Iniciando : Conceitos e Projetos básicos.

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
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Marcos Quito
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Iniciando : Conceitos e Projetos básicos.

Mensagem por Marcos Quito »

Sinto falta de um tópico para iniciantes específico para Planadores.

Muitas vezes encontramos iniciantes desesperados atrás de kevlar, fibra de carbono, fibra de vidro, washouts, CA especial, filamentosa, servo com engrenagem de metal, vacuum bagging, moldes, rádio de 6 canais, quando podemos simplificar BASTANTE as coisas ao invés de complicar.

Acho que ninguém que está iniciando fica motivado gastando uma fortuna em tempo e dinheiro, e depois descobrindo que aquilo que ele achou que construiu foi apenas um punhado de lixo.

Tá certo que construir é gostoso, mas acho que conseguimos motivar mais os iniciantes ajudando-os a ir pro campo e VOAR.

Sugiro aqui então, contribuições para tratarmos de assuntos como :

- Modalidades e tipos de planadores
- Onde voar ?
- CG
- Dive test
- Modelos simples e fáceis
- Quantos canais eu realmente preciso?
- O primeiro vôo
- A decolagem
- O pouso
- Erros que todos cometemos

Sugiro começarmos com as "modalidades".
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
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Felipe Voltan
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Mensagem por Felipe Voltan »

Parabens Marcos.
Vou dar minha opiniao, não é critica, muitas vezes vejo a indicação de micro servos muito elabaorados e eletronica complexa, bem como materias de certa forma caros e dificeis de serem encontrados.
Além de planadores, pratico voo de avioes giants chegando até 100 C.C. 1/3 de escala, sei que é dificil de se comparar, porém nao utiliso de tanta tecnologia como tenho visto a procupaçao por parte dos planadoristas, claro que o peso é um fator a ser dito, mas penso que as vezes ''super ponteciamos" de mais nossos equipamentos, sem esquecer da segurança, isto acarretando um preço muito alto ao inicante!
Por isso digo, comecem com coisas basicas compre um radio simples, ao nao ser que tenha uma boa oportunidade de um material melhor.
Meu conselho pra quem começar é compre gentle lady, drifiter ou outro que se encaixe nessa modalidade, junto a um radio 3 ou 4 canais FM e comece!
Um Grande Abraço amigos!
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Marcos Quito
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Mensagem por Marcos Quito »

Modalidades e tipos de planadores RC :

Existem infinitas modalidades, vou citar algumas, mas sempre vai faltar uma...

-Sport - Classe livre, tipicamente modelo de 2metros, eletrônica standard, fácil de montar, pode fazer +-pesado, tolera muitos erros. Só não tolera asa torcida. Ex. : Gentle Lady, Spirit (2m). É a porta de entrada mais comum em planadorismo. Vôo lento, 2 canais, Leme/prof. Peso de 800 a 1100g.
Voa colina com vento fraco, hi-start, guincho com cautela.

-Minitérmicos : 1,5m, 200~400g, exige microeletrônica, construção mais aguçada, melhor comprar pronto.
Também bom para iniciantes, vôo lento, 2canais, leme/prof.
Voa colina com vento fraco, hi-start, guincho com cautela.
Ex. Flyng.

-DLG, HLG = Discus Launch Glider/Hand Launch Glider. Muito parecido em termos de tamanho com o Minitérmico, 2canais, Leme/prof.
Voa colina com vento fraco, hi-start, guincho com cautela.
Mas a grande graça é usar as técnicas Discus Launch para lançar com a mão mesmo, em terreno plano.

- F3J - 3metros, 2~4kg. Este é o REI dos planadores. Sem dúvida o mais eficiente, o melhor.... e o mais caro !
Tipicamente o modelo é comprado pronto. Fibra, kevlar, carbono, micro servo com engrenagem metálica, são pré-requisitos.
Voa colina com qualquer vento, hi-start, guincho com toda a potência.
Usa todos os canais que você tiver. Rádio programável para funções flaperon, butterfly, V-tail, etc...
Ex. Tsunami.

- Escala : Qualquer tamanho, normalmente maior que 3 metros. Modelos escala quase perfeita de planadores "de gente".
Possível construir por plantas, ou comprar pronto.
Voa colina, hi-start, guincho, mas o típico é o reboque com um outro avião - normalmente a combustão.
Ex. Ka18.
Precisa de uns 4 a 8 canais.

