Iniciando : Conceitos e Projetos básicos.

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.

Moderador: Alvaro Sala

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Marcos Quito
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Mensagempor Marcos Quito » 23 Abr 2009 22:56

COMO ANALISAR METEOGRAMA DE PREVISÃO DE TEMPO E VENTO :

O site do INPE (Inst. Nacional de Pesquisas Espaciais) detém a tecnologia da previsão do tempo com uma fidedignidade muito apreciável - ainda não arrisco outro melhor.

O site base é :
http://www7.cptec.inpe.br/

A previsão mais técnica é a chamada PREVISÃO NUMÉRICA :

http://previsaonumerica.cptec.inpe.br/

Do lado direito tem como colocar sua cidade para ver a previsão específica dela.
Coloquei como exemplo SÃO PAULO. Vide imagem.

Analisar este gráfico parece bem simples, mas pode não ser... explico :

Tem quem se perca olhando para "UMIDADE RELATIVA". Depois que vc comprar um higrômetro por 130 pilas, vai perceber quanto inútil é aquela informação.

Depois vem NEBULOSIDADE, que também não ajuda muito.

PRECIPITAÇÃO já começa a ser muito interessante. Claro, se chover, acho que não rola vôo, certo ?

Mas vem o problema da escala do tempo. Há quem diga que a escala é "ZULU", ou seja de Greenwich (Inglaterra), e tem o horário de verão daqui, depois o de lá... em suma, fica complicado.

A forma mais simples que encontrei foi de olhar para o próximo gráfico ,da TEMPERATURA. O pico da temperatura, historicamente é em torno das 14horas aqui no Brasil. Então pegue o pico e entenda que alí são 2 da tarde, e puxe uma linha vertical.

Peguei no exemplo o dia 24 de Abril.

Agora vamos ao que interessa : primeiro, veja a chuva - precipitação - lá em cima, de manhã chove, mas de tarde está limpo, ajuda ?

Agora o principal : VENTO E SUA DIREÇÃO : Olhe lá em baixo . O gráfico mostra a intensidade do vento - o valor absoluto não interessa muito, mas se quiser ai vai a conversão :

1 m/s = 3,6 km/h.

A direção é mostrada com as setas :
- Seta para cima = Vento SUL (ele vem do Sul)
- Seta para baixo = Vento Norte (ele vem do Norte)
- Seta para a direita = Vento Oeste (vem do Oest). Este é o caso do exemplo.
Lembre-se que o vento "roda", não dá para ele mudar de repente de Norte para Sul. Ele vai rodar - ou ele vem pelo Oeste ou por leste.
No exemplo ele vem OESTE, e começa a rodar para SUL.

Pela mudança do dia, vc percebe logo que o sul só entrará mesmo de noite.
No meio do dia - 14 hs - o vento é OESTE mesmo.

VElocidade máxima de quase 4m/s = 15km/h. Brasil é assim, no pré-tempestade chega a 35km/h. Em Recife vai mais.

Há, faltou a pressão ? Esqueça, não vai nos interessar.
Mais "APR" está em inglês, APRIL... May, June, July, August, September, November, December, January, February, March.

A sequencia dos gráficos saiu do último para o primeiro, mas acho que dá para entender.
Anexos
tempo3.JPG
tempo3.JPG (36.95 KiB) Exibido 17797 vezes
tempo2.JPG
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tempo1.JPG
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Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!

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Mensagempor Marcos Quito » 01 Mai 2009 23:18

COMO FUNCIONA O V-TAIL ?

Uma dúvida que eu nunca pensei que o pessoal tinha é sobre como funciona o V-tail. E não é em termos de programção de rádio, nada, é mesmo saber se o Leme está virando para o lado certo no caso de cauda em "V".

O raciocínio que deve ser usado é pensar que o leme vertical foi dividido em duas partes, mas a superfície móvel continua funcionando do mesmo jeito.

Bom, acho que o desenho diz tudo.

Tem que ficar claro aqui que a cauda em V não funciona como aileron, ela é muito pequena e não tem esta força toda, ok ?

