comando para flaperon

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
jucadias
membro
Mensagens: 143
Registrado em: Qui Mar 29, 2012 7:34 am

comando para flaperon

Mensagem por jucadias »

Bom dia ,preciso de ajuda ,tenho um easy glader pro e fasso voos ali no morro do capuava em Pirapora do bom Jesus ,mas pra quem ja brincou ali com aeromodelos sem flap sabe que quase nao tem area de pouso ,ainda mais agora que queimaram o morro é so pedra e cupimseiro ;bom foi nessa que coloquei a funçao flaperon em meu planador com o flaperon com a funçao subindo ,ai fiz algumas passagens em baixa velocidade e acionava a alavanca do flaperon o aero respondia como se tivesse cabrado ai logo apos isso uma stolada Agora vem a pergunta tenho que dar mais algum comando para que a coisa funcione corretamente ,diminuir a velocidade e aero na horizontal
Avatar do usuário
Paulo Mormello
membro
Mensagens: 613
Registrado em: Qua Out 14, 2009 10:12 am
Localização: Curitiba/Pr

Mensagem por Paulo Mormello »

Terá que mixar o profundor picando. Aí quando acionar o flap, o profundor compensa
a tendência de cabrar. A amplitude, só testando pra se chegar a angulo satisfatório.
Avatar do usuário
Carlos Gonçalves
membro
Mensagens: 878
Registrado em: Ter Dez 28, 2004 4:19 pm
Localização: Americana, SP

Re: comando para flaperon

Mensagem por Carlos Gonçalves »

[quote:5c13ebba09="jucadias"]Bom dia ,preciso de ajuda ,tenho um easy glader pro e fasso voos ali no morro do capuava em Pirapora do bom Jesus ,mas pra quem ja brincou ali com aeromodelos sem flap sabe que quase nao tem area de pouso ,ainda mais agora que queimaram o morro é so pedra e cupimseiro ;bom foi nessa que coloquei a funçao flaperon em meu planador com o flaperon com a funçao subindo ,ai fiz algumas passagens em baixa velocidade e acionava a alavanca do flaperon o aero respondia como se tivesse cabrado ai logo apos isso uma stolada Agora vem a pergunta tenho que dar mais algum comando para que a coisa funcione corretamente ,diminuir a velocidade e aero na horizontal[/quote:5c13ebba09]

Você disse que usou o flaperon com a "função subindo"? Quer dizer, quando bate a chave, os ailerons sobem? Se for, você está usando como freio aerodinâmico. O correto seria baixar os ailerons, para usar como flap. Quanto maior a deflexão do comando de flap, mais conseguirá frear, mas será preciso mixar o profundor picado para facilitar, ou picar para pousar, o que é bem estranho no início.

O ideal mesmo seria ter flaps separados dos ailerons.

Faça alguns testes!

Abraços!
Carlos Gonçalves
Extra 260 35% Hangar 9 - Viper 500 Pylon - Planador Nick 2m - Calmato 40 Trainer - Shock Flyer Yak 54 - Futaba 14SG
Avatar do usuário
jucadias
membro
Mensagens: 143
Registrado em: Qui Mar 29, 2012 7:34 am

Mensagem por jucadias »

Entao Carlos a intençao é usar como freio mesmo ,pois la no morro o espaço para pouso é muito pequeno no maximo 30mts se passar do ponto ja pega lift novamente e sobe ,deixa ver se entendi terei que mixar o profundor de maneira picando ate´ achar a porcentagem correta . se for isso desde ja agradeço sua ajuda ,muito obrigado
Avatar do usuário
Carlos Gonçalves
membro
Mensagens: 878
Registrado em: Ter Dez 28, 2004 4:19 pm
Localização: Americana, SP

Mensagem por Carlos Gonçalves »

[quote:e1f9d5a45d="jucadias"]Entao Carlos a intençao é usar como freio mesmo ,pois la no morro o espaço para pouso é muito pequeno no maximo 30mts se passar do ponto ja pega lift novamente e sobe ,deixa ver se entendi terei que mixar o profundor de maneira picando ate´ achar a porcentagem correta . se for isso desde ja agradeço sua ajuda ,muito obrigado[/quote:e1f9d5a45d]

Exatamente! Ao se acionar o flaperon, o modelo vai levantar o nariz, então você mixa o profundor picando. Ou seja, bateu a chave, os ailerons descem e o profundor pica. Assim, força o modelo a abaixar o nariz e ao mesmo tempo diminuindo a velocidade.

Fiz isso com o meu Condor Magic da Flyfly. Ele tem 3m de envergadura e só com flap ele sustentava muito e não pousava... rsrsrs... inverti os flaps para dar quase 90 graus de deflexão e mixei o profundor picado. Agora pousa curto, lento e dócil como um treinador elétrico. rsrsrs

Abraços!
Carlos Gonçalves
Extra 260 35% Hangar 9 - Viper 500 Pylon - Planador Nick 2m - Calmato 40 Trainer - Shock Flyer Yak 54 - Futaba 14SG
Avatar do usuário
jucadias
membro
Mensagens: 143
Registrado em: Qui Mar 29, 2012 7:34 am

Mensagem por jucadias »

Valeu amigo farei isso dando um grau de cada vez no profundor até a medida correta para pouso ,muito obrigado pela atençao
Responder