Como começar no F3J ?

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
Roberto M Besser
membro
Mensagens: 326
Registrado em: Seg Mar 15, 2004 11:51 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Roberto M Besser »

Gustavo, não sabia que um guincho dá uns 50kg no coitado... :shock: É não vai aguentar!!

Pô Barranco, ótima idéia, vamos agitar um curso de resina e laminação em fibra que eu não manjo nada e quero aprender, se não me engano tem na Barracuda (http://barracudatec.com.br) e posso ver na ABRAEX onde conseguir um curso legal e em conta. Ou podemos reunir um pessoal que conhece e que esteja disposto para fazer um workshop. Aliás poderíamos fazer vários workshops sober vários assuntos relacionados a construção de aeromodelos.

Na Barracuda tem um livro pra vender sobre o assunto: http://barracudatec.com.br/livro.htm

[]´s
Roberto Mota Besser
Das aftazarden und sovakozfeden!
Avatar do usuário
Marcos Quito
membro
Mensagens: 2062
Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:04 am
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por Marcos Quito »

Valeu a enchurrada de informação...

Depois disto fui para o divã para pensar realmente o que quero :
Então, como dizia, acho que o que estou buscando, é :
1. TD = Thermal Duration, e não F3J, com uns 3m de asa;
2. Não tenho nem pretensão de usar guincho Gustavo, vamos esquecer os 50Kg;
3. Preciso dos ailerons para precisão no pouso, porque uma asa destas batendo de ponta no chão não vai ser legal;
4. Acho que o Bird of Time não é bem o que busco pela baixa velocidade, ele não avança para frente com muito vento;
5. Como o bicho vai ser veloz, acho extremamente necessário o flap para o pouso, mas não contava com este problema do pouso q vc mencionou Gustavo : é, muda o trim do profundor, pode piorar ao invés de ajudar. Mas estou com "coceira" de tentar.

PROBLEMA : Onde voar ?

Pôxa, eu tenho o maior "cagaço" de levar o meu "Quero-quero" lá em Pirapora, porque não tem área para pouso : ele foi feito para tocar com o trem-de-pouso no chão e não com o nariz, ponta de asa, profundor, numa pedra ! E o bicho corre pista prácas antes de tocar, precisa de pista plana mesmo.
Já arrebentei meu Blanik no morro de Franco da Rocha em dia de vento, ele pousou de lado, devagar, mas arrebentou tudo.

Do q. vi no Intergliders, o TD/F3J também precisa de uma boa área plana, a não ser para o tal do Joe Wurts...

- Barranco, já mexi um pouco com resina e fibra, mas só no corpo. Para a asa é necessário ótimo acabamento, e precisão, não pode errar, e eu não conheço o processo inteiro.

Vamos desenvolver mais.
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
Avatar do usuário
Roberto M Besser
membro
Mensagens: 326
Registrado em: Seg Mar 15, 2004 11:51 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Roberto M Besser »

Putz Marcos, vc já teve um Blanik R/C??? O meu primeiro vôo e pilotagem de uma aeronave escala cheia foi no Blanik de Tatuí !! :) Vc tem fotos do Blanik e do Quero-Quero? Mande pro meu email (rmbesser@gmail.com) se tiver, please. Eu tenho uma planta para fazer o Duster 1/4 de escala.

O que eu quero tb é mesmo que vc, um planador com Thermal Duration veloz, com aileron e flapes, não precisa ser uma F3J.

[]´s
Roberto Mota Besser
Das aftazarden und sovakozfeden!
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4337
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Mensagem por gustabmo »

MARCOS QUITO escreveu:3. Preciso dos ailerons para precisão no pouso, porque uma asa destas batendo de ponta no chão não vai ser legal;

Uma asa poliedrica bem projetada é inerentemente estavel de roll sem contar que por ser poliedrica a ponta da asa já fica levantada. Pode ficar tranquilo que nao vai bater a ponta da asa no chao.

1. TD = Thermal Duration, e não F3J, com uns 3m de asa;
4. Acho que o Bird of Time não é bem o que busco pela baixa velocidade, ele não avança para frente com muito vento;
5. Como o bicho vai ser veloz, acho extremamente necessário o flap para o pouso, mas não contava com este problema do pouso q vc mencionou Gustavo : é, muda o trim do profundor, pode piorar ao invés de ajudar. Mas estou com "coceira" de tentar.

