Iniciando : Conceitos e Projetos básicos.

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
Marcos Quito
membro
Mensagens: 2062
Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:04 am
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por Marcos Quito »

Aí vai a ilustração.

Difícil tirar esta foto - ele não pára equilibrado por muito tempo !!

- Marcando o CG.
- Equilibrando na ponta dos dedos.
- Quando o modelo é "asa baixa" como este meu, fica bem mais prático segurar pela cabine.
Anexos
risca cg.JPG
risca cg.JPG (17.65 KiB) Exibido 30577 vezes
segura CG.JPG
segura CG.JPG (19.82 KiB) Exibido 30577 vezes
segura cg2.JPG
segura cg2.JPG (26.63 KiB) Exibido 30577 vezes
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
Avatar do usuário
Marcos Quito
membro
Mensagens: 2062
Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:04 am
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por Marcos Quito »

ARRASTO :

Como vimos anteriormente o arrasto é a força que se opõe ao vôo, é o que prejudica a eficiência da aeronave.

O arrasto varia diretamente proporcional a alguns fatores :
- Atrito
- Área
- Comprimento longitudinal

(Obs. : Longitudinal é no sentido da fuselagem.)

Por isto a importância de ter a menor área “morta” possível (Ex. fuselagem), e a superfície mais lisa possível (mais lisa, menor o atrito, ou seja, menor o arrasto).

Duas asas com mesma área poderiam ter os desenhos como A ou B. O que muda entre elas é o seu “Alongamento”. Alongamento é a razão entre a Envergadura (W) e a Corda Média (Cm) :

L = W/Cm

É comprovado que quanto maior o alongamento, menor o arrasto, e portanto, a asa B terá mais arrasto que a asa A. Portanto quanto maior o Alongamento melhor a eficiência da asa como se pode verificar nos planadores.
Aviões têm alongamento baixo, entre 5 e 8, enquanto que planadores têm alongamento alto, entre 10 e 20.
Anexos
alongamento.JPG
alongamento.JPG (4.32 KiB) Exibido 30534 vezes
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
Avatar do usuário
Marcos Quito
membro
Mensagens: 2062
Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:04 am
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por Marcos Quito »

Um grande fator “gerador” de arrasto é o chamado ARRASTO INDUZIDO :
Como a pressão do intradorso (em baixo) da asa é maior que no extradorso (em cima), o ar tenta passar de baixo para cima, e o único local onde isto é possível é na ponta da asa. Assim forma-se um vórtex (redemoinho) na ponta da asa que prejudica a sustentação e aumenta o arrasto.

Quanto maior a corda na ponta da asa, maior o arrasto induzido, e isto vem justificar o motivo porque quanto maior o alongamento menor o arrasto.

Tenta-se todo custo eliminar o Arrasto Induzido, e uma das melhores soluções encontradas foi o “Winglet”. Winglet é aquela pequena superfície vertical dos aviões comerciais, na ponta da asa (como um lemezinho).
Anexos
induzido.JPG
induzido.JPG (9.55 KiB) Exibido 30492 vezes
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
Avatar do usuário
Marcos Quito
membro
Mensagens: 2062
Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:04 am
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por Marcos Quito »

Uma conseqüência indesejável do Arrasto Induzido é o “estol de ponta de asa”. Como o ar “escapa” pela ponta esta região entra em estol antes do resto da asa.
Para evitar isto é que se faz o “washout” = diminui-se o ângulo de ataque na ponta da asa, com uma torção na asa, como no desenho :

Esta torção é que evita aquele tipo de estol em curvas a baixa velocidade : A ponta da asa de dentro da curva está a uma velocidade mais baixa que o resto da asa, e numa situação crítica (de baixa velocidade) pode entrar em estol, fazendo o modelo entrar num parafuso para o mesmo lado da curva. Isto acontece nas aproximações para pouso, queremos baixa velocidade, e então fazemos uma curva, e – já era !!!!

Não é muito fácil fazer o tal washout no aeromodelismo – pode ser considerado um “preciosismo” por muitos. É certo que voa-se muito bem sem o washout, mas quando se trata de competições, onde cada milímetro faz diferença, então melhor se preocupar com ele.
Anexos
washout.JPG
washout.JPG (7.04 KiB) Exibido 30464 vezes
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
Avatar do usuário
Marcos Quito
membro
Mensagens: 2062
Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:04 am
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por Marcos Quito »

- QUANTOS CANAIS EU REALMENTE PRECISO ?

Acabei me empolgando com as teorias de vôo (é apaixonante), mas voltemos ao caso do PRINCIPIANTE :

A gente costuma dizer que para se começar no planadorismo só precisamos de 2 canais.
Mas como todo bom Mineiro, sempre recomendamos que : Se tiver grana, compre um rádio com mais canais, pois é um investimento "prá toda a vida". É mesmo. Rádio a gente compra poucos na vida (os normais, claro). Felizmente o rádio é uma peça que raramente falha, quebra, ou sofre qualquer dano. No máximo a antena dele (todo mundo já entortou uma antena daquelas) precisa de substituição.

