Como colar longarinas de fibra de vidro no isopor?

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.

Moderador: Alvaro Sala

Ericfly
membro

Como colar longarinas de fibra de vidro no isopor?

Mensagempor Ericfly » 16 Jul 2007 00:01

Uso longarinas de fibra de vidro em asas de isopor já por pelo menos 2 anos.
Geralmente colava com epoxi ou cola quente. Com cola quente é rápido e fácil de aplicar, além de ser fácil alisar com uma régua de aço, enquanto ainda está quente. Mas com o tempo voce descobre dois problemas: Descola facilmente, ou seja, depois de algumas horas de vôo as longarinas simplesmente descolam e ficam deslizando livremente sobre a cola, e a asa fica mole, literalmente. Isto nao é muito legal de descobrir quando se está voando... :? :? :?
O outro inconveniente é que é bem pesado... Mais do que se imagina.
O epóxi geralmente nao descola com o tempo, mas tem outras questoes:
1 - é mais difícil de aplicar sem sujar as maos, melecar a asa ou nao passar direito, colando mal.
2 - é caro
3 - se voce quiser usar ele para preencher espaços, o que no caso das longarinas é muito importante, senao nao segura direito no isopor e ele se quebra ao lado da cola, além de acabar custando caro vai ficar beeem pesado.

Nos EUA costumam usar "Gorilla Glue", uma espécie de cola de poliuretano que não é daqueles sprays de espuma, mas ele sofre expansão em contato com umidade. Dizem que é muito bom, pois ao se expandir ele acaba penetrando profundamente no isopor, como que criando raízes, e então a longarina fica muito bem colada mesmo, como que sendo parte da asa. Eu nunca encontrei cola semelhante a esta no BR. Já encontrei até cola de poliuretano (parece uma cola de silicone, mas nao é, vende em tubo daqueles parecidos com os de silicone, no Leroy Merlin), mas nao tem nada a ver com a "Gorilla Glue". Se alguém conhece um semelhante nacional, por favor me diga! Ah, nao sei se a Gorilla Glue corrói o EPS que usamos, pois lá eles usam no EPP, que tem características diferentes (aguenta o Goop, por exemplo, que ataca o nosso EPS. Quem quiser comprar Goop no BR, nao tem, mas nas casas de aero tem o Zap-a-dap-a-Goo, que é a mesma coisa)

Bem, chega de enrolação. Encontrei um produto muito legal para colar as tais longarinas, sem cheiro nem frescuras, e ainda é fácil de aplicar e bom preenchedor de espaços. Antigamente chamava-se "Prá quê prego?", agora chama-se "Não mais pregos", mas é a mesma coisa, da Pattex. Uma bisnaga de 85g dá para "longarinar" em cima e embaixo umas 3 ou 4 asas e custa uns 8 a 11 reais, dependendo do lugar.
segue anexo uma foto.
Tenho usado e realmente cola muito fortemente a longarina de fibra, mesmo lisa, sem lixar antes para aumentar o agarre.

Se alguém tiver mais alguma dica sobre o assunto deste tópico, por favor poste!

Eric
Anexos
Nao_mais_prego_low.jpg
Nao_mais_prego_low.jpg (22.97 KiB) Exibido 12661 vezes

hermannet
membro

Mensagempor hermannet » 16 Jul 2007 00:38

aonde tu comprou?

harpia
membro
Contato:

Mensagempor harpia » 16 Jul 2007 06:54

Boa dica Eric.

Já vi dessas colas no Carrefour e outras lojas do ramo, mas nunca pensei em usá-la na construção dos aeromodelos.
Como fica a cola depois de curada? adquiri rigidez ou fica flexível?
Edson

Ferrarinha
membro

Mensagempor Ferrarinha » 16 Jul 2007 08:51

Eryc , sempre usei cola de isopor . Faço os sulcos no isopor , passo um pouco da cola de isopor dentro e em seguida afundo a vareta de fibra de vidro .
É preciso esperar segurando por uns 3 minutos , e para voar recomendo esperar 24H.
O resultado é muito bom , e dura a vida toda , recentemente fui arrancar as varetas de uma asa velha , estava impossível reaproveitar algo rsr .

