Como colar longarinas de fibra de vidro no isopor?

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
Ericfly
membro
Mensagens: 1490
Registrado em: Sáb Set 20, 2003 8:56 pm
Localização: Ottawa, ON Canada

Como colar longarinas de fibra de vidro no isopor?

Mensagem por Ericfly »

Uso longarinas de fibra de vidro em asas de isopor já por pelo menos 2 anos.
Geralmente colava com epoxi ou cola quente. Com cola quente é rápido e fácil de aplicar, além de ser fácil alisar com uma régua de aço, enquanto ainda está quente. Mas com o tempo voce descobre dois problemas: Descola facilmente, ou seja, depois de algumas horas de vôo as longarinas simplesmente descolam e ficam deslizando livremente sobre a cola, e a asa fica mole, literalmente. Isto nao é muito legal de descobrir quando se está voando... :? :? :?
O outro inconveniente é que é bem pesado... Mais do que se imagina.
O epóxi geralmente nao descola com o tempo, mas tem outras questoes:
1 - é mais difícil de aplicar sem sujar as maos, melecar a asa ou nao passar direito, colando mal.
2 - é caro
3 - se voce quiser usar ele para preencher espaços, o que no caso das longarinas é muito importante, senao nao segura direito no isopor e ele se quebra ao lado da cola, além de acabar custando caro vai ficar beeem pesado.

Nos EUA costumam usar "Gorilla Glue", uma espécie de cola de poliuretano que não é daqueles sprays de espuma, mas ele sofre expansão em contato com umidade. Dizem que é muito bom, pois ao se expandir ele acaba penetrando profundamente no isopor, como que criando raízes, e então a longarina fica muito bem colada mesmo, como que sendo parte da asa. Eu nunca encontrei cola semelhante a esta no BR. Já encontrei até cola de poliuretano (parece uma cola de silicone, mas nao é, vende em tubo daqueles parecidos com os de silicone, no Leroy Merlin), mas nao tem nada a ver com a "Gorilla Glue". Se alguém conhece um semelhante nacional, por favor me diga! Ah, nao sei se a Gorilla Glue corrói o EPS que usamos, pois lá eles usam no EPP, que tem características diferentes (aguenta o Goop, por exemplo, que ataca o nosso EPS. Quem quiser comprar Goop no BR, nao tem, mas nas casas de aero tem o Zap-a-dap-a-Goo, que é a mesma coisa)

Bem, chega de enrolação. Encontrei um produto muito legal para colar as tais longarinas, sem cheiro nem frescuras, e ainda é fácil de aplicar e bom preenchedor de espaços. Antigamente chamava-se "Prá quê prego?", agora chama-se "Não mais pregos", mas é a mesma coisa, da Pattex. Uma bisnaga de 85g dá para "longarinar" em cima e embaixo umas 3 ou 4 asas e custa uns 8 a 11 reais, dependendo do lugar.
segue anexo uma foto.
Tenho usado e realmente cola muito fortemente a longarina de fibra, mesmo lisa, sem lixar antes para aumentar o agarre.

Se alguém tiver mais alguma dica sobre o assunto deste tópico, por favor poste!

Eric
Anexos
Nao_mais_prego_low.jpg
Nao_mais_prego_low.jpg (22.97 KiB) Exibido 25549 vezes
Avatar do usuário
hermannet
membro
Mensagens: 473
Registrado em: Qui Jan 11, 2007 4:03 am
Localização: São Paulo

Mensagem por hermannet »

aonde tu comprou?
Avatar do usuário
harpia
membro
Mensagens: 1000
Registrado em: Sáb Jun 25, 2005 5:26 pm
Localização: Gravatá-PE
Contato:

Mensagem por harpia »

Boa dica Eric.

