Iniciando : Conceitos e Projetos básicos.

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.

Moderador: Alvaro Sala

Avatar do usuário
Rudolf
membro
Mensagens: 362
Registrado em: 18 Jan 2011 13:19
Localização: Sorocaba-SP

Mensagempor Rudolf » 11 Dez 2011 09:25

[quote:4e6b7d4efe="MARCOS QUITO"]
Com isto quero dizer : Se vc colocar winglet no seu modelo de 1 metro, está colocando estética e um belo freio, nada mais. Se achar que o freio paga a estética, vá em frente.
[/quote:4e6b7d4efe]
Valeu pela resposta. Vou deixar como está :)
Não sabendo que era impossível, foi lá e fez

Avatar do usuário
Lambreta
membro
Mensagens: 4459
Registrado em: 30 Abr 2005 09:44
Localização: BH/MG
Contato:

Mensagempor Lambreta » 17 Dez 2011 18:54

Minha contribuição.

Modalidades FAI.

F3B - regulamentada desde 1979, portando, anterior a F3J.
No F3J o lançamento é mantowing, ou seja, o planador é puxado via polia simples por dois homens. A distância da polia entre a base é de 150m. Pouso simples de precisão em alvo graduado com tempo máximo de 10min e 15min(flyoff)

No F3B é feito por um guincho homolagado de 1.1 KW com bateria de 12V automotiva, com polia a máximos 200m da base.

Ainda sim a prova F3B é composta por 3 etapas (tasks):

Task A - Duration.
Equivalente ao F3J, porém 7min e 10min (flyoff)

Task B - Distance
voo de 7min, porém tem o limite de 4min entre pylons a 150m um do outro. Quanto maior o número de voltas, maior pontuação. Ou seja, passou a primeira balisa o tempo de 4min começa.

Exige perícia técnica pois temperatura e pressão do ar alteram o rendimento do perfil, sem dizer a velocidade e posição do vento. Exige muito feeling e precisão pois ele tem que aproveitar os 4min ao máximo. Se ele cruzar a balisa em 4:01 perde a última volta. Se cruzar em 3:59 desperdiçou 1 segundo.

Task C - Speed
Após lançamento tem 1 minuto para iniciar a descida. Tem que fazer 4x150m (o mesmo pylon) em menos tempo possível. Geralmente esse tempo é feito abaixo dos 15 segundos e a descida costuma ser a 180kph, e na última volta algo como 100kph.
Exige muita observação do tempo pois se formar uma térmica próxima aos pylons compromete toda a descida.


F3B x F3J

Em conversa com alguns gringos eles brincam que para voar F3J you must have 2 balls. F3B you must have 4 balls. Dynamic Soaring? Well.. 8?
Essa é a piada, mas a coisa é séria.

Ambos modelos tem limitações quanto a área alar, carga alar, peso máximo de voo e raio mínimo do nariz da fuselagem (7.5mm).

V-tail "obrigatório" em F3B devido ao menor arrasto.

Mixagem básicas de performances iguais, porém variam o flighmode speed (camber positivo para velocidade).

F3J nasceu do B como sendo uma modalidade mais simples, portanto mais barata. O modelo exige um projeto com foco simples: permanecer o maior tempo possível no ar.

F3B é mult-task: tanto modelo com piloto precisam ser bons em 3 tarefas, contra uma do J. Isso o faz ser a verdadeira Formula 1 dos planadores.

São modelos facilmente o dobro do preço dos F3J. Beiram 100% carbono como estrutura pois o guincho usados no B são mais fortes que o man-towing e atuam em full-pedal, ou seja, sobem com potência máxima. Nestas condições um F3J "explodiria" facilmente.

Entre as tarefas pode-se alterar o lastro: mais ou menos peso. Porém pensem que o perfil continua o mesmo, ou seja: a mesma asa que deve ser bem flutuadora para segurar o Duration, deve ser rápida para o Speed e ter baixo momento inercial para o Distance.

