comando para flaperon
comando para flaperon
Bom dia ,preciso de ajuda ,tenho um easy glader pro e fasso voos ali no morro do capuava em Pirapora do bom Jesus ,mas pra quem ja brincou ali com aeromodelos sem flap sabe que quase nao tem area de pouso ,ainda mais agora que queimaram o morro é so pedra e cupimseiro ;bom foi nessa que coloquei a funçao flaperon em meu planador com o flaperon com a funçao subindo ,ai fiz algumas passagens em baixa velocidade e acionava a alavanca do flaperon o aero respondia como se tivesse cabrado ai logo apos isso uma stolada Agora vem a pergunta tenho que dar mais algum comando para que a coisa funcione corretamente ,diminuir a velocidade e aero na horizontal
- Paulo Mormello
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- Carlos Gonçalves
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- Registrado em: Ter Dez 28, 2004 4:19 pm
- Localização: Americana, SP
Re: comando para flaperon
[quote:5c13ebba09="jucadias"]Bom dia ,preciso de ajuda ,tenho um easy glader pro e fasso voos ali no morro do capuava em Pirapora do bom Jesus ,mas pra quem ja brincou ali com aeromodelos sem flap sabe que quase nao tem area de pouso ,ainda mais agora que queimaram o morro é so pedra e cupimseiro ;bom foi nessa que coloquei a funçao flaperon em meu planador com o flaperon com a funçao subindo ,ai fiz algumas passagens em baixa velocidade e acionava a alavanca do flaperon o aero respondia como se tivesse cabrado ai logo apos isso uma stolada Agora vem a pergunta tenho que dar mais algum comando para que a coisa funcione corretamente ,diminuir a velocidade e aero na horizontal[/quote:5c13ebba09]
Você disse que usou o flaperon com a "função subindo"? Quer dizer, quando bate a chave, os ailerons sobem? Se for, você está usando como freio aerodinâmico. O correto seria baixar os ailerons, para usar como flap. Quanto maior a deflexão do comando de flap, mais conseguirá frear, mas será preciso mixar o profundor picado para facilitar, ou picar para pousar, o que é bem estranho no início.
O ideal mesmo seria ter flaps separados dos ailerons.
Faça alguns testes!
Abraços!
Você disse que usou o flaperon com a "função subindo"? Quer dizer, quando bate a chave, os ailerons sobem? Se for, você está usando como freio aerodinâmico. O correto seria baixar os ailerons, para usar como flap. Quanto maior a deflexão do comando de flap, mais conseguirá frear, mas será preciso mixar o profundor picado para facilitar, ou picar para pousar, o que é bem estranho no início.
O ideal mesmo seria ter flaps separados dos ailerons.
Faça alguns testes!
Abraços!
Carlos Gonçalves
Extra 260 35% Hangar 9 - Viper 500 Pylon - Planador Nick 2m - Calmato 40 Trainer - Shock Flyer Yak 54 - Futaba 14SG
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Entao Carlos a intençao é usar como freio mesmo ,pois la no morro o espaço para pouso é muito pequeno no maximo 30mts se passar do ponto ja pega lift novamente e sobe ,deixa ver se entendi terei que mixar o profundor de maneira picando ate´ achar a porcentagem correta . se for isso desde ja agradeço sua ajuda ,muito obrigado
- Carlos Gonçalves
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- Mensagens: 878
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[quote:e1f9d5a45d="jucadias"]Entao Carlos a intençao é usar como freio mesmo ,pois la no morro o espaço para pouso é muito pequeno no maximo 30mts se passar do ponto ja pega lift novamente e sobe ,deixa ver se entendi terei que mixar o profundor de maneira picando ate´ achar a porcentagem correta . se for isso desde ja agradeço sua ajuda ,muito obrigado[/quote:e1f9d5a45d]
Exatamente! Ao se acionar o flaperon, o modelo vai levantar o nariz, então você mixa o profundor picando. Ou seja, bateu a chave, os ailerons descem e o profundor pica. Assim, força o modelo a abaixar o nariz e ao mesmo tempo diminuindo a velocidade.
Fiz isso com o meu Condor Magic da Flyfly. Ele tem 3m de envergadura e só com flap ele sustentava muito e não pousava... rsrsrs... inverti os flaps para dar quase 90 graus de deflexão e mixei o profundor picado. Agora pousa curto, lento e dócil como um treinador elétrico. rsrsrs
Abraços!
Exatamente! Ao se acionar o flaperon, o modelo vai levantar o nariz, então você mixa o profundor picando. Ou seja, bateu a chave, os ailerons descem e o profundor pica. Assim, força o modelo a abaixar o nariz e ao mesmo tempo diminuindo a velocidade.
Fiz isso com o meu Condor Magic da Flyfly. Ele tem 3m de envergadura e só com flap ele sustentava muito e não pousava... rsrsrs... inverti os flaps para dar quase 90 graus de deflexão e mixei o profundor picado. Agora pousa curto, lento e dócil como um treinador elétrico. rsrsrs
Abraços!
Carlos Gonçalves
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