Já vi dessas colas no Carrefour e outras lojas do ramo, mas nunca pensei em usá-la na construção dos aeromodelos.
Como fica a cola depois de curada? adquiri rigidez ou fica flexível?
Edson
Avatar do usuário
Ferrarinha
membro
Mensagens: 482
Registrado em: Seg Dez 05, 2005 12:01 am
Localização: Minas Gerais

Mensagem por Ferrarinha »

Eryc , sempre usei cola de isopor . Faço os sulcos no isopor , passo um pouco da cola de isopor dentro e em seguida afundo a vareta de fibra de vidro .
É preciso esperar segurando por uns 3 minutos , e para voar recomendo esperar 24H.
O resultado é muito bom , e dura a vida toda , recentemente fui arrancar as varetas de uma asa velha , estava impossível reaproveitar algo rsr .
Tropsoide
membro
Mensagens: 555
Registrado em: Qua Jan 31, 2007 11:33 am
Localização: PREENCHER A SUA LOCALIZAÇÃO

Mensagem por Tropsoide »

Olá Ferrarinha descreva por favor sua tecnica, comprei um kit da AMB e no manual que me enviaram pedem para colar a longarina de 2 mm fazendo um sulco de 3 mm d profundidade e o preenchendo com cola de Isopor de bico fino,
só que fiz uns testes e 3mm com estilete fica dificil colocar a vareta no sulco.
Avatar do usuário
Ferrarinha
membro
Mensagens: 482
Registrado em: Seg Dez 05, 2005 12:01 am
Localização: Minas Gerais

Mensagem por Ferrarinha »

Tropsoide , eu faço a marca com caneta onde farei o sulco , depois de posse de uma chave de fenda vou passando (rasgando o isopor) no sentido longitudinal até chegar em uma profundidade que caiba a vareta.
Depois passo cola de isopor lá dentro do sulco e colo a longarina.
Já usei este processo até para fazer longarina com bambús de 6mm em asa de planador de 2 metros.
Avatar do usuário
Ericfly
membro
Mensagens: 1490
Registrado em: Sáb Set 20, 2003 8:56 pm
Localização: Ottawa, ON Canada

Mensagem por Ericfly »

ola Harpia,

após curado, fica bem firme, mas tem alguma flexibilidade, ou seja, vergando a vareta que arranquei do isopor (e veio chaia de isopor grudado), não racha nem descola.

Eric
Avatar do usuário
Ericfly
membro
Mensagens: 1490
Registrado em: Sáb Set 20, 2003 8:56 pm
Localização: Ottawa, ON Canada

Mensagem por Ericfly »

[quote:8a133d9754="Ferrarinha"]Tropsoide , eu faço a marca com caneta onde farei o sulco , depois de posse de uma chave de fenda vou passando (rasgando o isopor) no sentido longitudinal até chegar em uma profundidade que caiba a vareta.
Depois passo cola de isopor lá dentro do sulco e colo a longarina.
Já usei este processo até para fazer longarina com bambús de 6mm em asa de planador de 2 metros.[/quote:8a133d9754]
Isso nao detona com o acabamento?
eu costumo passar, com uma régua de aço como guia, a ponta do ferro de solda, derretendo assim o sulco.
Tropsoide
membro
Mensagens: 555
Registrado em: Qua Jan 31, 2007 11:33 am
Localização: PREENCHER A SUA LOCALIZAÇÃO

Mensagem por Tropsoide »

Tenho feito alguns testes cortando com estilete em varias profundidades, dá trabalho para enfiar a vareta na ranhura, vou fazer um teste com oferro de solda como diz o Ericfly e tambem com o arco de corte, postarei o resultado. Estou meio preocupado que a asa (planador de 2 metros) isopor comum vá ficar muito flexivel creio ser necessario colocar uma vareta em baixo, uma em cima e uma no bordo de ataque, pôr ser a vareta de 2mm leve,de repente pode dar certo.
Avatar do usuário
amb_golden
membro
Mensagens: 522
Registrado em: Qui Ago 11, 2005 12:26 am
Localização: Ituverava - SP
Contato:

Mensagem por amb_golden »

[quote:54d9443485="Tropsoide"]Olá Ferrarinha descreva por favor sua tecnica, comprei um kit da AMB e no manual que me enviaram pedem para colar a longarina de 2 mm fazendo um sulco de 3 mm d profundidade e o preenchendo com cola de Isopor de bico fino,
só que fiz uns testes e 3mm com estilete fica dificil colocar a vareta no sulco.[/quote:54d9443485]

Dificil nada..., as vezes é dificil colocar a leitura na prática.
Fiz um video colocando uma, veja:

http://www.youtube.com/v/LNnEjjIBsZ8
«:::Alexandre:::»
Responder