Ghost TG (Video!)

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
betodebem
membro
Mensagens: 6477
Registrado em: Sáb Nov 11, 2006 8:42 pm
Localização: Florianópolis - SC
Contato:

Ghost TG (Video!)

Mensagem por betodebem »

Estou convencido que dá para fazer um moto-planador com depron e tubos de carbono, vou tentar até quebrar a cara, não custa nada, é muito barato!

O projeto que estou fazendo é esse ai de baixo, sem planta, vai ser na tentativa e erro e claro que conto com a ajuda do pessoal do fórum que tem muita experiência no assunto. O nome do moto-planador é Ghost TG e espero que voe! :)

Se alguém puder me dar alguma dica ficarei bastante agradecido.

Abraços,

Beto
Avatar do usuário
Dario
membro
Mensagens: 616
Registrado em: Dom Set 04, 2005 11:20 pm

Mensagem por Dario »

Acho que no modelo 1 vc tem mais controle "vôo um pouco mais estavel para coliina", no modelo 2 para um termiqueiro pois está deslocanto o peso da asa mais para o nariz, e com isto aliviando o peso de cauda, naturalmente, o peso de nariz, e do modelo.
Sei lá, acho q as duas maneira funcionam, se for usar ailerons acho que o modelo 1 vai ter comandos mais doceis e o 2 mais esperto "agressivo".
Avatar do usuário
betodebem
membro
Mensagens: 6477
Registrado em: Sáb Nov 11, 2006 8:42 pm
Localização: Florianópolis - SC
Contato:

Mensagem por betodebem »

Valeu Dario, nesse modelo não vou usar ailerons, por isso a asa vai ter esse diedro...

Abraços,

Beto
Avatar do usuário
betodebem
membro
Mensagens: 6477
Registrado em: Sáb Nov 11, 2006 8:42 pm
Localização: Florianópolis - SC
Contato:

Mensagem por betodebem »

Ontem a noite eu comecei a fazer o meu moto-planador de depron 3mm.

A primeira parte foi a asa, fiz ela com um tubo de carbono de 6mm no meio para dar o perfil e ficou muito bom, incrível como está leve e rígida, eu sabia que essa combinação depron e carbono daria alguma coisa legal.

Estou fazendo ele totalmente de cabeça, sem planta nenhuma, vamos ver o que vai dar.

Hoje a noite vou tentar postas as fotos da asa pra vcs verem.

Agora vai a dúvida:

A asa está sem diedro nenhum, estou querendo colocar aquelas pontas da asa viradas pra cima, como tenho visto em vários planadores por ai, alguém ai tem uma planta de asas nesse formato só para eu pegar umas idéias? Não quero usar ailerons nesse primeiro projeto.

Valeu pela ajuda!!!

Beto

[img:506a461199]http://img125.imageshack.us/img125/6546/diedrojt2.jpg[/img:506a461199]
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4337
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Mensagem por gustabmo »

Nao entendi a duvida... o que voce quer saber sobre a ponta virada pra cima? Quer saber o tamanho dela?
Avatar do usuário
betodebem
membro
Mensagens: 6477
Registrado em: Sáb Nov 11, 2006 8:42 pm
Localização: Florianópolis - SC
Contato:

Mensagem por betodebem »

Oi Gustavo, valeu pela pergunta...

Eu queria saber se vc tem uma planta mostrando como é esse encaixe e se tem um ângulo ideal para fazer essa parte da asa, me parece que é bastante crítico para deixar as duas pontas bem alinhadas e sem isso o avião não vira só com profundor e leme não é?

Valei pela atenção!

Abraços,

Beto
ArthurB
membro
Mensagens: 572
Registrado em: Qui Ago 31, 2006 10:39 pm
Localização: Novo hamburgo,RS

Mensagem por ArthurB »

O spirit tem essa "ponta para cima"
é o polidiedro
Avatar do usuário
caracara
membro
Mensagens: 153
Registrado em: Ter Nov 29, 2005 10:49 pm
Localização: Londrina - PR

Mensagem por caracara »

Acho que ele está falando de winglets
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4337
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Mensagem por gustabmo »

Como fazer o encaixe depende do material empregado. Se tem tubos de carbono dentro da asa voce poderia fazer uma barra redonda de ferro dobrada no angulo desejado que entra no tubo de um lado e do outo.. Isso se chama baioneta!

Enrole o tubo de carbono com fio onde a baioneta vai entrar pois ali o tubo pode se rasgar!

Quanto ao angulo, depende de muitos fatores. ... A resposta final é calcular o EDA, procure no Google por EDA Calculator e vc vai encontrar uma planilha que te ajuda.

Se quiser fazer mais simples, me mande o comprimento e cordas (=larguras) do painel q vc ja fez, comprimento e corda dos paineis que vai fazer e eu te digo o angulo q deve usar.
Avatar do usuário
betodebem
membro
Mensagens: 6477
Registrado em: Sáb Nov 11, 2006 8:42 pm
Localização: Florianópolis - SC
Contato:

Mensagem por betodebem »

Legal Gustavo, valeu pela resposta, vou dar uma pesquisada nisso!!!

Abraços,

Beto
Responder