No planadorismo PURO (sem motor) bastam 2 canais para ser feliz.
- Os planadores termais utilizam leme/profundor;
- Planadores de colina usam aileron/profundor;
- As asas voadoras precisam de 2 canais e muito frequentemente de um mixer. O mixer pode vir no rádio, se não vier basta comprar como acessório (sem problemas).

Claro que existem os planadores de escala, com 210 canais - mas estamos falando em principiantes !

Agora se você está realmente inclinado a ir para o planador motorizado, precisa de mais um canal para o motor.
Os mais puristas criticam isto, mas com certeza o motor dá uma facilitada muito boa na vida.

Considero que existam as duas vertentes :
- Os que querem o conforto do motor, e os que querem o DESAFIO do planador puro.

Acontece que a segunda opção é como um vício, um vírus, sem cura.
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
Avatar do usuário
Marcos Quito
membro
Mensagens: 2062
Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:04 am
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por Marcos Quito »

- O PRIMEIRO VÔO :

Bom, este é um capítulo especial.
Vou citar DOIS, apenas 2 pilares essencias para um bom primeiro vôo, ou bom primeiro teste, pelo menos para trazer o modelo inteiro de volta para casa.

1. Precisa de um piloto que já sabe voar RC.
2. Precisa conhecer onde fica o CG do seu modelo e ajustá-lo.

Comentários :

1. Eu sei, eu sei, voar planador RC é super fácil, não é ? Pois é, e é assim que perdemos centenas de colegas que abandonam o hobby e vão pilotar carrinhos...
Seja humilde : Você nunca voou sozinho, não vai ser agora !
Peça ajuda, chame alguém para estreiar seu modelo, ele saberá dizer se tem coragem ou não de colocar aquele troço no ar, ou se vc deve voltar para casa, refazer isto ou aquilo, pois está torto.

2. Tem um tema inteiro aí atrás neste tópico só sobre CG. Se o seu modelo é comprado, na planta tem a indicação. Se vc não entendeu nada do que se trata o CG, peça ajuda.

Resolvendo estas duas questôes, já temos 99% de chance de sucesso.
Avatar do usuário
Cesar-SP
membro
Mensagens: 3529
Registrado em: Qua Set 15, 2004 11:08 pm
Localização: São Paulo - SP CEP: 03507-010

Mensagem por Cesar-SP »

A partir de hoje este topico esta fixo, peço a todos só acrecentarem informações, condizentes ao assunto, estou apagando alguns posts de elogios e outros, para o topico ficar limpo.
abs
Cesar-SP
Avatar do usuário
Marcos Quito
membro
Mensagens: 2062
Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:04 am
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por Marcos Quito »

- ERROS QUE TODOS COMETEMOS :

Aqui vou citar os erros mais comuns que cometemos em planadorismo :

- CHECAR A FREQUÊNCIA :
Finalmente chegamos no campo e vamos testar aquele modelo novíssimo. Os caras já estão voando, então eu vou chegar fazendo sucesso, já voando... Ué, caiu o planador do Zézão !!! Xí, eu tinha a mesma frequência !!!
Pois é, antes de descer do carro com seu rádio, antes de ligar o rádio, desça do carro sem nada, e vá perguntar a frequência dos colegas, POR FAVOR !!!!

- LIGAR O PLANADOR :
Como em planadorismo tudo é silencioso, às vezes pinta aquele monte de urubú no céu, e o pessoal sai gritando :"OLHA A TÉRMICA !!!" E aí todo mundo quer voar. O problema é que sempre alguém esquece de ligar o planador... normalmente é a melhor decolagem, sai retinho, só que depois não muda, nada se move, e ele começa a virar, virar, e vc percebe que não ligou o receptor... normalmente o planador volta rapidinho, só que nunca chega inteiro !

- LANÇAR PARA CIMA :
Esta é para vôo de colina, normalmente aquele amigão que ainda não começou e foi só olhar. Você já está cansado, pergunta "vc joga para mim ?" Ele, simpaticão, "CLARO !".
Você confia, e ele joga com o narizão olhando para o céu. Resultado : Estol, DE CARA !!
E vc grita na hora que o nariz do planador faz "crack" no chão : "TEM QUE JOGAR PARA FRENTE, NÃO PARA CIMA !!!!!"

- PLANADOR PESADO DEMAIS :
Esta é para o pessoal que vem do Glow : Chega com aquele planador bonito, vistoso, lustroso, brilhante, perfeito. Mas, sabe como são estes kits, tão frágeis!!! Então ele coloca um compensado aqui, uma araldite ali, uma fibra acolá, um trem-de-pouso bem resistente, e, resultado final, temos um GLOW SEM MOTOR !!!
Resultado : Pôxa, não sustenta, olha só ! Eu puxo, puxo, cabro, e o danado desce feito um tijolo !!