Tropsoide
membro

Mensagempor Tropsoide » 16 Jul 2007 09:38

Olá Ferrarinha descreva por favor sua tecnica, comprei um kit da AMB e no manual que me enviaram pedem para colar a longarina de 2 mm fazendo um sulco de 3 mm d profundidade e o preenchendo com cola de Isopor de bico fino,
só que fiz uns testes e 3mm com estilete fica dificil colocar a vareta no sulco.

Ferrarinha
membro

Mensagempor Ferrarinha » 16 Jul 2007 11:22

Tropsoide , eu faço a marca com caneta onde farei o sulco , depois de posse de uma chave de fenda vou passando (rasgando o isopor) no sentido longitudinal até chegar em uma profundidade que caiba a vareta.
Depois passo cola de isopor lá dentro do sulco e colo a longarina.
Já usei este processo até para fazer longarina com bambús de 6mm em asa de planador de 2 metros.

Ericfly
membro

Mensagempor Ericfly » 16 Jul 2007 11:25

ola Harpia,

após curado, fica bem firme, mas tem alguma flexibilidade, ou seja, vergando a vareta que arranquei do isopor (e veio chaia de isopor grudado), não racha nem descola.

Eric

Ericfly
membro

Mensagempor Ericfly » 16 Jul 2007 12:46

[quote:8a133d9754="Ferrarinha"]Tropsoide , eu faço a marca com caneta onde farei o sulco , depois de posse de uma chave de fenda vou passando (rasgando o isopor) no sentido longitudinal até chegar em uma profundidade que caiba a vareta.
Depois passo cola de isopor lá dentro do sulco e colo a longarina.
Já usei este processo até para fazer longarina com bambús de 6mm em asa de planador de 2 metros.[/quote:8a133d9754]
Isso nao detona com o acabamento?
eu costumo passar, com uma régua de aço como guia, a ponta do ferro de solda, derretendo assim o sulco.

Tropsoide
membro

Mensagempor Tropsoide » 16 Jul 2007 12:58

Tenho feito alguns testes cortando com estilete em varias profundidades, dá trabalho para enfiar a vareta na ranhura, vou fazer um teste com oferro de solda como diz o Ericfly e tambem com o arco de corte, postarei o resultado. Estou meio preocupado que a asa (planador de 2 metros) isopor comum vá ficar muito flexivel creio ser necessario colocar uma vareta em baixo, uma em cima e uma no bordo de ataque, pôr ser a vareta de 2mm leve,de repente pode dar certo.

amb_golden
membro
Contato:

Mensagempor amb_golden » 16 Jul 2007 18:04

[quote:54d9443485="Tropsoide"]Olá Ferrarinha descreva por favor sua tecnica, comprei um kit da AMB e no manual que me enviaram pedem para colar a longarina de 2 mm fazendo um sulco de 3 mm d profundidade e o preenchendo com cola de Isopor de bico fino,
só que fiz uns testes e 3mm com estilete fica dificil colocar a vareta no sulco.[/quote:54d9443485]

Dificil nada..., as vezes é dificil colocar a leitura na prática.
Fiz um video colocando uma, veja:

http://www.youtube.com/v/LNnEjjIBsZ8
«:::Alexandre:::»

Tropsoide
membro

Mensagempor Tropsoide » 16 Jul 2007 18:22

Opa ....muito bom o video tirou minhas duvidas. Acontece que o Kit da AMB é uma jóia de corte, estava cheio de dedos para não estragar então peguei outros tipos de isopor e fiz uns testes pra quando for fazer na original não correr o risco de estragar, A vareta que veio tem menos um pouco que 2 mm,então aproveitando que ambgoldem está na escuta pergunto: devo colocar varetas uma de cada lado? numa posição mais ou menos 1/3 da corda da asa ? ou apenas onde já tem o sulco.
O filme foi elucidativo porque eu ia emendar primeiro a asa para depois colocar a vareta se bem que na minha opinião da na mesma

amb_golden
membro
Contato:

