Iniciando : Conceitos e Projetos básicos.

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.

Moderador: Alvaro Sala

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Marcos Quito
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Mensagempor Marcos Quito » 10 Jun 2007 23:40

COLANDO OS ELEVONS :

Elevon é o nome do aileron mixado com profundor. Então aquelas quatro peças sem número fazem, aos pares, cada elevon. Grude com cola quente as duas metades e faça um chanfro como no desenho do perfil abaixo – chanfro de baixo para cima (e não como estamos acostumados, cima para baixo).

Usamos como dobradiça a própria fita adesiva, naquele famoso método : Coloque o elevon em posição com 45 graus para baixo, e cole a fita em cima. Depois faz o contrário, rebata o elevon sobre a asa (em cima), e cole a fita acompanhando todas as dobras em baixo.


Fiz o desenho para ilustrar a dobradiça do elevon em vermelho :
Anexos
pibros elevon.JPG
pibros elevon.JPG (11.82 KiB) Exibido 23782 vezes
pibros 4.JPG
pibros 4.JPG (24.71 KiB) Exibido 23782 vezes
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Mensagempor Marcos Quito » 18 Jun 2007 07:04

LEME

Dexe um espaço entre as peças 2 e 3 para caber o leme – um pequeno vão.
Alguns preferem colocar dois reforços de cada lado – junto da base – com uma balsa de 6 x 6 mm.
Cole com cola quente.


SERVOS

Normalmente cavo o espaço para os servos de cima para baixo, até atingir a espessura do servo, quando paro de escavar.
Fazendo um espaço com o desenho do servo não é necessário muita cola, aliás não uso nada, basta uma fita por cima e ele fica muito bem estabilizado. O problema de colar é que quando quebrar o servo você irá destruir muito a asa para conseguir arrancá-lo do lugar.
Para manter o CG o projetista recomenda colocar os servos bem no local do CG que é a 210 mm do nariz.

BATERIAS E RECEIVER

Deixe a bateria para o final. Prenda a bateria temporariamente com fita, e verifique se já conseguiu o CG correto. Senão, vá avançando ela até conseguir. Se mesmo assim não der, fixe-a num local bem acomodado, e parta para chumbo até conseguir o CG. O maluco do site do Pibros sugere uma bateria de 270mAh. Bom aí vai do gosto do freguês.
Para o receiver não tem nenhum segredo, coloque onde ele couber e o fio alcançar. Deixe o fio da antena solto para fora, por enquanto.

Eu adoro usar um botão on/off – mas isto adiciona peso. Odeio ficar puxando o plug do receiver, acho que judia muito.

Bom, fica faltando os push-rods – arames entre o servo e o elevon.
Vale a criatividade. Um arame vai bem neste caso, mas os puristas vão usar aço. Só não use coisas pesadas como aquelas travas de glow – de latão com parafuso – pois definitivamente isto não é necessário. Lembre-se planador não vibra como glow, é tranqüilo.

A sugesão é a dobra em “Z” para fixar, vai muito bem. Eu uso este esquema do desenho :

Faz um “Z” no servo, faz um “V” para ajustes em campo, e lá no elevon, faço apenas um “L”, e travo ele com um pedaço de fita adesiva enrolado. Nunca tive problemas.
Anexos
zbend.JPG
zbend.JPG (9.21 KiB) Exibido 23735 vezes
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Mensagempor Eduardo Yamin » 18 Jun 2007 08:27

Quito, vou dar uma contribuição.

[b:391b9c9173]Ajuste mecanico da amplitude de comando[/b:391b9c9173]

[i:391b9c9173]Maior alavanca no braço do servo ou menor alavanca no horn da superfície:[/i:391b9c9173]- Aumenta o comando/deflexão da superfície;
- Aumenta a força/consumo q o servo faz para movimentar a superfície;
- e por isso, Aumenta a chance do servo quebrar numa pancada;
- Diminui a precisão de comando e trimagem;

[i:391b9c9173]Menor alavanca no braço do servo ou maior alavanca no horn da superfície:[/i:391b9c9173]
- Diminui o comando/deflexão da superfície;
- Diminui a força/consumo q o servo faz para movimentar a superfície;
- e por isso, Diminui a chance do servo quebrar numa pancada;
- Aumenta a precisão de comando e trimagem;
Abs,
EY

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Mensagempor Marcos Quito » 18 Jun 2007 22:06

Obrigado Yamin,

Vou ilustrar com o desenho para ver se fica mais claro.
Acho assim, melhor o novato não botar minhoca na cabeça com este tema, neste momento.
Preocupe-se em fazer caprichado, e conseguir voar.
Só não use a última configuração abaixo, que é realmente problemática. Ela gera muito comando, e deixa o servo vulnerável. Muito comando nunca foi bom.