...

Ok, já que é para falar, diz tudo né : Bom, para funcionar como PROFUNDOR, aí é mais fácil, as duas superfícies sobem ou descem, como um profundor normal.
O difícil é o rádio, claro, tem que ter mixagem de leme + profundor.
Anexos
Vtail.JPG
Vtail.JPG (18.23 KiB) Exibido 17772 vezes
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Mensagempor Marcos Quito » 29 Mai 2009 17:52

História do planadorismo.
Um artigo muito legal :

http://www.ecsbdefesa.com.br/fts/Planadores.pdf

manaum
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Mensagempor manaum » 30 Jul 2009 14:43

Oo o cara entende bem mesmo de planador eim
Parabéns, entendi cada detalhe.
muito bom mesmo

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Mensagempor Marcos Quito » 01 Ago 2009 11:31

Obrigado Manaum.
..........................

====== COMANDOS e LINKAGEM =======

Para fazer um link ("comando") bem simples para modelos leves de planador (termais, zagis, planks) :

Arame fino de loja de construção é mole (fácil de fazer o "Z", mesmo depois de instalado).

O desenho mostra a sugestão : Quanto à regulagem (depois que vc instala tem que haver uma regular mais "fina", para acertar o neutro), basta fazer um outro "Z" no meio do arame. Em campo, com um alicate, o "Z" pode ser mais fechado ou mais aberto para fazer este ajuste. (não é bem um "Z", mas o desenho diz tudo).

Comece fazendo o "Z" do servo, instale no servo, depois faz o "Z" no meio, aí um "L", encaixe no comando, e feche o "L" fazendo um "Z", mesmo grosseiro (largo), apenas para não soltar em vôo.
Depois é só trabalhar o "Z" intermediário até achar o neutro.

PS. : Para aumentar o furo do "braço" do servo, o furo do "horn" (lá na superfície de comando), basta aquecer o arame no fogo (segure com um alicate), e fazer o furo como o próprio arame.

PS II : Para o "horn", use cartão de crédito, ou pedaço de plástico de embalagem de xampu.

horn é aquela peça vermelha do desenho.
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Mensagempor Marcos Quito » 04 Out 2009 11:55

[b:ed9260c9cb]TEAM MONKEY : depron super acrobático, simples e prático :
[/b:ed9260c9cb]

Este projeto é muito interessante, pois reúne coisas muito pertinentes à nossa realidade Brasil :

- Simples - usa depron e servos de 9 gramas;
- Voa no lift fraco e termal;
- Super acrobático - não se fala em acrobacia por aqui - ele é feito para fazer até vôo em "faca".
- Fora que tem design super legal, super visível à distância. É uma variante do "Le Fish" francês, só que tem linhas exageradas, parece mesmo uma caricatura.

A proposta é simples :

-900 a 1200mm de envergadura;
-Fuselagem tipo caixa em depron 3mm, asa sanduiche de depron;
-3 canais, um servo para aileron, um leme, um profundor;
-Corpo alto e fino, em formato de peixe, permite vôo em faca;

Claro, o depron pode ser substituído por quase tudo - balsa, isopor e até "pastinha".

Este é o link do post gigante no rc-groups :
http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=885150

Esta é a página do fabricante, e instruções :
http://team-monkey.zoar.co.uk/

Planta :
http://team-monkey.zoar.co.uk/team-monkey-swinger-48%20%281%29.pdf

Vídeo :
http://uk.youtube.com/watch?v=rSRXwheWAok

A asa sai em 2 partes então ele fica bem portátil.

Super recomendado para qualquer um que queira começar a usar "aileron", sair
do "leme/profundor".

Faz roll bem rápido, dorso, tudo. Faca é engraçado a gente não estã acostumado...

Seria um ótimo "curinga" para ter na bagagem, voa em qualquer condição.
Anexos
Team monkey.jpg
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Mensagempor Marcos Quito » 23 Out 2009 10:43

MODELOS "FREE FLIGHT" - ÓTIMO TREINAMENTO.

