Dúvida de Iniciante

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
jorgerm
membro
Mensagens: 15
Registrado em: Sáb Nov 06, 2010 3:00 pm
Localização: Pelotas, RS

Dúvida de Iniciante

Mensagem por jorgerm »

Caros amigos, primeiramente desculpem se esta pergunta é completamente estúpida ou óbvia, mas é que meus conhecimentos de aerodinâmica são muito rudimentares. Possuo um planador Fling 2m, que motorizei e funciona muito bem, mas estive afastado do hobby há algum tempo e me mudei para uma região com muitas praias praticamente desertas e vento abundante, na casa dos 10-20 nós, o ano todo.

O caso é que neste verão estava fazendo um piquenique numa prainha afastada e lembrei daqueles aviõezinhos de isopor presos a um carretel de linha, me perguntei se o planador, preso por uma linha pelo gancho de reboque, poderia "funcionar" como uma pipa (ou raia, ou pandorga), sem motor, ganhando altura aos poucos, talvez numa trimagem que o deixasse estável, ou mesmo aplicando-se comandos para alguma movimentação lateral. Claro que não é minha intenção voar com isso em áreas habitadas ou nas proximidades de banhistas ou algo assim, como eu disse, são praias praticamente desertas do extremo sul do país, na Lagoa Mirim e Lagoa dos Patos.

Busquei essa informação e não encontrei e por isso recorro aos experientes amigos para uma luz. Suspeito que não seja possível, pois se o fosse seria uma alternativa fazer o modelo ganhar altura para um vôo convencional.

Obrigado antecipadamente e saudações cordiais
Jorge
Avatar do usuário
rnjorge
membro
Mensagens: 641
Registrado em: Dom Abr 20, 2014 12:35 pm
Localização: Campinas, SP

Re: Dúvida de Iniciante

Mensagem por rnjorge »

Para o planador não faz diferença se ele está sendo puxado (com um hi starter por exemplo) ou se ele está parado e o ar que se move. Desde que haja velocidade suficiente do deslocamento de ar pelas asas, ele voa. Algumas vezes vi, em rios, pessoas "esquiando" com uma corda amarrada a uma ponte. Faziam as mesmas manobras que quando puxados por um barco, mas neste caso estavam parados e a água é que se movia. O princípio é o mesmo.
Editado pela última vez por rnjorge em Sáb Fev 28, 2015 3:23 pm, em um total de 1 vez.
Ricardo Jorge
snag
membro
Mensagens: 449
Registrado em: Ter Mar 22, 2011 2:02 pm
Localização: São Paulo SP

Re: Dúvida de Iniciante

Mensagem por snag »

jorgerm escreveu:...me perguntei se o planador, preso por uma linha pelo gancho de reboque, poderia "funcionar" como uma pipa (ou raia, ou pandorga), sem motor, ganhando altura aos poucos...

... Suspeito que não seja possível, pois se o fosse seria uma alternativa fazer o modelo ganhar altura para um vôo convencional.

Jorge


O "reboque manual" (hand towing) é usado em algumas categorias como a F3J:



Imagem
http://www.torreypinesgulls.org/f3jtow.htm
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1119
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: Dúvida de Iniciante

Mensagem por Douglas Lenz »

Jorge

Tu escreveu que motorizou ele e ele voa muito bem assim. Então por que fazer este tipo de "reboque" ? Que da pra fazer dá, mas se não tiveres outra alternativa.

Quanto não existia esta facilidade de hoje dos motores eletricos eu só voava planador no hi starter.

Se quisere entra em contato por MP que conversamos.
Abração do meu tamanho!!
Respeitosamente
Douglas Lenz
Avatar do usuário
jorgerm
membro
Mensagens: 15
Registrado em: Sáb Nov 06, 2010 3:00 pm
Localização: Pelotas, RS

Re: Dúvida de Iniciante

Mensagem por jorgerm »

Obrigado pelas repostas, companheiros.

rnjorge, interessante essa analogia com os esquis no rio. Realmente, deve funcionar da mesma forma com o planador.

snag,vendo o vídeo percebo que eu estava fazendo buscas mais bizarras do que o simples e elegante "hand towing", valeu pelo link e pela figura esquemática! Minha idéia é um pouco diferente, ficando parado dando linha, deixando o vento levantar o modelo.

Douglas, pois então, funciona realmente, mas queria testar o princípio que estamos discutindo, bem como aproveitar dias de muito vento pra voar um pouco "na linha" também. Valeu pela força!

Já que os prognósticos de vocês foram animadores, vou esperar um fim-de-semana com um bom vento e dar seguimento nos testes e, se der tudo certo, tento postar os resultados da empreitada por aqui.

Abraços e obrigado.
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1119
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: Dúvida de Iniciante

Mensagem por Douglas Lenz »

Jorge

Só mais uma dica. Hi starter é uma coisa, que funciona muito bem e é usada ha anos no planadorismo RC.

Entretanto o "experimento" que tu quer fazer não é tão simples quanto vocês estão discutindo. O principio de pandorga funciona muito bem a maioria das vezes para PANDORGAS fazer isso com um Flyng acho arriscado e sem motivo. Pensa:

Quanto tu faz uma pandorga o que manda no comportamento dela em voo é a guia. se a guia estiver torta a pandorga fica maluca dando voltas no ar e batendo contra o chão. A pandorga não tem CG não tem partes móveis e é feita para isso.

Se fores usar o simples e mesmo sistema com o teu planador que tem um CG, é mais pesado que uma pandorga e tem partes móveis, (leme profundor) ele vai ficar mais instável, imagina que ele vai ainda ter uma parte fixa, imóvel, que será a linha.

Bom, independente de onde tu vai fixar a linha, (nariz ou gancho de hi startes) acho que é no minimo desnecessário.

Boa Sorte.
Abração do meu tamanho!!
Respeitosamente
Douglas Lenz
Avatar do usuário
jorgerm
membro
Mensagens: 15
Registrado em: Sáb Nov 06, 2010 3:00 pm
Localização: Pelotas, RS

Re: Dúvida de Iniciante

Mensagem por jorgerm »

Realmente Douglas, são coisas a se considerar: uma variável fixa, que é a linha, pode influir na estabilidade de todo o conjunto. Sem contar com o vento rondando, ou nas rajadas inesperadas. Em vôo livre rebocado acho que existe um risco chamado de lockout, que ocasiona um roll meio perigoso, dependendo da altura. Não sei, mas talvez possa ocorrer também no planador rebocado.

Vou levar a cabo a experiência, com duas pessoas e com o rádio ligado, subindo numa duna e com pouca linha, pra ver como se comporta e como os comandos respondem. A areia fofa dá uma amenizada caso algo saia do controle. Conforme for, vou ampliando a altura/distância.

Parece desnecessário mas com o ventão predominante não sou bom o suficiente pra achar térmicas e fazer o modelo se sustentar. Se eu puder dar uma planada na linha, ao estilo das pipas acrobáticas, já é lucro. Claro, supondo que funcione.

Obrigado pelos alertas, vou aos pouquinhos e com cuidado.

Abração
Responder