Eu sugiro aquela indicada - "assim tá bom !!" que digamos, assim, serve para 99,9% dos casos.
Anexos
torque x movimento.JPG
torque x movimento.JPG (28.24 KiB) Exibido 23708 vezes
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Mensagempor Marcos Quito » 24 Jun 2007 08:40

Bom, resta lançar esta "tabuinha"... Odeio avião sem "pega".
Tem gente com "mão de sapo" que pega pelo nariz e consegue lançar bem fácil este Pibros.
Mas eu tenho particular dificuldade em fazê-lo.
Por isto, coloco uma lâmina em baixo para conseguir pegar, mais ou menos assim. como no desenho. Coloquei a vista de frente.
Faço com um pedaço de "pasta", plástico corrugado é o nome técnico. Aquela pasta de plástico porta-documentos, que tem uma estrutura de quadradinhos.
Corte um filete, fixe com cola quente. Faça do tamanho menor possível, somente o sufiente para segurar e lançar.
São 1 ou 2 centímetros de altura. E a posíção é bem no CG.
Anexos
pibros pega.JPG
pibros pega.JPG (21.76 KiB) Exibido 23649 vezes
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Mensagempor Marcos Quito » 04 Jul 2007 11:29

Vou falar um pouco sobre o "lançamento" do planador.
Como surgiram alguns questionamentos no fórum, analisemos os tipos de possibilidades de lançamentos :

1. COM A MÃO :
Vem do inglês "C'mon", como tudo do inglês, é o mais simples e fácil...(brincadeira, tá?)

Normalmente usamos assim para o vôo de colina. É o jeito mais fácil, tranquilo, fisiológico que pode existir.
O único segredo é sempre segurar o modelo na altura do CG, ou mesmo no nariz, mas nunca segurar atrás.

2. HI-START :
Este já começa a complicar. Exige habilidade, prática, senso crítico, rapidez de comandos, e um bom modelo que aguente a puxada.

O hi-start é aquela borracha+nylon que usamos para lançar em terreno plano, modelos termais. A borracha lança com uma certa violência o modelo para cima e ao final vc tem que ter habilidade para "desengatar" o modelo do gancho, fazendo uma manobra de "picar" e "cabrar".

Não existe fórmula secreta.
É mais-ou-menos : 10metros de borracha e 30 metros de nylon. A borracha é presa na estaca, depois vem o nylon, e na ponta uma argola de chaveiro. É recomendável uma fita grossa colorida próximo da argola, para facilitar a localização.
Borracha = tripa de mico (garrote), normalmente de 5mm de diâmetro.

Para competição sim, existem tamanhos controlados.

A posição do gancho no planador é de extrema importância : O correto é o gancho bem no CG do modelo, porém se o piloto não for experiente isto não é aconselhável. Melhor começar com uma posição mais para frente, ex. na altura do bordo de ataque. Também em dias de muito vento isto é aconselhável. O desenho ilustra.

3. GUINCHO ELÉTRICO :
O procedimento em sí é idêntico ao hi-start, porém o dispositivo é que é diferente. No lugar da borracha, tem um motor que puxa a linha de nylon.
O ponto chave é : Controlar a tensão no fio (com um pedal, vc acelera ou não o motor)
Claro, precisa fazer ou comprar o tal guincho, que já é bem mais caro e complicado que o hi-start.

4. HI-LAUNCH :
O Hi-launch é uma variação do Hi-start, mais utilizada na colina.
Uns dizem que não tem a menor função, mas é bastante divertido, isso eu posso garantir.
Usamos quando as condições são ruins de lift, ou quando o modelo é bastante pesado para lançar com a mão.
Diferenças :
- Não tem nylon, é somente a borracha.
- O gancho é colocado no nariz, e não próximo do CG.

Princípio de funcionamento : O modelo é lançado com velocidade ABSURDA para frente, ganhando altura (mas nem tanto).
Não precisa fazer manobra ao final, ele desengata indo para frente mesmo !
É bem mais fácil que o Hi-start.