Fazer pequenos modelinhos de vôo livre, de bandejinha, é um ótimo exercício para entender o comportamento dos modelos grandes.
É a "modelagem da modelagem".
Antes de fazer um Jumbo, foi feito um modelo.
Antes de fazer um planador RC, faça um modelinho de 40cm de bandejinha.

Aqui eu fiz um post de um planadorzinho de :

Bandejinha, canudinho, papel, fita (durex), e qualquer pesinho.

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=37849&highlight=plank

Modelos de 40cm são para jogar "dentro de casa", indoor mesmo, eles são arrastados no vento externo, mas nada impede de lançá-los fora também. Normalmente a "trimagem" ótima para dentro de casa não serve para fora, precisa de mais peso para voar externo, para ter mais penetração.

Modelos com cauda (convencionais) são mais difícieis pois precisam de mais precisão na construção, alinhamento, etc...
Fiz este "plank", pois é mais simples.
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Mensagempor Marcos Quito » 10 Dez 2009 11:21

O GUIA DE ESCOLHA DO PLANADOR PARA COLINA.

Tentei aqui criar um guia para ajudar na escolha do modelo mais adequado para sua colina, seu bolso, seu espaço.

Escolhi quisitos/características a serem analisadas pensando em tudo aquilo que nos seduz/motiva na hora de construir determinado modelo, por ex. : O que seduz ao construir um modelo Escala ? Design. O que seduz ao construir um Termal ? Flutuação.

A idéia na votação que fiz foi assim :

-Escolher um quisito/característica;
-Naquele quisito pontuar com nota 5 o líder, o melhor;
-Naquele quisito pontuar com nota 1 o pior;
-Analisar os demais e suas notas intermediárias, sempre comparando com os demais modelos listados.

Claro, muita gente vai discordar das minhas pontuações, mas também tem outro ponto-de-vista aqui nesta história : É PARA VÔO DE COLINA.

Ou seja, é a análise quantitativa do processo de decisão na escolha de um modelo para se voar na COLINA (e não em campo plano, reboque, etc...).

Eu tinha colocado a pontuação total, porém não acho adequado, daria a impressão de qual é o "melhor" modelo, e isto NÃO EXISTE, o que existe é o modelo mais adequado para você naquele momento e morro.

As vezes a gente se mata de tentar voar a coisa errada no lugar errado, ou gastar tempo e dinheiro num modelo que simplesmente não tem onde voar.
Anexos
escolha.JPG
escolha.JPG (37.53 KiB) Exibido 16967 vezes
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Mensagempor Marcos Quito » 15 Fev 2010 22:19

Olha, para quem dizia que não damos dicas de planadores para iniciantes, vou quebrar todos os tabús, e indicar um MOTOPLANADOR para iniciantes :

Modelo da AMB, EasyFlite :

Dá uma sacada no stress que é a decolagem...
http://www.aeromodelosamb.com.br/loja/product_info.php?products_id=441

Estreiamos este modelo do Ricardo Sanches, é uma rocha - de vôo e de indestrutível.
Vôo muito estável, ótima escolha.

Voamos em Pirapora, tinha lift, e termais, porém muito inconstante.
Enquanto o meu (sem motor) eu tinha que pousar e esperar a próxima bufada, o easyflite só ligava o motor, dava uma cheirada, e embarcava em outra térmica.

Não posso tirar a vantagem que foi o motor no caso. Não gosto, mas foi útil, no meio do dia quando tudo pára, foi muito bom.

Ele é meio quadradão, acho que nas instruções falta dizer que "tem que lixar tudo o que é quadrado" - meu não existe "quadrado" em planadorismo... o modelo tem um bocado de arrasto, mas também nisto ajuda para principiantes, ele é bem lento.

De novo, não dá para criticar, para iniciantes é PERFEITO.

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Mensagempor Marcos Quito » 03 Out 2010 19:52

Mais um projeto basicão, lento, fácil de construir, bom para iniciantes :
Ja-manta : 1,8mts, plank :

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=94908
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Mensagempor Marcos Quito » 18 Out 2010 00:21

Faz parte do universo planadoristico os modelos de vôo livre, que é o nome chique para um simples "planadorzinho" de jogar.