Segue material:

F3B
http://www.youtube.com/watch?v=kduHwG2FoHY

Task A - Duration
http://www.youtube.com/watch?v=mf4j4JOlW_0

Task B - Distance
Não achei vídeo que demonstrasse a tarefa

Task C - Speed
http://www.youtube.com/watch?v=kduHwG2FoHY


É isso ai.
Marco Aurélio
SD-10G/F3J Supra/DG808S 4m/Condor 3m/DLG Steigeisen... e uma zag
Site: planabh

Avatar do usuário
Lambreta
membro
Mensagens: 4459
Registrado em: 30 Abr 2005 09:44
Localização: BH/MG
Contato:

Mensagempor Lambreta » 17 Dez 2011 19:19

Mais FAI..

Como já postado no início do tópico e acima por mim foi explicado F3J.

Porém hoje (na verdade desde 2006) começaram as provas de F5J, ainda não homologado FAI. Mas já tem campeonato europeu, ou seja, está crescendo.

Bom, o que muda:

Saem o braço e perna pra guinchar, entram os brushless no nariz.
E usam um limitador de altitudade: a 200m corta o motor.

Os dimensões e afins do planador segue regras do F3J, bem como o tempo de voo e o alvo.

É dividido em duas categorias:

F5J - qualquer motor, ilimitado! Bateria limitada a 12V e quantas células quiser, desde que o peso dela não ultrapasse 425g, sendo que chicotes, cabos e plugs estão dentro deste peso.

F5J-400 - padrão motor tamanho equivalente ao 400, 3 polos, sem modificações. Baterias máximo 8 celulas de metal e duas células de Lixx (8.4v).

Minha opnião: vai crescer, mas não sei se vai bater os F3J.
É mais prático e barato, pois para F3J são: 1 piloto, 2 runners, 1 helper (que pode ou não lançar pra vc). Geralmente lança, pois dois rebocadores fazem força.
F5J não tem pré-carga, então o piloto consegue se virar 100% sozinho.

Mas.. deixa de ser planador para virar motoplanador. Isso tira o charme para uns, mas abre portas para outros. Enfim.. futuro dirá.

Segue vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=ETPvUAYpQfA

Como não tem o stress do guincho (esforço estrutural, Gs, e afins) abriu brecha para modelos mais simples voarem como o Pulsar por exemplo.
Marco Aurélio

SD-10G/F3J Supra/DG808S 4m/Condor 3m/DLG Steigeisen... e uma zag

Site: planabh

Avatar do usuário
Marcos Quito
membro
Mensagens: 2062
Registrado em: 16 Set 2004 10:04
Localização: São Carlos - SP

Mensagempor Marcos Quito » 19 Jan 2012 22:07

Bárbaro Lambreta, valeu, nada como conversar com quem entende !


................

PROJETO :

Quero compartilhar projetos para iniciantes e não tão iniciantes.

Aqui segue um DLG feito em Depron - que nada impede uma conversão para isopor, ou qualquer outro material :

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=125077
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!

Avatar do usuário
Marcos Quito
membro
Mensagens: 2062
Registrado em: 16 Set 2004 10:04
Localização: São Carlos - SP

Mensagempor Marcos Quito » 30 Jan 2012 19:42

PROJETO em DEPRON :

Encontrei este belo projeto do BetodeBem, lá de SC, todo em Depron e balsa :
Um bom modelo de planador termal.

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=39795

Só leme e profundor poliedral, 1,40 , com proporções do spirit.
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!

Avatar do usuário
Marcos Quito
membro
Mensagens: 2062
Registrado em: 16 Set 2004 10:04
Localização: São Carlos - SP

Mensagempor Marcos Quito » 02 Fev 2012 22:19

Pessoal,

Só para servir de exemplo do que é um bom planador, com a natureza a favor...

http://youtu.be/F97Qg71c5Is

F3J é o rei dos ares.