Mensagempor amb_golden » 16 Jul 2007 19:06

[quote:2a5877d5db="Tropsoide"]Opa ....muito bom o video tirou minhas duvidas. Acontece que o Kit da AMB é uma jóia de corte, estava cheio de dedos para não estragar então peguei outros tipos de isopor e fiz uns testes pra quando for fazer na original não correr o risco de estragar, A vareta que veio tem menos um pouco que 2 mm,então aproveitando que ambgoldem está na escuta pergunto: devo colocar varetas uma de cada lado? numa posição mais ou menos 1/3 da corda da asa ? ou apenas onde já tem o sulco.
O filme foi elucidativo porque eu ia emendar primeiro a asa para depois colocar a vareta se bem que na minha opinião da na mesma[/quote:2a5877d5db]

Isso mesmo, deve se colocar uma em cima e outra em baixo. Apesar de eu ter feito o vídeo com meia asa o correto é colocar a longaria após unir as duas asas com epoxi, Abç.
«:::Alexandre:::»

malbe
membro

Mensagempor malbe » 18 Jul 2007 14:12

Ja conheco essa cola mas nunca utilizei em aeromodelismo. Ela realmente tem muitos atrativos, ja que sua base é agua, sujou o dedo basta lavar pra tirar com muita facilidade, alem de permitir que vc modele e se necessario, aplique lixa.

As asinhas que comprei vieram coladas com resina e para um acabamento mais refinado, ao longo de toda longarina foi usada fita que ajudou a manter a posicao da fibra de vidro e uniformidade na distribuicao da resina, ficando a superficie bem lisa.

Luiz Antonio
membro

Re: Como colar longarinas de fibra de vidro no isopor?

Mensagempor Luiz Antonio » 21 Set 2007 07:56

[quote:796b849712="Ericfly"]Uso longarinas de fibra de vidro em asas de isopor já por pelo menos 2 anos.
Geralmente colava com epoxi ou cola quente. Com cola quente é rápido e fácil de aplicar, além de ser fácil alisar com uma régua de aço, enquanto ainda está quente. Mas com o tempo voce descobre dois problemas: Descola facilmente, ou seja, depois de algumas horas de vôo as longarinas simplesmente descolam e ficam deslizando livremente sobre a cola, e a asa fica mole, literalmente. Isto nao é muito legal de descobrir quando se está voando... :? :? :?
O outro inconveniente é que é bem pesado... Mais do que se imagina.
O epóxi geralmente nao descola com o tempo, mas tem outras questoes:
1 - é mais difícil de aplicar sem sujar as maos, melecar a asa ou nao passar direito, colando mal.
2 - é caro
3 - se voce quiser usar ele para preencher espaços, o que no caso das longarinas é muito importante, senao nao segura direito no isopor e ele se quebra ao lado da cola, além de acabar custando caro vai ficar beeem pesado.

Nos EUA costumam usar "Gorilla Glue", uma espécie de cola de poliuretano que não é daqueles sprays de espuma, mas ele sofre expansão em contato com umidade. Dizem que é muito bom, pois ao se expandir ele acaba penetrando profundamente no isopor, como que criando raízes, e então a longarina fica muito bem colada mesmo, como que sendo parte da asa. Eu nunca encontrei cola semelhante a esta no BR. Já encontrei até cola de poliuretano (parece uma cola de silicone, mas nao é, vende em tubo daqueles parecidos com os de silicone, no Leroy Merlin), mas nao tem nada a ver com a "Gorilla Glue". Se alguém conhece um semelhante nacional, por favor me diga! Ah, nao sei se a Gorilla Glue corrói o EPS que usamos, pois lá eles usam no EPP, que tem características diferentes (aguenta o Goop, por exemplo, que ataca o nosso EPS. Quem quiser comprar Goop no BR, nao tem, mas nas casas de aero tem o Zap-a-dap-a-Goo, que é a mesma coisa)

Bem, chega de enrolação. Encontrei um produto muito legal para colar as tais longarinas, sem cheiro nem frescuras, e ainda é fácil de aplicar e bom preenchedor de espaços. Antigamente chamava-se "Prá quê prego?", agora chama-se "Não mais pregos", mas é a mesma coisa, da Pattex. Uma bisnaga de 85g dá para "longarinar" em cima e embaixo umas 3 ou 4 asas e custa uns 8 a 11 reais, dependendo do lugar.
segue anexo uma foto.
Tenho usado e realmente cola muito fortemente a longarina de fibra, mesmo lisa, sem lixar antes para aumentar o agarre.

Se alguém tiver mais alguma dica sobre o assunto deste tópico, por favor poste!

