangar 9 - Viper 500 Pylon - Planador Nick 2m - Calmato 40 Trainer - Shock Flyer Yak 54 - Futaba 14SG
Avatar do usuário
Patetta-MG
membro
Mensagens: 1072
Registrado em: Sex Jul 27, 2007 2:08 pm
Localização: Itaúna - MG

Mensagem por Patetta-MG »

Já cheguei a fazer voos de 1h20min.... porém, com +/- 50min de voo pedi a um companheiro de pista para assumir o modelo porque o pescoço já não suportava mais...

Depois reassumi para pousar...
Avatar do usuário
rnjorge
membro
Mensagens: 641
Registrado em: Dom Abr 20, 2014 12:35 pm
Localização: Campinas, SP

Mensagem por rnjorge »

Minha solução para isso era deitar na grama...
Avatar do usuário
marinho
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 1034
Registrado em: Sáb Abr 17, 2004 2:45 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por marinho »

Em pé e olhando para cima, com meu velho Spirit 2M cheguei a fazer dois voos de 1 hora! Já sentado na cadeirinha de praia reclinada, passei apenas uma vez 97 minutos pilotando. E isso tudo sem motor. Mas chega uma hora que cansa e esses voos longos, que citei acima, foram os únicos que tive paciência pra fazer. Foi mais uma questão de "ver como era e o quanto podia".
Avatar do usuário
rnjorge
membro
Mensagens: 641
Registrado em: Dom Abr 20, 2014 12:35 pm
Localização: Campinas, SP

Mensagem por rnjorge »

E sempre têm-se o receio de acabar a bateria...
Avatar do usuário
marinho
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 1034
Registrado em: Sáb Abr 17, 2004 2:45 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por marinho »

[quote:7586256f33="rnjorge"]E sempre têm-se o receio de acabar a bateria...[/quote:7586256f33]

Sim, verdade! Mas eu nunca utilizei para voo termal a bateria de 600Mah que vem na caixa do rádio. Sempre usei uma de 1800Mah que está tão velha, que hoje só serve de peso de papel!
Responder