Taboo GT

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
Omar Grassetti
membro
Mensagens: 1994
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
Localização: sp

Mensagem por Omar Grassetti »

Pó de balsa é um caso sério mesmo. Devo ter pó de balsa até nas veias de tanto que já lixei a dita cuja.

Uma forma de minorar o problema é trabalhar a peça com a faca ou plaina até quase chegar ao formato final, e aí sim entrar com a lixa para dar o acabamento. Trabalhada dessa forma a balsa também fica muito menos sujeita a deformações futuras.
Avatar do usuário
Marcio
membro
Mensagens: 670
Registrado em: Qui Dez 02, 2004 7:02 pm

Mensagem por Marcio »

Aproveitando o embalo...... alguem já teve conhecimento de algum estudo referente aos efeitos do pó de balsa, cianoacrilato, epoxi, etc na saude, qual a melhor maneira de se proteger desses problemas ?
Avatar do usuário
ATARI
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 2619
Registrado em: Seg Mai 10, 2004 7:13 pm
Localização: SP-SP
Contato:

Mensagem por ATARI »

Marcio escreveu:Aproveitando o embalo...... alguem já teve conhecimento de algum estudo referente aos efeitos do pó de balsa, cianoacrilato, epoxi, etc na saude, qual a melhor maneira de se proteger desses problemas ?


pelos estudos feitos e comprovados...

todos q mexem por um longo tempo com esse material

dificilmente deixam de ficar sem ...

e so olhar pra gente.... heheheheh
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4337
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Mensagem por gustabmo »

Omar Grassetti escreveu:Uma forma de minorar o problema é trabalhar a peça com a faca ou plaina até quase chegar ao formato final, e aí sim entrar com a lixa para dar o acabamento. Trabalhada dessa forma a balsa também fica muito menos sujeita a deformações futuras.

Omar,

Nada como aprender com alguem que tem balsa correndo nas veias :D
Voce poderia explicar o porque dessa afirmacao que eu pus em negrito acima???
Gustavo - São Paulo/SP
Avatar do usuário
Nuno Alves Pereira
membro
Mensagens: 381
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 11:35 am
Localização: Curitiba / Paraná

Tem um amigo de um amigo meu.....

Mensagem por Nuno Alves Pereira »

Pessoal é sério, tem um amigo de um amigo meu... que teve problemas causados por pó de balsa em altas doses (hahhahaha). Sério povo o cara partiu dessa pra melhor, era amigo do Rafael Mettring aqui do fórum.
:lol: p***a, usar uma mascara simples e um óculos de proteção não custa nada né....


Nuno
Candidato a CIPA do evôo. :roll:
felipe_curvello
membro
Mensagens: 499
Registrado em: Qui Fev 12, 2004 1:54 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: Tem um amigo de um amigo meu.....

Mensagem por felipe_curvello »

Nuno Alves Pereira escreveu:Pessoal é sério, tem um amigo de um amigo meu... que teve problemas causados por pó de balsa em altas doses (hahhahaha). Sério povo o cara partiu dessa pra melhor, era amigo do Rafael Mettring aqui do fórum.
:lol: p***a, usar uma mascara simples e um óculos de proteção não custa nada né....


Nuno
Candidato a CIPA do evôo. :roll:



Pelo pó da balsa mesmo ?
Sei não ...
O Sr. Almir, lá da ACA, tá em plena forma ... nem sei ao certo a idade dele ... de repente o Paulo Laert pode dizer ... mas ele está aí: firme e forte !!! Quanto ele já não deve ter cheirado de pó de BALSA ?!
Avatar do usuário
Omar Grassetti
membro
Mensagens: 1994
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
Localização: sp

Mensagem por Omar Grassetti »

Gustavo,
a balsa possue microfilamentos ôcos que também são responsaveis em parte pela sua baixa densidade, com a ação da lixa esses filamentos são alterados e amassados. Isso torna-a mais frágil e mais suscetivel a açao da umidade e a variaçnao de temperatura. empenando com facilidade.

Felipe,
O sr. Almir (se for o que eu estou pensando) é um grande aeromodelista e teve grande atuação nos velhos tempos. Se ele sobreviveu até agora ao pó de balsa, então estamos todos garantidos.
Avatar do usuário
REmery
membro
Mensagens: 71
Registrado em: Sáb Mar 05, 2005 10:54 pm
Localização: Cachoeiro de Itapemirim - ES

Mensagem por REmery »

Se pó de balsa faz mal, imagina então com cola epoxi!

Acho que estou morto porque respiro esta porcaria a exatos 34 anos.

Tô quase aposentando! Ou MORTO!
REmery :P :P :P :P
Avatar do usuário
Omar Grassetti
membro
Mensagens: 1994
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
Localização: sp

Mensagem por Omar Grassetti »

REmery,

O maior perigo da resina epoxy é o contato prolongado com a pele. Isso se acumula com o tempo e pode provocar graves danos a saúde. O contato com os olhos pode até cegar.

Epoxy, só com luva!

O pior pó mesmo é o do microbaloon que dá de 10 no pó de amiânto em perigo para a saúde.

O pó da massa epoxy tem epoxy e amiânto, outro pepino!

Fico com a balsa, que é aeromodelismo natureba!
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4337
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Mensagem por gustabmo »

Omar Grassetti escreveu:a balsa possue microfilamentos ôcos que também são responsaveis em parte pela sua baixa densidade, com a ação da lixa esses filamentos são alterados e amassados. Isso torna-a mais frágil e mais suscetivel a açao da umidade e a variaçnao de temperatura. empenando com facilidade.

Bela explicacao, Omar!
Agora vejo que realmente vou precisar de uma plaina! :roll:
Gustavo - São Paulo/SP
Responder