Eric[/quote:796b849712]

Ericfly
Essa cola utilizo em meu trabalho, mas ela demora muito para secar, a cura leva bastante tempo. Vc tem utilizado esta cola?..o que achou?..substitui a cola epox ?
abs
Niterói-RJ

Prego
membro

Mensagempor Prego » 21 Set 2007 08:26

Eu faço como o Alexandre... na verdade foi ele quem me ensinou quando comprei o Cessna dele...

Realmente não achei nenhum jeito mais fácil e barato que esse...
Helis 100 e 500/Parapente/Tucano/Spitfire/P-51/AMX/F-14/F-16/F-22/F-35/Mirage2000/Zagis 85-100-120/Reptile 500

motta
membro
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagempor motta » 21 Set 2007 11:55

Bom dia Erick,
a cola que estas procurando é cola pu mono-componente eu recebi dois tubos a ainda tenho um mas já deve estar vencido, mas tem aqui no Brasil um pessoal fabricando uma cola pu bi-componente que usei e é muito boa para isto, seca em 3 horas custava 44 reais dois litros com o catalizador, se quiseres posso encomendar e te passar um litro, para chapear asas é a melhor que usei, até melhor do que a epóxi, leve e cola muito bem, no processo de enraizar na madeira e no isopor.
Pessoal ao colocarmos as varetas na asa, quanto maior a distância entre elas maior sera a resistencia, procurem colar de maneira que esconda a vareta com o minimo de afundamento.

abraços motta.

ricardo.felipelli
membro

Mensagempor ricardo.felipelli » 21 Set 2007 14:20

[quote="amb_goldenFiz um video colocando uma, veja:

http://www.youtube.com/v/LNnEjjIBsZ8[/quote]

Ótima explicação Alexandre,

Você pode dar mais referências sobre essa cola ??

E se após " afundar a fibra de vidro no isopor ele "fecha" o rasgo por onde passou a mesma ???
Run, live to fly, fly to live, do or die
(Won't you?) run, live to fly, fly to live, Aces high

Ericfly
membro

Mensagempor Ericfly » 21 Set 2007 16:29

Motta, me passa o nome do fabricante e o codigo desta cola q eu procuro por aqui, o frete vai ser mais barato.
Abs

Eric

Ericfly
membro

Mensagempor Ericfly » 21 Set 2007 16:32

[quote:bef60d6c4a="Luiz Antonio"]
Ericfly
Essa cola utilizo em meu trabalho, mas ela demora muito para secar, a cura leva bastante tempo. Vc tem utilizado esta cola?..o que achou?..substitui a cola epox ?
abs[/quote:bef60d6c4a]

Ola Luiz, para algumas aplicacoes, principalmente com isopor, substitui sim o epoxi. apenas lembre q esta cola perde volume ao secar, a epoxi não (ja q não seca, reage apenas).
Demora mesmo, acho q algumas horas, mas sempre deixo secar de um dia para o outro.

motta
membro
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagempor motta » 21 Set 2007 17:36

[quote:3c2fd63053="Ericfly"]Motta, me passa o nome do fabricante e o codigo desta cola q eu procuro por aqui, o frete vai ser mais barato.
Abs

Eric[/quote:3c2fd63053]

ok , já mandei por privado só não sei se o fabricante ainda esta fabricando este tipo de cola,eu teria que ter mandado a que tenho aqui para ele verificar que componentes usava para fabricar uma similar, derrepente eu mando para ti se acharmos ele e entregas para ele tentar copiar esta mono componente já que a dele é bi.

abraços motta

FernandoArt
membro

Re:

Mensagempor FernandoArt » 19 Jun 2016 22:47

motta escreveu:[quote:3c2fd63053="Ericfly"]Motta, me passa o nome do fabricante e o codigo desta cola q eu procuro por aqui, o frete vai ser mais barato.
Abs

Eric[/quote:3c2fd63053]

ok , já mandei por privado só não sei se o fabricante ainda esta fabricando este tipo de cola,eu teria que ter mandado a que tenho aqui para ele verificar que componentes usava para fabricar uma similar, derrepente eu mando para ti se acharmos ele e entregas para ele tentar copiar esta mono componente já que a dele é bi.