5. REBOQUE COM OUTRO AVIÃO R/C :
Este com certeza é o que exige mais recursos, listados :
- Planador com gancho com servo, no nariz, com aileron;
- Avião com motor de sobra ! Normalmente usamos um glow;
- O avião também tem que ter gancho com servo, sobre a asa;
- Piloto do planador com sangue frio, experiente;
- Piloto do avião com mais sangue frio ainda.
Porque tudo isto ?
O principal problema é que ambos modelos estão comprometidos um com o outro. Um pode sempre derrubar o outro, caso alguma coisa dê errado.
Principal problema : Desengate não funciona. Consequência : Ambos caem.

É mais-ou-menos assim :
Engata os dois, os dois no solo (planador com rodinha), o planador é segurado enquanto o avião acelera.
Estando motor a pino, solta o planador e reza.
A melhor estratégia é seguir em vôo reto e para cima de uma vez.
Fazer curvas exige muuuuita habilidade.
Lá em cima, quando a situação ficar insustentável (é bastante comum acontecerem coisas bem esquisitas em vôo), então o planador desengata.
Com bastante treino, isto melhora um pouco.
Anexos
gancho hi-start.jpg
gancho hi-start.jpg (14.78 KiB) Exibido 19857 vezes
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Mensagempor Marcos Quito » 08 Ago 2007 23:15

Vou tentar fazer um "passo-a-passo" virtual de um projeto que achei muito adequado para principiantes :

O WindLordBR.
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=21078&highlight=windlord

Windlord é um projeto dos anos 80, Americano.
http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=578473&page=5

O "BR" é uma versão que eu fiz, em isopor, simplificada, abrasileirada.

Videos do BR :
http://www.youtube.com/watch?v=HXOl98EPNxM
http://www.youtube.com/watch?v=lOdwt-Huliw

Ficha técnica :
Env : 1500mm
Cméd : 320mm
Peso : 500g
Perfil : EMX07
Controles : Leme e profundor.
Anexos
Imagem 016.JPG
Imagem 016.JPG (37.1 KiB) Exibido 23390 vezes
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Mensagempor Marcos Quito » 15 Ago 2007 21:09

Aí vão algumas imagens referenciais.
As três vistas estão proporcionais.
Se alguém quiser o arquivo é AutoCad.
Anexos
WindlordBR fuselagem.JPG
WindlordBR fuselagem.JPG (11.63 KiB) Exibido 23351 vezes
WindlordBR diedro.JPG
WindlordBR diedro.JPG (7.35 KiB) Exibido 23351 vezes
WindlordBR asa.JPG
WindlordBR asa.JPG (10.5 KiB) Exibido 23351 vezes
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Mensagempor Marcos Quito » 15 Ago 2007 21:10

O perfil é o EMX07.
Mas pode ser també um Zagi, ou um JW, sem problemas.
Anexos
WindordBR perfil.JPG
WindordBR perfil.JPG (10.42 KiB) Exibido 23347 vezes
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Mensagempor Marcos Quito » 15 Ago 2007 21:19

Tem um erro né ? Comecei desenhando a asa com corda de 300mm, mas no final usei 320mm... Não faz diferença. O CG já estava correto, a 63mm do Bordo de Ataque.

Eu começo a construção com a ASA.
Esta asa é fácil porque se corta em 4 PEÇAS.
Como as peças têm corda constante, e são pequenas, elas saem praticamente perfeitas, é bem fácil.
Usei ISOPOR densidade P3 (aprox. 30kg/m3).

Problema : O Bordo de fuga, num corte com fio quente, nunca vai terminar no zero - como este perfil - então ele termina com uns 3~4mm, e depois você deve tirar na lixa (na mão). Mas é bem fácil, nada mais que 10 minutos.

Para quem nunca cortou o isopor - uma forma (sugerida) é usar dois gabaritos do perfil feitos de :
- Chapa de offset, compensado 1mm, compensado 2mm - MUITO BEM LIXADO, SEM NENHUMA REBARBA.

O gabarito não é exatamente igual ao perfil, uma vez que deve ter estas pontas - em vermelho no desenho - para evitar que o fio caia no final, cortando o bordo de fuga erradamente. É um pequeno alongamento de aprox. 1 polegada (2,5cm) de cada lado.
Anexos
WindordBR perfil.JPG
WindordBR perfil.JPG (10.23 KiB) Exibido 23343 vezes
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Mensagempor Marcos Quito » 15 Ago 2007 21:24

Uma vez que as 4 peças estão cortadas e lisas - lixadas - verifica-se a união delas nos diedros. Lixa-se até que as superfícies se encontrem aproximadamente planas, usando-se um apoio para o diedro.
Pode ser aproximado.
O próximo passo já é colar - nos diedros. Use cola quente, é a mais simples.

