Cauda em "V"

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.

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Roberto M Besser
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Cauda em "V"

Mensagempor Roberto M Besser » 24 Mar 2005 10:08

E aee pessoal !

Para desespero de vcs, estou voltado pro aero, auto é muito bom mas precisa ter nascido em berço de ouro pra manter aquilo, afe !!

Já estou com um aero glow, um Águia 40 com OS46SF pipado e um rádio JR MAX66 PCM. Vou aprontar uns planadores e umas Zagis... :)

Prigunto, qual a vantagem, desvantagem ou a diferença da cauda em "V" para a cauda convencional? Gera menos arrasto?

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Mensagempor Edgard » 24 Mar 2005 10:28

Muito bom tê-lo de volta.

A cauda em V tem uma serie de vantagens,
- Sofre menos turbulência da asa,
- Faz a construção da cauda mais leve que a convencional,
- Tem menos tendência de danos no pouso no mato (ou lugares assim)

Acho que a única desvantagem é que tem que ter mixer.

Meu próximo planador terá cauda em V
Caso seja necessário, cliquem no denunciar, o resto pode deixar que a administração se preocupa

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Roberto M Besser
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Mensagempor Roberto M Besser » 24 Mar 2005 11:34

Valeu Edgard !

É que nesta semana ou na próxima irei levar meu Paraty para um amigo meu arrumar a cagada q e fiz e vou pedir para ele colocar a cauda em "V" mesmo.

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Mensagempor alexcmag » 24 Mar 2005 11:41

Eu acrescentaria mais duas desvantagens da cauda em V, mas nada que atrapalhe muito na prática:

1) Ao fazer uma curva as superfícies geram torque no sentido oposto à rolagem desejada (resolvi isto fazendo cauda em A :P)

2) Se deixar o ângulo muito grande fica com muito efeito de profundor, muito pequeno fica com muito efeito de leme, isto pode ser facilmente resolvido ajustando o ângulo ou usando dual-rate no canal que estiver com excesso de comando, ou ajustando o dedo pra não abusar nos comandos
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Mensagempor gustabmo » 24 Mar 2005 11:45

alexcmag escreveu:1) Ao fazer uma curva as superfícies geram torque no sentido oposto à rolagem desejada

Esse torque é insignificante dado o pouco "braço" do torque, e lembre-se que leme de cauda convencional tem o mesmo efeito!
Gustavo - São Paulo/SP

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Mensagempor gustabmo » 24 Mar 2005 11:46

O mais importante é: cauda em V é muito mais bonito! :wink:
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Mensagempor alexcmag » 24 Mar 2005 12:01

gustabmo escreveu:
alexcmag escreveu:1) Ao fazer uma curva as superfícies geram torque no sentido oposto à rolagem desejada

Esse torque é insignificante dado o pouco "braço" do torque, e lembre-se que leme de cauda convencional tem o mesmo efeito!


Sim, concordo que o torque é insignificante, por isto que escrevi que atrapalha pouco na prática.

As caudas em A aparentemente acabam gerando o efeito contrário e fazendo uma curva mais coordenada, mas também é muito difícil perceber.

A cauda convencional tem efeito um pouco menor porque geralmente a área de leme é menor que a área das superfícies do V, acho que só em alguns acrobáticos já ouvi alguém reclamar de dar leme para um lado (sem mover o aileron) e o modelo girar pro outro.

Mas qualquer ângulozinho mínimo de diedro ou uma asa um pouco maior já faz o modelo virar pro lado certo independente deste torque.

Mas concordo, cauda em V é legal, e gosto muito de fugir do comum. E faço mixer de montão pros meus modelinhos... :P
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Mensagempor Omar Grassetti » 24 Mar 2005 12:04

Gustavo, também acho lindo, vai ver que é por isso que eu gosto de ver aquele seu planador voando.

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Mensagempor alexcmag » 24 Mar 2005 12:06

Omar Grassetti escreveu:Gustavo, também acho lindo, vai ver que é por isso que eu gosto de ver aquele seu planador voando.


A cauda do Stradivarius também é linda.

Aliás, este papo de achar a cauda dos outros linda tá ficando meio estranho, melhor parar por aí.

Besser, faça a cauda em V mesmo, se precisar de mixer fale comigo.
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Mensagempor a1a_terabyte » 26 Mar 2005 11:09

Eu sempre coloco um angulo de 110° entre as semi asas da cauda em V, acho é o angulo onde se tem o melhor compromisso estab/leme.

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Mensagempor Omar Grassetti » 26 Mar 2005 13:01

110º é um ângulo usado em mutos modelos, conclui-se que deve ser uma medida testada e aprovada. Se eu fosse desenhar um cauda em V eu usaria 110º também. Isso vai dar uma áreas projetada no estabilizador maior do que a área projetada no leme, com 90º teriamos as áreas iguais. Faz sentido.

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Roberto M Besser
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Mensagempor Roberto M Besser » 28 Mar 2005 01:47

Valeu pelas respostas !!

Vou usar a cauda em V mesmo, segundo Mark Drela para converter uma cauda convencional para cauda em "V":

Area_vtail = Area_vertical + Area_horizontal
Ângulo = arctan[ sqrt( Area_vertical / Area_horizontal ) ]

http://www.charlesriverrc.org/articles/design/markdrela_vtailsizing.htm

Ah, a cauda que acho mais bonita é a "T" !!!