Na minha opiniao um planador leve, com perfil fino, espaço para lastro e spoilers como o AVA / Bubble Dancer vai te atender perfeitamente.

PROBLEMA : Onde voar ?

Na USP e RTC tem espaço suficiente... O unico problema é que o hi-start nao pode ser muito longo pois nao tem taaanto espaço assim. Eu já voei nesses doia lugares com hi-start de 15m de elastico + 25m de fio e consegui varias vezes ir pra estratosfera nas termicas. Isso com um planador de 1.8m e 380g de peso, poliedrico sem spoilers.

Pôxa, eu tenho o maior "cagaço" de levar o meu "Quero-quero" lá em Pirapora, porque não tem área para pouso

Eu tambem nao levaria... Sem contar que se manter no ar lá nao é mérito nenhum. No plano com termicas sim que é interessante.

Do q. vi no Intergliders, o TD/F3J também precisa de uma boa área plana, a não ser para o tal do Joe Wurts..

Com spoilers e um minimo de dedo nao precisa de tanto espaço nao. Qualquer 50*50m sem arvores/postes/construcoes muito altas em volta é suficiente.
Gustavo - São Paulo/SP
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4337
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Mensagem por gustabmo »

Ah sim... o que eu pretendo fazer pra brincar de F3J é um Spirit 100 com flaps e ailerons. Já comprei o kit mas até agora nao comecei a montar e na minha velocidade se ele estiver pronto até o final do ano vai ter sido rapido! :roll:
Gustavo - São Paulo/SP
Avatar do usuário
Roberto M Besser
membro
Mensagens: 326
Registrado em: Seg Mar 15, 2004 11:51 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Roberto M Besser »

Gustavo, uma dúvida de amador, até onde sei o Spirit 100 além de ter uma envergadura maior que o Elite, tem duas opções de asa, mas tirando as diferenças estruturais, quais são as diferenças em vôo?
É que tô pensando em pegar um Spirit, mas não sei se pego o 100 ou o Elite.

[]´s
Roberto Mota Besser
Das aftazarden und sovakozfeden!
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4337
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Mensagem por gustabmo »

Roberto M Besser escreveu:uma dúvida de amador, até onde sei o Spirit 100 além de ter uma envergadura maior que o Elite, tem duas opções de asa, mas tirando as diferenças estruturais, quais são as diferenças em vôo?

Eu escolhi o Spirit 100 em vez do Elite pois eu queria um aviao grande pois aviao grande normalmente é mais estavel e porque a carga alar publicada dele é menor. Pretendo construi-lo o mais leve possivel especialmente aliviando a cauda e consequentemente o lastro no nariz pra ficar com a carga alar menor ainda, e deixar um espaco no CG pra por lastro pra dias com vento.

Agora, respondendo diretamente a sua pergunta: sei lá... quando ficar pronto nóis vê! :roll:
Gustavo - São Paulo/SP
Avatar do usuário
Marcos Quito
membro
Mensagens: 2062
Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:04 am
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por Marcos Quito »

Preciso conhecer o espaço no RTC, achei que era só o suficiente para "park fliers", como o Pacaembu.
Tem o endereço ? (rua seno sbrigui... ?)
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
Avatar do usuário
Marcos Quito
membro
Mensagens: 2062
Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:04 am
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por Marcos Quito »

Gostei bastante do Bubble Dancer, ele está bem próximo do que quero mesmo, só tem dois pontos que não gostei :
- não tem suficiente velocidade,
- e eu ainda quero o aileron. Sei que asa poliédrica não pega a ponta no chão, mas, quando se fala em vento médio, o pouso é uma surpresa sempre.

-----------------------

Sobre o curso em fibras/resina, tem uma loja aqui na Zona Norte - acho que chama-se "liquiglass" na Dumont Villares que oferece cursos. Lembro que era barato, vou me informar.
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
Avatar do usuário
Toninho LourenÇo
membro
Mensagens: 2086
Registrado em: Ter Jul 06, 2004 9:42 am
Localização: Guarulhos -SP

Ai mano

Mensagem por Toninho LourenÇo »

E ai marcão

Será que se voltar a porta das esperanças nos conseguimos ganhar um F3J?


Bele


Toninho

me liga

to indo pra casa tô na mama e mana
Responder