Vi pessoalmente aqui em Itu, no Intergliders de 2.005 o Joe Wurts (inventor do DS) fazer isto na nossa frente, ficamos de queixo caido.
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!

Avatar do usuário
rgmanica
membro
Mensagens: 2038
Registrado em: 24 Nov 2003 23:01
Localização: Passo Fundo - RS

Mensagempor rgmanica » 03 Fev 2012 02:48

A PAREM DE ME FAZER VER ESSE VÍDEO!
Isso é triste. hehehehehehehehehe

Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6281
Registrado em: 25 Dez 2003 10:30
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagempor Eduardo Yamin » 03 Fev 2012 10:38

Realmente fazer um voo desses com um F3J é surpreendente.
Não consigo ver esse vídeo e pensar o quanto melhor voaria sem todo o peso "extra" que ele leva para resistir um lançamento absurdo por um guincho feroz láaaaa pra cima... mas é a regra da categoria fazer oq?

Rafael Dias
membro
Mensagens: 16
Registrado em: 12 Mar 2011 00:09
Localização: Visconde do Rio Branco,MG

Mensagempor Rafael Dias » 14 Fev 2012 21:21

Estou construindo meu primeiro planador ,e comprei um mini motor na hobby king.. para aproveitar queria comprar um receptor para meu Spektrum Dx6i,e encontrei esse:

http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__11972__OrangeRx_R410_Spektrum_DSM2_Compatible_4Ch_2_4Ghz_Receiver_.html

A minha dúvida é que por ser um planador,irei procurar voar bem alto,e como este receptor está muito barato,estou com uma baita desconfiança de ter problema com sinal,ou se ir muito longe ou alto tiver problemas na transmição ou perder o sinal..
Meu tucano entrou com o nariz no chão semana passada por problema nos nervo e ainda estou me recuperando,então se eu perder esse vou ficar é com trauma haha
Alguém sabe algo sobre esse receptor?Posso comprar sem problema,que não vou ter uma surpresa desagradável se começar a seguir os urubus?

Ainda não comecei a construção,é um projeto novo,mas a idéia inicial é 1,60m de envergadura e de isopor,o mais leve possível,com circuitos simples,3 canais e um mini motor que é para dar uma força na subida.

http://imageshack.us/photo/my-images/845/dsc00667t.jpg/

Avatar do usuário
Marcos Quito
membro
Mensagens: 2062
Registrado em: 16 Set 2004 10:04
Localização: São Carlos - SP

Mensagempor Marcos Quito » 25 Fev 2012 23:37

Rafael, melhor mandar sua pergunta na área de eletrônicos e rádios.
...............

Pessoal, para quem está desenvolvendo novas colinas, este vídeo é de dar raiva :

O cara teve a sorte de um vento de frente para 2 pavilhões de hangar.
Com um dlg ele pegava o lift dos hangares.

http://www.youtube.com/watch?v=u-sK3wbIxK4

Vai a dica... qualquer galpão pode servir. (lembre-se de ter área aberta na frente pelo menos - atrás também é desejável). O vento deve encontrar um canal favorável para sua entrada (e saída), senão ele chega turbulento e não produz lift.
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!

Jebera
membro
Mensagens: 173
Registrado em: 02 Jan 2012 19:57
Localização: Belo Horizonte, MG

Mensagempor Jebera » 03 Mar 2012 11:59

Cara,

Se tiver um ventinho, e um obstáculo bem posicionado, quase sempre rola um lift.
Claro que um bom modelinho e um pouco de habilidade ajudam bastante.

http://www.youtube.com/watch?v=kpTGVm7ytMs

http://www.youtube.com/watch?v=26qs3QiuZ30

André
"Você pode medir a inteligência da pessoa pelas coisas das quais ela dá risada"

Jebera
membro
Mensagens: 173
Registrado em: 02 Jan 2012 19:57
Localização: Belo Horizonte, MG