- ASA FRÁGIL - TORÇÃO :
Este é o oposto, o cara é planadorista de sangue !! Faz a asa tão leve que de olhar ela já enverga. Normalmente o Monokote já fêz ela TORCER - virou uma hélice !!
Resultado : Lança, ele parece um flutuador, suave, só que entra num parafuso fantástico, e não tem leme que resolva.

- COMANDOS INVERTIDOS :
Clássica : Eu tenho um monte de modelos, e tenho também um rádio que é maravilhoso ! Xutaba RXFM UHF Ghz 39506 AAA PCMXYZW. Computadorizado com dual core e 2G de RAM ! Roda Windows Vista ! Emula Apple !
Resultado : Pôxa, eu tinha selecionado o Stickinho e não o Aspire !!! Eu ví mesmo que quando eu cabrava ele mergulhava !!!

- ESTOL A BAIXA ALTITUDE :
Desta NINGUÉM escapou. Domingão, dia perfeito, vôo perfeito, então para completar, tem o pouso perfeito, né ?!
Você vem perfeito, na perna do vento, faz a curva perfeita, ele vem em sua direção (será que vem na mão ?) tá tudo certo, há, mas afundou um pouco, vou puxar só um pouquinho e - CRACK !! Nariz, aquele nariz perfeito que eu tinha caprichado !!!! a bateria arrancou tudo, até o receiver !!
Pois é, em atitude de pouso, o melhor comando que podemos fazer é picar. Cabrar na hora errada (em baixa altitude) é ultra arriscado.
Existem várias teorias que explicam - mas a prática fala mais forte - sempre estola !!
Avatar do usuário
carlos renato
membro
Mensagens: 3797
Registrado em: Dom Abr 17, 2005 9:08 pm
Localização: Itanhaém/sp frequência:72.630 e 2.4ghz
Contato:

Mensagem por carlos renato »

A questao nao chega a ser "aquela" duvida, porém sempre é bom ouvir quem sabe mais. Tudo isso procurando o melhor rendimento em cada voo.

No voo termal, com um Mini térmico por exemplo, comando de profundor e leme, cauda convencional ou em V, asa com diedro, poliedro etc... se faz um voo tranquilo pois só temos o recurso desses dois canais.

A duvida em questao seria: O spirit elite, 2mt de envergadura, menos diedro, 1.080kg pronto para voar, profundor, leme, aileron e flaps, como as condiçoes de pouso aqui nao sao boas para voar ele na colina, vou voa-lo, ou pretendo, em térmicas....
Minha duvida seria quando fazer curvas usando o leme ou quando usar os ailerons, pois creio que se trabalhando de forma devida e usando cada recurso de forma correta ou no momento certo, evitaria um stoll de asa por exemplo...... Esse seria um ponto de grande duvida minha, ailerons ou leme, quando?
Nunca diga nunca. Amanhã, quem sabe!
Avatar do usuário
Marcos Quito
membro
Mensagens: 2062
Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:04 am
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por Marcos Quito »

Ailerons ou leme, quando ?
Hum, ótima pergunta Carlos, tenho que pensar um pouco.
Sinceramente, poucas vezes tive a chance de escolher... mas em planadorismo minha escolha sempre pendia para o leme.
Mesclando as experiências, penso o seguinte :

- A curva mais eficiente só no planador 1/1 - que vc vê o barbantinho no cockpit - que usa leme+aileron+prof. Em modelismo eu considero a curva mais eficiente aquela feita com leme + prof. Então colocaria a primeira escolha assim :

VÔO TERMAL USE LEME, VÔO LENTO, USE LEME.

AILERON :
Acontece assim - lembra do estol na decolagem do J3 ? Aquela história que vc decolava o J3 numa boa, e começava uma curva à esquerda, de repente ele pendia a asa contrária e entrava num parafuso para a direita ? É famoso, muita gente já fêz isto. Isto era porque o aileron que descia gerava muito arrasto, e estando em baixa velocidade, causava estol naquela asa - que caia.

Tem a outra teoria de percepção : Pensa-se que o aileron causa uma "sujeira" no fluxo, usá-lo é perder energia, principalmente porque um deles sempre joga a asa para baixo - o que claramente vem para "subtrair" e não "somar".

Então fica que o aileron seria utilizado apenas para aquelas correções de emergência, quando vc toma um "tapa" de vento ou de térmica e precisa correção rápida.

E com certeza o aileron é desaconselhado a baixa altitude, em atitude de pouso - para evitar estol.

Usamos o aileron na colina, vôo de colina precisa de mais comando e menos preocupação com perda de altura. Na colina o leme não faz sentido.
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
Responder