O modelo é feito de bandejinha, tem 30cm e é só jogar.
Diversão garantida para os dias de calmaria no morro, e vale como esporte também (tem que ir buscar...).

Escolho planks porque são bastante indestrutíveis, principalmente as de nariz rombo.

Acho que o vídeo diz tudo.

http://www.youtube.com/user/marcosquito#p/u/8/HsQ1BCgq18w
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Mensagempor Marcos Quito » 26 Jan 2011 22:41

Um modelo que me apaixonei pelo projeto foi o Iron.
Ele é um colineiro "bravo", ou seja, para ventos fortes.
Ele não flutua em brisas, tem que ser um lift mais forte.
Não é para iniciantes, mas incentiva...

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=100628

Video : http://www.youtube.com/watch?v=rGox5NWY9g8

Em Itanhaém :
http://www.youtube.com/watch?v=SMFxwGSmcNY
Anexos
DSCI0021.JPG
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Mensagempor clovis campos » 21 Jun 2011 20:18

Marcos exelente tópico, realmentemuito didático.

Sei que é um post para iniciantes, mas tenho algumas perguntas:

1 - quais são as mixagens mais usadas nos planadores e pra que serve cada uma?

Tenho visto por ai, mixar buterfly (não faço ideia do objetivo).

Algumas outras sei o que são, mas não sei exatamente a função de cada uma.

Flaperon - sei que mixa o aileron com flap, mas quando e por que usar?
Mixar flap com profundor - sei que serve para eritar a subida do modelo, mas qual a razão de mixagem?

E por ai vai.

Sei que alguns planadores usam até 8 ou 9 canais para voar, junto com trocentas mixagens, e é isso que eu gostaria de aprender. Ja dei uma olhada no blog voo silencioso, mas não consegui achar muita coisa lá (sobre isso)

Obrigado

Clovis

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Mensagempor Marcos Quito » 23 Jun 2011 22:17

Olá Clóvis, desculpe só vi suas perguntas agora.

Espero que tenho algum expert em rádios por aí pois eu nunca tive rádio com mais de 4 canais...
É que no morro (voo de colina), não precisa mais que 2 canais para ser feliz.
Rádios programados são bastante úteis para modelos sofisticados como F3J e em competições.

Bom, mas eu consigo resolver algumas questões suas :

BUTERFLY : Veja desenho : flaps para baixo, ailerons para cima e alguma compensação de profundor (haverá alguma tendência a cabrar provavelmente). É o melhor freio que existe, melhor que isto só um belo cupinzeiro no nariz...
Há, flap e ailerons a 90 graus ! Isto só é possível com servos digitais (não me pergunte mais que isto...)

FLAP + PROFUNDOR : Quem não tem buterfly, usa flap. Porém tem sempre que compensar a tendência de subir o nariz e ter risco de stoll, por isto programa-se o profundor para picar junto.

ELEVON : mixagem de aileron + profundor, utilizado em asas voadoras, como zagis e planks. Em asas delta (zagi) vc só tem duas superfícies de comando, uma de cada lado, então elas têm que fazer o papel de profundor e aileron ao mesmo tempo.

Freio de aileron : um freio muito eficiente e simples de usar é misturar (mixar) o aileron com o acelerador, levantando o aileron. É estranho imaginar, mas funciona muito bem como freio sem a necessidade de compensar o profundor (fica mais dócil o modelo).

FLAPERON : Em modelos como F3J, vc tem flaps e tem aileron. Porém para fazer manobras radicais, precisa de mais superfície de aileron. Então eles juntam (eletronicamente) o comando do aileron nos flaps, e eles agem junto, ou seja um aileron com todo o tamanho do bordo de fuga. Rádios programáveis são a 7 maravilha do mundo !!!
( em boas mãos, é claro, porque tem um punhado de neguinho que não faz idéia do que está programado no seu rádio...)

