Será que vai aguentar?

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
chiuzuli
membro
Mensagens: 222
Registrado em: Seg Jan 05, 2009 10:16 pm
Localização: São Paulo

Re: Será que vai aguentar?

Mensagem por chiuzuli »

Pior q já era! Pois a acha js está fechada... :cry: :cry:
P-51 EP (40) -=- P-47 Gas (120) -=- P-40 Gas (140) -=- Sky Raider Mach 1 -=- Cap 232 -=- Airtronics RDS 8000, Futaba sucks!!!!
Avatar do usuário
chiuzuli
membro
Mensagens: 222
Registrado em: Seg Jan 05, 2009 10:16 pm
Localização: São Paulo

Re: Será que vai aguentar?

Mensagem por chiuzuli »

Postarei as fotos atuais, pois esss sao de uns 10 dias atrás....
P-51 EP (40) -=- P-47 Gas (120) -=- P-40 Gas (140) -=- Sky Raider Mach 1 -=- Cap 232 -=- Airtronics RDS 8000, Futaba sucks!!!!
Avatar do usuário
dyogenes
membro
Mensagens: 1243
Registrado em: Dom Mar 14, 2010 3:46 pm
Localização: frederico westphalen rs

Re: Será que vai aguentar?

Mensagem por dyogenes »

Como voce fez o canopy?
pilatus b4 3m, dlg 1,5m, salto h101, grob g103 3m, ask-21, condor magic evo4, turnigy 9xr
Avatar do usuário
Kvra
membro
Mensagens: 147
Registrado em: Ter Dez 29, 2009 10:02 pm
Localização: Realengo - RJ

Re: Será que vai aguentar?

Mensagem por Kvra »

cara, desculpe, não tenho nada a ajudar, mas não podia deixar de registrar a beleza dessa construção, que coisa linda. Parabéns
Kvra
voar ...
Avatar do usuário
chiuzuli
membro
Mensagens: 222
Registrado em: Seg Jan 05, 2009 10:16 pm
Localização: São Paulo

Re: Será que vai aguentar?

Mensagem por chiuzuli »

Meus caros,

Como havia falado anteriormente segue as fotos atuais do Projeto com noticias tristes :oops: ..

Fui realizar o teste de Flexão da Asa e a mesma não suportou nada alem de 3kg. ....

Ela estourou justamente na emenda como nosso amigo citou ai em cima! Parabéns pelo comentário!

Fiquei tão preocupado com as longarinas e esqueci de pensar nesse reforço da junção das partes da asa.


Mas isso serve de aprendizado a próxima asa que irei fazer estou pensando em fazer de balsa, mas antes tenho q aprender no Solidworks para desenha-la! Ou se for fazer de isopor repensar a estrutura da mesma com muito mais madeira e reforços nos pontos críticos!

O Modelo em si ficou bom, Mas infelizmente as asas não responderam a altura.

Bom segue as fotos as ultimas de como estava o modelo até segunda de manha, quando resolveu nos abandonar rsrs


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Bom é isso meus caros, Gostaria de pedir que aqui pudéssemos opiniar em maneiras de como tornar essa asa de isopor confiável alguém poderia montar um desenho me mostrando como reforçar coerentemente essa Asa? Seia de grande utilidade para todos discutirmos técnicas de construção.

Ah! E KVRA obrigado pelos elogios! Mas não fi nada de surpreendente não, pelo contrario fiz a Meleca de fazer uma asa insuficiente! rsrs

Abcs e fiquem com Deus!
P-51 EP (40) -=- P-47 Gas (120) -=- P-40 Gas (140) -=- Sky Raider Mach 1 -=- Cap 232 -=- Airtronics RDS 8000, Futaba sucks!!!!
Avatar do usuário
rnjorge
membro
Mensagens: 641
Registrado em: Dom Abr 20, 2014 12:35 pm
Localização: Campinas, SP

Re: Será que vai aguentar?