- PSS : Power Scale Soaring. De 1m até o infinito... Pesado... para um planador.
Como o nome diz, é um modelo parecido com um avião (2a. guerra, caça, etc...) só que SEM MOTOR (claro, é planador !).
Voa em COLINAS com vento de moderado para forte, e muito forte.
Não precisa mais que 2 canais, mas depende da criatividade.
Modelos podem ser comprados, mas a diversão mesmo é fazê-los de isopor ou EPP, por que eles vão tomar MUITA pancada nos pousos. Existem de balsa, mas tem que reforçar muito, compensado e fibra.
Ex. P51 mustang da DAW (David Aircraft Works)

Puts, será que só eu vou escrever ?? Alguém poderia colocar uns links para os Exemplos de cada, e alguns vídeos tbém...
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
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Marcos Quito
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Mensagem por Marcos Quito »

Faltou modalidade :

-COLINA : São planadores mais ágeis e velozes que os térmicos. Tipicamente usam aileron/profundor. Usam fibra de vidro, carbono.
Ex. clássico é o Ninja.

- PILON RACING : Aquela prova dos dois mastros, para competição de velocidade, achei um video :
http://www.sbslopers.org/movies/ISR%20Warbird%20Racing%2004-26-2003/warbird_races_silver_final.wmv

- ASAS VOADORAS (estou criando esta modalidade, acho que a Zagi merece pela sua singularidade). É que as asas voadoras são uma coisa a parte. A Zagi é super versátil, pode se enquadrar em várias categorias. O principal que eu vejo da Zagi é que ela vai te ENSINAR a pilotar. Não importa o que vc já pilotou, vc só tem a ganhar em dedo se ficar uns 6 meses com uma Zagi.
E fora as asas tipo Plank (tábua), aí é uma paixão particular. São super versáteis, com a vantagem de não ser traiçoeiras como a Zagi.
Ex. :
http://www.slopeflyer.com/artman/publish/cat_index_66.shtml

Alguns exemplos :

Sport :
http://www.greatplanes.com/airplanes/gpma0530.html

Minitérmicos :
http://www.hobbytron.com/KyoshoSwingAirplane.html

DLG, HLG :
http://gustavo.exel.com.br/rc/class-f3k/index.html

F3J -
http://www.modellbau-pollack.de/shop/f3j/amethyst.html

Escala :
http://www.horizonhobby.com/Articles/Article.aspx?ArticleID=1479

PSS :
http://www.leadingedgegliders.com/index.php?pid=3

Colina :
http://www.slopeflyer.com/artman/publish/cat_index_53.shtml
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Marcos Quito
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Mensagem por Marcos Quito »

Bom, agora o que é mais oficial...

No site da FAI - FEDERATION AERONAUTIQUE INTERNATIONALE - http://www.fai.org/aeromodelling/documents/sc4 - as categorias "oficiais" seriam :

F3B – RC THERMAL SOARING
F3J – RC THERMAL DURATION GLIDERS
..........
F3F – RC SLOPE SOARING
F3H – RC SOARING CROSS COUNTRY
F3I – RC AERO-TOW GLIDERS
F3K – RC HAND LAUNCH GLIDERS

Sendo que as regras para F3B e F3J são oficiais, as demais são provisórias. Por provisórias podemos entender várias coisas, mas a principal mensagem que fica é : São categorias relativamente novas para o esporte.

Para baixar as regras, é clicar no link :
ftp://www.fai.org/sporting_code/sc4/sc4.f3bj.07.zip

Para se fazer uma competição FAI precisa-se de vários pré-requisitos, e o primeiro é ter a carteira da ABA (Associação Brasileira de Aeromodelismo) atualizada e pagar o seguro anual...

Apesar disto o que vemos na prática é que 90% dos aeromodelistas não voam nada registrados ou com seguro.

Tudo bem, então se quiséssemos fazer uma "provinha" não-oficial, apenas seguindo as regras, basta lê-las para ver que precisa de uma turma com MUUUUITA regularidade, disciplina e VONTADE, o que nem sempre é fácil de encontrar.

O pessoal dos Minitérmicos aqui do site tem conseguido este grau de disciplina.

A propósito, a categoria "Minitérmicos" não é da FAI, foi criada pelo que lembro por um grupo de Argentinos - não sei a história toda, o Gustavo é quem sabe - e se tornou popular pois vem de encontro a uma demanda.

Acho que fazer o básico de "conseguir voar e ser feliz" é um objetivo mais comum dos aeroloucos que encontramos por aqui - Brasil.
Conseguir encontrar uma turma para voar nos fds ainda é tarefa hercúlea aqui no país.
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Mensagem por Marcos Quito »

- ONDE VOAR ?

Com certeza para o planadorista esta é uma grande questão. Os lugares não são comuns, a turma é pequena, em suma, tem que ter planador "na veia".

Bom, primeiro procure neste site, seção "vamos voar", claro, depois nesta seção tem alguns tópicos que mencionam os locais de vôo.