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Danangeli
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Mensagempor Danangeli » 01 Abr 2005 14:28

Amigos, que tipo de comandos favoreceria uma pilotagem + segura num planador,Aileron/Profundor ou Leme/Profundor???
O ideal seria Aileron/Leme/Profundor??

Valeu!!!!!

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Mensagempor felipe_curvello » 01 Abr 2005 14:43

Danangeli,

Em outras oportunidades, já haviamos falado muito sobre este assunto. Mas acho que foi no sistema antigo do forúm, cujo conteúdo foi perdido.
Resumindo: chegou-se a conclusão que uma asa com poliedro bem generoso (sem aileron), profundor e leme são mais que suficientes para planadores.
Até mesmo pelo fato de que, com este tipo de modelo, costuma-se voar bem alto, o que dificultaria a visialização para uma boa coordenação de aileron/leme nas curvas.
Bom, como disse, esta conclusão não é minha, mas do pessoal que discutiu amplamente este assunto, naquela época.
Porém, de minha parte, posso dizer que concordo plenamente ... não sinto a menor falta de aileron em planador ...

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Mensagempor felipe_curvello » 01 Abr 2005 14:48

Peraí ! Antes que alguém reclame: falei isso para planadores termais !!
Para colina, a coisa muda completamente de figura.
Neste caso, valeria ser aileron e profundor. Se puder ter o leme, também, melhor, senão esses dois já bastam.

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Mensagempor felipe_curvello » 01 Abr 2005 14:50

Mais uma vez me remendando:
Isso se você quizer algumas acrobacias ...
Pois um modelo sem aileron também voaria bem na colina ...

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Edgard
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Mensagempor Edgard » 01 Abr 2005 16:15

Resumindo:

Planador para térmica - Leme + Profundor
Planador para encosta - Aileron + Profundor

Planador polivalente - Aileron + leme + profundor + flap

Tudo depende do uso e do tamanho do planador
Caso seja necessário, cliquem no denunciar, o resto pode deixar que a administração se preocupa

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Mensagempor Danangeli » 01 Abr 2005 16:24

Edgard escreveu:Resumindo:

Planador para térmica - Leme + Profundor
Planador para encosta - Aileron + Profundor

Planador polivalente - Aileron + leme + profundor + flap

Tudo depende do uso e do tamanho do planador




Obrigado, Felipe e Edgard.......mas qual é a função do flap? é aquela superfície móvel perto da raiz da asa?

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Mensagempor Edgard » 01 Abr 2005 16:30

Danangeli escreveu:
Edgard escreveu:Resumindo:

Planador para térmica - Leme + Profundor
Planador para encosta - Aileron + Profundor

Planador polivalente - Aileron + leme + profundor + flap

Tudo depende do uso e do tamanho do planador




Obrigado, Felipe e Edgard.......mas qual é a função do flap? é aquela superfície móvel perto da raiz da asa?


É isso mesmo e serve basicamente pra frear o planador
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Mensagempor Danangeli » 01 Abr 2005 16:42

É isso mesmo e serve basicamente pra frear o planador[/quote]




.......frear!?.........mas apenas para o pouso? ou às vezes é nescessário freá-lo em vôo em algumas circunstâncias??

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Mensagempor felipe_curvello » 01 Abr 2005 17:04

Na verdade, o Flap faz com que a asa fique ainda mais "concava" no intradorso.
Isto gera mais arrasto (faz "frear") e também gera maior sustentação. Devido ao novo perfil formado, o ar passa muito mais lento na parte de baixo da asa, ficando muito mais concentrado nesta região.
Já, por cima da asa, como o perfil é o mesmo, a velocidade de escoamento do ar nesta região não se altera. Resultado ? A pressão por baixo da asa fica ainda maior que por cima. Mais ainda do que era antes. Logo, dá maior sustenção ...
Ou seja, se você está fazendo o ar passar mais lento do que passava anteriormente (com o flap em 0), em baixo da asa, pode se dar ao luxo de ter arrasto e voar a menor velocidade.
E para que serve isso ?
Para um pouso, digamos, mais tranquilo, por exemplo.

Acho que é mais ou menos por aí ... estou certo mestres ?!

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Mensagempor Danangeli » 01 Abr 2005 20:11

ok......então ele faz dar mais sustentação!

eu achava que era tipo um aileron só que na raiz da asa...mas na verdade fica na "parte de baixo" da asa, e não no B.fuga?! é isso mesmo?????

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Mensagempor alexcmag » 01 Abr 2005 21:23

Danangeli escreveu:ok......então ele faz dar mais sustentação!

eu achava que era tipo um aileron só que na raiz da asa...mas na verdade fica na "parte de baixo" da asa, e não no B.fuga?! é isso mesmo?????


Pode ficar no bordo de fuga (flap normal) ou embaixo da asa (flap ventral).

Em aviões grandes também é usado para diminuir a velocidade de decolagem. Nestes casos geralmente usa-se uns 10 a 15 graus de flap na decolagem e uns 25 a 30 graus no pouso, mas isto é indicado no manual.
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Mensagempor alexcmag » 01 Abr 2005 21:25

Besser,

Estou com mixer pronto, se quiser pode pegar no domingo, ou me mande MP para combinar. Custa 30,00.
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Mensagempor Danangeli » 05 Mai 2005 13:47

alexcmag escreveu:Besser,

Estou com mixer pronto, se quiser pode pegar no domingo, ou me mande MP para combinar. Custa 30,00.





Alex, teria um desses pra me vender?


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