Mensagem por rnjorge »

MInha sugestão meio "old school":
Ela quebrou onde achei que ficaria mais frágil mesmo.
Já que provavelmente a emenda é inevitável, coloque duas longarinas de compensado com quase toda a espessura da asa como mencionei no meu post anterior.
Faça tanto o bordo de ataque e fuga com balsa.
Chapeie a asa com lãmina de madeira fina e leve, em peça única com toda a extensão da asa. Eu, há muitos anos, importava uma chamada "obechi" mas não sei o que temos disponível aqui.
Este chapeamento deve ser feito com epoxi, podendo ser colocados reforços no sentido da envergadura, de fibra de vidro ou tecido de fibra de carbono ou kevlar, ficando estes por sobre o isopor e por baixo da madeira. Para isso guarde os moldes da asa, que serão usados para distribuir uniformemente o peso ao prensar a madeira no isopor enquanto a cola cura.
Nunca fiz um modelo com essa envergadura, mas essa técnica fazia asas extremamente resistentes de até dois metros. Como cada meia asa sua se comporta como uma de dois metros bipartida, creio que funcionará.
Ricardo Jorge
Avatar do usuário
sktfer
membro
Mensagens: 398
Registrado em: Sex Out 27, 2006 12:53 am
Localização: sao paulo,porto feliz,sorocaba - sp

Re: Será que vai aguentar?

Mensagem por sktfer »

Olá...legal seu planador...e foi bom a ideia de fazer o teste estático e nao em voo...como sugeri a voce..pelo menos nao estragou em nada o restante neh..caso fosse em voo...

eu antes de descartar esta asa...eu tentaria fazer uma baioneta bem neste ponto...caso voce ache que o restante aguente...ai voce faria somente o conserto entre a junção...instalaria uma baioneta entrando uns 30 cm pra cada lado..pode ser de uns 8mm....umas duas...e acho q resolveria...claro..se é que o restante da asa..aguentou...

de resto está muito bonito o planeco...parabens...

abraçoss..
Avatar do usuário
chiuzuli
membro
Mensagens: 222
Registrado em: Seg Jan 05, 2009 10:16 pm
Localização: São Paulo

Re: Será que vai aguentar?

Mensagem por chiuzuli »

Meus amigos,

Agradeço imensamente pela dicas e informações postadas!!! Obrigado mesmo!

Irei iniciar o projeto 2.0 da asa! A mesma será de isopor novamente, mas muito mais "power", estive trocando informações com um amigos e ele me passou um esquema que ele faz e me mostrou uma asa feita com essa técnica e fica muito Forte!

Vamos lá, segue o desenho da nova asa, com as seguintes melhorias:

1 - alongamento da baioneta de 32 para 70 cm dentro de cada semi-asa.
2- Inserção de nervuras para apoio da baioneta em 3 pontos e não apenas 1 como na primeira asa.
3- Alargamento do tecido de fibra na junção das asas com disposição de 45º do tecido.
4 - Longarinas de Freijó com 5mm de espessura e com 100% do tamanho da asa no sentido do comprimento.
5 - Bordo de ataque e fuga em freijó.

É isso! o que acham????

Agora aguenta???

Imagem

Abraços e fiquem em paz!
P-51 EP (40) -=- P-47 Gas (120) -=- P-40 Gas (140) -=- Sky Raider Mach 1 -=- Cap 232 -=- Airtronics RDS 8000, Futaba sucks!!!!
Avatar do usuário
rnjorge
membro
Mensagens: 641
Registrado em: Dom Abr 20, 2014 12:35 pm
Localização: Campinas, SP

Re: Será que vai aguentar?

Mensagem por rnjorge »

Acho que, com essas longarinas, nem é necessário o reforço com fibra em três camadas. Uma apenas para garantir a fixação das partes, seguida das camadas de fechamento, deve ser suficiente. Ou feche com 4 camadas. Isso deve diminuir o "degrau" que teria que uniformizar depois com massa.
Ricardo Jorge
Avatar do usuário
Andre Quadrado
membro
Mensagens: 503
Registrado em: Ter Jan 27, 2009 2:41 pm
Localização: Curitiba, Paraná

Re: Será que vai aguentar?

Mensagem por Andre Quadrado »

Sua asa tem um tamanho considerável, eu reforçaria errando pra mais do que pra menos. É sempre interessante ter uma longarina de cada lado da dobradiça, isso reforça muito o bordo de fuga e diminui uma possível torsão nos comandos.
Responder