abraços motta

Acho que ele se refere a esta aqui... http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... isopor-_JM
:P :P :P :P :P :P :P :P

Rensanches
membro

Mensagempor Rensanches » 05 Mai 2017 14:31

Utilizo cola branca PVA - embalagem/rótulo azul. (não escolar q que é rótulo vermelho) não descola, a cola gruda tanto no isopor como na vareta, além disso a cola é flexível. (não quebra).
Renato Sanches

LaercioLMB
membro

Re:

Mensagempor LaercioLMB » 05 Mai 2017 23:43

Ferrarinha escreveu:Eryc , sempre usei cola de isopor . Faço os sulcos no isopor , passo um pouco da cola de isopor dentro e em seguida afundo a vareta de fibra de vidro .
É preciso esperar segurando por uns 3 minutos , e para voar recomendo esperar 24H.
O resultado é muito bom , e dura a vida toda , recentemente fui arrancar as varetas de uma asa velha , estava impossível reaproveitar algo rsr .

Idem, apoio 100% o uso de cola de isopor para as varetas de fibra de vidro na asa.
Aliás, eu uso a cola de isopor em tudo no aeromodelo, inclusive para colar a parede de fogo de madeira na fuselagem.
Cola de isopor não é exclusiva para isopor, é uma cola de contato que não ataca o isopor e de custo bem baixo.
Mas se atente em um detalhe, cola de isopor é cola de contato, não é cola instantânea e por tanto, com exceção das varetas como longarinas, temos que aplicar pouca cola em ambas as partes e serem coladas, nunca em uma parte só, esperar uns 5 min. no máximo e unir as partes, pois se colocar a cola e já unir as partes, poderá levar até 72 h para que a cola seque bem.
Outro detalhe, se colocar cola demais, irão levantar bolhas de ar já que o diluente da cola de isopor é álcool e ele tende a evaporar, só que a cola cria uma camada rapidamente na superfície, impedindo do álcool evaporar se a quantidade de cola for grande e irão surgir bolhas na cola que realmente são um saco de serem retiradas depois.

Outro detalhe muito importante, quanto mais rápido a cola seca, menos eficaz ela se tornará.
Motivo?
Simples; a maioria não sabe que o trabalho da cola não é juntar os materiais e mantê-los unidos e sim criar uma ancoragem entre esses materiais.
Como assim?
A maioria dos materiais não vemos, mas são porosos e a cola tem que penetrar nesses poros para criar a ancoragem necessária para que ao secar, fique agarrada em ambas as partes e se a secagem da cola for muito rápida, ela não terá tempo de penetrar bem em todos os poros da peça e criar uma boa ancoragem entre elas.
Um exemplo?
Pegue duas tábuas e encoste uma na outra e coloque um prego transpassando elas. Esse prego irá criar uma ancoragem entre as tábuas, dificultado que elas se separem.
Se você colocar dois pregos, irá dificultar ainda mais separar as tábuas.
Se encher de pregos, será quase impossível separar as tábuas e o mesmo vale para a cola entre as tábuas, quanto mais rápido ela secar, menos tempo terá se penetrar nos poros da madeira e com isso, seria como diminuir cada vez mais a quantidade de pregos que irão formar a ancoragem entre elas.
Quando uma cola começa a secar, cria uma película na superfície e essa película impede da cola continuar aderindo (penetrando) nos poros da peça e com isso, diminuindo cada vez mais a qualidade de união entre as peças.
Mas por que então fazem colas de secagem rápida?
Por que o povo está ficando cada vez mais preguiçoso de esperar a cola secar e não está se importando com a qualidade da união entre as peças e as fábricas irão vender mais cola já que é sabido que a união das peças não irá durar muito e logo terá que ser colado de novo e com isso, vendendo mais cola.

PS: Você viu a data que esse tópico foi criado? Tem gente que fez parte desse tópico que nem existe mais no mundo, já partiu a um bom tempo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

henrique_sc
membro

Mensagempor henrique_sc » 15 Nov 2017 21:01

costumava usar cola de madeira mesmo. laercio quem foi voar livremente pelos ares?

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 15 Nov 2017 23:05

henrique_sc escreveu:costumava usar cola de madeira mesmo. laercio quem foi voar livremente pelos ares?

Sei lá.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

Voltar para “Planadores e afins”