Mas se na sua região vc ainda não localizou ninguém e vai ter que desbravar sozinho, as dicas são :

1. As modalidades que menos requerem um local específico são aquelas que têm o hi-start, ou guincho para mandar o modelo para cima : Minitérmicos, Sport, F3J.
Hi-start é aquela borracha+fio que "rebocam" o planador para cima.
Qualquer campinho de futebol vai servir.
O problema é que começar com estas modalidades não é fácil. Não é fácil se manter no ar, pegar as térmicas. Isto exige experiência. Mas escolhendo dias de sol, depois das 11:00hs, as chances são maiores de vc "enganchar" numa térmica.
O estilo é mais ou menos assim :
http://www.youtube.com/watch?v=SlXiH6yQ8QI

2. Fazendo uma pequena pesquisa na sua região, se você encontrar uma montanha pequena pode ser mais fácil, e neste caso a sugestão é pegar um planador Sport ou Minitérmico. Assim evita os percalços do Hi-start.
Vá até a montanha e procure o local onde o vento bate de frente contra o morro. Este é o local ideal para lançar o planador. Lança com a mão mesmo, é bastante simples. Apenas trace uma estratégia de retorno, caso ele não comece a subir nos primeiros 4 segundos de vôo - volte rápido ou vai ter que buscá-lo lá embaixo.
O morro é mais ou menos assim :
http://www.youtube.com/watch?v=b3QObp-asts


3. Outra opção é usar um DLG naquele mesmo campinho da opção 1. Mas com certeza requer bastante talento para agarrar uma termal.
Este cara deu alguns exemplos, mas estava ventando demais :
http://www.youtube.com/watch?v=3FWz7A4iIQU

Seja onde for, o que for : PARA COMEÇAR, NÃO VÁ SOZINHO. Com ajuda já é difícil, sem ajuda...
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Ainda falta modalidade :

- MOTO-PLANADOR...

...é que, tipo, tem a máxima da velha-guarda (eu me incluo) :

"Planadorista que é planadorista não usa motor"...

He, he, he, devo admitir, quantas vezes passamos raiva sem pegar uma ascendentezinha... é bom sim ter um motorzinho para ajudar (só que a gente não gosta, sabe...)

É que dá a impressão (realistica) de que moto-planador é naquela outra seção... Tem gente que usa J3 para pegar térmica, stickão para pegar térmica... cara quando o dia é de térmica, fica até difícil de descer.

Mas taí : Pega qualquer planador levinho e enfia um motorzinho que facilita sua vida. Tem de 1,5mts, 2, 3, 4, 6, até de 18 metros de gente grande já tem motor elétrico.
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FORÇAS QUE AGEM SOBRE O PLANADOR

Durante um vôo RETILÍNEO UNIFORME, temos estas forças agindo em nosso planador - vide figura.

Onde :
P= Peso
L= Sustentação
D = Arrasto
@=ângulo de descida
L=Pl
D=Pd

Pl=Pcos@
Pd=Psen@


O Peso aponta para baixo e pode ser decomposto em duas outras forças : Sua componente horizontal Pd (em relação à asa), e sua componente vertical Pl (em relação à asa).

Quem sustenta o planador é sua força de sustentação (L) que é igual a Pl.
Quem faz a força “motor” – puxa para a frente – é a componente do peso Pd, que é igual a D (arrasto).
"Arrasto" é a força que “freia” o planador.

Um planador está sempre “descendo” relativo ao ar, portanto tem um ângulo de descida (@).
Numa térmica, o planador continua descendo, porém dentro de uma massa de ar que sobe. Se a velocidade de descida dele for menor que a de subida da térmica, então ele sobe.
Anexos
forçasmenorjpg.JPG
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Alguns conceitos bastante importantes vêm desta figura aí em cima, por exemplo :

No "ar parado", o ângulo de planeio - @ - é quem determina a RAZÃO DE PLANEIO característica do planador.
- RAZÃO DE PLANEIO é a distância horizontal percorrida para cada metro de altura perdido.
Assim, nos anos 50 os planadores (de gente) tinham razão de planeio de 20:1 ou seja, para cada 20 metros andados para frente ele perdia 1 metro de altura.
Nos anos 80 os planadores (de gente) deram um salto e foram para razões de planeio da ordem de 50:1, com o uso da fibra de vidro.
Atualmente não acompanho para saber - mas como o progresso humano, este número só vai crescer.

Não me arrisco a dizer qual seria a razão de planeio de um planador RC, principalmente porque neste caso a dispersão é muito grande - muitos são feitos à mão, um negócio artesanal.
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O desenho ilustra o conceito, abaixo.
Anexos
razão de planeiojpg.JPG
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