Dúvida sobre Spirit 2M

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
Matito
membro
Mensagens: 119
Registrado em: Dom Jan 02, 2011 1:55 pm
Localização: Rio do Sul - SC

Dúvida sobre Spirit 2M

Mensagem por Matito »

Bom dia a todos;

Há algumas semanas atrás eu consegui a planta do Spirit 2M e o manual de montagem que está no site da Great Planes. Fiquei empolgado em construí-lo e estou buscando estudar alguns detalhes antes de começar a construção.

Uma dúvida que tenho é a respeito da longarina da asa que segundo a planta, é feita de basswood. Pesquisando sobre, descobri que aqui no Brasil chamam o basswood de tília. O problema é que não encontrei algum lugar na internet que vendesse longarinas de tília, então pergunto aos mais experientes se posso substituir as longarinas de tília por uma madeira mais fácil de se encontrar em lojas de aeromodelismo.

De repente longarinas de cedro, compensado naval de 3mm, caixeta? Alguém poderia me dizer qual a madeira mais adequada para fazer as longarinas de um planador 2M?
Att. Max Vitor Waltrick
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1119
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: Dúvida sobre Spirit 2M

Mensagem por Douglas Lenz »

Matito

Já tive 4 spirits da great plane,sendo o ultimo um novo elite.

Nas longarinas de asa podes usar uma madeira mais fácil de achar (caixeta) e para fazer o reforço podes usar até mesmo o plywood compensado que achamos com certa facilidade hoje. Como deves ter visto a parte central da longarina é oca (caixa) para encaixar o diedro móvel que une os dois paineis das asas e neste além do compensado tu tens que usar um aluminio de 1,5mm em "sanduiche" com o compensado.
Abração do meu tamanho!!
Respeitosamente
Douglas Lenz
Avatar do usuário
Matito
membro
Mensagens: 119
Registrado em: Dom Jan 02, 2011 1:55 pm
Localização: Rio do Sul - SC

Re: Dúvida sobre Spirit 2M

Mensagem por Matito »

Valeu pela dica Douglas!

A minha ideia é colocar um motor com hélice folding (sei que depois dessas palavras quem voa planador vai me odiar hahahaha). Vou colocá-lo no nariz e acioná-lo apenas para subir, e então desligo lá em cima.

Outra dúvida que tenho é que li em muitos sites alguns falando que o Spirit 2M tendo só leme e profundor não é tão manobrável. Essa informação procede? Seria viável a instalação de ailerons nas pontas das asas sendo elas poliédricas, ou algo desnecessário?
Att. Max Vitor Waltrick
Gilberto_CWB
Equipe E-voo.com
Mensagens: 851
Registrado em: Seg Nov 24, 2008 11:38 am
Localização: Curitiba Parana

Re: Dúvida sobre Spirit 2M

Mensagem por Gilberto_CWB »

Com as asas poliédricas, a colocação de ailerons torna-se inútil. A área do leme, em conjunto com os poliedros dá conta perfeitamente daquilo que o projeto se propõe.
É para ser um voo relativamente lento, sem grandes variações de direção.
A leitura é o fundamento da cultura. Sem ela, sempre seremos analfabetos.
Avatar do usuário
Matito
membro
Mensagens: 119
Registrado em: Dom Jan 02, 2011 1:55 pm
Localização: Rio do Sul - SC

Re: Dúvida sobre Spirit 2M

Mensagem por Matito »

Obrigado Gilberto.
Realmente eu estava bem indeciso na questão dos ailerons, mas então não irei mais colocá-los, isso está decidido. A única mudança da planta então será na colocação do motor.

Bom, eu ainda tenho mais duvidas e já que criei o tópico vou aproveitar para perguntar mais algumas coisas.

-Sobre os servos: Serão apenas dois. Para quem já teve esse avião, que tipo de servo ficaria bom? Eu sei que existem equações para cálculo do torque requerido nas superfícies de comando, mas que necessitam da velocidade máxima de vôo que eu não faço ideia de qual será. Então, um servo de qual torque (com sobra) seria bom para o Spirit 2M? Metal gear?

- Sobre o motor: Um 2822 com uma 9x5 folding parece bom. Está correto?

Desde já agradeço a todos pela ajuda.
Att. Max Vitor Waltrick
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1119
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: Dúvida sobre Spirit 2M

Mensagem por Douglas Lenz »

Tchê Matito

Quando aos dois canais, o projeto dele com a asa com poliedro foi feito para isso. Não tenha dúvida, mesmo só com leme ele é bastante manobrável e voa muito bem.

Motor 2822 hélice 9x5 retrátil e bateria de 3s 1000 ou 1300 está excelente para subir com ele. Não existe necessidade de bateria de 2200 3s. Será muito peso para o que tu propõe a ele.

Como já viu ele usa servos standart, até mesmo porque quando foi lançado não existiam servos menores e se existiam eram raros e demasiadamente caros em dólar para qualquer mortal brasileiro comprar. Nos EUA se encontrava (caros, mas se encontrava). Se eu fosse montar um spirit 2m hoje eu usaria servos standart, mas nada te impede de usar servos de 9g de BOA qualidade. mas não acho grande vantagem tendo em vista o que pagarás por servos de 9g bons será mais que bons servos stand.

Se usares os pequenos, eu não os colocaria na cauda. Seguiria a proposta original do projeto e usaria mesmo que os de 9g no local originalmente proposto a eles no projeto.

Acho que tu só vai te apertar para faze o canopi se optares por fazer ele em acetato como o original.
Abração do meu tamanho!!
Respeitosamente
Douglas Lenz
Gilberto_CWB
Equipe E-voo.com
Mensagens: 851
Registrado em: Seg Nov 24, 2008 11:38 am
Localização: Curitiba Parana

Re: Dúvida sobre Spirit 2M

Mensagem por Gilberto_CWB »

O 2822 é barato e dá conta tranquilamente. Mas existem motores semelhantes menos beberrões. Essa hélice vai bem, com 3s. Se quiser, pode usar bateria 2s e usar uma folding 10 x 5 ou 10 x 6, também.
O esforço dos servos, desde que a linkagem esteja bem feita, com o mínimo de atrito, é pouco. Sempre é preferível usar servos metal gear, 1,5 Kg já servem com folga.
Procure fazer a cauda o mais leve possível. Nada de mito reforço. Cada grama a mais, vai precisar 4 ou 5g no nariz.
A leitura é o fundamento da cultura. Sem ela, sempre seremos analfabetos.
Avatar do usuário
roddrigo
membro
Mensagens: 572
Registrado em: Seg Dez 12, 2011 9:38 pm
Localização: Jandira
Contato:

Re: Dúvida sobre Spirit 2M

Mensagem por roddrigo »

tenta arranjar a planta do Spectra então que ja é motoplanador. Assim não precisa modificar nada
Avatar do usuário
Matito
membro
Mensagens: 119
Registrado em: Dom Jan 02, 2011 1:55 pm
Localização: Rio do Sul - SC

Re: Dúvida sobre Spirit 2M

Mensagem por Matito »

Eu procurei bastante na internet, tanto a do Spectra quanto a do Spirit, e depois de um bom tempo pesquisando só encontrei em qualidade decente a do Spirit lá no RC Groups. Mas penso que não será complicado modificar a parte do nariz para o motor.

Obrigado a todos que ajudaram aqui, se surgirem outras duvidas (vão surgir hahaha) volto a perguntar aqui.
Att. Max Vitor Waltrick
Responder