Agora o melhor que vc faz é pegar no site da futaba o manual de um 9x qualquer coisa que lá vai ter explicado direitinho tudo.

Outras programações :

Quando decola-se de um guincho, ou hi-start :
1. durante a subida é uma configuração, flaps baixos, ligeiramente picado;
2. Na hora do zoom, flap em neutro, profundor em neuto
3. Desligou, é outra configuração, conforme o vôo.

E assim vai, cara.

Para vôo veloz, uma programação.
Para vôo termal, outra.

Grande abraço, e vai postando aí !!!
Anexos
mixagens.jpg
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Mensagempor Marcos Quito » 27 Jun 2011 21:10

Novo projeto, termal entelado : Definitivamente para iniciantes em planadorismo.
Uma plank BWB é o planador mais indestrutível que existe.

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=1035160#1035160

http://voodecolina.blogspot.com/
Anexos
bwb entelado3.jpg
bwb entelado3.jpg (17.56 KiB) Exibido 13521 vezes
bwb entelado.jpg
bwb entelado.jpg (25.39 KiB) Exibido 13521 vezes
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Mensagempor Marcos Quito » 03 Jul 2011 22:25

Isto ilustra bastante o que é razão de planeio :

http://www.youtube.com/watch?v=dCMFg8aMOQs

É lindo demais !! O modelo e a passagem.
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Mensagempor Marcos Quito » 06 Jul 2011 18:42

Coordenadas do perfil PW1211 :
Podem ser usadas no Profili, AutoCad, ou mesmo no Excell (trocar conf. regionais pornto por vírgula).

