Motoplanador Windex
- Evoo
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Motoplanador Windex
Tenho que confessar que sempre fui muito cético no que se refere à performance dos planadores. Aquele estilo meio paradão, em que o piloto interfere no curso do vôo o mínimo possível realmente não era o meu estilo. Eu sempre gostei de estar no comando (para bem ou para mal ), de sentir o avião completamente sob o domínio de meus dedos. Talvez por isso eu tenha demorado tanto para conhecer a maravilhosa sensação do vôo de colina. Em Pira eu descobri que os planadores podem ser muito mais do que o refúgio sedante onde velhos aeromodelistas que já não contam com os reflexos de um outrora glorioso escondem-se para passar seus últimos dias.
Sim, os planadores de colina realmente têm o poder de injetar adrenalina em qualquer piloto que se preze, fazendo cair o queixo dos mais céticos, como eu.
Pois bem, embalado por esta perspectiva acolhedora eis que me encontro dando meu segundo passo na direção do planadorismo, desta vez inspirado na qualidade das fotos aéreas que alguns companheiros de hobby têm conseguido usando motoplanadores como plataforma de võo.
O modelo que escolhi para cumprir este objetivo foi o Windex 1200C, cuja planta saiu na revista Model Airplane News de agosto de 2001. Trata-se, apesar da apresentação um pouco extravagante, de uma escala reduzida de um motoplanador real, na verdade, o motoplanador mais rápido do mundo, segundo o articulista da revista.
A planta, disponibilizada neste tópico, apresenta os detalhes para a construção de um modelo de balsa com 180 centímetros de envergadura. A fim de ajustá-lo às minhas necessidades fiz algumas adaptações práticas bastante profundas, como construí-lo em isopor e acrescentar poliedro à asa. Basicamente só utilizei as proporções e o contorno da planta, embora tenha-o feito ~15% menor do que o indicado na planta.
A fuselagem e a empenagem do modelo abaixo foram feitas em depron (folha Pluma) e as asas em isopor P3 reforçadas com fibras de vidro e de carbono. O motor é um brushless retirado de um CD ROM e reenrolado para ter a performance próxima à de speed400 e é sustentado por um tubo de fenolite.
Eis as dimensões básicas:
Envergadura: 150 cm
Comprimento: 75 cm
Peso total: 295 gramas (375 gramas com a câmera instalada)
Carga Alar: ~21 gramas por decímetro quadrado (passou muito perto, hein Gustavo )
Motor: CD ROM enrolado com 21 voltas de fio 26, fechamento em delta, imã original
Hélice: 6 x 3 GWS
Bateria: Lipoly 1200mA/h Etec
Rádio: 4 canais (acelerador, leme, profundor e disparador da câmera)
Sim, os planadores de colina realmente têm o poder de injetar adrenalina em qualquer piloto que se preze, fazendo cair o queixo dos mais céticos, como eu.
Pois bem, embalado por esta perspectiva acolhedora eis que me encontro dando meu segundo passo na direção do planadorismo, desta vez inspirado na qualidade das fotos aéreas que alguns companheiros de hobby têm conseguido usando motoplanadores como plataforma de võo.
O modelo que escolhi para cumprir este objetivo foi o Windex 1200C, cuja planta saiu na revista Model Airplane News de agosto de 2001. Trata-se, apesar da apresentação um pouco extravagante, de uma escala reduzida de um motoplanador real, na verdade, o motoplanador mais rápido do mundo, segundo o articulista da revista.
A planta, disponibilizada neste tópico, apresenta os detalhes para a construção de um modelo de balsa com 180 centímetros de envergadura. A fim de ajustá-lo às minhas necessidades fiz algumas adaptações práticas bastante profundas, como construí-lo em isopor e acrescentar poliedro à asa. Basicamente só utilizei as proporções e o contorno da planta, embora tenha-o feito ~15% menor do que o indicado na planta.
A fuselagem e a empenagem do modelo abaixo foram feitas em depron (folha Pluma) e as asas em isopor P3 reforçadas com fibras de vidro e de carbono. O motor é um brushless retirado de um CD ROM e reenrolado para ter a performance próxima à de speed400 e é sustentado por um tubo de fenolite.
Eis as dimensões básicas:
Envergadura: 150 cm
Comprimento: 75 cm
Peso total: 295 gramas (375 gramas com a câmera instalada)
Carga Alar: ~21 gramas por decímetro quadrado (passou muito perto, hein Gustavo )
Motor: CD ROM enrolado com 21 voltas de fio 26, fechamento em delta, imã original
Hélice: 6 x 3 GWS
Bateria: Lipoly 1200mA/h Etec
Rádio: 4 canais (acelerador, leme, profundor e disparador da câmera)
- Alexandre Cruz
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Para minha grata surpresa o modelo voa muito bem, bem melhor do que achei que seria possível fazê-lo com um motoplanador (ok,ok, de novo o volovelismo desbancou meu ceticismo... estou me rendendo).
Sua performance, graças à boa saúde do motor brushless e ao perfil, simplório mas fino, é de um modelo esporte, com excelente razão de subida e uma admirável velocidade final. Os comandos respondem instantaneamente, porém com docilidade. Eu sei que não é muito ético, mas o modelo se sai muito bem em loopings e razoavelmente bem em tunneaus. O lado bom é que basta reduzir o motor para um terço para rolar suave por aí por 40 minutos num vôo relaxante (quase laxativo ). Aliás, o que mais me interessa: cortando completamente o motor não há afundamento brusco do nariz, mas uma suave transição para um planeio tranquilo, nivelado, quase horizontal, ideal para fotografar o derredor.
Sua performance, graças à boa saúde do motor brushless e ao perfil, simplório mas fino, é de um modelo esporte, com excelente razão de subida e uma admirável velocidade final. Os comandos respondem instantaneamente, porém com docilidade. Eu sei que não é muito ético, mas o modelo se sai muito bem em loopings e razoavelmente bem em tunneaus. O lado bom é que basta reduzir o motor para um terço para rolar suave por aí por 40 minutos num vôo relaxante (quase laxativo ). Aliás, o que mais me interessa: cortando completamente o motor não há afundamento brusco do nariz, mas uma suave transição para um planeio tranquilo, nivelado, quase horizontal, ideal para fotografar o derredor.
- Aragao Rambelli
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- Marco Antonio
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Saudades....
Só para matar a saudades, segue foto de 26/01/03.
Isto lembra alguns planeios que o cmte Régis já fazia....rsrsrs
Isto lembra alguns planeios que o cmte Régis já fazia....rsrsrs
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Muito legal, Regis !!!
Esse foi um dos primeiros modelos pelo qual me apaixonei, quando comecei com essa brincadeira.
Até hoje, não tive a oportunidade para construí-lo ... agora você me animou !
Quanto ao planadorismo, realmente não acho que exista coisa mais relaxante que ficar "interferindo" de vez em quando, mais no sentido de corrigir do que de propriamente pilotar, no voo de um planador ...
Esse foi um dos primeiros modelos pelo qual me apaixonei, quando comecei com essa brincadeira.
Até hoje, não tive a oportunidade para construí-lo ... agora você me animou !
Quanto ao planadorismo, realmente não acho que exista coisa mais relaxante que ficar "interferindo" de vez em quando, mais no sentido de corrigir do que de propriamente pilotar, no voo de um planador ...