Vou enfatizar : Este é o projeto de planador MAIS SIMPLES DO MUNDO !!

- E o reforço ? Não tem mesmo, depois vai ter uma coisinha.

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Mensagempor Marcos Quito » 15 Ago 2007 21:36

Agora o reforço :
Papel Kraft, é aquele papel grosso, cor bege/marrom.
Recortar tiras de aproximadamente 10cm e colar SOMENTE NAS UNIÕES dos diedros. O papel kraft é muito pesado, ele é usado somente nestes lugares para fazer reforço.
Modo :
Aplique cola branca sobre as tiras (cola tipo Tenaz), e cole no isopor.
Vai ficar tudo molhado, úmido. Deixe secar uma noite.
O desenho ilustra as áreas de aplicação.

Sugestão de cola : Tem um Cascorez nas lojas de material para construção, um tubo de 500ml por 7 reais. Dilua um pouco - tipo 1 de água para 4 de cola.
Anexos
papel kraft.JPG
papel kraft.JPG (7.21 KiB) Exibido 23336 vezes
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Mensagempor Marcos Quito » 15 Ago 2007 21:43

Agora o reforço do bordo de ataque e bordo de fuga :
PAPEL DOBRADURA.
À venda nas papelarias.
Use uma tira apenas para proteção do bordo de fuga e bordo de ataque, tipo 2,5cm em cima e em baixo (portanto uma tira de 50mm).
O bordo de fuga precisa do reforço porque termina em "zero" (não faça isto, termine sempre com 1 ou 2mm senão fica muito frágil).
Mesma técnica, cola branca, secar uma noite toda. Deixe a asa num local ventilado - e não deixe ela com a parte colada totalmente apoiada, sem ventilação, senão empena.
Deixe apoiada em toquinhos, por exemplo.

Pois é, o visual fica comprometido, mas este é o jeito mais leve. Se tentar esconder o papel kraft vai ter que colocar muito papel dobradura, por sobre. Aumenta o peso, mas não é crítico, fique à vontade.
Anexos
papel dobradura.JPG
papel dobradura.JPG (8.31 KiB) Exibido 23332 vezes
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Mensagempor Marcos Quito » 15 Ago 2007 21:44

Somente para confirmar : os reforços (papel) são sempre em cima e em baixo (intradorso e extradorso).

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Mensagempor Marcos Quito » 01 Nov 2007 00:31

Preciso colocar aqui também :

Para quem já está um pouco mais avançadinho e quer usar Profundor + Aileron, tem este projeto muito parecido - chama-se TAUBA.
Aqui tem toda a construção.

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=30045

Este abaixo.
Anexos
Imagem 167.JPG
Imagem 167.JPG (25.64 KiB) Exibido 22890 vezes
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Mensagempor osvaldoljunior » 13 Dez 2007 17:00

será que é posivel lançar uma zagi por DLG.
Queria ou dar um jeito de treinar com ela um pouco antes de lançar num morro...
Ou algum esuqema de como fazer um histart pra ela

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Mensagempor Marcos Quito » 20 Dez 2007 22:30

Oswaldo,

DLG é MUUUUITO mais difícil do que lançar com a mão no morro,
Esquema de hi-start vc encontra fazendo uma busca aqui no site.
Zagi não é própria para DLG, precisa de adaptações.

Vai lançando com a mão em morros baixos, até ter confiança. Mas vc sabe, quanto mais longe do chão, melhor.
- Boa sorte !
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Mensagempor educaco » 02 Fev 2008 12:45

Marcos parabéns pelo tópico isso foi um achado incrivel para mim!
Eu estou me iniciando com um chara seu e ele me deu um planador para eu aprender. só falta batria e radios. com as dicas da aqui acho que vou ter um resultado legal no inicio. Valeu mesmo um abraço.

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Mensagempor Marcos Quito » 07 Fev 2008 23:35

Obrigado Educaco ! Seja bem-vindo !

Isto aqui está super parado, vou ver se invento mais alguma coisa...

Veja se posta suas dúvidas - abra um tópico - coloque dimensões completas e pesos (se possível) e a gente vai ajudando.

--------------------------------------------------------------
Osvaldão, então esse era você !?!? :lol: :lol:
Agora se apaixonou pela colina ? Viu como é bem mais fácil ?
Parabéns, você foi o cara que aprendeu a voar mais rápido que eu já vi !!
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Mensagempor Marcos Quito » 22 Mar 2008 19:35

Mais um vídeo do Tauba na colina :

http://www.youtube.com/watch?v=n5srhd-Lv30

É o modelo mais EFETIVO de vôo que já fiz :
Vc nunca perde uma voada, ele é muito versátil, voa termal com qualquer bafinho e voa colina se o vento apertar, basta ajustar o trim - cabradão para termal, e picadão para vento.