Mensagempor Jebera » 09 Mar 2012 00:11

Mais um.

http://www.youtube.com/watch?v=IHozhgdTfLk&feature=results_main&playnext=1&list=PL51FB86F1FF5B9E21

Gabriel Lima
membro
Mensagens: 59
Registrado em: 27 Mar 2012 22:00
Localização: Rio de Janeiro

Mensagempor Gabriel Lima » 28 Mar 2012 22:20

E ae pessoal, tudo dem?! Então gostaria de saber qual bateria seria apropriada para por direto no Rx da Hk, pois vou comprar um radio Hk 4ch, e gostaria de saber qual seira a melhor bateria para ele

vlw!

Avatar do usuário
Marcos Quito
membro
Mensagens: 2062
Registrado em: 16 Set 2004 10:04
Localização: São Carlos - SP

Mensagempor Marcos Quito » 30 Mar 2012 18:43

Olá Gabriel,

Seja bem-vindo !

Tem uma seção só de eletrônica que é o local mais apropriado para a sua pergunta.
Vá no raiz (indíce) do fórum, e desça até

" Baterias, carregadores, rádios e eletrônica"

Este aqui é um tópico fixo para iniciantes em planadorismo.
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!

Avatar do usuário
Marcos Quito
membro
Mensagens: 2062
Registrado em: 16 Set 2004 10:04
Localização: São Carlos - SP

Mensagempor Marcos Quito » 09 Mai 2012 23:32

MEU PRIMEIRO PLANADOR (MATERIAIS ALTERNATIVOS)

Aqui o Álvaro Sala dá uma aula de capricho para fazer o primeiro modelo com materiais alternativos :

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=123350&start=75
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!

Avatar do usuário
Marcos Quito
membro
Mensagens: 2062
Registrado em: 16 Set 2004 10:04
Localização: São Carlos - SP

Mensagempor Marcos Quito » 13 Mai 2012 09:45

O site deste cara tem UM MONTE de informação para iniciantes, projetos, dicas, tudo :

Aqui vai um resuminho :

http://www.youtube.com/watch?v=-kJJo3V8__o
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!

Avatar do usuário
Marcos Quito
membro
Mensagens: 2062
Registrado em: 16 Set 2004 10:04
Localização: São Carlos - SP

Mensagempor Marcos Quito » 07 Jun 2012 00:09

Este é o planador PRIMÁRIO :

é a minha sugestão para o seu PRIMEIRO PLANADOR :
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=123350&postdays=&postorder=asc&start=125


http://www.youtube.com/watch?v=W_dfUrugFRk&feature=plcp

Feito com material de papelaria, simples e funcional.
Env. 1,2 mts
Corda 20cm
Peso : 320 gr.
Anexos
3d1.jpg
3d1.jpg (29.28 KiB) Exibido 11443 vezes
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!

Avatar do usuário
Marcos Quito
membro
Mensagens: 2062
Registrado em: 16 Set 2004 10:04
Localização: São Carlos - SP

Mensagempor Marcos Quito » 29 Jun 2012 23:15

Este é o vídeo completo da estréia do Primário em Mairiporã :

http://www.youtube.com/watch?v=W_dfUrugFRk&feature=plcp
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!

Avatar do usuário
Lambreta
membro
Mensagens: 4459
Registrado em: 30 Abr 2005 09:44
Localização: BH/MG
Contato:

Mensagempor Lambreta » 14 Dez 2012 17:12

http://rivaldovoador.blogspot.com.br/2011/11/slope-soaring-voo-em-encosta-voo-em.html

Gostei desse texto.

Avatar do usuário
Marco Aurélio Olivetto
membro
Mensagens: 131
Registrado em: 26 Jul 2010 11:40
Localização: BH-MG

Mensagempor Marco Aurélio Olivetto » 24 Set 2013 12:49

Alguém usou os programas descritos neste blog?


Voltar para “Planadores e afins”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes