Gostaria de ter um professor para montar um planador

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Danielburd
membro
Mensagens: 2
Registrado em: Dom Dez 11, 2011 10:08 am
Localização: Cotia, SP

Gostaria de ter um professor para montar um planador

Mensagem por Danielburd »

Caros,

Estou entrando no mundo do aeromodelismo.
Meu sonho é voar planadores lentos.
Moro em São Paulo e estou tendo aulas de pilotagem no AeroSampa.
Mas eu gostaria de iniciar a construção de alguns modelos.
Um modelo para eu ir treinando, algo mais simples.
E gostaria de iniciar a construção de um modelo mais sofisticado e demorado.
Neste segundo caso, gostaria de iniciar a partir de uma planta e ir passo a passo no desenvolvimento.
Não tenho familiaridade com a construção de aeromodelos e pensei que ter um professor ou tutor poderia ser muito bom.
Imaginei ter aulas semanais ou quinzenais e é claro, o professor receberia por este serviço.
Gostaria de saber se essa ideia faz sentido e se vocês teriam alguém para me indicar.
E caso eu não consiga um professor, qual seria o caminho para eu ir aprendendo a arte da construção?

Um grande abraço,
Daniel
Avatar do usuário
sabbadin
membro
Mensagens: 212
Registrado em: Seg Jul 16, 2012 11:11 am
Localização: Sorocaba - SP
Contato:

Re: Gostaria de ter um professor para montar um planador

Mensagem por sabbadin »

Olá Daniel...

Só posso lhe dar uma dica fundamental...
Converse muito com os veteranos no Aerosampa!
Planadores não são os melhores modelos para "entrada no aeromodelismo"... (Na minha visão!)
Acredito eu , que um treinador em depron seria mais aconselhável até vc se situar com tendências, inversões de comandos e etc...
Pesquise muito, pois a internet é uma base de dados infindável no assunto;
Não se esqueça que além da montagem, que já é crítica, a entelagem é mais "cri-cri" ainda...
Procure videos e foruns de fora do país!
Veja videos, muitos videos;
Não tenha preguiça de fazer bem feito... Seja persistente e perfeccionista;
Fora isso, planta, modelo, alinhamento e esquadro, muito pó de balsa e vai sem medo...

Modelos para montar? De uma olhada na Flyingcircus, por exemplo...

Abraço.
FLYING U-Control & RC SINCE 1981!
João Sabbadin - Sorocaba - SP
Avatar do usuário
Caiego
membro
Mensagens: 114
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 5:08 pm
Localização: São Domingos do Prata,MG

Re: Gostaria de ter um professor para montar um planador

Mensagem por Caiego »

Acho que o planador é muito boa escolha, principalmente quando se quer gastar pouco. O voo é dócil, aceita erros de pilotagem e é excelente para tudo entender e pilotar modelos com motor. Pilotos de Airbus, Boeing, etc, em horas livres pilotam planadores para "afinar" sua pilotagem e experiência. O piloto de avião tem a tendência de só usar os ailerons quando o leme é tão ou mais importante que eles, haja vista, no pouso o uso do aileron pode ocasionar acidentes imprevistos.
Trem bom é coisa boa, trem ruim é o que não presta.
Avatar do usuário
brunobragantine
membro
Mensagens: 503
Registrado em: Sáb Jun 22, 2013 1:54 pm
Localização: Jesuítas/Foz do Iguaçu-PR

Re: Gostaria de ter um professor para montar um planador

Mensagem por brunobragantine »

Compartilho da opinião do Caiego, quem voa algo sem motor voa qualquer outra coisa, e em minha humilde opinião pagar alguém pra lhe ensinar não seria a forma mais correta de começar a aprender, o que eu fiz quando comecei ( sou o único aeromodelista de minha cidade) foi ler exaustivamente o fórum olhar diversas construções, como o pessoal fazia as coisas, as técnicas, assim pra uma mesma finalidade você sabe que existem inúmeras formas e técnicas diferentes de se fazer. Pelo menos eu aprendo muito mais quando eu chego em um problema na construção do que quando alguém me diz como fazer sem antes eu ter chego a pensar sobre, o que comumente acontece quando você tem um professor.

Como o sabbadin disse consuma muito conteúdo sobre aeromodelismo, hoje em dia tem canais no YouTube, perfis no Instagram, fóruns internacionais como RCgroups RCuniverse
um kit como os da Flying Circus seriam uma boa pra começar a se familiarizar com construções, mas nada impede de escolher uma planta e cortar peça por peça, e se por ventura houver duvidas o fórum esta aqui, abra um tópico sobre a então construção e vá postando fotos e detalhando as duvidas e dificuldades pra comunidade, certamente alguém ira o ajudar sem custo algum.
Faça apenas uma vez, mas faça bem feito!!!
Danielburd
membro
Mensagens: 2
Registrado em: Dom Dez 11, 2011 10:08 am
Localização: Cotia, SP

Re: Gostaria de ter um professor para montar um planador

Mensagem por Danielburd »

Caros Bruno, Caiego e Sabbadin,
Agradeço imensamente as orientações.
Já piloto planadores de "verdade" há mais de 10 anos.
Agora quero entrar nos modelos!

Acabei ficando meio desnorteado em função do volume colossal de informações que há na internet.
Minha ideia de ter um professor seria de ter uma espécie de curadoria, alguém que me apontasse os melhores sites, livros...
Acho que isso reduziria muito minha curva de aprendizagem.

Bora lá aprender
Um grande abraço,
Daniel
Avatar do usuário
Caiego
membro
Mensagens: 114
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 5:08 pm
Localização: São Domingos do Prata,MG

Re: Gostaria de ter um professor para montar um planador

Mensagem por Caiego »

Isso é verdade Danielburd, tem muita informação e se não atermos ao que realmente funciona...
Tem um site que acompanho diariamente que é sobre construções: https://www.rcscalebuilder.com/, vai te ilustrar muito.
Trem bom é coisa boa, trem ruim é o que não presta.
ricardo_taquara
membro
Mensagens: 9
Registrado em: Seg Ago 22, 2011 7:43 pm
Localização: Taquara-RS

Re: Gostaria de ter um professor para montar um planador

Mensagem por ricardo_taquara »

Nesse site tem informação é até um modelo ótimo pra começar com todos os detalhes da construção.
http://www.voosilencioso.com/index.php/en/
Avatar do usuário
a1a-terabyte
membro
Mensagens: 32
Registrado em: Seg Abr 13, 2015 5:43 pm
Localização: Londrina

Re: Gostaria de ter um professor para montar um planador

Mensagem por a1a-terabyte »

Pessoal do PlanaBH pode te ajudar, Leo, Marco, Campolina....todos lá, é um grupo grande...Quem pilota planador pilota qualquer coisa, mas não que seja o mais fácil de se aprender, mas é onde você aprende a entender o comportamento do modelo e do meio, sem interferência de motor....
Fly baby fly...
Responder