Fora que é difícil de quebrar - já estou voando há um bom tempo e ele não tem nem arranhão. Do tipo, imquebrável !

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Mensagempor Marcos Quito » 05 Mai 2008 20:03

Aqui vai um ótimo tutorial do Márcio (grande construtor) de um PSS :

PSS = Power Scale Soaring = Planador escala de avião a motor.
É estranho mesmo, parece que vai meio contra, se gostamos de planador por que fazer escala de avião a motor ?

É que o PSS é um planador de colina VELOZ, ou seja, não é para principiantes. A limitação principal é encontrar uma colina que dê conta de segurar o bicho, pois ele não é nada termal, ele precisa de muito lift para segurar no alto.

Este é o link :

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=7397&postdays=0&postorder=asc&highlight=tony+m%E1rcio&start=0

O modelo até que é simples, são dois canais (aileon e profundor), mas deve ser muito reforçado, para os pousos, que são uma ignorância...

Justamente para aguentar o tranco é que são escolhidas geometrias grosseiras, como os aviões da II Guerra. Clássico, o P-51 é o campeão de escolha, claro.

Mas pode-se fazer PSS de praticamente qualquer avião que se queira, como disse, de preferência os mais gordinhos de fuselagem que é para aguentar o tranco.

Nos meses de inverno é que entram os ventos mais fortes (pelo menos por aqui na região Sudeste), e estes ventos é que geram o lift necessário para erguer esses modelos.

A parte mais gostosa do PSS são as acrobacias, pode-se fazer aproximadamente 80% das acrobacias dos modelos a motor. Fora as passagens em razante que são uma delícia.

A pior parte mesmo é o pouso, judia mesmo!

Um modelo de EPP pode durar anos, mas um de isopor (P3 no mínimo) só dura um inverno mesmo.

-Boa leitura !
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Mensagempor Marcos Quito » 29 Jul 2008 21:49

Estou querendo enriquecer este tópico com projetos relativamente simples, com materiais alternativos, para quem deseja começar no planadorismo.

Tem este YodAtun Guppy que é um barato : O Sktfer de Sorocaba criou este post :

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=38710

Também tem o post americano :

http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=670371

Ele já não é para iniciante pois usa ailerons - um pouco mais arisco - mas é sem dúvida uma construção legal, pouco lenhável, para um planador de colina muito gostoso.

É todo feito em isopor apenas, com alguns reforços de vareta/fibra.
Anexos
yodAtun.JPG
yodAtun.JPG (34.15 KiB) Exibido 21578 vezes
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Mensagempor Marcos Quito » 23 Ago 2008 09:57

Puxa vida - faltou colocar um dos projetos mais usados por iniciantes - o do Josenilson do vôo silencioso :

http://www.geocities.com/amigosdovoo/html/instrucoes.htm

É um planador basicão feito de isopor, fácil de fazer, usa eletrônica standard (não precisa nada micro, tudo normal), tem vôo dócil, lento, tranquilo, e pega qualquer bafinho na colina perto da sua casa !

Falta colocar uma foto aqui.
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Mensagempor Marcos Quito » 18 Nov 2008 22:05

Mais um projetinho simples e eficiente : Plank-minuto.
Única restrição no material : usa depron, sei que não é fácil de encontrar no Brasilzão, mais fácil nas capitais, mas, quem sabe, uma adaptação com as bandejinhas...

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=51098

A proposta deste modelo é ser bem compacto para transportar numa viagem, sem atrapalhar os ocupantes do carro : Fica em 3 partes de no máximo 60cm.

Há, claro, é super rápido de construir, foram 4 horas somente !
Anexos
DSC04395.JPG
DSC04395.JPG (38.48 KiB) Exibido 20816 vezes
final2.JPG
final2.JPG (34.05 KiB) Exibido 20928 vezes
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Mensagempor Marcos Quito » 17 Mar 2009 22:53

Site muito útil, com as condições de vôo de colina (principais rampas de parapente do Brasil), com os ventos favoráveis, e o vento real atual :

http://www.ventosbrasil.com.br/rampas.asp?query=&do=exec&day=0&uf=SP&tipo_rampa=all

Para entender : Se você quer voar COLINA e não sabe se tem colina boa na sua região, comece pelas rampas de parapente ou asa-delta. Estas rampas normalmente são ótimas colinas.


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