PW1211

1.00000,0.00024
0.99644,0.00008
0.99011,-0.00010
0.98279,-0.00021
0.97494,-0.00024
0.96687,-0.00017
0.95870,0.00002
0.95043,0.00030
0.94209,0.00066
0.93371,0.00109
0.92529,0.00158
0.91682,0.00211
0.90832,0.00268
0.89982,0.00329
0.89129,0.00392
0.88275,0.00459
0.87419,0.00527
0.86564,0.00597
0.85710,0.00670
0.84856,0.00744
0.84000,0.00821
0.83142,0.00900
0.82284,0.00979
0.81425,0.01060
0.80567,0.01142
0.79709,0.01225
0.78848,0.01309
0.77987,0.01393
0.77125,0.01478
0.76265,0.01563
0.75406,0.01648
0.74547,0.01734
0.73686,0.01822
0.72825,0.01909
0.71963,0.01996
0.71101,0.02083
0.70240,0.02170
0.69379,0.02258
0.68517,0.02345
0.67657,0.02432
0.66796,0.02519
0.65936,0.02605
0.65075,0.02690
0.64216,0.02775
0.63357,0.02859
0.62499,0.02941
0.61640,0.03023
0.60780,0.03104
0.59921,0.03184
0.59061,0.03263
0.58202,0.03342
0.57341,0.03419
0.56481,0.03496
0.55622,0.03572
0.54764,0.03647
0.53907,0.03720
0.53048,0.03792
0.52189,0.03863
0.51329,0.03933
0.50469,0.04002
0.49610,0.04069
0.48752,0.04136
0.47893,0.04201
0.47035,0.04264
0.46178,0.04326
0.45321,0.04386
0.44466,0.04444
0.43609,0.04500
0.42752,0.04554
0.41895,0.04606
0.41038,0.04656
0.40181,0.04705
0.39324,0.04751
0.38467,0.04795
0.37610,0.04838
0.36755,0.04878
0.35900,0.04915
0.35046,0.04950
0.34190,0.04982
0.33335,0.05011
0.32480,0.05038
0.31627,0.05062
0.30773,0.05083
0.29918,0.05101
0.29064,0.05117
0.28211,0.05130
0.27361,0.05139
0.26512,0.05144
0.25661,0.05145
0.24810,0.05142
0.23961,0.05136
0.23114,0.05126
0.22267,0.05110
0.21419,0.05091
0.20572,0.05067
0.19730,0.05039
0.18892,0.05005
0.18052,0.04964
0.17213,0.04917
0.16377,0.04865
0.15547,0.04806
0.14717,0.04739
0.13887,0.04665
0.13064,0.04583
0.12247,0.04492
0.11430,0.04392
0.10617,0.04282
0.09813,0.04163
0.09017,0.04032
0.08227,0.03889
0.07449,0.03735
0.06684,0.03566
0.05930,0.03381
0.05196,0.03182
0.04483,0.02966
0.03798,0.02735
0.03156,0.02491
0.02563,0.02235
0.02038,0.01981
0.01594,0.01738
0.01233,0.01513
0.00947,0.01306
0.00720,0.01118
0.00540,0.00951
0.00397,0.00799
0.00287,0.00658
0.00203,0.00526
0.00136,0.00404
0.00082,0.00292
0.00040,0.00189
0.00011,0.00092
0.00000,0.00000
0.00009,-0.00092
0.00039,-0.00184
0.00089,-0.00277
0.00158,-0.00368
0.00247,-0.00456
0.00360,-0.00535
0.00500,-0.00607
0.00671,-0.00674
0.00879,-0.00744
0.01136,-0.00819
0.01461,-0.00900
0.01879,-0.00988
0.02405,-0.01088
0.03032,-0.01189
0.03746,-0.01285
0.04507,-0.01373
0.05300,-0.01448
0.06117,-0.01517
0.06935,-0.01578
0.07764,-0.01627
0.08605,-0.01672
0.09443,-0.01713
0.10284,-0.01745
0.11133,-0.01773
0.11984,-0.01799
0.12831,-0.01820
0.13681,-0.01836
0.14538,-0.01850
0.15396,-0.01862
0.16250,-0.01871
0.17105,-0.01877
0.17965,-0.01881
0.18825,-0.01884
0.19684,-0.01885
0.20542,-0.01884
0.21403,-0.01880
0.22267,-0.01876
0.23130,-0.01872
0.23991,-0.01867
0.24852,-0.01860
0.25716,-0.01852
0.26580,-0.01843
0.27445,-0.01835
0.28307,-0.01825
0.29170,-0.01815
0.30034,-0.01803
0.30899,-0.01791
0.31764,-0.01780
0.32629,-0.01768
0.33493,-0.01755
0.34358,-0.01742
0.35223,-0.01729
0.36089,-0.01715
0.36954,-0.01701
0.37819,-0.01687
0.38684,-0.01672
0.39549,-0.01657
0.40415,-0.01642
0.41281,-0.01627
0.42146,-0.01613
0.43011,-0.01597
0.43876,-0.01581
0.44741,-0.01566
0.45606,-0.01550
0.46471,-0.01535
0.47336,-0.01519
0.48200,-0.01503
0.49065,-0.01487
0.49930,-0.01470
0.50795,-0.01454
0.51660,-0.01437
0.52525,-0.01421
0.53389,-0.01404
0.54254,-0.01387
0.55119,-0.01369
0.55984,-0.01352
0.56849,-0.01335
0.57714,-0.01318
0.58579,-0.01300
0.59444,-0.01282
0.60309,-0.01264
0.61174,-0.01247
0.62040,-0.01229
0.62904,-0.01211
0.63769,-0.01193
0.64634,-0.01174
0.65499,-0.01155
0.66366,-0.01136
0.67231,-0.01116
0.68097,-0.01097
0.68962,-0.01077
0.69828,-0.01057
0.70694,-0.01037
0.71559,-0.01017
0.72425,-0.00996
0.73290,-0.00974
0.74156,-0.00953
0.75022,-0.00932
0.75887,-0.00910
0.76751,-0.00888
0.77616,-0.00865
0.78481,-0.00842
0.79346,-0.00818
0.80211,-0.00794
0.81076,-0.00770
0.81941,-0.00745
0.82806,-0.00720
0.83671,-0.00694
0.84535,-0.00669
0.85399,-0.00642
0.86264,-0.00615
0.87128,-0.00587
0.87993,-0.00560
0.88857,-0.00531
0.89720,-0.00503
0.90582,-0.00473
0.91444,-0.00442
0.92305,-0.00410
0.93165,-0.00377
0.94025,-0.00342
0.94882,-0.00307
0.95732,-0.00269
0.96576,-0.00227
0.97411,-0.00182
0.98225,-0.00132
0.98987,-0.00084
0.99641,-0.00045
1.00000,-0.00024
1.00000,0.00047

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Mensagempor Marcos Quito » 25 Ago 2011 21:56

A Alula, é um modelinho show para começar.
Fácil de fazer, e inclusive de bandejinha.
Vai o tópico do Alexandre aí que gerou bastante história :

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=116446

O modelo original é da Dream-flight : Agora já versão super sofisticada, moldada em elapor, com imãs para união das partes, etc...

http://www.dream-flight.com/alula.html
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!

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Mensagempor Marcos Quito » 01 Set 2011 16:45

PERFIL KFM - Uma solução simples.

A família de perfis KFM mostrou-se fácil de fazer, com bons resultados.
Para saber mais, segue o link :

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=107239

É um perfil bem tosco de se fazer, com um degrau reto no meio (e suas variações), torna a construção bem simples.
Observar que para modelos convencionais serve qualquer um.
Mas para modelos tipo PLANK é aconselhável os SIMÉTRICOS (kfm-4 ou Kfm-6).

Notar também que se o degrau não for suficientemente grande ele não irá funcionar a contento. (vejam as porcentagens nas imagens).
A porcentagem indica a espessura dividida pela corda.
Exemplo : 7%, significa que se a corda é de 200mm, então 200mm x 0,07 = 14mm é a espessura.

E quando ele diz "step at 50%" significa que o degrau fica na metade da asa (da corda).
Corda é a largura da asa toda, incluindo o aileron.
Anexos
Kfm family.JPG
Kfm family.JPG (36.23 KiB) Exibido 13077 vezes
kfm family2.JPG
kfm family2.JPG (36.37 KiB) Exibido 13077 vezes
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!

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Mensagempor Marcos Quito » 07 Set 2011 22:44

O FATOR CÚBICO para se ter uma idéia da velocidade e flutuabilidade de planadores, e para fazer ESCALAS :

Utilizei este cálculo a partir de uma revista americana que tratou do tema de modelagem em escala, ou seja, como saber se seu modelo vai ter um vôo parecido com o avião "de gente".
O que acontece muito no aeromodelismo, principalmente com motores a explosão, é o cara botar um super motor num escala de J3, o bicho sai pesadíssimo, e então o vôo mais se parece com o de um caça do que com o J3 bonachão que conhecemos.
Isto tem a ver com a relação peso x área x envergadura.
O cara conseguiu reduzir numa fórmula, e após alguns anos de pesquisa minha cheguei nos valores para uso em planadorismo, que até hoje não me deu vexames :

TERMAL : Fator em torno de 800g/m3
ZAGI/COLINEIRO : Fator em torno de 1400g/m3
PSS/DS : Fator em torno de 2500g/m3

Claro que um termal com fator abaixo de 800g/m3 vai flutuar ainda mais; assim como um PSS com fator acima de 2500 vai ser um chumbo e muito veloz.

A fórmula é assim :

Fator = peso/(env x env x corda)
peso em gramas (massa)
env e corda e metros
corda entende-se por corda média.

Exemplo, um minitérmico tem estas medidas comumente :
1500 mm env
170mm corda
300 gramas peso

fator = 300/(1,5 x 1,5 x 0,17) = 784g/m3

A fórmula é muito interessante para se prever o peso fazendo uma escala.
No exemplo acima, se quiséssemos fazer o mesmo modelo com 3 metros, qual seria o peso para ter um comportamento parecido ?

Descobrindo a corda :
170/1500 = 0,1133
0,1133 x 3000 = 340mm

Virando a fórmula para obter o peso :

peso = 784 x 3 x 3 x 0,340
peso = 2399 gramas = 2,4kg, que é o peso de um F3J.

........

Planks e asas voadoras.
Como sabemos uma boa parte da área de uma asa voadora não é utilizada para sustentação, e sim como profundor.
Então para usar este cálculo em asas voadoras precisa subtrair um pedaço da área. Para isto , cheguei empiricamente a um fator - de 0,8 - a ser colocado no denominador, ficando assim :

fator cúbico planks = peso / (env x env x corda x 0,8 )

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Mensagempor Marcos Quito » 03 Dez 2011 09:43

Dica de SIMULADOR de vôo para planadores.
Ênfase no vôo de colina :

CRRCSim

Tem na net em vários locais para baixar.

CONFIGURAÇÕES :

Sugestão, vá em "location" e escolha o vôo de colina Cape Cod.

Vá nas configurações de wind / thermals. Na direção do vento coloque em 270, e intensidade coloque uns 40%.

Escolha o modelo Pilatus que é bem rápido e sensível ao comando.
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!

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Mensagempor rene » 03 Dez 2011 10:01

Tudo bom Marcos
então para eu comprar um planador pronto para colina qual vc recomenda?

queria se possivel umcom todos comandos
obrigado

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Mensagempor Marcos Quito » 03 Dez 2011 14:13

Olá René,

O meu problema de indicar um é que eu nunca comprei um planador pronto...
Cara, qualquer um serve.
Tenha em mente o seguinte :

Se você quer um vôo mais radical, pode ser uma asa reta (pouco diedro), com ailerons, e feito de materiais mais pesados como elapor, epp, moldado. Ex. o easy glider pro, zagi, le fish, weasel.

Se você quer um vôo mais lento, e termal (morro com pouco vento), aí então coisas delicadas, leves, em balsa, tipo fling, alula.

Para iniante eu sempre digo da Zagi, porque tem espectro de vôo bastante amplo e não é fácil de destrui-la.
Pode ser bastante termal (leve), pode ficar veloz e acrobática (com +peso e comandos).
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!

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Mensagempor Rudolf » 05 Dez 2011 11:05

Antes de mais nada, gostaria de agradecer ao Marcos Quito pelas informações disponibilizadas. Aprendi de monte!

Tenho um Biloute com 1m de envergadura (não me lembro qual o tamanho da corda), perfil Naca 4412, um leve diedro e menos de 400g de peso total. Ontem consegui pegar umas térmicas com ele e gostei da brincadeira :)

Gostaria de saber se haveria um acréscimo palpável na sustentação se colocar um winglet nele. Se sim, qual seria a forma e dimensões desse winglet? Se precisar, de noite meço a corda.

Valeu :)

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Mensagempor Marcos Quito » 10 Dez 2011 22:28

Olá Rudolf,

Obrigado pelos elogios.
Desculpe a demora, fiquei ausente um pouco.
Então cara, winglet é uma coisa difícil.
O mesmo que eu estava explicando para o Arthur sobre cordas de 100mm...

A atuação de winglets foi comprovada em modelos escala cheia e aviões comerciais.
Mas se você observar não existem modelos planadores de competição com winglets. A classe F3J que representa tudo de bom em se tratando de razão de planeio e velocidade de queda, não tem winglet. São modelos moldados, em fibra de carbono, coisa bastante sofisticada, e de 3 metros de envergadura.

Com isto quero dizer : Se vc colocar winglet no seu modelo de 1 metro, está colocando estética e um belo freio, nada mais. Se achar que o freio paga a estética, vá em frente.

Sobre as cordas de 100mm quero dizer que é MUUUUUITO complicado fazer corda menor que 200mm "na mão". Isto é coisa de molde em CNC.
Na mão, a coisa vai ficar parecida com um pequeno tijolo.
Sem menosprezar a capacidade individual de construção, mas precisa muita precisão para ficar bom.

Com isto, quero dizer, use cordas a partir de 200mm e seja feliz. Terá um modelo resistente e eficiente. Menos que isto começa a sofrer, tanto em performance como em resistência.
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!


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